Veja uma análise detalhada das melhores estratégias de Geração de Leads para o segmento Software
Conheça a performance de conversão das empresas de software, que basicamente é uma categoria que está dentro do B2B, pois tem como foco produtos e serviços para outras empresas, mas que trabalha apenas com a venda ou aluguel de software.
Grande parte das empresas de Software utilizam estratégias de SEO e Marketing de Conteúdo para educar seu mercado e se relacionar com suas personas. O volume de acessos orgânicos na categoria é uma consequência deste trabalho para obter bons posicionamentos nos mecanismos de busca.
Já entre os canais de mídia paga, o foco dos investimentos é o Google Ads.
A categoria de Software, mesmo tendo muitas características de uma venda B2B, possui volume de acessos mobile 26% maior comparado a esta categoria.
O dado demonstra o comportamento moderno de quem busca e assina softwares, mesmo que durante o horário de trabalho.
Este dado pode ser um indicativo de que o canal Direto está gerando os leads mais qualificados para as empresas do segmento. Os usuários contabilizados aqui são aqueles que acessam um site diretamente, digitando o endereço na barra de pesquisa.
Some a isso o tempo gasto no site antes da conversão: Dois fortes indicativos da intenção de compra. Canais com menor tempo médio até a conversão, como o Facebook Ads, tendem a trazer leads menos engajados com o processo.
4,12% é a taxa de conversão mediana de acessos em leads das empresas de Software.
Um dos motivos para a alta conversão do LinkedIn Ads é o seu potencial de segmentação por cargo e empresa, que o transforma em um canal mais efetivo para adquirir tráfego de qualidade. Em contrapartida, o canal possui um custo mais elevado, o que limita o seu volume de acessos.
O segundo canal com maior conversão é o Google Ads. Os visitantes que vêm deste canal são os que demonstram maior necessidade e intenção de compra. No segmento de Software, podemos dizer que essa intenção é ainda maior, pois os termos de busca são muito específicos e geralmente não são buscados apenas por curiosidade, como em produtos B2C.
Facebook Ads é o canal com a menor taxa de conversão do segmento (2,29%). O dado demonstra o desafio de adquirir tráfego de qualidade em um canal que conta com poucas informações profissionais dos usuários, o que dificulta uma segmentação de qualidade.
Essa informação demonstra o esforço das empresas de Software em oferecer uma melhor experiência responsiva em seu site, garantindo mais conversões com origem em dispositivos móveis.