Veja uma análise detalhada das melhores estratégias de Geração de Leads para o segmento B2B
Empresas B2B são aquelas que têm produtos e serviços direcionados para outras empresas, assim possuem um ticket médio elevado e ciclos de venda mais longos.
Se a sua empresa tem essas características, vamos conhecer aqui, o tráfego e comportamento de conversão de 100 empresas deste segmento em nossa base.
Uma grande parte do processo de compra B2B foi transportado para o meio digital ao longo dos últimos anos. Essa mudança gerou um aumento no investimento em SEO e conteúdo. O resultado já pode ser visto no mercado: metade do volume dos acessos das empresas B2B vem através do canal orgânico.
Em segundo lugar, temos o Google Ads como principal canal de mídia paga, o que também revela o alto volume de buscas por produtos e serviços online.
Enquanto outros segmentos, como o de Serviços e Software, seguem a tendência global de migração para o mobile, o setor B2B ainda traz uma porcentagem significativa de acessos no desktop.
O motivo principal é que a avaliação e decisão em um processo de compra B2B em geral acontece durante o horário de trabalho. Neste período, os decisores possuem acesso a computadores e notebooks para acessar o site - e o fazem para ter uma experiência mais completa e uma tomada de decisão segura.
Se compararmos o tempo médio de navegação até a conversão do segmento B2B em relação à análise geral, veremos que esse tempo é maior em 4 canais diferentes.
Isso se dá pelo fato da compra B2B ser mais complexa e com alto valor, o que exige um maior tempo de leitura do visitante para tomar uma decisão segura de conversão e de compra.
Google Ads é o canal com a melhor taxa de conversão no segmento B2B. Um dos fatores que justifica uma maior taxa de conversão neste canal é que o visitante já possui uma intenção ou interesse de compra claro, pois já estava buscando por aquele produto ou serviço, logo, tende a converter mais.
Essa tendência de conversão (mobile menor que desktop) se repete em todos os segmentos analisados. No entanto, quando olhamos para o Google Ads, principal canal de conversão no mercado B2B, percebemos uma queda ainda mais significativa na conversão mobile.
Dois fatores explicam essa diferença: os consumidores do segmento B2B realizam a tomada de decisão via desktop, pois estão diariamente conectados nesses dispositivos durante o horário de trabalho; e o segmento B2B brasileiro ainda investe pouco em otimizações para dispositivos móveis.