linkedin adslidera a conversão no desktop e no mobile
O canal com melhor performance de conversão no segmento de Software é, com folga, o LinkedIn Ads. No desktop, a mediana atinge 9,25% — bem acima dos demais canais — e no mobileo desempenho é ainda mais surpreendente: 10,19% de taxa de conversão mediana, com um pico de até 20,38%. Os dados reforçam o potencial da plataforma para estratégias bem segmentadas no B2B.
busca Orgânica
1,46%
Google Ads
2,45%
Acesso direto
1,20%
Meta Ads
5,39%
Geral
2,12%
LinkedIn Ads
9,25%
Meta Ads
3,99%
Geral
1,98%
Google Ads
2,15%
Acesso direto
1,45%
busca orgânica
1,12%
LinkedIn Ads
10,19%
desktop
mobile
software: conversão
por canal por dispositivo
mediana, dados extraídos pela leadster em 2025
conversão cai no desktop e no mobile
A taxa de conversão no segmento de Softwarecaiu em todos os percentis analisados, tanto no desktop quanto no mobile. No desktop, a mediana passou de 2,21% para 2,12%, enquanto no mobilecaiu de 2,05% para 1,98%. A queda mais expressiva foi observada no mobile, entre os sites de alta performance, com retração de 0,84 ponto percentual. 
baixaperformance
médiaperformance
altaperformance
24
2025
24
2025
24
2025
0,82
0,79%
2,05
1,98%
5,76
4,92%
24
2025
24
2025
24
2025
0,96
0,93%
2,21
2,12%
5,78
5,43%
(mediana por parcela dos sites analisados)taxa de conversão
por dispositivo
desktop
mobile
(dados extraídos pela Leadster em 2025)
software é o único setor onde acessos desktop ainda são maioria
Com 50,10% dos acessos vindos de dispositivos desktop, Softwareé o único entre os 17 segmentos analisados onde o mobile ainda não ultrapassou a navegação tradicional. Esse comportamento reforça o perfil mais técnico e corporativo da audiência do setor — formada por usuários que, muitas vezes, estão pesquisando soluções durante o expediente, no próprio computador de trabalho.
software:
acessos

por dispositivo
desktopmobile53.87%46.13%202353.15%46.85%202450.10%49.90%2025
2023-2025 (dados extraídos pela Leadster em 2025)
google ads lidera em volume de leads
O Google Ads se destaca como principal canal de geração de leads para empresas de Software, responsável por 32,87% do volume total. Ainda assim, o cenário está longe de ser concentrado: Meta Ads (19,71%), busca orgânica (12,37%) e acesso direto(9,01%) complementam a distribuição, mostrando que estratégias bem segmentadas fora do buscador também geram resultados. Já o LinkedIn Ads, mesmo sendo um canal tradicionalmente B2B, ainda tem pouca representatividade no segmento (0,30%).
software:evolução volume de
leads por canal
202320242025busca orgânicagoogle adsacesso diretometa adsoutros*LinkedIn Ads:
0,30%
32,87%
12,37%
9,01%
19,71%
25,73%
34,86%
15,79%
10,84%
7,53%
30,98%
LinkedIn Ads:
1,63%
27,87%
14,16%
9,92%
17,52%
28,90%
2023-2025 (dados extraídos pela Leadster em 2025)
busca orgânica lidera acessos no setor de software
A busca orgânica(35,57%) concentra a maior fatia dos acessos no segmento de Software, seguida pelo Google Ads, com 23,15%. A presença considerável do acesso direto(15,01%) também indica marcas consolidadas e estratégias eficientes de brand awareness. Já o Meta Ads responde por apenas 5,21% dos acessos.
software: evolução
do volume de
acessos por canal
2023
20242025
7,38%7,12%8,57%google adsbusca orgânicaacesso diretometa adsoutros*27,78%38,32%12,95%4,41%16,43%22,97%42,00%14,69%4,30%15,79%23,15%35,57%15,01%5,21%20,91%LinkedIn Ads
0,15%
LinkedIn Ads
0,24%
2023-2025 (dados extraídos pela Leadster em 2025)
linkedin adsé o único canal com aumento de conversão
Em um cenário de leve retração na maioria dos canais, o LinkedIn Ads foi na contramão e quase dobrou sua taxa de conversão nos últimos dois anos — passando de 3,57% em 2023 para 6,67% em 2025.O crescimento de 2,03 pontos percentuais colocou a plataforma no topo do ranking de canais com melhor performance no segmento. Enquanto isso, Google Ads e Meta Adsmantiveram certa estabilidade, e canais como busca orgânica e acesso diretoapresentaram queda ou estagnação.
(Mediana, comparação com Panorama 2023 e 2024)Meta Ads
3,85%
3,78%
3,77%
-1,82%
-0,26%
Geral
2,43%
2,10%
1,95%
-13,58%
-7,14%
busca orgânica
1,21%
1,63%
1,40%
+34,71%
-14,11%
Acesso Direto
1,72%
1,23%
1,23%
-28,49%
0,00%
Google Ads
2,06%
2,22%
2,05%
+7,77%
-7,66%
LinkedIn Ads
3,57%
4,64%
6,67%
+30,00%
+43,75%
2023
2024
2025
variação
software: evolução
da
conversão por canal
(dados extraídos pela Leadster em 2025)
linkedin adslidera conversão no setor de software
O LinkedIn Adsse destaca como o canal mais eficiente em conversão para empresas de Software, com mediana de 6,67% — mais do que o triplo da média geral do segmento (1,95%). O desempenho do canal reflete seu potencial para impactar decisores em mercados B2B. Meta Ads e Google Adsvêm logo atrás, com taxas medianas de 3,77% e 2,05%, respectivamente. Já os canais de busca orgânica e acesso direto registram desempenho inferior, reforçando o desafio de gerar leads qualificados fora da mídia paga.
mediana por canal de conversão, dados extraídos pela Leadster em 2025
taxa de conversão
software por canal
1,62%2,23%6,67%3,77%8,33%16,73%1,00%2,05%4,03%0,86%1,95%5,03%0,47%1,40%4,25%0,56%1,23%3,74%2%4%6%8%10%12%14%16%
mediana dos sitesde baixa performance
mediana dos sitesde média performance
mediana dos sitesde alta performance
Meta AdsGoogle AdsGeralbusca orgânicaacesso diretolinkedin ads
setor de software lidera ranking de maturidade digital em 2025
Com nota 8,2 no Índice de Maturidade Digital, o segmento de Softwareconquista a posição mais alta entre todos os analisados no Panorama 2025. A pontuação é resultado de um desempenho equilibrado e robusto em todas as frentes: maturidade em mídia paga (9), orgânica (7,6) e vendas(8). Os dados mostram que, mesmo diante da queda nas taxas de conversão, o setor segue como referência em estratégias digitais.
(dados extraídos pela Leadster em 2025)
índice de maturidade
digital - software
8,20
81%80,55% das empresas parametrizam
seus links de campanhas
9,0índice de maturidade em mídia paga
36%35,57% do total de acessos
recebidos são acessos orgânicos
7,6índice de maturidade orgânica
71%70,77% das empresas integram sua captura de leads a um CRM
8,0índice de maturidade em vendas
índice de
maturidade
digital
queda na conversãopressiona setor de software a repensar estratégias
O segmento de Softwarenão vive seus melhores dias quando o assunto é conversão. Pela terceira edição consecutiva do Panorama, os números caem de forma gradual. Mas ainda é possível destacar nesse cenário, com estratégias para melhorar a experiência do usuário e otimizar a conversão.Foi exatamente o que fez a Sankhya, ao adotar a Leadster para engajar e qualificar os leads do site. O resultado? 50% de aumento na conversão da home e mais de 3 mil leads gerados no primeiro mês de uso.
aumento na conversão
na homepage
50%
em conversão que o menu do site+48%
leads já no primeiro
mês de uso
+3000
da conversão de todo o site ocorre na leadster50%
conversão no segmento de softwarecai pelo terceiro ano consecutivo
O mercado de Softwaresegue em queda constante nas taxas de conversão. A mediana passou de 2,43% em 2023 para 2,10% em 2024, chegando a 1,95% em 2025— uma retração acumulada de 0,48 pontos percentuais. A queda acumulada nos sites de alta performance (de 5,55% para 5,03%) pode indicar uma dificuldade maior até mesmo entre as operações mais maduras do setor.
baixaperformance
médiaperformance
altaperformance
0,90
0,83
0,86%
2,43
2,10
1,95%
5,55
5,27
5,03%
23
24
25
23
24
25
23
24
25
(mediana por parcela dos sites analisados)
software:
taxa de conversão
(dados extraídos pela Leadster em 2025)
segmento
software
Empresas de Software são aquelas que desenvolvem aplicações e sistemas para digitalizar ou automatizar as demandas de seus clientes – sejam eles indivíduos ou outras empresas.

Amostra: 325 empresas