Veja uma análise detalhada das melhores estratégias de Geração de Leads para o Segmento de Imobiliárias
Dentro desta análise, isolamos empresas do segmento imobiliário, ou seja, que possuem o foco na venda ou aluguel de imóveis de diferentes categorias.
No segmento Imobiliário, a porcentagem de acessos está distribuída de forma mais equilibrada entre os canais. Enquanto na análise geral o canal Orgânico é responsável por 46% dos acessos, aqui ele aparece em pé de igualdade com os demais.
Uma possível explicação para esse fenômeno é que as imobiliárias sofrem com a concorrência de grandes portais, que costumam ter um autoridade de SEO maior, ocupando as melhores posições orgânicas e tornando a competição neste canal mais difícil.
Já o canal Direto aparece com uma média maior que na análise geral (21,36% contra 18,96%). Isso pode ter como influência o fato de que muitas imobiliárias são negócios locais, logo realizam ações de marketing offline que geram acessos diretos a seu site.
Outra diferença que vale a pena ressaltar é um grande volume de acessos vindos do Facebook Ads, tendência que não se repete em nenhum outro segmento. Isso se dá pelo fato de o Facebook Ads conseguir acessar uma grande massa de pessoas em uma determinada localização com um custo por clique menor que outros canais de mídia!
Além disso, anúncios de imóveis em geral são bastante visuais, chamando a atenção do usuário. Como o Facebook Ads tem foco em imagens e vídeos, investir nesse canal é interessante para imobiliárias, pois muitos usuários clicam no anúncio para ver mais sobre o imóvel anunciado, o que eleva o número de acessos.
Entre os segmentos analisados, o Imobiliário é um dos que possui o maior volume de visitantes utilizando dispositivos móveis para acessar o site.
A porcentagem é muito superior à média geral de 56%, confirmando a tendência e importância desse dispositivo de acesso.
Investir na construção de uma melhor experiência responsiva deve ser prioridade para empresas desta categoria.
Essa tendência se repete em todos os canais analisados em comparação com a análise geral. Em alguns canais, como o Facebook Ads, esse tempo chega a ser 2 vezes superior à média geral.
Os sites de imobiliárias são como um catálogo de opções de imóveis para o visitante. Isso explica porque ele tem um maior tempo de navegação, explorando as diferentes opções até chegar no imóvel que desperta seu interesse. Além disso, o processo de decisão neste segmento tende a ser mais complexo, o que exige uma análise de diversos fatores pelo visitante antes da conversão.
O acesso direto possui a melhor conversão com 2,13%, uma vez que representa pessoas que já tiveram contato ou conhecem a marca, assim já apresentam maior propensão a converter.
Comparado com a taxa de conversão geral, a performance do segmento imobiliário está abaixo, em alguns canais como o Facebook ads chega a ser 2X menor.
Diferentes fatores podem ter influência nessa diferença, entre eles, qualidade de usabilidade e carregamento do site, nível de competição e qualidade do tráfego adquirido. Apenas o profissional responsável pela operação pode concluir a partir das melhores práticas, o que está influenciando o seu resultado de forma negativa.
Lembrando que em nossa análise geral a taxa de conversão mobile é 34% menor que a desktop, já no segmento imobiliário isso não se reflete.
Nas imobiliárias essas taxas os níveis mais próximos, ou seja, o visitante mobile está nos mesmos estágios avançados de decisão do visitante desktop, mostrando ainda mais a importância de investir tempo em sua estratégia mobile.