Sumário

Todos nós teremos que passar pelo mercado imobiliário em algum momento, seja comprando, vendendo ou alugando um imóvel.

Mas o valor de investimento e a complexidade das decisões são altos, o que traz desafios para quem atua nessa área.

Por isso, o Marketing Imobiliário é essencial para esse tipo de negócio.

Com ele, você fará com que sua empresa tenha mais engajamento, autoridade, gere mais confiança e tráfego, entre muito outros pontos positivos que citaremos ao longo do texto.

Siga no artigo para ficar por dentro de todas as dicas e estratégias do marketing para imobiliária!

O que é Marketing Imobiliário?

O que é Marketing Imobiliário?

Podemos definir o Marketing Imobiliário como um conjunto de ações estratégicas (podendo ser online ou offline) focadas em anunciar negócios, fortalecer a marca e conectar a empresa e o seu respectivo público.

O principal objetivo do marketing imobiliário é divulgar os imóveis que sua empresa oferece, dessa forma você consegue atrair possíveis clientes, fazendo com que as chances de fechar um negócio aumentem.

Desenhando uma estratégia de marketing, você poderá:

  • Produzir anúncios de divulgação;
  • Definir estratégias para atração;
  • Gerar um relacionamento sólido com os clientes;
  • Dar suporte ao consumidor;
  • Criar uma experiência de compra completa; e
  • Revisar suas estratégias.

Ou seja, você deverá adaptar toda a estratégia de marketing digital para o seu ramo do mercado, neste caso, o imobiliário.

 Leia também: 28 Estratégias de Marketing para Pequenas Empresas

Qual a Importância de ter uma Estratégia de Marketing para Imobiliárias?

Qual a Importância de ter uma Estratégia de Marketing?

Como explicamos logo no início do texto, o mercado imobiliário tem o ponto forte de que a maioria – se não todas – as pessoas passarão por esse serviço uma vez na vida, porém, o investimento financeiro e emocional necessário para fechar um negócio nesse segmento é muito alto.

Se somarmos também todas as crises econômicas que afetam o ramo, torna-se ainda mais desafiador manter um negócio na área.

Mas não precisa perder as esperanças, pois mesmo com todos os contratempos, o mercado imobiliário é um dos mais rentáveis e com maior capacidade de recuperação.

Para aumentar as chances de seu negócio bombar, ter uma estratégia de marketing é essencial.

Por isso, listamos aqui seis pontos para reforçar a importância dessa ação.

 Leia também: Marketing para Construtoras e Incorporadoras: da Geração de Leads à Venda

Acompanhar as mudanças geradas pela Internet

A internet permitiu que os clientes pudessem fazer todo o processo de encontra do imóvel, visitação e compra sem sequer sair de casa.

Ou seja, se você não fazer com que sua divulgação apareça nos primeiros resultados do Google, por exemplo, pode estar perdendo diversas oportunidades de venda, porque a internet é o presente e, com certeza, o futuro.

E, para atingir esse resultado, a estratégia de marketing é o ponto-chave.

Melhora do Relacionamento com os Clientes

Com o marketing imobiliário você se torna presente na vida de seus leads e até mesmo clientes, pois haverá um maior engajamento, tanto por parte da empresa quanto do público.

Ao estar presente nos principais canais, sua autoridade e nível de confiança crescem, então os clientes se sentem mais confortáveis para escolher a sua empresa.

Aceleração do Ciclo de Vendas

Ao estar presente em diversos canais, fazer com que seu negócio seja encontrado com mais facilidade e otimizar todo o processo de compra, o seu ciclo de vendas sofrerá uma aceleração, pois você terá facilitado toda a jornada do cliente.

Fortalecimento da Credibilidade no Segmento

Com o marketing, você poderá entregar conteúdo rico para os seus usuários, reforçando a sua marca e credibilidade no mercado imobiliário.

Possibilidade de Mensurar os Resultados

Por meio das métricas que envolvem o marketing, você conseguirá acompanhar seus resultados e, a partir disso, fazer previsões futuras para o seu negócio.

Maiores Chances de Indicação

Ao estar presente nas redes sociais, blog, YouTube e outras plataformas, as pessoas lembrarão do seu negócio, principalmente porque um relacionamento está sendo construído ali, então as chances de criar uma divulgação “boca a boca” aumentam.

Por que o Relacionamento com o Público é Essencial no Marketing Imobiliário?

Por que o Relacionamento com o Público é Essencial no Marketing Imobiliário?

O serviço oferecido pelo mercado imobiliário é de grande importância na vida dos clientes, para muitos, é um grande passo a ser dado, podendo impactar em diversos aspectos de suas vidas.

Por isso, é essencial que o marketing imobiliário consiga criar um relacionamento de confiança com seu público.

Elencamos aqui mais quatro motivos do porquê manter essa relação, confira!

  • A Concorrência é Forte nessa área, iremos nos deparar com empresas já consolidadas no mercado, novas formas de moradia, negócios com alcance nacional, entre outros, então crie um relacionamento com seus clientes.
  • Investimento Alto – o cliente precisará ter toda a certeza sobre seu negócio, nenhuma dúvida pode permanecer, caso contrário, objeções começarão a surgir. Por isso, se você mantém um relacionamento com o cliente, o nível de confiança será forte.
  • Envolve objetivos de vida – aspectos sentimentais estarão envolvidos no fechamento do negócio. Pode ser o primeiro imóvel da pessoa ou o local onde ela pretende formar uma família, por exemplo, por isso, todo apoio é fundamental.
  • Mais de Uma Pessoa Envolvida – muitas vezes o processo de venda envolverá mais de uma pessoa, então se você se inteirar mais na vida de seus clientes, poderá facilitar todo o processo, já que vai pensar em algo que atenda a todos.

Como Fazer Marketing para Imobiliária?

Como Fazer Marketing para Imobiliária?

Agora que você já sabe o que é Marketing Imobiliário e sua importância, chegou o momento de aprender como fazê-lo, vamos lá!

 Leia também: Como a Agência Impac.to aumentou em 40% o volume de leads qualificados da Lumma Construtora utilizando a Leadster

Entenda o Mercado

Cada setor tem suas especificidades, então é essencial que você saiba quais são as características do Mercado Imobiliário, ou seja, como o seu público se comporta, a variação de preço, taxas, comissões etc.

Também é importante que você estude o panorama de geração de leads de seu setor, dessa forma você vai entender mais sobre o comportamento dos usuários no seu segmento.

Conheça as Regiões de Atuação

Detalhe ainda mais as suas áreas de atuação, ou seja, o estado, cidade e bairro onde o seu negócio atende.

Sabendo quais regiões irá atuar, você poderá definir melhor suas personas e públicos – e personalizar suas estratégias para cada um deles.

Foque em um Nicho

O mercado imobiliário tem diversas áreas de atuação, por isso, é importante que você foque em uma para se especializar. 

Desse modo, você poderá criar mensagens específicas e mais impactantes, investir todo seu tempo em um único nicho e criar autoridade em certa área.

Alguns nichos são:

  • Nichos geográficos;
  • Nichos demográficos;
  • Nichos de estilo caseiro;
  • Nichos de estilo de vida; e
  • Nichos de recursos e funções.

Também é possível optar por uma única modalidade de contrato, por exemplo, apenas compra e venda, ou apenas aluguéis.

Pense no seu Público

Todas as suas ações estratégicas devem ser focadas nas suas personas e cada uma de suas características.

Apenas dessa forma que você conseguirá ter um bom resultado, já que terá conquistado o seu público.

Valorize a Experiência dos Clientes

É necessário que você esteja na mesma sintonia que seu cliente, fazendo com que a experiência dele seja única.

Mostre que ele é importante para o seu negócio, personalize ao máximo essa jornada.

Venda o estilo de vida, não o imóvel

Isso quer dizer que muitas vezes os clientes estão mais interessados no entorno, do que na casa em si, eles estão buscando por um lugar bom, seguro, capaz de fornecer conforto e privacidade.

Ou um lugar dinâmico, com muitas opções de lazer e próximo de transportes como metrô ou linhas de ônibus.

Por isso, mostre tudo o que aquele local tem a oferecer de acordo com o estilo de vida do comprador, deixando seus clientes confortáveis e seguros da decisão.

Idealize seu Atendimento

Crie um bom atendimento ao cliente, defina em quais canais você estará ativo, como redes sociais, e-mail, telefone ou WhatsApp.

Além disso, é importante ter uma equipe focada nesse atendimento para que o cliente fique satisfeito.

Mescle Estratégias Tradicionais e Tendências Atuais

As chances de seu negócio crescer ao juntar as estratégias tradicionais, como banner, panfletos, outdoors etc, com tendências atuais, como marketing de conteúdo, aumentam, por isso, não deixe de aproveitar ambas!

Analise os Resultados Conquistados

É apenas por meio da análise dos resultados conquistados que você entenderá como a sua empresa está no mercado.

Por isso, não deixe de estabelecer métricas e acompanhá-las periodicamente.

Revise sua Estratégia e Evolua Sempre

É apenas se baseando nos resultados que você saberá o que precisa fazer com a sua estratégia.

Porém, nunca se esqueça de revisar, modificar e evoluir, só assim sua empresa crescerá.

Como fazer marketing digital imobiliário?

O segredo para uma boa estratégia de marketing digital imobiliário é investir no Inbound Marketing.

Esse conceito tem como foco atrair os clientes até você de maneira pouco invasiva e gradual, ou seja, você vai conquistando o consumidor a cada etapa, além de educá-lo no processo.

O Inbound capta seus clientes por meio da produção de conteúdo focada nas dúvidas principais do público, abrindo uma conversa relevante com ele e o acompanhando ao longo do funil de vendas.

🔎Leia também: Tudo e Mais um Pouco sobre Funil de Marketing Digital [Guia Completo]

Claro que existem outras maneiras de trabalhar o marketing imobiliário, e vamos falar mais delas um pouco mais pra frente. Mas para o marketing digital, o melhor é apostar no Inbound Marketing. 

E por onde começar? Como desenvolver a estratégia? Falamos mais sobre isso logo abaixo. Confira: 

Como construir um funil de vendas para o marketing imobiliário

Para construir um funil de vendas voltado para o marketing imobiliário, você vai precisar primeiro mapear todas as etapas do seu ciclo de vendas

Ou seja, analisar desde o primeiro contato que o consumidor tem com a sua marca até o momento de compra e pós-venda.

Também é fundamental definir suas personas para, em seguida, criar conteúdos relevantes e personalizados para cada etapa do funil. 

E, por fim, monitorar e avaliar os resultados.

Para ficar mais fácil, separamos aqui um passo a passo breve que você pode seguir, confira:

  1. Identifique os canais na jornada de compra;
  2. Defina gatilhos;
  3. Crie materiais;
  4. Analise correções.

Apenas lembrando que o funil de vendas é separado em três partes:

  • Topo de funil primeiro passo da jornada do comprador. Momento de atrair e despertar interesse;
  • Meio de funil momento de conversão do usuário, é a ponte entre o interesse inicial (topo) e a etapa final, a venda (fundo);
  • Fundo de funilúltimo estágio do funil, momento que o lead decide realizar a compra do seu produto ou serviço.

Tenho mais dois textos para te recomendar aqui, e eles vão ser cruciais na sua jornada de aprendizado sobre o funil de marketing e vendas. São leitura praticamente obrigatória para colocar a estratégia em prática: 

➡️Tudo e mais um pouco sobre o Funil de Marketing Digital
➡️Funil de vendas e chatbot: como usar e 3 exemplos de textos

Como gerar leads para imobiliárias

Os leads podem ser gerados logo no início da jornada do consumidor, ou seja, no topo de funil, quando os usuários estão entendendo mais sobre o assunto. 

Então é melhor prezar por um conteúdo mais informativos e educativo, sem muitas chamadas para os seus serviços.

Já quase no fim da jornada, no fundo de funil, a sua estratégia pode estar mais voltada para a venda em si, então trate dos assuntos com mais subjetividade, dicas únicas, relatos de clientes e um CTA para seu produto.

Inclusive, você pode aproveitar ferramentas como:

  • Site;
  • Blog;
  • Criação de conteúdo (em diversos canais);
  • Redes Sociais;
  • Campanhas de performance;
  • Tecnologia para gerar leads (como chatbots);
  • Landing pages.

Como fazer conteúdo para imobiliárias

Com o seu funil de marketing e vendas definido, já fica mais fácil produzir conteúdo para imobiliárias. Afinal, ele que vai guiar que tipo de conteúdo é melhor para cada momento do funil.

Lembre-se que o conteúdo deve ser voltado para a atração e educação do consumidor e, dependendo de onde ele está no funil, os conteúdos mudam e se tornam mais ‘densos’.

Ah, mas como vou saber qual tipo de conteúdo é o melhor para o meu público? 🤔

Pois bem, é aí que o SEO entra. É por meio dele que você encontra as palavras-chave mais buscadas pelo seu consumidor sobre o seu segmento.

Essa é uma estratégia fundamental e que você não pode ignorar. Vamos explorar essa questão logo abaixo. 👇

SEO + blog para gerar leads para imobiliárias

SEO e blog são a dupla dinâmica para gerar leads para sua imobiliária.

Enquanto o blog é o responsável por agrupar e distribuir seus conteúdos, o SEO é a metodologia que garante sua otimização para os mecanismos de busca, como o Google. 

É daí que vem o nome SEO – Search Engine Optimization. 

A partir dessa junção você atrai tráfego qualificado para o site da imobiliária e o usuário recebe um conteúdo de qualidade para cada etapa do funil de vendas.

💡 Nosso texto sobre como fazer marketing de conteúdo também é de leitura obrigatória para quem quer se aventurar na área. 

Como trabalhar e-mail marketing para imobiliárias

Você quer criar e manter um bom relacionamento com o seu público? Então é fundamental investir no e-mail marketing

Com essa estratégia você encaminha conteúdos únicos, novidades, promoções e notícias para os seus leads..

O e-mail marketing é essencial para fazer a nutrição dos leads e guiá-los ao longo do funil. 

Por isso, lembre-se sempre de segmentar as listas de e-mails – afinal, quanto mais personalização, melhor. 😉

Como fazer social ads para imobiliárias

O Social Ads é um agrupamento de anúncios, dentro da estratégia de mídia paga, feito nas redes sociais.

Estamos falando aqui sobre Meta Ads (Facebook e Instagram), Twitter Ads, LinkedIn Ads, TikTok Ads e Pinterest Ads.

Dentro de cada um dessas plataformas você pode criar e distribuir anúncios para o seu público, a fim de chamar a atenção e realizar a tão sonhada conversão de usuário para lead.

Lembre-se de investir na rede em que seu público se faz mais presente e você tem mais engajamento. 😉

Como fazer Google Ads para imobiliárias

Assim como Social Ads, o Google Ads é uma plataforma voltada para a criação de anúncios, só que dessa vez estamos falando do mecanismo de busca mais famoso do mundo: o Google.

Se você quer total certeza que seu site vai aparecer nos primeiros resultados, é interessante investir nesse canal, porque ele sim vai garantir que seu conteúdo esteja no topo.

Para seguir nessa estratégia, você precisará segmentar seu público e utilizar palavras-chave relevantes para o negócio imobiliário.

⚠️Lembrando que nem o Social Ads, nem o Google Ads são da estratégia Inbound, na verdade, eles se encaixam no Outbound Marketing, porém, ambos os canais fazem parte do marketing digital.

Como fazer marketing imobiliário tradicional?

Vamos sair um pouco do mundo digital e focar no marketing tradicional que também pode trazer ótimos resultados para sua imobiliária.

Na verdade, para muitas imobiliárias, principalmente aquelas menores, esse tipo de estratégia pode surtir mais efeito do que o marketing digital.

Por isso, vamos entender mais sobre esse conceito, que também é chamado de Outbound Marketing e descobrir como ele pode ajudar o seu negócio!

Conceituando o outbound marketing

Em termos simples e diretos, o Outbound Marketing é um processo de busca ativa por clientes que se encaixam no perfil de cliente ideal, ou seja, as ações chegam até você de forma ativa e interruptiva.

Dentro do Outbound não estão inseridos apenas a mídia tradicional, como TV, rádio, revistas e jornais, na verdade, os anúncios online também entram nessa estratégia.

Por isso, vamos explorar logo abaixo onde você pode colocar essas ações em prática, confira:

Onde anunciar os imóveis?

Como já dei um leve spoiler acima, na mídia tradicional, você pode anunciar seus imóveis em canais como:

  • Jornais;
  • Revista;
  • TV;
  • Rádio;
  • Outdoors;
  • Folhetos;
  • Mídias pagas.

A escolha de onde anunciar vai depender da sua marca, do seu público e até da sua região. 

Existem locais que nem outdoors têm, por exemplo. Imobiliárias de cidades pequenas, por exemplo, ganham mais investindo em televisão do que em jornais ou revistas. 

Tudo vai depender da sua realidade. Abaixo, explicamos melhor cada um desses pontos para te ajudar a tomar uma decisão informada: 

Mídia impressa

Tem algum jornal mais famoso na sua cidade ou revista que esteja presente em todos os consultórios médicos, por exemplo?

Se sim, saiba que essas mídias são ótimas para captar novos leads e clientes, afinal, eles terão mais confiança em seguir sua imobiliária se ela aparecer em um canal de confiança da cidade.

Por isso, já vá pensando em quais jornais são os mais assinados e lidos pelo seu público e faça uma segmentação do tipo de anúncio que pode ser vinculado a ele.

Televisão

Quer que seu comercial apareça na telinha dos seus possíveis clientes? Então já dê uma olhada nesse passo a passo que separamos aqui para guiar você nesse processo:

  1. Pense na ajuda de uma produtora de áudio visual – esse serviço terceirizado vai te auxiliar na criação do anúncio;
  2. Registre o comercial de TV na Ancine – sim, todas aquela propagandas vistas na TV precisam primeiro serem registradas na Ancine. Só assim você receberá o Certificado de Registro de Título de Obra Publicitária, além de precisar pagar a Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica;
  3. Identifique o material por meio da claquete – claquete é um trecho de vídeo antes do comercial responsável por identificar o anunciante e o comercial para ser encaixado na grade da programação;
  4. Entregue o material pelos players homologados – os players são:  Adstream, Adtoox, A+V Zarpa e Vati. Esses players são empresas que fazem o meio de campo com as emissoras. Só eles podem inserir seu comercial na programação.

Além desse passo a passo simplificado, é importante estar atento a outras questões, então já dê uma olhada nessas dicas:

  • Revise sempre as informações técnicas;
  • Pense na acessibilidade do anúncio de televisão;
  • Atente-se aos prazos de envio.

Eu não disse que o Google Ads e Social Ads estariam na estratégia Outbound?

Pois bem, como você já sabe do que se trata, vamos entender os principais formatos desse canal:

  • Rede de Pesquisa do Google são os anúncios que aproveitam as buscas realizadas pelos usuários em plataformas de busca, como Google ou YouTube. Eles aparecem como os primeiros resultados da página;
  • Rede de Display do Googleconjunto de mais de 200 milhões sites parceiros do Google que se associam para receber publicidade paga em suas páginas. São os banners que aparece ao longo das páginas;
  • Google Shopping — como o próprio nome já diz, esses anúncios são voltados para compras, quando alguém pesquisa algum produto os primeiros resultados serão anúncios do Google Shopping;
  • Vídeo no Google — vídeos também são bem-vindos no Google Ads, bata você vincular esse material no formato de rede de pesquisa ou display;
  • Apps — também podem ser inseridos anúncios para o usuário que está buscando por aplicativos, na Google Play Store, outra vez através da rede de pesquisa, rede de display e no YouTube;
  • Smart — esse formato não é um tipo de anúncio em si, mas sim uma opção de criação de campanha pela própria plataforma. Basta preencher algumas informações básicas, mas o restante da campanha é configurado pelo próprio Google Ads.

Social Ads

O Social Ads já falei um pouco mais acima, mas você sabe como seguir com esse tipo de mídia e sua importância?

Para começar, devemos lembrar que o Social Ads tem o poder de gerar um tráfego de grande volume, sem contar com sua segmentação mais específica em cada canal e a autonomia que você tem para escolher a minha que mais faz sentido para o seu negócio.

Agora para você se sentir ainda mais seguro em investir nessa estratégia, confira algumas eicaa:

  • Escolha os canais ideais – foque naqueles com maior engajamento e que mais combinam com a sua marca;
  • Determine o orçamento – pense no ROI esperado para então definir seu orçamento;
  • Planeje as campanhas seguindo cada etapa do funil de vendas – cada anúncio precisa ser personalizado conforme as características do público e a etapa no funil;
  • Pesquise a concorrência e referências – analise o que já está sendo feito seja para inovar ou adaptar para o seu negócio;
  • Configure os pixels de rastreamento no seu site – você vai precisar deles para fazer remaketing. Saiba mais no texto sobre pixel do Facebook;
  • Desenvolva uma estratégia combinada para aumentar a geração de leads – com o social ads você ganha mais tráfego, então alinhe esses resultados com as etapas seguintes após o clique no anúncio.

Como usar o telemarketing para imobiliárias?

Sim, o telemarketing pode ser uma estratégia muito eficaz para imobiliárias, mas precisa ser utilizado corretamente. 

Para começar, é importante selecionar uma lista de potenciais clientes que tenham um perfil adequado para o imóvel que está sendo oferecido, se não, você acabará ligando para uma pessoa que nem mesmo sabe quem é a sua empresa e o que faz.

A partir daí, é importante treinar sua equipe para não usar aquele mesmo discurso robotizado de sempre

Certifique que todos estejam bem informados sobre os imóveis, para poder responder a todas as dúvidas e objeções dos clientes em potencial. 

Inclusive, o telemarketing é uma estratégia ideal para você juntar o Inbound Marketing com o Outbound. 

Enquanto o Inbound vai gerar os seus leads de forma gradual, o Outbound vai ser aquele a contatar mais ativamente esses leads, a fim de estreitar o relacionamento e fechar a venda.

Inbound + Outbound em imobiliárias

Como vimos no exemplo acima, o Inbound e Outbound podem sim ser utilizados em conjunto.

Para utilizar essas estratégias integradas, você precisa entender a fundo o perfil do público-alvo e selecionar os canais mais adequados para alcançá-lo. 

Vamos ao exemplo: é possível criar conteúdo relevante para o blog da imobiliária e divulgar esses conteúdos nas redes sociais, usando técnicas de SEO para aumentar o alcance. 

Enquanto isso, você pode realizar campanhas de Google Ads ou social ads para atrair clientes em potencial que estejam buscando imóveis na região em que a imobiliária atua.

Na verdade, a utilização conjunta de Inbound e Outbound é o combo para o sucesso do marketing imobiliários, eles complementam um ao outro, pois, alcançam o público-alvo em diferentes momentos e através de diferentes canais, aumentando as chances de conversão em venda.

40+ Dicas e ações de Marketing para Imobiliária

40+ Dicas e ações de Marketing para Imobiliária

Pensando em melhorar ainda mais a sua experiência com o marketing imobiliário, separamos aqui mais de 40 dicas e estratégias para você pôr em prática e fazer com que sua empresa cresça ainda mais.

Vamos a elas!

Desenvolva uma Marca Atrativa

Invista no design, no storytelling e na credibilidade de sua marca.

Se você focar nesses três pontos, sua empresa se tornara mais atrativa e consequentemente, mais pessoas a reconhecerão.

Tenha um Site Preparado para Conversão

Se seu site for objetivo, simples e responsivo, você já estará no caminho certo para um canal preparado para a conversão de visitantes em leads e, posteriormente, esses leads em clientes.

Crie um Interface do seu Site pensando em UI

O site de sua imobiliária deve:

  • Impressionar os visitantes com um bom design;
  • Facilitar a localização das informações, por meio de navegação intuitiva e simples;
  • Incentivar os clientes em potencial a tomar uma ação.

Seu site precisa representar aquilo que seu público-alvo deseja.

Não Esqueça das Landing Pages

As landing pages podem ser a primeira impressão que o visitante tem de seu site.

As LPs devem ser bem desenhadas, com informações relevantes e diretas.

“Mas qual é a diferença entre um site e uma LP?”

As landing pages, em geral, possuem um foco específico (um novo empreendimento, um lançamento de imóvel), enquanto o site reúne informações sobre diversos assuntos diferentes.

Geralmente, as LPs possuem um foco maior na conversão, por isso, oferecem Calls-to-Action de impacto e poucas opções para que o usuário saia dessa navegação.

Adicione um Widget para Avaliação de Imóvel

Se você trabalha com compra e venda de imóveis, logo no início do seu site já coloque o questionamento que esse tipo de cliente tanto faz a si mesmo: “quanto vale a minha casa?”.

Essa reposta é decisiva para as próximas ações do usuário.

Crie um FAQ

Crie uma página ou uma seção do site apenas para tirar as dúvidas de seus usuários, já deixe prontas as perguntas e respostas que mais aparecem sobre o seu negócio.

Mantenha o Depoimento de seus Clientes

Não há propaganda melhor do que aproveitar a fala de clientes passados que tenham gostado muito de seu serviço.

Lembre-se que os leads se sentem muito mais seguros ao ler feedbacks antes de seguir com a compra.

Configure o Google Analytics

Acompanhe o tráfego – número de usuários, taxa de rejeição, tempo na página, número de sessões etc – do seu site e blog, o Google Analytics fornece esse serviço de forma gratuita, então aproveite!

Mobile First

Todas as suas plataformas devem ter como uma das prioridades a formatação para celulares, já que a grande maioria das pessoas acessam diversos serviços por esse meio.

Esse número é ainda maior no segmento imobiliário.

70,76% dos visitantes nesse segmento acessam o site via dispositivos móveis, porcentagem muito superior à média geral de 64,45%.

Mobile já representa 64,68% do volume de acessos nos sites analisados
 Leia também: Mobile Lidera em Acessos, mas Perde em Conversão – Veja o Destaque

Envie Mensagens pelo Celular

Os aplicativos de mensagem caíram no gosto popular durante os últimos anos, de forma que muitas pessoas preferem se comunicar pelo WhatsApp, SMS ou e-mail, ao invés de ligações.

Responda o Mais Rápido Possível

Demorar para responder pode causar desinteresse no cliente, e até mesmo aparentar que sua empresa não se importa com ele.

Responda quanto antes e mostre suporte.

Implemente Chatbots

Com os chatbots, a experiência do visitante se torna muito mais personalizada e interativa.

Aproveite esse tipo de ferramenta para melhorar a conversão de seu site e o seu processo de qualificação de leads, adicionando perguntas para segmentar os melhores clientes.

Esteja Disponível para Encontrar seus Prospects

Mesmo com as diversas mudanças no mercado, dificilmente um cliente irá tomar a decisão de compra sem visitar o imóvel, por isso, esteja disponível e preparado para encontrar seus prospects.

Prepare seu Estande de Vendas 

Impressione seus leads com um estande bem projetado, organizado, convidativo, preparado para tirar dúvidas e focado na experiência do cliente

Forneça um Caminhão de Mudanças como Cortesia

Além de ganhar pontos positivos com seu cliente, você pode aproveitar para fazer propaganda da sua marca, basta colocar seu logo do lado de fora do transporte.

Use plataformas imobiliárias

Ao estar presente nos principais canais imobiliários, você ganhará maior visibilidade.

Abaixo estão algumas das plataformas mais conhecidas, confira!

  • OLX;
  • Viva Real;
  • Quinto Andar; e
  • ZAP Imóveis.

Parcerias com Negócios Locais

Aproveite a área em que atua, feche parcerias com restaurantes locais, lojas, salões de beleza e escolas que ficam nas redondezas

Também pode ser interessante se reunir com outros profissionais da área, como arquitetos, paisagistas e designers de interiores.

Essa é uma estratégia que ajuda tanto o seu negócio quanto os comércios locais.

Otimize sua Página Comercial do Google

Faça com que o seu negócio seja o primeiro a aparecer quando alguém procurar por algum serviço de seu setor.

Para isso, mantenha seu perfil de empresa sempre atualizado no Google, de forma que os usuários possam encontrá-lo nas pesquisas e nos mapas.

Invista em Campanhas Geolocalizadas

As campanhas geolocalizadas são aquelas que levam em conta o local que seu usuário deseja para o futuro imóvel.

Dessa forma, você delimita ainda mais sua busca, facilitando a escolha.

Faça Remarketing com usuários que Visitaram seu Site ou Engajaram em Anúncios

O remarketing possibilita que seu usuário veja anúncios sobre o seu negócio quando está apenas acessando as redes sociais ou demais sites, por exemplo.

Direcione Ofertas Exclusivas

Se você oferece ofertas exclusivas para o seu usuário, considerando seu comportamento e as informações que ele já forneceu, ele se sentirá ainda mais especial e as chances de voltar ao seu negócio, possibilitando o fechamento de uma venda, aumentam.

Considere o Aspecto Visual dos Anúncios

Por mais que exista aquele ditado “não julgue o livro pela capa”, não podemos negar que o aspecto visual é o que sempre chama mais atenção do ser humano.

Por isso, invista no design, use cores atrativas, textos curtos e linguagem objetiva em seus anúncios.

Utilize o Inbound Marketing no Processo de Vendas

Com o inbound marketing a sua empresa vai conquistar ainda mais valor e credibilidade.

Suas etapas são:

  1. Atrair visitantes (site, blog, redes sociais etc);
  2. Converter visitantes em leads;
  3. Fechar vendas; e
  4. Transformar clientes em promotores da marca.

Produza Conteúdo e se Torne Autoridade

O seu conteúdo tem poder de educar, informar, explicar e tirar dúvidas.

Todos esses fatores juntos fazem com que a sua empresa se torne autoridade no assunto. 

Lembrando que assim como toda a jornada do cliente, quando uma pessoa está procurando um imóvel ele passará por diversas fases, por isso, o conteúdo para imobiliária também será baseado no funil de vendas.

Confira algumas ideias!

  • Conteúdos para topo de funil – guia de bairros da cidade; whitepaper: ranking das melhores escolas da cidade.
  • Conteúdos para meio de funil – manual do inquilino; webinar: como comprar um imóvel financiado; planilha de controle para economizar e comprar um imóvel.
  • Conteúdos para fundo de funil – planilha de visitação; guia de como preparar o seu imóvel para venda ou aluguel.

Responda seu Comprador ou Vendedor no Blog

Você pode aprender mais sobre o seu público ao ler as perguntas que fazem em seu blog e redes sociais e respondê-las.

Aproveite também para criar um relacionamento com o cliente nesse momento.

Otimize seu Conteúdo para os Mecanismos de Busca

Com o SEO, suas métricas (tráfego do site/blog) irão melhorar e você poderá ser encontrado nos mecanismos de busca, como o Google, com muito mais facilidade.

Facilite o Compartilhamento

Normalmente, a decisão de alugar ou comprar um imóvel não é feita sozinha, então as pessoas irão compartilhar com seus amigos e família, por isso, é de sua responsabilidade facilitar essa ação.

Crie um botão de compartilhamento ou de cópia de link que seja fácil de ver e utilizar.

Não abandone o e-mail

Bilhões de pessoas utilizam o e-mail no mundo todo, então não é um canal que você deve ignorar.

Envie conteúdo, anúncios e outros materiais que sejam úteis para o seu cliente.

Mantenha um Newsletter para seus Leads

Se o visitante já se converteu em lead, continue os seus esforços para que ele vá até o fundo de funil e feche a venda.

Para isso, envie periodicamente uma newsletter para seus leads, nela pode conter anúncios e conteúdos dos mais variados tipos.

Seja Ativo nas Redes Sociais

Faça com que sua marca tenha presença nas redes, compartilhe os conteúdos de seu site ou blog, engaje com seus seguidores e crie ainda mais credibilidade.

Aposte na Força do Instagram

Grande parcela das pessoas interessadas em imóveis estão navegando pelo Instagram, nessa rede você pode compartilhar fotos, vídeos, depoimentos e realmente fazer um catálogo de seus imóveis disponíveis.

Além de também facilitar a comunicação com seus clientes.

Crie um Catálogo no Pinterest

Essa é mais uma forma de divulgar seus imóveis, pois muitas pessoas utilizam esse canal para salvar ideias de decoração, dicas de reforma, tutoriais etc.

Então aproveite, pois a plataforma desperta interesse!

Crie Posts para seus Imóveis em um Calendário Editorial

Não faça posts de forma desorganizada e sem um cronograma.

Tenha datas para publicar cada uma de suas criações, além de fazer isso com uma periodicidade determinada.

Dessa forma, tanto as suas redes sociais quanto seu blog ficam mais organizados, auxiliando na experiência do usuário e em seu próprio planejamento.

Contrate um Fotógrafo Profissional

Quase 90% dos clientes acreditam que as fotos são essenciais para tomada de decisão (National Association of Realtors).

Então, nada de fazer fotos com aparelhos amadores e até mesmo sem conhecimento, invista em um profissional.

Utilize Drones

Se estiver dentro de seu orçamento, não exite em fazer frames com drones.

Os resultados sempre chamam a atenção de clientes e despertam ainda mais interesse.

Crie Vídeos para Apresentar os Imóveis

Diversas pesquisas já apontaram que os usuários engajam muito mais quando estão interagindo com conteúdos em forma de vídeo.

Isso permite com que eles tenham uma imersão ainda maior sobre o imóvel que estão interessados.

Faça Lives 

Faça lives abertas para falar mais sobre os imóveis, tirar possíveis dúvidas sobre o mercado imobiliário e interagir ainda mais com seus seguidores.

Invista na Realidade Virtual

A realidade virtual (VR) veio para permitir que seu cliente consiga visitar o imóvel sem nem mesmo sair do sofá, por isso, descubra as possibilidades que essa tecnologia pode oferecer para seu negócio.

Desenvolva Estratégias de Marketing de Influência

Você pode apostar em influenciadores digitais ou até mesmo embaixadores da marca.

Desse modo, mais visitantes irão para seus canais de contato ou divulgação.

Crie um Programa de Recomendações

Como já falamos no texto, leads adoram ler feedbacks antes de fechar uma compra, então dê isso para eles, permita com que seja possível ler comentário e recomendações.

Além disso, você pode criar um programa entre as pessoas que já são clientes satisfeitos da sua marca, oferecendo recompensas em troca de indicações.

Como Mensurar os resultados do Marketing Imobiliário?

Como Mensurar os resultados do Marketing Imobiliário?

Após colocar em prática todas essas dicas e estratégias, chegou o momento de mensurar seus resultados.

Logo abaixo, nós separamos três principais métricas para você acompanhar, confira!

Retorno sobre o investimento (ROI)

O ROI vai indicar qual foi o retorno obtido sobre o investimento feito. Você pode calcular o ROI para todas as suas estratégias de marketing individualmente e até mesmo o ROI total do seu negócio.

ROI Retorno sobre investimento
ROI = (Receita – Investimento) / Investimento

Custo de aquisição de clientes (CAC)

O CAC mensura quanto você precisa investir para adquirir um novo cliente. Quanto menor o CAC, melhores são os resultados das suas estratégias.

CAC Custo de aquisição de clientes
CAC = (Investimento em Marketing + Investimento em Vendas) / Número de novos clientes

Aceitação dos Clientes no Site/Blog

Essa métrica, na verdade, envolve diversos outros KPIs. Esses indicadores são importantes para entender como está a experiência dos visitantes dentro do seu site.

Aqui podem ser mensurados o número de usuários, tempo médio na página, taxa de rejeição, número de sessões, origens de tráfego etc.

 Saiba mais: 8 KPIs de Vendas e Marketing que os Líderes Querem ver no seu Dashboard

Melhores Ferramentas de Vendas e Marketing Digital para Imobiliárias

Melhores Ferramentas de Vendas e Marketing Digital para Imobiliárias

Por fim, a Leadster separou aqui as melhores ferramentas de vendas para você aplicar nas estratégias de sua imobiliária.

Vamos a elas!

CRM de vendas

O Customer Relationship Management (CRM) é um sistema de gestão de clientes. Nele, você pode visualizar a jornada do cliente, assim como o pipeline de vendas.

Separamos aqui cinco ótimos softwares de CRM, confira:

  • Fleeg;
  • Ploomes;
  • RD Station CRM;
  • Agendor; e
  • Pipedrive.

Se quiser saber mais sobre esses softwares e saber sobre outras opções no mercado confira o post: 11 Melhores Softwares para CRM de Vendas em 2022, que já está prontinho para você!

Automação de E-mail Marketing

Com as ferramentas de e-mail marketing, você poderá criar, editar e disparar diversas campanhas de forma automatizada.

Vamos para as recomendações:

  • MailChimp;
  • RD Station;
  • Active Campaign;
  • HubSpot; e
  • e-goi.

No texto da Leadster, Melhores Ferramentas de E-mail Marketing: 16 Opções para Todos os Bolsos, você tem acesso a mais 11 opções, não deixe de conferir.

Gestão de Redes Sociais

As ferramentas de gestão de redes sociais te ajudam a organizar o feed, aumentar o engajamento e a mensuração de métricas.

Vamos para as três melhores:

  • MLabs;
  • HootSuite; e
  • Etus.

SEO

Para auxiliar nas suas estratégias e melhorar os resultados separamos aqui as cinco melhores ferramentas de SEO para você implementar em seu planejamento.

Confira:

  • Ferramentas de SEO de análise – Google Analytics;
  • Ferramentas de SEO para análises on-page – Screaming Frog;
  • Ferramentas de SEO de palavras-chave – Ubersuggest;
  • Ferramentas de SEO de otimização da velocidade – Google Pagespeed; e
  • Ferramentas de SEO de linkagem – Check My Links.
 Saiba mais: 14 Melhores Ferramentas de SEO para Otimizar seu Site

Chatbot

Por fim, para fechar com as melhores ferramentas de chatbot, trazemos aqui três para você.

Com eles você otimiza e personaliza o atendimento com seus visitantes, leads e clientes.

 Saiba mais: Conheça os Melhores Chatbots do Mercado para usar em 2022

Chegamos ao fim de mais um dos conteúdos estratégicos do blog da Leadster.

Agora você já está preparado para colocar todas as dicas, estratégias e ferramentas do marketing imobiliário em prática.

Lembre-se! Se você quer continuar acessando conteúdos como esse, siga em nosso blog!


Fernanda Andreazzi

Estrategista de conteúdo na Leadster. Atua há 5 anos com Marketing Digital, Inbound Marketing, SEO - e tudo o que há de bom

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