Um dos fatores de sucesso de uma estratégia de marketing conversacional é a habilidade de se colocar no lugar do consumidor e entender suas necessidades, desafios e desejos.

A partir daí, as chamadas inteligentes podem ser utilizadas como o recurso que vai traduzir esses interesses para o visitante certo, no momento certo. 

Continue a leitura do texto que produzimos para aprender mais sobre essa funcionalidade como ela ajuda a aumentar as taxas de conversão dos nossos clientes.

Como a Leadster captura leads no seu site?

Como a Leadster captura leads no seu site?

A Leadster é uma plataforma de Marketing Conversacional que simula o atendimento humano dentro de um contexto com o qual o consumidor já está familiarizado: o das mensagens instantâneas.

Através de soluções como chatbots e assistentes virtuais é possível transformar o formulário de contato do seu site em uma conversa amigável entre sua empresa e seu cliente, de forma automática e disponível 24 horas por dia. 

As personalizações e roteiros de perguntas e respostas são criados diretamente na plataforma, com poucos cliques.

Depois de trazer o visitante para dentro da conversa e captar os dados do mesmo, o chatbot segue com as perguntas de qualificação, para separar os leads mais interessantes para o contato comercial.

O que são chamadas inteligentes?

O que são chamadas inteligentes?

Chamadas personalizadas são um tipo de abordagem proativa para os visitantes dos sites que utilizam a Leadster.

Diferentes consumidores chegam ao site, com diferentes interesses e em diferentes estágios do funil — e as chamadas inteligentes levam isso em consideração.

Desde o primeiro contato entre visitante e chatbot as abordagens e perguntas podem ser personalizadas, de acordo com a página acessada, dispositivo utilizado (mobile ou desktop), canal de origem (anúncios, orgânico, tráfego direto, redes sociais, etc.) e até mesmo de acordo com uma campanha específica de mídia paga, e-mail ou outra ação rastreável.

Como as chamadas inteligentes aumentam a conversão?

A construção de experiências personalizadas é um dos fatores das altas taxas de conversão do Marketing Conversacional. 

Como as chamadas inteligentes dentro da plataforma levam em consideração diferentes fatores, elas chamam a atenção dos visitantes de forma mais efetiva e personalizada. 

Essa funcionalidade também permite que você configure diferentes abordagens dentro de um mesmo fluxo.

Dessa forma, se o seu visitante não converteu na primeira chamada, você pode testar outros gatilhos para direcionar a conversão.

Assim, a marca consegue captar leads em diferentes estágios de funil, o que também auxilia na segmentação desses contatos, trabalho posterior de nutrição e de qualificação e passagem daqueles leads que realmente são uma oportunidade para a equipe comercial. 

 Saiba mais: O Que Fazer com os Leads após a Conversão?

A importância da chamada certa

A importância da chamada certa

Os visitantes de qualquer site têm interesses diversos. Entender isso significa poder explorar abordagens dinâmicas de acordo com cada interesse, melhorando, assim, a captação de leads e os resultados obtidos.

Além disso, o copy das chamadas também faz diferença. Aqui na Leadster sempre passamos algumas recomendações para que nossos clientes criem chamadas matadoras:

  • Utilize textos de no máximo 50 caracteres;
  • O texto deve ser um convite para uma conversa, com uma frase interrogativa;
  • Negritos, itálicos e emojis aumentam o engajamento.

Dicas para criar chamadas inteligentes

Dicas para criar chamadas inteligentes

Apesar do texto ser importante para criar as chamadas inteligentes, existem muitos outros fatores que precisam ser colocados na equação para uma estratégia de sucesso. 

Confira nossas dicas:

Utilize UTMs para rastrear a origem do usuário

Comentamos sobre como as chamadas inteligentes podem ser utilizadas de acordo com as diferentes origens de um visitante. 

Por exemplo, se você está veiculando um anúncio ou enviou uma campanha de e-mail com um CTA, consegue rastrear quem chegou até seu site através desses cliques e aplicar uma chamada relacionada à campanha, para aumentar as chances de conversão.

Para que isso seja possível, você precisará utilizar códigos UTM (Urchin Traffic Monitor), para identificar a origem de acesso a uma determinada página.

Esses parâmetros podem ser criados através de um gerador UTM. Recomendamos a versão disponibilizada pelo Google.

Crie chamadas otimizadas para cada canal de origem

Outra opção disponibilizada pela Leadster é a personalização das chamadas de acordo com cada canal de origem (redes sociais, e-mail, tráfego direto, tráfego orgânico, mídia paga, referências, etc.). 

Assim, você pode personalizar a relação de cada visitante com a sua marca, utilizando interesses já demonstrados por ele.

Utilize chamadas diferentes em cada página do seu site

A página do site também pode ser um fator de personalização de chamadas inteligentes. 

Por exemplo, alguém que acessa o blog da sua empresa tem um interesse diferente de alguém que visita a página de preços/orçamento.

Logo, a abordagem precisa ser diferente, ou então você perderá oportunidades. 

Quanto mais alinhada com as necessidades do visitante do site, melhor a personalização e os resultados obtidos através dela.

Nossa sugestão é que você separe as páginas do seu site de acordo com os diferentes estágios do funil de vendas e então personalize o texto da mensagem de acordo com cada necessidade e interesse. 

Varie a chamada de acordo com o tempo

O comportamento do usuário numa página também pode ser explorado para a personalização. 

Uma das formas de explorar a funcionalidade das chamadas inteligentes na plataforma de Leadster é de acordo com o tempo que o visitante passa em cada página.

Como sabemos, quanto maior é o tempo de permanência de um visitante em uma página, maior o interesse dele naquele conteúdo. 

Vamos detalhar um exemplo de como usar esse recurso logo mais.

Considere cada etapa do funil

As etapas do funil de vendas realmente auxiliam na personalização, pois o que o cliente procura é diferente em cada uma delas. 

Assim, se você souber responder, em todas as etapas do funil de vendas, o que o seu consumidor quer e pelo que ele está procurando, terá mais chances de guiá-lo através da compra.

Use as estatísticas a seu favor: 80% das pessoas dizem que estão mais propensas a fechar negócio com uma marca que oferece uma experiência personalizada

Converse com a equipe de vendas para melhorar sua chamada

A equipe de vendas tem informações valiosas sobre os interesses dos leads que chegam até eles.

Portanto, uma das nossas dicas é conversar com esse time e questionar qual a principal informação que os clientes buscam.

Explore as necessidades e dúvidas dos consumidores nos textos e abordagens, com fatores como preço, consultoria de produto, teste gratuito ou demonstrações e casos de sucesso, por exemplo.

 Você também pode se interessar: As 27 Chamadas que mais Convertem na Leadster (e Por que Funcionam)

Exemplos de chamadas inteligentes que convertem

Exemplos de chamadas inteligentes que convertem

Chamadas inteligentes alinhadas com tempo de permanência

Você pode utilizar o tempo de permanência numa página como base para uma estratégia de mudança de chamadas.

Digamos que uma escola de inglês queira fazer uso desse recurso. A equipe pode configurar três perguntas, com gatilhos de tempo de permanência na página, para usar abordagens diferentes para diferentes níveis de interesse.

Veja o exemplo abaixo:

Chamadas inteligentes personalizadas de acordo com página do site

As páginas também podem trazer diferentes abordagens para estarem alinhadas com os interesses de diferentes públicos.

Em mais um exemplo do vídeo acima, criamos chamadas que variam de acordo com as páginas acessadas:

  • Página inicial – mais topo do funil de vendas.
  • Página de produto – mais meio de funil;
  • Página de preços – mais fundo de funil.

Está pronto para usar as chamadas inteligentes para converter mais?

Está pronto para usar as chamadas inteligentes para converter mais?

As abordagens personalizadas têm uma relação direta com a melhora das taxas de conversão em sites e Landing Pages (esse aumento é de até 202%, segundo a HubSpot) e as chamadas inteligentes são uma funcionalidade certa para isso. 

Pronto para triplicar a sua geração de leads com elas?

Acesse agora o site da Leadster, veja uma demonstração de como a plataforma funciona e se junte a mais de 2.000 sites que já aumentaram as taxas de conversão.

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