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Panorama de Geração de Leads do Segmento de Venda de Produtos

Veja uma análise detalhada das melhores estratégias de Geração de Leads para o Segmento de Venda de Produtos

O que é o Segmento Venda de Produtos?

Nesta seção vamos dar foco nos resultados de conversão das empresas da categoria de venda de produtos, elas têm como objetivo a captação de leads para produtos financeiros, venda de produtos personalizados, com alto valor agregado e que precisam de cotações personalizadas.

57% dos acessos no segmento de Venda de Produtos vem da Busca Orgânica

O segmento de Venda de Produtos apresenta o maior percentual de acessos vindos do canal orgânico entre todas as categorias analisadas. O dado reforça a importância do canal para esse segmento.

Já entre os canais de mídia paga, o foco dos investimentos fica com o Google Ads.

46% dos acessos acontecem via desktop, o segundo maior percentual entre as categorias analisadas

Apesar de os acessos via mobile serem maioria (53,03%), a Venda de Produtos é uma das categorias que possuem o maior percentual de acessos desktop entre os segmentos analisados.

Especialmente no caso de produtos com alto valor agregado (como é o caso de grande parte das empresas incluídas nesse estudo), o processo de avaliação acontece pelo desktop, onde o comprador pode ter uma experiência mais completa e uma tomada de decisão segura.

O canal com maior tempo de navegaçãoaté a conversão é o Acesso Direto, com 7 minutos

Este dado pode ser um indicativo de que o canal Direto está gerando os leads mais qualificados para as empresas do segmento. Os usuários contabilizados aqui são aqueles que acessam um site diretamente, digitando o endereço na barra de pesquisa.

Some a isso o tempo gasto no site antes da conversão: Dois fortes indicativos da intenção de compra. Canais com menor tempo médio até a conversão, como o Google Ads, tendem a trazer leads menos engajados com o processo.

Busca Orgânica é o canal que gera mais conversões para o segmento de Produto

Além de ser o canal que atrai a maioria dos acessos no segmento de Venda de Produtos, a Busca Orgânica também é o canal que apresenta a melhor taxa de conversão.

O dado reforça a importância do investimento em SEO e produção de conteúdo para sites desta categoria.

Facebook Ads tem a menor taxa de conversão entre os canais de aquisição

Pelo fato do Facebook Ads ser uma mídia display e o usuário não estar buscando ativamente uma solução, no geral esse canal traz baixas taxas de conversão.

No entanto, vale lembrar que as empresas participantes deste estudo trabalham, em sua maioria, com processos de venda complexos e produtos de alto valor agregado (como sistemas de segurança e materiais de construção). No caso dos E-commerces, as redes sociais têm uma representatividade maior na taxa de conversão e no processo de compra como um todo.

A Conversão Mobile é 61% menor que no Desktop entre os Acessos vindos do Google Ads

O Google Ads é um dos canais que gera menos conversões no segmento de Produto (repare que, no gráfico anterior, ele aparece abaixo do canal Direct). Aqui, podemos ver que a experiência Mobile é o que está afetando negativamente o resultado do canal.

Existem 2 fatores principais que podem ser responsáveis por esta queda: a experiência mobile não é agradável para nos sites deste segmento; e os visitantes deste segmento têm preferência pelo desktop na hora da conversão.

Canais de busca por Keyword possuem as Maiores quedas de Conversão no Mobile

Além do Google Ads, o canal de Busca Orgânica também apresenta uma grande diferença nas taxas de conversão mobile e desktop.

Isso demonstra que o nível de intenção do usuário no desktop é maior - e que o processo de decisão de compra em geral acontece no desktop para uma experiência mais completa e tomada de decisão segura.