google ads lidera conversão no desktop, enquanto meta ads se destaca no mobile
No setor Educacional, a conversão varia significativamente entre dispositivos e canais. No desktop, o Google Ads lidera com 4,71%, enquanto a busca orgânica (1,94%), Meta Ads (1,84%) e acesso direto(1,07%) ficam abaixo da média. Já no mobile, o Meta Adsse destaca com 2,83%, superando o Google Ads(2,08%) e reforçando a importância das redes sociais na captação via smartphones.
busca Orgânica
1,94%
Google Ads
4,71%
Acesso direto
1,07%
Meta Ads
1,84%
Geral
2,80%
Meta Ads
2,83%
Geral
2,96%
Google Ads
2,08%
Acesso direto
1,80%
busca orgânica
1,92%
desktop
mobile
educacional: conversão
por canal por dispositivo
mediana, dados extraídos pela leadster em 2025
conversão em queda no setor educacional, com impacto maior no mobileA conversão no setor Educacionalcaiu em ambos os dispositivos, mas a queda foi mais acentuada no mobile. A mediana em dispositivos móveis recuou de 3,52% para 2,96% (-0,56 p.p.), enquanto no desktopa redução foi de 3,31% para 2,80% (-0,51 p.p.). Apesar da queda, o mobilesegue como o dispositivo de maior conversão, tendência que ocorre em poucos segmentos além do Educacional.
1,49
1,08%
3,31
2,80%
8,03
7,26%
24
2025
24
2025
24
2025
baixaperformance
médiaperformance
altaperformance
24
2025
24
2025
24
2025
1,36
1,00%
3,52
2,96%
10,40
6,79%
(mediana por parcela dos sites analisados)taxa de conversão
por dispositivo
desktop
mobile
(dados extraídos pela Leadster em 2025)
mobiledomina acessos no setor educacional, mas desktop ainda tem espaço
No setor Educacional, 68,55% dos acessos vêm de dispositivos móveis, confirmando a tendência de navegação mobile. Apesar disso, o desktopainda representa 31,45% do tráfego. Essa distribuição reflete o comportamento do público, que pesquisa cursos e informações pelo celular, mas ainda pode utilizar o computador para processos mais detalhados, como inscrição e matrícula.
educacional:
acessos

por dispositivo
desktopmobile28.63%71.37%202330.34%69.66%202431.45%68.55%2025
2023-2025 (dados extraídos pela Leadster em 2025)
geração de leads também é liderada pelo canal orgânico
Além de ser a principal fonte de tráfego, o canal orgânicogera 50,74% dos leads no setor Educacional, consolidando-se como a principal fonte de captação. O segmento também se destaca como o que gera a maior porcentagem de leads orgânicos entre os 17 avaliados. Enquanto isso, Google Ads (12,09%), acesso direto (10,30%) e Meta Ads (6,08%) aparecem como canais secundários na geração de leads.
educacional:
evolução volume de
leads por canal
20232024202538.32%12.98%10.18%7.00%31.51%56.16%11.08%6.36%3.73%22.66%50.74%12.09%10.30%6.08%20.79%busca orgânicagoogle adsacesso diretometa adsoutros*
2023-2025 (dados extraídos pela Leadster em 2025)
busca orgânicadomina os acessos no setor educacional
A busca orgânicarepresenta 63,08% dos acessos no setor Educacional, sendo a principal fonte de visitantes do setor e a maior porcentagem entre todos os segmentos analisados. O Google Ads (12,54%) e o acesso direto(11,53%) também têm participação relevante, enquanto Meta Ads (2,85%) e LinkedIn Ads(0,03%) aparecem com menor representatividade.
educacional:
evolução volume de
acessos por canal
11,90%4,81%20,84%202310,74%2,46%9,10%202411,53%2,85%10,00%2025
16,51%
10,99%
12,54%
google ads48,95%66,71%63,08%busca orgânicaacesso diretometa adsoutros*
2023-2025 (dados extraídos pela Leadster em 2025)
conversão caiem quase todos os canais no setor educacional, google ads é exceção
A conversão geral no setor Educacionalcaiu de 3,40% para 2,67% (-0,73 p.p.), acompanhada por quedas significativas na busca orgânica e no acesso direto. Já o Meta Adsregistrou queda de 0,51 p.p., perdendo o  seu posto como canal de melhor conversão no segmento. Por outro lado, Google Adsfoi o único canal a crescer, subindo de 2,32% para 2,65% (+0,33 p.p.), reforçando a importância da mídia paga para sustentar a conversão no setor.
educacional: evolução
da
conversão por canal
(Mediana, comparação com Panorama 2023 e 2024)Meta Ads
4,04%
3,01%
2,50%
-25,5%
-16,9%
Geral
3,70%
3,40%
2,67%
-8,1%
-21,5%
busca orgânica
2,34%
2,37%
1,74%
+1,3%
-26,6%
Acesso Direto
2,81%
2,43%
1,55%
-13,5%
-36,2%
Google Ads
3,21%
2,32%
2,65%
-27,7%
+14,2%
2023
2024
2025
variação
(dados extraídos pela Leadster em 2025)
tráfego pago supera orgânicona conversão do setor educacional
No setor Educacional, Google Ads (2,65%) e Meta Ads(2,50%) apresentam taxas de conversão superiores ao tráfego orgânico (1,74%), mostrando que a mídia paga desempenha um papel essencial na captação de alunos. O tráfego direto(1,55%) também fica abaixo da média geral do setor, indicando que o fortalecimento da marca e a fidelização ainda podem ser trabalhados para melhorar os resultados.
mediana por canal de conversão (dados extraídos pela Leadster em 2025)
taxa de conversão
educacional por canal
1,22%2,67%6,61%1,07%2,65%5,56%0,91%2,50%9,38%0,50%1,74%5,35%0,54%1,55%4,23%2%4%6%8%10%
mediana dos sitesde baixa performance
mediana dos sitesde média performance
mediana dos sitesde alta performance
Meta Ads
Google Ads
Geral
busca orgânica
acesso direto
* dados insuficientes de linkedin ads
instituições investem em SEO, mas precisam otimizar
o
funil de vendas
O segmento Educacionalpossui um dos maiores níveis de Maturidade Digital (7,57), impulsionado pela forte presença orgânica, com 63,08% dos acessos vindos de buscas não-pagas. Por outro lado, a baixa Maturidade em Vendas(5,6) indica que muitas instituições ainda enfrentam dificuldades para transformar tráfego qualificado em conversão real.
(dados extraídos pela Leadster em 2025)
índice de maturidade
digital - educacional
7,57
51%51,30% das empresas parametrizam
seus links de campanhas
7,5índice de maturidade em mídia paga
63%63,08% do total de acessos
recebidos são acessos orgânicos
9,6índice de maturidade orgânica
46%46,15% das empresas integram sua captura de leads a um CRM
5,6índice de maturidade em vendas
índice de
maturidade
digital
conversão em queda? instituições que utilizam estratégias com chatbots estão na frente
Com a queda de 0,73 p.p. na taxa de conversão do setor Educacional, as instituições enfrentam o desafio de engajar e converter leads em um mercado cada vez mais competitivo. O case da Católica SCilustra essa realidade.Para melhorar sua captação de alunos, a instituição adotou uma abordagem focada na qualificação e segmentação de leads a partir do chatbot da Leadster, garantindo umaumento de 80% na conversão do site.
aumento de conversão
no site da empresa
80%
taxa de conversão
em matrículas
9%
dos leads qualificados
são enviados ao WhatsApp
60%
oportunidades de conversão enviadas ao Inside Sales37%
taxa de conversão no setor educacional cai pelo segundo ano consecutivo
O setor Educacionalregistrou uma nova queda na conversão em 2025, com ataxa mediana caindo de 3,40% para 2,67%(-0,73 p.p.). A baixa também afetou tanto o percentil inferior (-0,29 p.p.) quanto as instituições com melhor desempenho (-0,69 p.p.), indicando que a perda de eficiência na conversão atingiu todo o mercado.
(mediana por parcela dos sites analisados)
taxa de conversão
segmento educacional
baixaperformance
médiaperformance
altaperformance
1,34
1,51
1,22%
3,70
3,40
2,67%
8,43
7,30
6,61%
23
24
25
23
24
25
23
24
25
(dados extraídos pela Leadster em 2025)
2025
101
segmento
educacional
Este segmento é formado principalmente por empresas que captam leads para escolas, cursos de idiomas, profissionalizantes, de graduação e pós-graduação.

Amostra: 156 empresas