Veja uma análise detalhada das melhores estratégias de Geração de Leads para o Segmento de Venda de Produtos
Nesta seção vamos dar foco nos resultados de conversão das empresas da categoria de venda de produtos, elas têm como objetivo a captação de leads para produtos financeiros, venda de produtos personalizados, com alto valor agregado e que precisam de cotações personalizadas.
O segmento de Venda de Produtos apresenta o maior percentual de acessos vindos do canal orgânico entre todas as categorias analisadas. O dado reforça a importância do canal para esse segmento.
Já entre os canais de mídia paga, o foco dos investimentos fica com o Google Ads.
Apesar de os acessos via mobile serem maioria (53,03%), a Venda de Produtos é uma das categorias que possuem o maior percentual de acessos desktop entre os segmentos analisados.
Especialmente no caso de produtos com alto valor agregado (como é o caso de grande parte das empresas incluídas nesse estudo), o processo de avaliação acontece pelo desktop, onde o comprador pode ter uma experiência mais completa e uma tomada de decisão segura.
Este dado pode ser um indicativo de que o canal Direto está gerando os leads mais qualificados para as empresas do segmento. Os usuários contabilizados aqui são aqueles que acessam um site diretamente, digitando o endereço na barra de pesquisa.
Some a isso o tempo gasto no site antes da conversão: Dois fortes indicativos da intenção de compra. Canais com menor tempo médio até a conversão, como o Google Ads, tendem a trazer leads menos engajados com o processo.
Além de ser o canal que atrai a maioria dos acessos no segmento de Venda de Produtos, a Busca Orgânica também é o canal que apresenta a melhor taxa de conversão.
O dado reforça a importância do investimento em SEO e produção de conteúdo para sites desta categoria.
Pelo fato do Facebook Ads ser uma mídia display e o usuário não estar buscando ativamente uma solução, no geral esse canal traz baixas taxas de conversão.
No entanto, vale lembrar que as empresas participantes deste estudo trabalham, em sua maioria, com processos de venda complexos e produtos de alto valor agregado (como sistemas de segurança e materiais de construção). No caso dos E-commerces, as redes sociais têm uma representatividade maior na taxa de conversão e no processo de compra como um todo.
O Google Ads é um dos canais que gera menos conversões no segmento de Produto (repare que, no gráfico anterior, ele aparece abaixo do canal Direct). Aqui, podemos ver que a experiência Mobile é o que está afetando negativamente o resultado do canal.
Existem 2 fatores principais que podem ser responsáveis por esta queda: a experiência mobile não é agradável para nos sites deste segmento; e os visitantes deste segmento têm preferência pelo desktop na hora da conversão.
Além do Google Ads, o canal de Busca Orgânica também apresenta uma grande diferença nas taxas de conversão mobile e desktop.
Isso demonstra que o nível de intenção do usuário no desktop é maior - e que o processo de decisão de compra em geral acontece no desktop para uma experiência mais completa e tomada de decisão segura.