Sumário

Com planejamento, pesquisa e sensibilidade ao mercado, as marcas podem utilizar o chatbot no site como parte da estratégia de geração de leads qualificados.

O chatbot funciona melhor do que um formulário estático, abre espaço para diálogo facilitado e fluido com o visitante das páginas do seu site e consegue alcançar em escala e de forma personalizada os consumidores da marca.

Existem vários tipos de chatbots, com diferentes objetivos, formatos de configuração, níveis de complexidade e aplicações.

Aqui, na Leadster, nossa ferramenta de marketing conversacional é pensada para vendas e marketing, atendendo a grande parte das necessidades das empresas que buscam por este tipo de ferramenta, aumentando a geração de leads e a taxa de conversão dos sites e landing pages.

Fonte: Intercom

Se você quer melhorar a geração e qualificação dos leads da sua empresa, continue a leitura deste artigo.

Com ele, vamos ensinar como implementar o chatbot de forma gratuita e altamente personalizada.

Prefere assistir ao vídeo? Confira a seguir:

O que é um chatbot?

O que é um chatbot?

O chatbot é um software de conversação

A ferramenta é programada para simular uma conversa humana, automatizando tarefas repetitivas e burocráticas que impedem muitas vezes a resolução de problemas mais complexos.

Os chatbots podem ter diversas funções, como marketing, vendas, atendimento etc.

Vamos explorar os seus tipos logo abaixo!

Quais são os tipos de chatbot?

Podemos agrupar em 4 grandes blocos.Vamos a eles:

  • Chatbot por Objetivo – varia conforme a necessidade da empresa:
    • Chatbot de atendimento – fornece informações sobre um produto, serviço ou processo. Deve ser capaz de responder uma gama grande de questionamentos.
    • Chatbot de marketing – gera leads qualificados, entendendo os hábitos e interesses de consumo, também levantam informações relevantes para o departamento comercial.
    • Chat online – é uma mistura entre atendimento e vendas. Sua principal diferença é a necessidade de toda uma equipe de carne e osso para fazer o atendimento.
  • Chatbot por Tipo de Inteligência – esse grupo é segmentado pela tecnologia por trás da dinâmica de armazenamento de dados e interação automática:
    • Chatbot baseado em regras – funciona por meio de uma estratégia predeterminada de comandos e respostas. Ou seja, a interação é baseada em scripts.
    • Chatbot baseado em inteligência artificial – essa ferramenta vai aprendendo conforme a quantidade de dados captados. Ela consegue entender, responder os comandos e evoluir através do tempo.
  • Chatbot por Complexidade – esse tipo de chatbot considera a experiência oferecida ao usuário:
    • Chatbot de escolha de opções – oferece opções para que o visitante seja guiado por comandos já pré-definidos. Facilitando interação rápida e a tornando mais assertiva.
    • Chatbot de contexto – aplicado principalmente em esquemas de assistentes virtuais, acessados muitas vezes por um mesmo usuário. A Siri, Alexa e Google são alguns dos exemplos.
    • Chatbot de reconhecimento de palavras-chave – como o próprio nome já diz, ele identifica certas palavras pré-programadas no sistema e devolve perguntas, respostas ou direções específicas aos visitantes.
  • Chatbot por Tipo de Configuração – grupo que aborda termos mais técnicos de programação:
    • Chatbot baseado em código – baseados em códigos, são normalmente renderizados por frameworks, e construídos do zero.
    • DIY Chatbot – criado com frameworks robustos como base. Tem a personalização das regras e critérios conforme a necessidade individual da empresa que oferecerá essa ferramenta aos visitantes ou consumidores

Que tipo de chatbot você vai aprender a criar neste artigo?

Que tipo de chatbot você vai aprender a criar neste artigo?

Pensando em como criar um chatbot após todas essas informações?

Pois bem, neste artigo você aprenderá a criar o chatbot da Leadster.

A ferramenta é voltada para geração e qualificação de leads, ou seja, abrange os setores de marketing e vendas.

Seu fluxo de construção é simples, baseado em regras.

Por isso, não é preciso um desenvolvedor para criá-lo, qualquer pessoa pode fazê-lo. Veja abaixo uma demonstração:

Como criar um chatbot grátis na Leadster

Como criar um chatbot grátis na Leadster

Criar um chatbot de forma gratuita na Leadster é muito fácil. Confira o passo a passo em detalhes.

1. Inicie a sua demonstração

Para ter acesso à ferramenta e criar a sua conta, basta acessar o site da Leadster e clicar em “VER DEMONSTRAÇÃO”.

Você será direcionado para a página de acesso e assim poderá criar rapidamente a sua conta.

Alguns dados simples são solicitados para entender melhor seu perfil e oferecer a melhor solução para o que você precisa.

Aqui, você precisa fornecer a url do site da sua empresa, seu nome, e-mail profissional e telefone.

O chatbot solicitará então a criação de uma senha e pronto, você já pode partir para o próximo passo com a conta criada. 

Descubra quantos visitantes o seu site recebe por mês

Outro dado importante para entender o perfil da solução oferecida para você é o volume de acessos por mês que seu site tem hoje.

Você pode conferir essa informação na sua conta do Google Analytics ou no CPanel do servidor de hospedagem do seu site.

Não tem essa informação em mãos? Sem problemas! Este não será um impeditivo para seguir com a implementação da ferramenta. 

2. Configure sua conta

Com a conta criada, chega a hora de configurá-la, informando o que você realmente espera para a sua empresa.

Lembre-se, você poderá implementar toda a ferramenta e oferecer o chatbot no seu site de forma gratuita por 14 dias. Caso não ultrapasse o volume de 30 leads por mês (mas, sinceramente, a gente espera que sim!), você pode seguir no plano gratuito indefinidamente.

Defina seu objetivo

O primeiro passo para configurar a sua conta é definir o objetivo da sua empresa ao utilizar um chatbot.

Informe o segmento da sua empresa

Depois, a plataforma solicitará que você defina o segmento da sua empresa.

Com esse passo, você pode também conferir cases de sucesso de outras marcas do mesmo segmento que também investiram no chatbot da Leadster e, assim, aumentaram os resultados de acordo com o objetivo desejado.

Escolha as características do seu atendente virtual

De acordo com as informações de objetivo e segmento, a plataforma disponibilizará algumas opções para o avatar do seu chatbot.

Definimos aqueles que têm melhores resultados dentro do seu segmento, de acordo com nossos testes e pesquisas.

Crie uma chamada de conversão personalizada

Com o chatbot ou assistente virtual disponibilizado pela Leadster, você pode definir a chamada de conversão.

A plataforma, mais uma vez com base nos dados coletados ao longo dos cinco anos de atuação, sugere aquela que possui melhor performance no seu segmento.

Disponibilizamos também um conteúdo sobre criação destas chamadas, caso você queira trabalhar com algo mais personalizado e precise de uma orientação.

Visualize a demonstração do assistente em seu site

Pronto! Finalizada esta etapa, a demonstração de como o seu chatbot vai aparecer e interagir com os visitantes da página já pode ser visualizada.

Você pode testar como ele irá se comportar, além de voltar para as configurações e alterar os dados e definições sempre que quiser. 

3. Finalize o seu primeiro fluxo

Para continuar com a configuração do chatbot, é preciso também configurar o fluxo relacionado a ele.

A própria plataforma já explica o passo a passo e tira as dúvidas, mas vamos te contar por aqui também!  

Defina em quais páginas do site o chatbot será exibido

Aqui é fácil, você escolhe se o chatbot configurado vai aparecer em todas as páginas do site ou apenas em algumas mais específicas.

Você pode criar chats com diferentes abordagens de acordo com cada página, inclusive.

Construa o seu fluxo de perguntas

Você pode ajustar não apenas a chamada de conversão inicial, mas todas as regras e textos do seu chatbot ao longo da interação com seus visitantes.

A definição das perguntas, opções oferecidas e respostas é feita neste momento. 

Suas perguntas devem ser preferencialmente curtas e diretas.

A atenção do visitante é baixa na internet, então se você tentar realizar a venda com textos longos, provavelmente irá perder esse lead.

O foco aqui é qualificar, colhendo as informações mais relevantes para seus vendedores conhecerem a necessidade e perfil desse lead.

Defina seus critérios de qualificação — e adicione-os ao fluxo

Como comentamos e fazemos questão de reforçar, um chatbot não é apenas um gerador de leads.

É possível definir, desde o primeiro momento de interação, critérios de qualificação e segmentação desses leads.

Isso vai facilitar e muito a sua estratégia de nutrição, além de torná-la muito mais robusta e certeira.

Direcione os leads para os canais apropriados

De acordo com as respostas do lead, você pode também, diretamente através da plataforma da Leadster, direcionar qual o melhor canal para que o lead possa entrar em contato ou ser abordado pela equipe comercial, caso ele já esteja neste estágio na jornada de compras.

Você tem as opções de enviar este contato para o WhatsApp, adicioná-lo a um fluxo de e-mails, criar um novo negócio no CRM, entre outras opções. 

Integre com suas plataformas de marketing

Você pode integrar outras plataformas e ferramentas de marketing à plataforma da Leadster.

Depois de feita a integração, assim que um lead responder todas as perguntas, disparamos um evento de conversão para suas plataformas de acordo com o nome definido.

4. Ative a Leadster no seu site

A ativação acontece com a instalação de um plugin em plataformas já configuradas ou através de instalação via código.

  • Instale com WordPress;
  • Instale com Wix;
  • Instale com Google Tag Manager;
  • Instale via código.

5. O resto é com a Leadster!

Você está pronto para utilizar a plataforma e aumentar em 3x sua captação de leads.

Agora você já pode de fato colocar seu chatbot configurado e personalizado de acordo com os objetivos da sua marca no ar.

A partir da criação da sua conta e ativação do chatbot você terá 14 dias para explorar a ferramenta de forma gratuita.

Após esse período, caso sejam registrados mais de 30 leads, também chegará a hora de optar por um de nossos planos pagos.

Outras opções que a Leadster oferece para aumentar sua conversão

Outras opções que a Leadster oferece para aumentar sua conversão

Explore ainda outras funcionalidades disponíveis para incrementar a sua estratégia de geração de leads e criar um chatbot incrível para o seu site!

Aplique chamadas inteligentes

Chamadas inteligentes são chamadas alternativas que são exibidas em seu site caso o visitante não converta na chamada principal.

Com essa funcionalidade você pode tentar outras abordagens para converter o visitante em um lead.

Você também pode adicionar mais de uma chamada clicando em “Adicionar variação”.

Faça testes A/B

Dentro da plataforma você também pode fazer testes A/B em seu chat de uma forma muito fácil.

Essa é uma das principais técnicas para aumentar a taxa de conversão de um site e aumentar, assim, as vendas.

O conceito é muito simples: realizar comparações entre variáveis de marketing, com o objetivo de definir qual variável gera as melhores respostas.

Neste caso, você pode realizar testes A/B com a abordagem do chat, podendo realizar variações de chamada, foto ou fluxo de perguntas.

Personalize seus fluxos de acordo com a página do site e origem do lead

Como um vendedor dentro de uma loja aborda os clientes e realiza uma conversa alinhada com sua seção de interesse, você também deve personalizar a sua abordagem e conversa de acordo com a página/produto de interesse de seu visitante.

Com a Leadster é possível realizar essa personalização, dessa forma a experiência do usuário se torna mais humanizada, aumentando o engajamento.

Pela nossa experiência a personalização tende a aumentar suas taxas de conversão em até 40%, pois oferece o valor alinhado com o interesse do cliente!

Adicione a sua Política de Privacidade

Para adequar sua captação de leads de acordo com a LGPD você precisa adicionar o link para sua política de privacidade no chat. E esse passo também pode ser realizado dentro da plataforma que oferecemos. 

Crie páginas de captura para disponibilizar fora do site

Além de contar com a nossa ferramenta nas páginas do seu site, agora você pode criar uma página exclusiva para capturar os seus leads através do marketing conversacional.

Essa nova funcionalidade é perfeita para:

  • Sua equipe de vendas enviar para os contatos que chegam através do WhatsApp;
  • Adicionar um link de captura na bio do Instagram e em outras redes sociais;
  • Utilizar em campanhas de marketing específicas.

Integre com o WhatsApp para começar conversas com leads qualificados

Você pode adicionar um botão do WhatsApp no final da conversa com o seu visitante.

É possível configurar a mensagem padrão para que o lead entre em contato com o seu vendedor já informando os dados de qualificação.

Através da funcionalidade “Horário de atendimento” é possível determinar em quais horários o botão de WhatsApp será exibido em um fluxo, dessa forma, você consegue permitir que o lead visualize o botão apenas em horários onde haja algum atendente disponível.

Com a função Roleta de WhatsApp, também é possível inserir até 12 números de WhatsApp em um mesmo botão, assim, o sistema direciona cada lead que desejar falar através do WhatsApp para um desses números, aleatoriamente.

Agende reuniões instantâneas com leads qualificados

Após a qualificação dos leads feita pelo chatbot da Leadster, a nossa plataforma permite que você marque reuniões com os clientes em potencial.

Basta que o lead escolha o melhor horário a partir de uma integração com o seu Google Calendar e o agendamento pode ser feito instantaneamente!

Obtenha a localização do seu lead

Por meio do chatbot da Leadster você consegue captar todas as informações importantes do seu lead, inclusive sua localização.

Dessa forma, você consegue descobrir o perfil exato do usuário e fornecer uma experiência ainda mais personalizada, sem aumentar a quantidade de perguntas no seu fluxo.

Vantagens de usar um chatbot para vendas e marketing

Vantagens de usar um chatbot para vendas e marketing

Os assistentes virtuais são a melhor alternativa em relação aos formulários estáticos e estão crescendo pois eles garantem melhores taxas de conversão e uma experiência mais interativa e dinâmica. 

Essas ferramentas abordam cada consumidor de forma personalizada, de acordo com seu contexto de navegação, assim conseguem aumentar seu engajamento.

Confira outras vantagens ao adotar essa ferramenta.

Chatbots te ajudam a poupar tempo e dinheiro

Chatbots melhoram os resultados em vendas em média em 67% e hoje 26% de todas as vendas realizadas online começam através de uma interação com ferramentas de marketing conversacional. 

Além disso, 35% dos líderes comerciais afirmam que os chatbots auxiliam a fechar vendas ou contratos.

A ferramenta, além de melhorar os resultados no final do funil de venda, também propicia a coleta de informação relevantes, ajuda a qualificar leads e a aumentar o engajamento dos visitantes do site.

Tá bom para você?

Permitem uma abordagem proativa e personalizada

As ferramentas como chatbots ou assistentes virtuais fazem parte do marketing de conversa, por possibilitarem a personalização das interações conforme as necessidades e respostas do usuário. 

Essa é uma das principais características desse tipo de marketing, que é centrado no consumidor.

Independentemente do tipo de tecnologia, objetivo ou inteligência por trás da construção da ferramenta, ela deve ser capaz de entregar o que o visitante quer, da forma mais simples e da maneira mais rápida possível.

Ajudam a qualificar os leads, gerando melhores oportunidades

Ferramentas de marketing conversacional são úteis para atrair e converter contatos mais interessantes.

Além de gerar leads, essas ferramentas auxiliam na identificação daqueles melhor qualificados, através das perguntas realizadas no momento da interação.

Ao invés de direcionar uma grande quantidade de leads desqualificados para a equipe de vendas, tomando um tempo importante e comprometendo o resultado, com um chatbot ou assistente virtual é possível qualificar todos esses leads, entregando para vendas somente aqueles realmente qualificados.

Vão ao encontro de uma tendência no comportamento do consumidor

Hoje, muitos usuários preferem pesquisar por conta própria por mais tempo antes de querer falar com um vendedor.

Eles sabem que a partir do momento que entrarem em contato com o comercial, serão abordados.

E nem todo mundo está disposto a este tipo de interação. 

Além disso, com ferramentas como assistentes virtuais e chatbots o atendimento sempre é padronizado e o controle de qualidade também é mais firme.

Isso evita que o usuário tenha uma experiência ruim, que muitas vezes acaba fazendo com que ele desista de interagir ou de comprar com a marca.

Chatbots podem atender e qualificar seus visitantes 24h por dia

Quando um usuário aciona uma empresa, ele espera ter um retorno imediato e, muitas vezes, isso só é possível através de ferramentas automatizadas.

Muitas vezes a equipe de atendimento pode ficar sobrecarregada e não conseguir dar o retorno na hora.

Outro fator importante que precisa ser levado em consideração é que nem sempre o usuário vai enviar uma mensagem ou acessar o site em horário comercial.

Deixar um cliente em potencial esperando uma resposta não é uma boa escolha, ainda mais no mundo de hoje, acelerado e conectado.

Enquanto você não dá um retorno imediato para o visitante, seu concorrente pode já até tê-lo convertido em lead e, assim, você estará perdendo oportunidades de negócio.

Dúvidas frequentes na hora de criar um chatbot gratuito

Dúvidas frequentes na hora de criar um chatbot gratuito

Por mais que o processo de criar um chatbot gratuito não seja complexo, podem surgir algumas dúvidas no meio do caminho, principalmente ao que se refere ao mundo dos chatbots.

Pensando nisso, separamos aqui as principais dúvidas que podem surgir na hora de criar um chatbot. Vamos lá!

Como funcionam os chatbots?

Os chatbots podem funcionar tanto por meio da inteligência artificial quanto machine learning, os responsáveis por coletar dados e transformá-los em informações relevantes. Porém, em criações mais simples, eles atuam como FAQs, respondendo dúvidas recorrentes.

Como funciona a inteligência artificial?

A inteligência artificial é a responsável por dar respostas certas, mesmo que a pergunta não siga todas as palavras e ordem já estabelecidas no desenvolvimento do software.

Ou seja, ela utiliza de termos, compreende a questão, e consegue dar uma resposta adequada.

Qual é a ferramenta utilizada para construir chatbots?

Você pode criar um chatbot grátis por dois meios:

  • Estruturas de IA (framework): podemos citar como exemplo o Dialogflow do Google, IBM Watson e Microsoft Bot. Eles atuam como bibliotecas para desenvolvedores de software que criam os chatbots por codificação; ou
  • Plataformas de chatbots: elas já fornecem construtores de chatbot fáceis de usar que permitem que você crie um chatbot com blocos de construção. Como exemplo, podemos citar a Leadster.

Qual o valor de um chatbot?

Os valores dos chatbots variam conforme sua finalidade e a empresa que o oferece. 

Porém, como você pode ver em nosso texto de melhores chatbots, seus valores variam entre R$40 e mais de R$2000 mensais.

Qual o chatbot mais barato?

Muitas plataformas oferecem testes grátis. Além disso, a Leadster tem um plano grátis para as empresas que geram até 30 leads por mês.

Os planos pagos começam no valor de R$ 189!

Qual o melhor chatbot gratuito?

Além da Leadster, as plataformas que oferecem testes e planos gratuitos são: Tidio, Octadesk, Drift, Aivo e Neoway. 

Onde posso usar um chatbot na minha empresa?

Como já vimos um pouco neste artigo, os chatbots podem ser usados nas áreas de marketing, atendimento, vendas e suporte.

Fora isso, eles estão presentes em diversos setores da indústria.

No Brasil, os setores que mais utilizam chatbots são: varejo, financeiro, indústrias, saúde, utilidades, educação, startups e imobiliário.

Como os chatbots podem melhorar as vendas?

Ao criar um chatbot e implementá-lo em sua empresa, você terá como resultado:

  • Maior eficiência para capturar a atenção do visitante;
  • Criação de CTA personalizado conforme o perfil do lead e etapa do funil;
  • Maior engajamento no preenchimento dos dados;
  • Facilidade em qualificar e direcionar os leads gerados; e
  • Criação de uma análise de dados e facilidade na tomada de decisão.
 Saiba mais: 4 Ideias Comprovadas para Aumentar a Conversão do seu Site com Chatbots

Como gerar engajamento com os clientes por meio dos chatbots?

  • Ofertas personalizadas – ao oferecer respostas e ofertas personalizadas aos leads, você gera uma melhor experiência ao usuário, tornando a navegação mais interessante e aumentando as chances de retorno.
  • Pesquisas de satisfação – é sempre bom saber o que o público está pensando sobre a sua empresa. Além disso, por meio dessa ação você mostra a eles que se importa com o feedback e que sempre está pensando em melhorar.
  • Perguntas e respostas – o chatbot substitui a tradicional área de perguntas e respostas (FAQ). Com eles, os usuários terão respostas certeiras e instantâneas, resolvendo seus problemas e dúvidas mais facilmente.

Quais os principais mitos sobre chatbots?

  • Chatbots são frios e artificiais – mesmo que não substituam uma conversa humana, os chatbots proporcionam experiências completamente personalizadas e com certo grau de realismo, podendo até mesmo utilizar gírias e expressões características de determinado público.
  • Chatbots vão demorar para se popularizar – os chatbots fazem parte do avanço tecnológico e da transformação digital, que se dá a passos largos. Além disso, os chatbots proporcionam bons resultados a curto e médio prazo, ponto essencial para as empresas.
  • Chatbots custam muito caro – por automatizar diversos projetos e otimizar o tempo da empresa, os chatbots têm seu investimento pago rapidamente.
  • Os clientes não gostam de chatbots – muito pelo contrário, ao conhecer os chatbots o público não o dispensa mais. Até porque, a ferramenta proporciona respostas rápidas para perguntas urgentes, resolução de problemas, respostas detalhadas, entre outros. 

Como criar um chatbot em 6 etapas

A criação de um chatbot pode ser muito simples. Para provar isso, separamos aqui os 6 pontos para você seguir! Confira:

  1. Defina o objetivo do seu chatbot – você pretende usá-lo em qual área – vendas, marketing, atendimento, suporte etc -?
  2. Decida em que canais ou páginas ele deve aparecer – você usará o chatbot apenas em seu site, ou também no blog, e redes sociais?
  3. Escolha o melhor chatbot e crie suas conversas – dentre os tipos de chatbots que já citamos aqui, qual o melhor para o seu negócio?
  4. Teste! – Não esqueça de testá-lo antes de colocá-lo para rodar!
  5. Lance rapidamente e colete feedbacks – pergunte como está sendo a experiência de seus clientes com o chatbot. Está tudo funcionando corretamente?
  6. Monitore seus resultados e implemente melhorias constantemente – junto aos feedbacks, confira se seus resultados estão melhorando. Apenas dessa forma você conseguirá aplicar melhorias.

Boas práticas para criar um chatbot

Está pensando em melhorar seu chatbot? Então, já confira as boas práticas a seguir:

  • Invista no “toque” humano, não deixe as conversas robotizadas;
  • Direcione conversas complexas para equipes relacionadas; e
  • Procure seguir as mesmas características de linguagem e tom de voz utilizadas por sua marca e clientes.

Como montar um chatbot para WhatsApp?

Pensando em como criar um chatbot para o WhatsApp de sua empresa? Siga estes 3 passos:

  1. Obtenha um número de telefone;
  2. Crie uma conta na WATI – empresa que fornece o chatbot para WhatsApp; e
  3. Verifique sua conta comercial no Facebook Business Manager.

Como criar um chatbot no Facebook Messenger?

Você precisa seguir apenas 4 passos para criar um chatbot no Facebook Messenger. Confira:

  1. Clique em “Configurações” na parte superior da sua fan page;
  2. Em seguida, clique em “Mensagens” na coluna da esquerda;
  3. Encontre a opção “Envie respostas instantâneas para qualquer pessoa que enviar mensagens para a sua Página”, e a selecione;
  4. Por fim, clique em “Alterar”, configure a mensagem automática e clique em “Salvar”.

Como criar um chatbot no Telegram?

Também é muito fácil criar um chatbot no Telegram, são apenas 5 etapas!

  1. Você precisa buscar por @BotFather no app do Telegram;
  2. Envie o comando “/newbot”;
  3. Siga as instruções que o aplicativo envia;
  4. Em seguida, você receberá um token de autorização, usado para a integração com a sua plataforma; e
  5. Por fim, alimente o bot com todos os recursos da plataforma associadas ao TelegramBot.

Como criar um chatbot em Python?

O processo de criação em Python é um pouco mais longo, mas também bem simples de acompanhar. Para saber o passo a passo acesse o conteúdo da Treinaweb.

Leve como base o código abaixo:

Como criar um chatbot em Python?

Como criar um chatbot em JavaScript?

O processo de criar um chatbot em JavaScript também é mais longo que os demais, e exige certo nível de atenção.

Então, fique ligado no passo a passo do Programadriano para não perder nenhuma etapa

Para você entender melhor, siga a versão final:

Como criar um chatbot em JavaScript?

O mercado de chatbots no Brasil

Para finalizar nossa rodada de principais dúvidas que podem surgir no processo de como criar um chatbot, vamos entender como este mercado está no território nacional!

Segundo o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2022, o uso de chatbots no Brasil viu um aumento de 46,76% na criação de bots no período de 2021 para 2022.

Atualmente, o país conta com 58 mil chatbots ativos, tendo em média uma troca de 78 mil mensagens com, em média, 3,1 mil pessoas diferentes por mês. 

Esses poucos dados mostram quanto o mercado de chatbots prospera no país, reflexo do que vem acontecendo no mundo todo. Por isso, não deixe de investir na criação de chatbots!

Conclusão

Agora que você já sabe como criar um chatbot grátis, está pronto para colocar o chatbot da Leadster no site da sua empresa? 

Não perca o seu tempo buscando soluções em formulários estáticos!

Potencialize agora a geração e qualificação dos seus leads com a nossa demonstração.

Categorias: Chatbot

Gustavo Luby

CMO da Leadster, há 6 anos empreendendo no setor de tecnologia, apaixonado por CRO, Growth Hacking e Mídia paga.

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