Vamos falar aqui de mais um dos importantes indicadores para você acompanhar em seu planejamento de marketing: o Custo por Lead (CPL).

Entenda melhor o processo, o que ele significa, sua importância, como avaliá-lo, calculá-lo e muito mais.

Aproveite o texto para tirar suas dúvidas, vamos lá!

O que Significa um Lead?

O que Significa um Lead?

O lead nada mais é do que uma oportunidade de venda para a empresa, ele é a etapa subsequente do visitante e anterior ao tão esperado cliente.

O lead fornece algumas informações próprias para a empresa, como nome, e-mail e telefone, em troca de alguma oferta em seu site, podendo ser uma avaliação gratuita, um desconto, ferramenta, conteúdo, entre outros.

 Saiba mais: Como a Agência Impac.to aumentou em 40% o volume de leads qualificados da Lumma Construtora utilizando a Leadster

O que é o Custo por Lead (CPL)?

O que é o Custo por Lead (CPL)?

Custo por lead é um indicador que mede o quanto um lead custou para ser adquirido.

Existem usuários que vão ser convertidos à leads logo no primeiro contato, outros já demorarão um pouco mais, necessitando de mais interação e convencimento.

Esses fatores, juntamente com o preço dos anúncios em mídia paga e o orçamento de outras estratégias de marketing influenciam no seu CPL.

 Leia também: Como Reduzir o Tempo de Resposta ao Lead para Aumentar as Vendas e a Satisfação do Cliente

Como avaliar se o meu Custo por Lead é bom?

Como avaliar se o meu Custo por Lead é bom?

Nem sempre o valor de seu lead será parâmetro para saber se seu CPL é bom ou não, outras métricas podem influenciar esse indicador e, consequentemente, os resultados de marketing de sua empresa.

Considere quantos leads foram necessários para fechar uma venda, logo em seguida veja qual é a sua margem de lucro e entenda o máximo que você pode gastar em um lead ao mesmo tempo em que obtém o lucro desejado.

Por exemplo, um e-commerce provavelmente precisa gerar uma quantidade muito grande de leads para fechar uma venda de menor valor.

Já uma empresa B2B, que oferece um produto complexo, precisa de menos leads para fechar uma venda de alto valor agregado.

Ou seja, um custo por lead que é considerado bom para uma empresa, pode ser inviável para outra.

Para saber se seu CPL é bom, sua empresa deve identificar a taxa de fechamento e o ticket médio do produto/serviço oferecido.

Porém, tenha em mente que para definir um custo ideal para sua empresa, a taxa de fechamento e o ticket médio devem ser levados em conta.

Por que eu Devo Calcular Sempre o meu Custo por Lead?

Por que eu Devo Calcular Sempre o meu Custo por Lead?

Como mais uma das métricas do marketing digital, o custo por lead é essencial para planejar os próximos passos do seu negócio.

Através do CPL você saberá se suas estratégias de atração e conversão estão funcionando e se os leads são qualificados ou não. 

A partir desses resultados você terá uma noção se o planejamento está dando certo ou se precisa de mudanças.

 Saiba mais: Dicas Leadster: Como Qualificar um Lead Gerado com a Leadster?

Como eu faço Calcular o Custo por Lead?

Como eu faço Calcular o Custo por Lead?

Para calcular o CPL você usará a seguinte fórmula:

CPL = Investimento em Marketing / Número de Leads Captados

Lembrando que Investimento em Marketing são todos os gastos relacionados ao seu planejamento de marketing, seja para produção de conteúdo, mídia paga, softwares, manutenção etc.

Vamos ao exemplo: se você investiu R$ 15.000,00 em campanhas de marketing e captou 1.500 leads, o seu Custo por Lead foi de R$ 15,00. 

Abaixo você pode ver o cálculo na fórmula:

CPL = 15.000 / 1.500

CPL = R$ 15,00

Também é possível calcular o Custo por Lead em relação a uma campanha específica de mídia paga, por exemplo.

Nesse caso, considere apenas os investimentos dessa campanha específica para fazer a conta.

 Leia também: Como Integrar a Leadster com um Sistema de Vendas para sua Empresa Vender Mais?

As Principais Métricas que Ajudam a Medir o Custo por Lead

As Principais Métricas que Ajudam a Medir o Custo por Lead

Como já falamos no início do texto, o CPL é mais um dos diversos indicadores de marketing digital. 

Por isso, é essencial você acompanhar outras métricas para aperfeiçoar ainda mais o seu planejamento de marketing.

Confira algumas delas abaixo.

Custo por Clique (CPC)

Métrica que mensura o custo médio do clique obtido em campanhas que utilizam mídia paga nas redes sociais, YouTube, Google etc. 

Sua fórmula é:

CPC = Valor do Investimento / Número de Cliques

Lead por Venda

O Lead por Venda (LPV) é um indicador que mostra quantos leads foram necessários até gerar uma conversão e resultar em uma venda.

O LPV pode ser calculado pela seguinte fórmula:

LPV = Número de Leads / Número de Vendas

Custo de Aquisição de Clientes

Custo de Aquisição de Clientes, ou apenas CAC, é o investimento feito em esforços diretos para conquistar um cliente

Esse número, dividido pelo número de novos clientes conquistados, resultará no CAC.

CAC = (Investimento em Marketing + Investimento em Vendas) / Número de novos clientes

Retorno sobre Investimento

Essa métrica indica o rendimento obtido sob certa quantia de recursos, ou seja, o Retorno sobre Investimento (ROI) é calculado da seguinte maneira:

ROI = (Receita total – investimentos em marketing) / investimentos de marketing

Custo por Venda

Por fim, o Custo por Venda (CPV), é a junção do custo por lead com o lead por venda.

Nessa métrica, custos de valores de produção, equipe de vendas e manutenções são ignorados.

Sua fórmula é:

CPV = Custo Por Lead (CPL) x Lead Por Venda (LPV)

Qual é o Custo Ideal de cada Novo Cliente para o seu Negócio?

Qual é o Custo Ideal de cada Novo Cliente para o seu Negócio?

O custo de cada lead varia de empresa para empresa, não existe resposta pronta para essa questão.

Porém, tenha em mente que para definir um custo ideal para sua empresa, a taxa de fechamento e o ticket médio devem ser levados em conta.

Como Reduzir o Custo por Lead em minha Estratégia de Marketing?

Como Reduzir o Custo por Lead em minha Estratégia de Marketing?

Já sabemos que o indicador de CPL não trabalha sozinho, que outras métricas e ações influenciam em seus resultados.

Pensando nisso, a Leadster separou alguns pontos para se atentar, aprimorar e, consequentemente, reduzir o seu Custo por Lead.

Vamos a eles!

Conheça sua persona

Se você consegue o seu público, saberá quais ações darão resultados melhores.

Suas estratégias serão personalizadas e atingirão os leads certos, fazendo com que seus resultados melhorem e suas vendas cresçam.

Aumente o tráfego orgânico

Quando comparada às estratégias de mídia paga, as ações orgânicas têm um custo menor para a empresa.

Os conteúdos vindos de estratégia orgânica dão resultado a longo prazo, ou seja, o seu ROI melhora com o tempo. 

Produza conteúdos que engajem

Crie conteúdos ricos e atualizados para os seus usuários. 

Dessa forma, o engajamento é muito maior, pois tanto o Google quanto seu público percebem que aquele conteúdo é relevante, informativo e atual.

Invista no Marketing Digital

O Marketing Digital melhora todas as métricas de seu negócio. 

Porém, cabe ao planejamento de sua empresa decidir quais medidas, estratégias, softwares e táticas tomar. 


Agora que você já sabe o que é o CPL, sua importância e como fazer o cálculo, o que acha de acompanhar esse indicador no seu negócio?

Para saber mais sobre mídia paga, acesse o nosso guia completo!


Gustavo Luby

CMO da Leadster, há 6 anos empreendendo no setor de tecnologia, apaixonado por CRO, Growth Hacking e Mídia paga.

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