Como Criar um Chatbot Grátis com a Leadster?

Publicado por Gustavo Luby em

Com planejamento, pesquisa e sensibilidade ao mercado, as marcas podem utilizar o chatbot no site como parte da estratégia de geração de leads qualificados.

O chatbot funciona melhor do que um formulário estático, abre espaço para diálogo facilitado e fluido com o visitante das páginas do seu site e consegue alcançar em escala e de forma personalizada os consumidores da marca.

Existem vários tipos de chatbots, com diferentes objetivos, formatos de configuração, níveis de complexidade e aplicações.

Aqui, na Leadster, nossa ferramenta de marketing conversacional é pensada para vendas e marketing, atendendo a grande parte das necessidades das empresas que buscam por este tipo de ferramenta, aumentando a geração de leads e a taxa de conversão dos sites e landing pages.

Fonte: Intercom

Se você quer melhorar a geração e qualificação dos leads da sua empresa, continue a leitura deste artigo. Com ele, vamos ensinar como implementar o chatbot de forma gratuita e altamente personalizada. 

Como criar um chatbot grátis na Leadster

Criar um chatbot de forma gratuita na Leadster é muito fácil. Confira o passo a passo em detalhes.

1. Inicie a sua demonstração

Para ter acesso à ferramenta e criar a sua conta, basta acessar o site da Leadster e clicar em “VER DEMONSTRAÇÃO”, no canto superior direito da página.

Você será direcionado para a página de acesso e assim poderá criar rapidamente a sua conta.

Alguns dados simples são solicitados para entender melhor seu perfil e oferecer a melhor solução para o que você precisa. Aqui, você precisa fornecer a url do site da sua empresa, seu nome, e-mail profissional e telefone.

O chatbot solicitará então a criação de uma senha e pronto, você já pode partir para o próximo passo com a conta criada. 

Descubra quantos visitantes o seu site recebe por mês

Outro dado importante para entender o perfil da solução oferecida para você é o volume de acessos por mês que seu site tem hoje.

Você pode conferir essa informação na sua conta do Google Analytics ou no CPanel do servidor de hospedagem do seu site.

Não tem essa informação em mãos? Sem problemas! Este não será um impeditivo para seguir com a implementação da ferramenta. 

2. Configure sua conta

Com a conta criada, chega a hora de configurá-la, informando o que você realmente espera para a sua empresa.

Lembre-se, você poderá implementar toda a ferramenta e oferecer o chatbot no seu site de forma gratuita por 14 dias. Caso não ultrapasse o volume de 30 leads por mês (mas, sinceramente, a gente espera que sim!), você pode seguir no plano gratuito indefinidamente.

Defina seu objetivo

O primeiro passo para configurar a sua conta é definir o objetivo da sua empresa ao utilizar um chatbot.

Informe o segmento da sua empresa

Depois, a plataforma solicitará que você defina o segmento da sua empresa. Com esse passo, você pode também conferir cases de sucesso de outras marcas do mesmo segmento que também investiram no chatbot da Leadster e, assim, aumentaram os resultados de acordo com o objetivo desejado.

Escolha as características do seu atendente virtual

De acordo com as informações de objetivo e segmento, a plataforma disponibilizará algumas opções para o avatar do seu chatbot. Definimos aqueles que têm melhores resultados dentro do seu segmento, de acordo com nossos testes e pesquisas.

Crie uma chamada de conversão personalizada

Com o chatbot ou assistente virtual disponibilizado pela Leadster, você pode definir a chamada de conversão. A plataforma, mais uma vez com base nos dados coletados ao longo dos cinco anos de atuação, sugere aquela que possui melhor performance no seu segmento.

Disponibilizamos também um conteúdo sobre criação destas chamadas, caso você queira trabalhar com algo mais personalizado e precise de uma orientação.

Visualize a demonstração do assistente em seu site

Pronto! Finalizada esta etapa, a demonstração de como o seu chatbot vai aparecer e interagir com os visitantes da página já pode ser visualizada. Você pode testar como ele irá se comportar, além de voltar para as configurações e alterar os dados e definições sempre que quiser. 

3. Finalize o seu primeiro fluxo

Para continuar com a configuração do chatbot, é preciso também configurar o fluxo relacionado a ele. A própria plataforma já explica o passo a passo e tira as dúvidas, mas vamos te contar por aqui também!  

Defina em quais páginas do site o chatbot será exibido

Aqui é fácil, você escolhe se o chatbot configurado vai aparecer em todas as páginas do site ou apenas em algumas mais específicas. Você pode criar chats com diferentes abordagens de acordo com cada página, inclusive.

Construa o seu fluxo de perguntas

Você pode ajustar não apenas a chamada de conversão inicial, mas todas as regras e textos do seu chatbot ao longo da interação com seus visitantes. A definição das perguntas, opções oferecidas e respostas é feita neste momento. 

Suas perguntas devem ser preferencialmente curtas e diretas. A atenção do visitante é baixa na internet, então se você tentar realizar a venda com textos longos, provavelmente irá perder esse lead.

O foco aqui é qualificar, colhendo as informações mais relevantes para seus vendedores conhecerem a necessidade e perfil desse lead.

Defina seus critérios de qualificação — e adicione-os ao fluxo

Como comentamos e fazemos questão de reforçar, um chatbot não é apenas um gerador de leads. É possível definir, desde o primeiro momento de interação, critérios de qualificação e segmentação desses leads. Isso vai facilitar e muito a sua estratégia de nutrição, além de torná-la muito mais robusta e certeira.

Direcione os leads para os canais apropriados

De acordo com as respostas do lead, você pode também, diretamente através da plataforma da Leadster, direcionar qual o melhor canal para que o lead possa entrar em contato ou ser abordado pela equipe comercial, caso ele já esteja neste estágio na jornada de compras.

Você tem as opções de enviar este contato para o WhatsApp, adicioná-lo a um fluxo de e-mails, criar um novo negócio no CRM, entre outras opções. 

Integre com suas plataformas de marketing

Você pode integrar outras plataformas e ferramentas de marketing à plataforma da Leadster. Depois de feita a integração, assim que um lead responder todas as perguntas, disparamos um evento de conversão para suas plataformas de acordo com o nome definido.

4. Ative a Leadster no seu site

A ativação acontece com a instalação de um plugin em plataformas já configuradas ou através de instalação via código.

  • Instale com WordPress;
  • Instale com Wix;
  • Instale com Google Tag Manager;
  • Instale via código.

5. O resto é com a Leadster!

Você está pronto para utilizar a plataforma e aumentar em 3x sua captação de leads.

Agora você já pode de fato colocar seu chatbot configurado e personalizado de acordo com os objetivos da sua marca no ar. A partir da criação da sua conta e ativação do chatbot você terá 14 dias para explorar a ferramenta de forma gratuita. Após esse período, caso sejam registrados mais de 30 leads, também chegará a hora de optar por um de nossos planos pagos.

Outras opções que a Leadster oferece para aumentar sua conversão

Explore ainda outras funcionalidades disponíveis para incrementar a sua estratégia de geração de leads e criar um chatbot incrível para o seu site!

Aplique chamadas inteligentes

Chamadas inteligentes são chamadas alternativas que são exibidas em seu site caso o visitante não converta na chamada principal. Com essa funcionalidade você pode tentar outras abordagens para converter o visitante em um lead.

Você também pode adicionar mais de uma chamada clicando em “Adicionar variação”.

Faça testes A/B

Dentro da plataforma você também pode fazer testes A/B em seu chat de uma forma muito fácil. Essa é uma das principais técnicas para aumentar a taxa de conversão de um site e aumentar, assim, as vendas.

O conceito é muito simples: realizar comparações entre variáveis de marketing, com o objetivo de definir qual variável gera as melhores respostas.

Neste caso, você pode realizar testes A/B com a abordagem do chat, podendo realizar variações de chamada, foto ou fluxo de perguntas.

Personalize seus fluxos de acordo com a página do site e origem do lead

Como um vendedor dentro de uma loja aborda os clientes e realiza uma conversa alinhada com sua seção de interesse, você também deve personalizar a sua abordagem e conversa de acordo com a página/produto de interesse de seu visitante.

Com a Leadster é possível realizar essa personalização, dessa forma a experiência do usuário se torna mais humanizada, aumentando o engajamento. Pela nossa experiência a personalização tende a aumentar suas taxas de conversão em até 40%, pois oferece o valor alinhado com o interesse do cliente!

Adicione a sua Política de Privacidade

Para adequar sua captação de leads de acordo com a LGPD você precisa adicionar o link para sua política de privacidade no chat. E esse passo também pode ser realizado dentro da plataforma que oferecemos. 

Crie páginas de captura para disponibilizar fora do site

Além de contar com a nossa ferramenta nas páginas do seu site, agora você pode criar uma página exclusiva para capturar os seus leads através do marketing conversacional.

Essa nova funcionalidade é perfeita para:

  • Sua equipe de vendas enviar para os contatos que chegam através do WhatsApp;
  • Adicionar um link de captura na bio do Instagram e em outras redes sociais;
  • Utilizar em campanhas de marketing específicas.

Integre com o WhatsApp para começar conversas com leads qualificados

Você pode adicionar um botão do WhatsApp no final da conversa com o seu visitante. É possível configurar a mensagem padrão para que o lead entre em contato com o seu vendedor já informando os dados de qualificação.

Através da funcionalidade “Horário de atendimento” é possível determinar em quais horários o botão de WhatsApp será exibido em um fluxo, dessa forma, você consegue permitir que o lead visualize o botão apenas em horários onde haja algum atendente disponível.

Com a função Roleta de WhatsApp, também é possível inserir até 12 números de WhatsApp em um mesmo botão, assim, o sistema direciona cada lead que desejar falar através do WhatsApp para um desses números, aleatoriamente.

Vantagens de usar um chatbot para vendas e marketing

Os assistentes virtuais são a melhor alternativa em relação aos formulários estáticos e estão crescendo pois eles garantem melhores taxas de conversão e uma experiência mais interativa e dinâmica. 

Essas ferramentas abordam cada consumidor de forma personalizada, de acordo com seu contexto de navegação, assim conseguem aumentar seu engajamento.

Confira outras vantagens ao adotar essa ferramenta.

Chatbots te ajudam a poupar tempo e dinheiro

Chatbots melhoram os resultados em vendas em média em 67% e hoje 26% de todas as vendas realizadas online começam através de uma interação com ferramentas de marketing conversacional. 

Além disso, 35% dos líderes comerciais afirmam que os chatbots auxiliam a fechar vendas ou contratos. A ferramenta, além de melhorar os resultados no final do funil de venda, também propicia a coleta de informação relevantes, ajuda a qualificar leads e a aumentar o engajamento dos visitantes do site. Tá bom para você?

Permitem uma abordagem proativa e personalizada

As ferramentas como chatbots ou assistentes virtuais fazem parte do marketing de conversa, por possibilitarem a personalização das interações conforme as necessidades e respostas do usuário. 

Essa é uma das principais características desse tipo de marketing, que é centrado no consumidor. Independentemente do tipo de tecnologia, objetivo ou inteligência por trás da construção da ferramenta, ela deve ser capaz de entregar o que o visitante quer, da forma mais simples e da maneira mais rápida possível.

Ajudam a qualificar os leads, gerando melhores oportunidades

Ferramentas de marketing conversacional são úteis para atrair e converter contatos mais interessantes. Além de gerar leads, essas ferramentas auxiliam na identificação daqueles melhor qualificados, através das perguntas realizadas no momento da interação.

Ao invés de direcionar uma grande quantidade de leads desqualificados para a equipe de vendas, tomando um tempo importante e comprometendo o resultado, com um chatbot ou assistente virtual é possível qualificar todos esses leads, entregando para vendas somente aqueles realmente qualificados.

Vão ao encontro de uma tendência no comportamento do consumidor

Hoje, muitos usuários preferem pesquisar por conta própria por mais tempo antes de querer falar com um vendedor. Eles sabem que a partir do momento que entrarem em contato com o comercial, serão abordados. E nem todo mundo está disposto a este tipo de interação. 

Além disso, com ferramentas como assistentes virtuais e chatbots o atendimento sempre é padronizado e o controle de qualidade também é mais firme. Isso evita que o usuário tenha uma experiência ruim, que muitas vezes acaba fazendo com que ele desista de interagir ou de comprar com a marca.

Chatbots podem atender e qualificar seus visitantes 24h por dia

Quando um usuário aciona uma empresa, ele espera ter um retorno imediato e, muitas vezes, isso só é possível através de ferramentas automatizadas. Muitas vezes a equipe de atendimento pode ficar sobrecarregada e não conseguir dar o retorno na hora.

Outro fator importante que precisa ser levado em consideração é que nem sempre o usuário vai enviar uma mensagem ou acessar o site em horário comercial.

Deixar um cliente em potencial esperando uma resposta não é uma boa escolha, ainda mais no mundo de hoje, acelerado e conectado. Enquanto você não dá um retorno imediato para o visitante, seu concorrente pode já até tê-lo convertido em lead e, assim, você estará perdendo oportunidades de negócio.

Conclusão

Pronto para colocar o chatbot gratuito da Leadster no site da sua empresa? Chega de buscar solução em formulários estáticos!

Potencialize agora a geração e qualificação dos seus leads com a nossa demonstração.

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Categorias: Chatbot

Gustavo Luby

CMO da Leadster, há 6 anos empreendendo no setor de tecnologia, apaixonado por CRO, Growth Hacking e Mídia paga.