ESTUDO DE CASO

O Match Ideal: como o Isaac melhorou a sua captação e qualificação de leads com a Leadster

Com Bernardo Cunha e Ariane Cardoso, do time de Growth do Isaac

25%

Aumento em Conversão

5.647

Leads Gerados com a Leadster

Segmento

Software

Tamanho

Startup

Foco

Conversão e Qualificação de Leads

Funcionalidade preferida

Teste A/B

Em maio de 2022, o time de Growth do isaac — empresa de tecnologia que oferece uma plataforma de gestão financeira para escolas — procurava ferramentas para acompanhar o crescimento acelerado da startup.

A equipe estava em um processo de melhorar ambas as conversões de página e as qualificações de leads para o negócio.

Por isso, Bernardo Cunha e Ariane Cardoso — respectivamente, gerente e analistas de Growth da equipe — começaram a procurar por potenciais tecnologias de marketing e a testar diversas opções no mercado.

Após alguns testes, encontraram exatamente o que procuravam, uma ferramenta que, segundo eles, trouxe o match perfeito.

O que veremos nesse case

  1. Conheça o isaac
  2. Como o isaac conheceu a Leadster
  3. Como foi o processo de implementação
  4. Por Dentro da Estratégia
  5. Como criar um bot de geração de Leads

Conheça o Isaac

Com alguns anos de experiência no mercado educacional, e percebendo as dificuldades financeiras que as escolas do Brasil precisavam enfrentar diariamente, os empreendedores Ricardo Sales e David Peixoto fundaram, em 2020, o isaac.

Depois de apenas dois anos, a startup, que oferece a maior plataforma de serviços financeiros feita para escolas, já conta com um time de mais de 500 profissionais, dentre eles, Bernardo e Ariane, que nos contam hoje a sua história.

+2

anos de mercado

+700

clientes atendidos

Saiba o que chamou a atenção da Isaac para a Leadster

“A gente estava num processo de melhorar a nossa conversão de página e também a nossa qualificação de leads. Durante esse processo nós recebemos a indicação de ter um chatbot no site de uma pessoa aqui de dentro, daí a gente começou a pesquisar algumas opções do mercado e recebemos uma indicação boa sobre vocês”.

Bernardo Cunha

Gerente de Growth do isaac

Como o Isaac Conheceu a Leadster

Em meio aos processos da equipe de Growth para melhorar a captação e qualificação de leads, Ariane e Bernardo receberam uma indicação: primeiro, para utilizarem um chatbot no site e, depois, sobre a Leadster em si.

Mesmo com a indicação, foram muitos testes e fornecedores de chatbot avaliados. No entanto, eles acabaram optando pela solução da Leadster por dois motivos:

  1. Perceberam um aumento dos resultados já nos 14 dias de teste gratuito;
  2. O fato de a Leadster ser uma ferramenta altamente direcionada para o marketing, possibilitando a visualização e análise de dados importantes e a integração com diversas ferramentas, como o CRM Hubspot, utilizado internamente por eles.

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"[Depois de implementarmos a Leadster] o teste que a gente fez foi assim: vamos ver se o chatbot gera um upside vs o formulário normal. E nós vimos que sim, que não só gerava um upside, mas que trazia uma qualidade melhor, então isso aí já foi um ponto crucial para a gente decidir"

Bernardo Cunha

Gerente de Growth do isaac

Como foi o processo de implementação

A implementação do chatbot da Leadster no site do isaac, de acordo com Bernardo, foi bastante simples: “a gente fez sozinho e foi bem rápido”.

Ele pediu ajuda a duas pessoas do time, entrou na plataforma onde hospedavam o site, colou o código da Leadster e, em poucos minutos, tudo já estava rodando corretamente.

case isaac

Depois disso, ele ficou responsável por criar os fluxos do chatbot, e diz “achei bem simples a construção e integração, então foi tudo bem tranquilo”.

Os resultados chegaram rapidamente. Ainda durante o teste gratuito, a equipe percebeu que a Leadster realmente permitia uma maior captação e qualificação de leads em relação aos formulários comuns.

Assim, a contratação completa da ferramenta se tornou um caminho evidente a se seguir.

"Como o chatbot é mais rápido que o formulário, conseguimos pedir mais informação para o lead do que pedimos no formulário, então ele chega numa riqueza de detalhe melhor, numa qualificação e nível de prioridade melhor"

Bernardo Cunha

Gerente de Growth do isaac

case isaac

Por Dentro da Estratégia

Inicialmente, a estratégia do isaac foi voltada para conversão de leads apenas em páginas orgânicas.

Antes da Leadster, Ariane diz que o isaac gerava tráfego orgânico, mas que não conseguia converter esses visitantes.

É muito mais difícil um usuário preencher um formulário tradicional do que ele preencher um chat que gera uma interação”, explica.

Então, logo depois da implementação e do teste gratuito com a nova ferramenta, a equipe de Growth do isaac percebeu uma melhora no aproveitamento desses usuários.

Hoje a gente consegue gerar uma conversão de cerca de 1,50 a 1,58% desses leads que entram [organicamente] no nosso site, o que faz com que a gente maximize os nossos esforços de conversão”, conta Ariane.

Assim, ao perceber que a Leadster trazia melhor volume e qualidade em relação aos formulários, a equipe começou a testar a ferramenta de outras formas também.

Hoje, eles usam o chatbot de marketing conversacional para otimizar a entrega de alguns tipos de conteúdos e também em sua comunicação de e-mail marketing. “[Queremos] trabalhar essa ideia de chats fora da página para que a pessoa tenha mais interação. É uma forma da gente trazer um contato mais próximo com nosso prospect, e também é uma forma diferente de trabalharmos a comunicação sem ser o formulário, que é a maior dificuldade que nós temos”, diz a analista.

Já nas campanhas de mídia paga, ao começarem a utilizar a Leadster, Ariane também considera que houve uma melhoria com o uso da ferramenta.

Mesmo sendo um visitante mais quente, ela percebe que o lead de mídia paga nem sempre acaba preenchendo formulários. Então, quando há um chatbot conversando com ele ativamente, isso maximiza a oportunidade de conversão.

O time do isaac compartilha também que conseguiram tirar bastante insights da ferramenta de teste A/B da Leadster, além de conseguir entender melhor o comportamento de seus leads a partir das chamadas inteligentes.

“Nós conseguimos fazer estratégias, fazendo um teste A/B, entendendo qual tipo de chamada gerava uma conversão maior de lead”, comenta Ariane.

case isaac

A personalização dos fluxos do chat também foi algo importante para a estratégia da empresa.

Segmentando os fluxos conforme a URL, “a gente consegue de fato ter uma jornada para cada campanha, canal, enfim, para conectar bem a mensagem e o canal. Então se a gente está ali num canal falando sobre a proposta de valor A, o bot também vai subir uma mensagem com essa mesma proposta de valor. Temos esse fluxo mais alinhado”, explica Bernardo.

Toda essa estratégia permitiu que a empresa se tornasse, de acordo com eles, “muito mais eficientes no nosso canal inbound de captura”.

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case isaac

“[O lead de uma campanha paga] passeia mais pelo site, olha um pouco mais a página, tenta entender… e quando a gente tem ali um CTA conversando com ele dentro da necessidade que ele precisa, [isso] maximiza a oportunidade de convertermos um lead de tráfego pago, que já tem um valor muito maior investido"

Ariane Cardoso

Analista de marketing do isaac

Uma parceria de Sucesso

Em meio a todos os projetos futuros e expectativas de resultados ainda maiores com a plataforma, Bernardo e Ariane consideram que a parceria do isaac com a Leadster é muito valiosa e gera valor para sua empresa.

“Os números nessa área falam por si só”, diz Bernardo.

Ariane ainda vai além e diz que a Leadster também combina com a marca do isaac.

Para a analista, além de trazer leads mais qualificados, a Leadster teve realmente um match completo do que eles gostariam que o isaac representasse para as escolas (seu público-alvo central).

“A ideia do isaac é ser um parceiro de escola, e como parceiro a gente quer que a escola se sinta acolhida, que ela perceba essa sensação de que estamos ali para ouvir, para se comunicar e ter de fato uma interação muito maior.

Então, a Leadster teve um match total com essa proposta e como a gente ia se comunicar com esse lead antes mesmo da gente realizar uma apresentação comercial ou de ir até à escola dele, conversar, enfim, de qualquer ponto de contato”.

Ariane Cardoso

Analista de Marketing do isaac

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