PESQUISA ATUALIZADA

O papel do Whatsapp na Geração de Leads B2B em 2024

Descubra insights que potencializarão a sua operação com o WhatsApp para Geração de Leads e Venda B2B online

Leads - whatsapp

Entrevistamos tomadores de decisão B2B para descobrir como é a relação deles com o WhatsApp

Brazil

O WhatsApp é o aplicativo de
mensagens mais usado do Brasil

E, por sua popularidade, ficou difícil para as empresas
também não adentrarem o canal, inclusive as B2B. A nossa
comunicação deve estar onde o consumidor está, certo?

0%

das empresas afirmam que o WhatsApp é o seu canal mais usado para vendas, de acordo com a RD (Resultados Digitais).

Como usar esse canal de maneira mais eficiente para a Geração de Leads B2B?

Sabemos que o comportamento pessoal é diferente do corporativo

Por isso, criamos essa pesquisa para ajudar os profissionais de Marketing a entender como usar esse canal de maneira mais eficiente para a Geração de Leads B2B.

Brazil

Entrevistamos tomadores de decisão B2B, e perguntamos:

Quão confortável você se sente ao usar seu número pessoal do WhatsApp para realizar comunicações com fornecedores B2B?

Quais são as suas principais preocupações ao usar o WhatsApp pessoal para comunicações B2B?

Em qual estágio da compra B2B você clica para falar com uma empresa no WhatsApp?

Você acredita que o uso do WhatsApp para comunicação B2B torna o processo mais eficiente?

Em comparação com outros métodos de comunicação, onde você classificaria o WhatsApp em termos de preferência para comunicação B2B?

Apenas 34% dos tomadores de decisão se sentem confortáveis em usar o Whatsapp para comunicações B2B

Whatsapp Analytics

Isso demonstra a diferença do comportamento pessoal e profissional no Whatsapp: existe um cuidado maior do tomador de decisão B2B em compartilhar seu WhatsApp com um possível fornecedor – os motivos exploramos nas próximas perguntas. Do lado das empresas, é necessário um maior cuidado com o tipo e com o volume de mensagens nesse canal, para não comprometer a relação da marca com o lead.

As principais preocupações envolvem misturar informações pessoais e profissionais, ser incomodado(a) e falta de privacidade

Whatsapp Preocupações Gráfico - Porcentagem

Grande parte dos profissionais no Brasil
usam o mesmo número de WhatsApp
pessoal e profissionalmente.

Como consequência, existe uma resistência em usar WhatsApp para comunicações B2B pelo risco de expor informações pessoais ou da empresa.

Além disso, como esse dispositivo (o celular) estará presente 24hrs com a pessoa, isso pode gerar mensagens indesejadas fora do horário de trabalho, gerando estresse e ansiedade.

E a falta de organização das mensagens gera perda de informações, que podem ocasionar erros de tomada de decisão e alinhamento no trabalho, o que explica algumas das principais preocupações dos decisores B2B.

Whatsapp Preocupações Gráfico - Porcentagem

92% dos visitantes B2B só clicam
no botão do Whatsapp em um site quando já estão prontos
para comprar

Como o WhatsApp é um canal pessoal e sensível, a persona B2B só converte no botão do WhatsApp quando já está pronta para comprar, ou seja, quando é um SQL.

Por isso, é muito importante ter outras formas de conversão para gerar MQLs, capturando os 97% restantes do seu público que ainda precisam de reunião, proposta ou demo com a sua equipe.

Se o marketing não capturar leads que estão em pesquisa ou consideração, não consegue suprir o pipeline para conquistar a meta de vendas.

Quer capturar mais MQLs pelos seu site?

Capture MQLs e não desperdice nenhuma oportunidade de conversão.
Crie conversas personalizadas de acordo com o estágio de cada
visitante e aumente os resultados do seu site

Chatbot + IA
Whatsapp Preocupações Gráfico - Porcentagem

Ainda assim, 62% dos profissionais acreditam que o WhatsApp torna a comunicação B2B mais eficiente

Quando usado no estágio correto, o WhatsApp é essencial para acelerar o ciclo de venda, melhorando a comunicação entre o SQL e a empresa.

Ferramentas de automação e métricas de qualidade no atendimento ajudam a profissionalizar e aumentar a produtividade do seu time nesse canal.

Whatsapp Preocupações Gráfico - Porcentagem

WhatsApp ainda é o canal de
comunicação preferido por
62% dos entrevistados em
suas relações B2B

A praticidade e a velocidade do WhatsApp na
comunicação fazem dele o canal preferido de
comunicação da empresa interessada
no seu
produto ou serviço.

Whatsapp Preocupações Gráfico - Porcentagem

E como complementar os
resultados do Whatsapp?

Cada canal tem a sua importância ao longo da jornada, e o
papel do marketing é posicionar cada um deles de forma
ideal para aumentar os resultados ao longo do processo.

Um lead MQL pode preferir uma conversão em um chatbot,
para depois receber uma apresentação por e-mail, ir para
uma videoconferência de demo e por fim uma negociação
no WhatsApp.

Gere mais leads qualificados para B2B pelo seu site

Conheça a primeira plataforma de Marketing Conversacional do
Brasil, feita para aumentar os resultados do botão do WhatsApp,
capturando leads B2B em diferentes estágios do funil.

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