Apesar das campanhas e materiais com forte apelo visual e em vídeo estarem tomando conta da internet e das redes sociais, não podemos negar o valor de um bom título para chamar e prender a atenção do consumidor. 

Criar textos persuasivos e que se destaquem realmente é um desafio, mesmo para profissionais que já estão acostumados a criá-los.

É preciso pensá-los estrategicamente e, principalmente, saber construí-los com conhecimento técnico, boa escrita e uma dose de criatividade.

Para te ajudar com isso, reunimos exemplos de títulos criativos, atrativos e que geram mais cliques.

Confira!

Por que um título é importante?

O título é a primeira parte de um texto de um anúncio, página e post.

Se ele não é atrativo ou não passa a informação certa, o usuário simplesmente passa para o próximo conteúdo, que pode ser do seu concorrente. 

Apenas anúncios e páginas com títulos fortes chamam a atenção do usuário e despertam o interesse para a leitura ou para o material. 

Como pensar em um bom título?

Existem alguns caminhos para criar títulos de impacto.

Você pode seguir alguns métodos e orientações de copywriting para tal. 

Copywriting é um tipo de escrita focada em persuasão.

No marketing, o copywriting é utilizado como ferramenta para incrementar materiais como sites, anúncios, conteúdos de redes sociais, e-mails marketing, blog posts, e-books, etc.

E ele pode e deve ser aplicado não só aos conteúdos, mas também aos títulos.

Falaremos ao longo do conteúdo sobre algumas das metodologias desse tipo de escrita.

Qual a importância dos títulos criativos?

Um bom título vai atrair a atenção, entregar o propósito daquele material ou anúncio, gerar identificação com o leitor e despertar o interesse para a leitura completa, promessa ou ação atrelado a ele.

Por esse motivo, um título criativo precisa também: 

  • Chamar atenção;
  • Despertar interesse;
  • Gerar um desejo;
  • Levar à ação.

2 metodologias conhecidas para criar bons títulos

Como comentamos, existem alguns métodos aplicados ao texto para torná-los mais atrativos e persuasivos para o público.

Aqui trouxemos duas das metodologias mais conhecidas. 

Técnica AIDA

A técnica AIDA segue a estrutura do acrônimo que a nomeia, com as iniciais das palavras Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

O modelo propõe que sejam criados textos e títulos capazes de gerar: 

  • Atenção: em primeiro lugar, a atenção do público precisa ser conquistada, e muitas vezes isso já acontece no no título do material, seja este um e-mail, Landing Page ou anúncio focado em conversão.
  • Interesse: depois da atenção, precisa existir o despertar do interesse para a mensagem que está sendo transmitida através do texto escrito. Apenas dessa forma o usuário vai consumir a informação até o final. 
  • Desejo: o desejo aparece no título através da exposição dos benefícios daquele conteúdo. Como o seu você entrega, através daquele material, exatamente o que ele procura? 
  • Ação: o conteúdo também deve trazer uma chamada para a ação, através de um Call-to-Action. Essa é a conversão esperada do usuário, portanto deve ter como foco o benefício que ele terá ao realizá-la e também pode estar presente desde o título.

Técnica SHINE

O nome dessa metodologia também é um acrônimo para os termos em inglês de Especificidade, Utilidade, Imediatismo, Novidade e Entretenimento.

Segundo essa metodologia seu título precisa ser escrito e apresentado de forma que tenha todas essas características reunidas: 

  • Precisa ser objetivo e ir direto ao ponto.
  • Precisa ser útil para o leitor.
  • Precisa criar senso de urgência.
  • Precisa garantir algo único e que gere uma boa experiência. 
  Leia também: A Metodologia Esquecida para Aumentar a Geração de Leads

Canais onde usar um título impactante

Um bom título, principalmente quando falamos em materiais e ações de marketing digital, faz toda a diferença.

Afinal, somos carregados de informações, comunicações e ofertas o tempo todo, através de diversos dispositivos e canais.

E você também deve aproveitar todas essas possibilidades e diferentes materiais para atrair o consumidor em potencial já no primeiro momento.

Alguns exemplos de canais que podem se beneficiar de títulos criativos são:

Sites e Landing Pages

Se temos apenas alguns preciosos segundos para prender a atenção do visitante e determinar a percepção dele sobre a nossa página, o foco na oferta de forma clara precisa estar presente logo no título principal de um Site ou Landing Page.

Seu visitante precisa entender de forma rápida e objetiva o que você está oferecendo — e a sua mensagem precisa ser mais do que clara, precisa também ser persuasiva.

Portanto, não caia no erro de criar um título qualquer. 

Anúncios

Anúncios com títulos fracos não chamam a atenção do leitor e muito menos despertam interesse para continuar a leitura.

Com um título inadequado, seu anúncio também perde em cliques e conversões.

Artigos de Blog

Sem um título atrativo, o usuário nem mesmo clica no seu link para ler o conteúdo completo.

Por isso, os títulos dos seus posts devem ser instigantes e fazer com que o clique seja inevitável. 

Mas lembre-se, explore no seu título algo que seu conteúdo realmente entrega, ou isso causará uma frustração no leitor, que abandonará o seu blog rapidamente (os famosos títulos “click bait“, ou “isca de clique”).

E-mail Marketing

Quantos e-mails de diferentes marcas você recebe por semana?

E quantos desses você realmente abre?

Um dos fatores nessa escolha é o assunto ou “título” do e-mail marketing.

Redes Sociais

O mesmo vale para as publicações em redes sociais.

O título presente nas imagens das publicações muitas vezes é o que desperta interesse para a leitura do post completo.

  Você também pode se interessar: Princípios de Títulos que Convertem: Validados com 215 Mil Testes

10 Modelos de títulos criativos

Mas então, com tanta concorrência, como criar essas chamadas que vão se destacar?

Reunimos neste post 10 exemplos de títulos criativos para você se inspirar.

Na verdade, são 10 formatos, mas com dezenas de opções que você pode aplicar nos seus materiais.

1. Exemplos de títulos com lista

Pessoas adoram listas.

Você mesmo está lendo neste momento um artigo que utilizou esse gancho para chamar a sua atenção: “10 Exemplos de Títulos Criativos para Sites, Posts e Anúncios”. 

Por isso, explore listas, passo a passo, dicas e sempre prefira incluir nesse tipo de título o numeral ao invés do número em texto.

Alguns exemplos:

  • Quer implementar um sistema de logística? Confira esses 7 passos;
  • 4 modelos de óculos de sol para o verão;
  • 6 curiosidades sobre a captação de leads;
  • Descubra os 4 maiores erros dos roteiros de viagem.

2. Exemplos de títulos criativos e inquietantes

Se relacione com o seu público.

Você sabe o que ele precisa, sobre o que ele pensa ou o que o deixa curioso?

Pois explore isso nos seus títulos, aumente a inquietação que ele tem e veja suas taxas de clique e de conversão aumentarem. 

  • Você realmente está pronto para fazer um financiamento?
  • Verdades que ninguém te conta sobre um intercâmbio para o Canadá;
  • Para de fazer isso se você quer aumentar sua produtividade.

3. Exemplos de títulos “Como fazer”

As pessoas utilizam e muito a internet para aprender e estudar.

Por isso, os títulos com “Como fazer” são tão atrativos, principalmente quando falamos em mecanismos de busca.

O leitor espera solucionar um problema latente com esse tipo de busca e resultado:

  • Como fazer um jardim vertical?
  • Guia prático: como utilizar o WhatsApp Business;
  • Como criar um anúncio no Facebook Ads?

4. Exemplos de títulos com promessa

Se seu leitor tem um problema ou necessidade, ele precisa encontrar uma solução.

A promessa no título gera altas expectativas, então tenha certeza de que seu conteúdo irá cumpri-las.

  • Segredos para se tornar um empreendedor de sucesso;
  • Produtos com frete grátis para todo o Brasil;
  • Teste o melhor CRM de vendas.

5. Exemplos de títulos com pergunta

Você vai notar que algumas das dicas e exemplos de títulos criativos se complementam.

E é verdade que você pode aplicar mais de uma técnica no mesmo título.

No caso das perguntas, elas reforçam a informação entregue e gera curiosidade em relação ao conteúdo — que obrigatoriamente deve entregar a resposta.

  • É Melhor Contratar uma Agência ou Equipe de Marketing?
  • Você já aplica esses passos básicos para gerenciamento de gastos?
  • O que acontece se você para de postar no Instagram da sua marca?

6. Exemplos de títulos urgentes

O senso de urgência é um dos gatilhos mais explorados no marketing e isso acontece porque ele realmente funciona.

Logo, títulos também podem utilizar esse recurso:

  • Conquiste a independência financeira agora mesmo;
  • 30% de desconto só até amanhã!
  • Confira a forma mais rápida de montar um fluxo de venda;
  • Aumente seus resultados em apenas uma semana.

7. Exemplos de títulos facilitadores, mas, criativos

Quer passar a ideia de que você vai entregar uma solução rápida para o seu leitor?

Explore títulos que utilizem termos facilitadores.

Confira alguns exemplos de títulos criativos nesse caso:

  • 7 formas de simplificar seu processo de vendas;
  • Encontre uma loja perto de você!
  • Centralize todas as suas tarefas em um único aplicativo.
  • Automação de marketing simplificada como você nunca viu antes.

8. Exemplos de títulos com foco na palavra-chave

Mais uma vez, entenda as necessidades e o que chama a atenção do seu público.

Com isso em mãos, explore em seus títulos as palavras-chave que são relevantes para ele, principalmente em anúncios, Landing pages e títulos de posts de blog.

9. Exemplos de títulos que geram autoridade

Ao apresentar sua marca e seu conteúdo como uma referência que sabe do que está falando, você gera autoridade e um nível maior de confiança.

Para explorar isso em seus títulos, produza conteúdos e materiais com base nos seus dados, estudos, experiência de mercado, cases, resultados obtidos, etc.:

  • 7 métodos comprovados para _____________;
  • Os segredos de logística de quem conta com 20 centros de distribuição.

10. Exemplos de títulos persuasivos

Por fim, trouxemos também alguns exemplos de títulos criativos e persuasivos, muito úteis e adequados principalmente em materiais que possuem foco em conversão:

  • Problemas para aumentar o faturamento? A gente te ajuda;
  • Consiga 20% de desconto com apenas um clique;
  • Aumente a captação de leads em até 3 vezes.

Conclusão

Fazer com que o seu título se destaque entre tantos materiais de marketing não é tarefa fácil!

Mas com as técnicas certas e com o entendimento do que funciona para o seu público, as chances de construir títulos atrativos e que geram cliques são muito maiores. 

Se você gostou deste artigo, confira também nosso conteúdo sobre O que é copywriting e como converter usando copywriting?

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Categorias: Copywriting

Fernanda Andreazzi

Estrategista de conteúdo na Leadster, atua há 5 anos com Marketing Digital, Inbound Marketing, SEO - e tudo o que há de bom