Nem sempre você vai captar a atenção do visitante do seu site de cara, na verdade, é muito provável que isso demore para acontecer. É por isso que você não pode ficar preso a uma estratégia estática e generalizada.

E esse é exatamente um dos fatores de sucesso do Marketing Conversacional

Falando do caso da Leadster, com nossa ferramenta, além de personalizar a experiência do usuário, se colocar no lugar do consumidor e entender suas necessidades, você conta com chamadas inteligentes que tornam a estratégia ainda mais proativa e específica para os interesses do visitante.

Se você quiser saber mais sobre essa funcionalidade e os resultados que ela pode gerar para seu negócio, siga no texto! 😉

Como a Leadster captura leads no seu site?

Como a Leadster captura leads no seu site?

A Leadster é uma plataforma de Marketing Conversacional que simula o atendimento humano dentro de um contexto com o qual o consumidor já está familiarizado: o das mensagens instantâneas.

Através de soluções como chatbots é possível transformar o formulário de contato do seu site em uma conversa amigável entre sua empresa e seu cliente, de forma automática e disponível 24 horas por dia. 

As personalizações e roteiros de perguntas e respostas são criados diretamente na plataforma, com poucos cliques.

Depois de trazer o visitante para dentro da conversa e captar os dados do mesmo, o chatbot segue com as perguntas de qualificação, para separar os leads mais interessantes para o contato comercial.

O que são chamadas inteligentes?

O que são chamadas inteligentes?

Imagine a seguinte situação: uma pessoa entra no seu site, mais especificamente em um conteúdo que fala sobre a demonstração gratuita do seu produto ou serviço. 

Ela não vem prestando muita atenção nos elementos que você gostaria, até que aparece uma chamada no canto inferior direito da tela – onde está o nosso chatbot de marketing

Mesmo assim, ela ainda não clica… passa um tempo e a chamada muda e ainda nada. 

Até que na terceira vez o copy finalmente chama sua atenção e ela resolve clicar na chamada e a partir daí começa a conversar com o chatbot e se torna um lead.

Essa situação representa o funcionamento das chamadas inteligentes em ação. 

Estamos falando de abordagens personalizadas e proativas que aparecem para o usuário caso a chamada de conversão principal (a primeira que aparece, que por aqui chamamos de chamada personalizada) não funcione.

Normalmente acontece da seguinte maneira: a chamada principal e personalizada aparece sete segundos após a página carregar, se o usuário não clicar para abrir o chat, a chamada inteligente entra em ação e aparece depois de 20 segundos. Esse processo vai ocorrendo até o usuário clicar e começar a conversar com você.

Dessa forma, você conseguirá capturar visitantes com diferentes interesses.

Como as chamadas inteligentes aumentam a conversão?

Voltando ao argumento que nem sempre você vai chamar a atenção do usuário na primeira tentativa, e também que nem todos os visitantes têm interesses iguais, as chamadas inteligentes aumentam sua taxa de conversão por oferecer outros tipos de copys que podem ser mais atraentes para cada situação

Pense que você estará tentando diferentes chamadas em um mesmo fluxo, ou seja, terá mais chances de captar a atenção do visitante do que se usasse apenas um tipo de copy. 

Resumindo, se o seu visitante não converteu na primeira chamada, você pode testar outros gatilhos para direcionar a conversão.

Dessa forma, você consegue captar leads em diferentes estágios de funil, o que também auxilia na segmentação desses contatos, trabalho posterior de nutrição e de qualificação e passagem daqueles leads que realmente são uma oportunidade para a equipe comercial. 

 Saiba mais: O Que Fazer com os Leads após a Conversão?

A importância da chamada certa, na hora certa

A importância da chamada certa

Precisamos partir do princípio que os visitantes de qualquer site têm interesses diversos, ou seja, não tem porque você utilizar a mesma técnica em todas as situações e usuários.

Fora isso, pode acontecer de diversos visitantes em diferentes etapas do funil, caírem em uma mesma página. É aí que você tem que considerar fazer abordagens diferentes e que englobem cada um desses estágios.

Com isso em mente, sua marca já estará pronta para explorar abordagens dinâmicas de acordo com cada interesse, melhorando, assim, a captação de leads e os resultados obtidos.

Assim, os diferentes copy das chamadas que também fazem diferença

Lembrando que na Leadster sempre passamos algumas recomendações para que nossos clientes criem chamadas matadoras. Veja algumas delas:

  • Utilize textos de no máximo 50 caracteres;
  • O texto deve ser um convite para uma conversa, com uma frase interrogativa;
  • Negritos, itálicos e emojis aumentam o engajamento.

Dicas para criar chamadas inteligentes

Dicas para criar chamadas inteligentes

Apesar do texto ser importante para criar as chamadas inteligentes, existem muitos outros fatores que precisam ser colocados na equação para uma estratégia de sucesso. 

Separamos aqui cinco dicas essenciais, confira:

🧐Saiba mais: Leadster para Usuários Avançados: 9 Ideias para Ter Mais Resultados

Utilize UTMs para rastrear a origem do usuário

Comentamos sobre como as chamadas inteligentes podem ser utilizadas de acordo com as diferentes origens de um visitante. 

Por exemplo, se você está veiculando um anúncio ou enviou uma campanha de e-mail com um CTA, consegue rastrear quem chegou até seu site através desses cliques e aplicar uma chamada relacionada à campanha, para aumentar as chances de conversão.

Para que isso seja possível, você precisará utilizar códigos UTM (Urchin Traffic Monitor), para identificar a origem de acesso a uma determinada página.

Esses parâmetros podem ser criados através de um gerador UTM. Recomendamos a versão disponibilizada pelo Google.

Crie chamadas otimizadas para cada canal de origem

Outra opção disponibilizada pela Leadster é a personalização das chamadas seguindo cada canal de origem, como redes sociais, e-mail, tráfego direto, tráfego orgânico, mídia paga, referências etc. 

Assim, você pode personalizar a relação de cada visitante com a sua marca, utilizando interesses já demonstrados por ele.

Utilize chamadas diferentes em cada página do seu site

A página do site também pode ser um fator de personalização de chamadas inteligentes. 

Por exemplo, alguém que acessa o blog da sua empresa tem um interesse diferente de alguém que visita a página de preços/orçamento.

Logo, a abordagem precisa ser diferente, do contrário você perderá oportunidades. 

Quanto mais alinhada com as necessidades do visitante do site, melhor a personalização e os resultados obtidos através dela.

Nossa sugestão é que você separe as páginas do seu site de acordo com os diferentes estágios do funil de vendas e então personalize o texto da mensagem de acordo com cada necessidade e interesse. 

Considere cada etapa do funil

As etapas do funil de vendas realmente auxiliam na personalização, pois o que o cliente procura é diferente em cada uma delas. 

Assim, se você souber responder, em todas as etapas do funil de vendas, o que o seu consumidor quer e pelo que ele está procurando, terá mais chances de guiá-lo através da compra.

Use as estatísticas a seu favor: 80% das pessoas dizem estar mais propensas a fechar negócio com uma marca que oferece uma experiência personalizada, como diz pesquisa do Instapage

🔎Leia também: Entenda como um Chatbot de Geração de Leads pode Impulsionar sua Estratégia de Marketing

Converse com a equipe de vendas para melhorar sua chamada

A equipe de vendas tem informações valiosas sobre os interesses dos leads que chegam até eles.

Portanto, uma das nossas dicas é conversar com esse time e questionar qual a principal informação que os clientes buscam.

Explore as necessidades e dúvidas dos consumidores nos textos e abordagens, com fatores como preço, consultoria de produto, teste gratuito ou demonstrações e casos de sucesso, por exemplo.

Exemplos de chamadas inteligentes que convertem

Exemplos de chamadas inteligentes que convertem

Para fechar nosso conteúdo sobre as chamadas inteligentes, nada melhor do que elencar alguns exemplos para você se inspirar, não é?

Vou separar esses exemplos em dois grupos:

  1. Chamadas inteligentes que mais convertem (tudo comprovado, viu?);
  2. Chamadas inteligentes conforme o tempo de permanência na página.

Bora lá!

Chamadas inteligentes alinhadas com tempo de permanência

O seu usuário não clicou no chat logo quando a página carregou? Não tem problema, você pode programar outras chamadas seguindo o tempo que o usuário ficar em sua página

Vamos ao exemplo que nosso CEO, Fabrício Toledo, deu:

Pense que sua empresa é uma escola de inglês, sua equipe pode configurar três perguntas, com gatilhos de tempo de permanência na página, veja:

  • Assim que a página carregar: Quer aprender inglês em poucos meses?
  • Após 30 segundos: Quer saber porque nosso método imersivo funciona?
  • Após 60 segundos: Quer saber o valor de investimento de nossos cursos?

💡Perceba também que cada uma dessas abordagens representam uma etapa do funil de vendas.

A primeira chama para o possível problema (ou necessidade) que o usuário está passando – neste caso, é aprender inglês de forma rápida.

A segunda já traz um toque da solução para esse usuário, que, no caso, é o método da escola. Por fim, a terceira, já é direta para a tomada de decisão, falando sobre preço.

Ou seja, você está falando com três tipos de público diferentes em um único fluxo. 😉

Sabe onde você pode encontrar mais ideias e até insights? No vídeo do nosso CEO, se liga:

Chamadas inteligentes que mais convertem na Leadster

Nós já temos um texto completo com as 27 chamadas que mais convertem na Leadster, mas para facilitar ainda mais seu processo, separei aqui algumas das principais que você pode usar de modelo.

Ah, e é separado por segmento, viu?

Confira:

  • Melhor chamada Jurídico: Vamos descobrir como podemos ajudar no seu caso? (2,2% de conversão);
  • Melhor chamada Seguros: Vamos descobrir qual é o plano ideal para você? (6,6% de conversão);
  • Melhor chamada B2B: Quer saber como (principal benefício do seu produto ou serviço)? (3,6% de conversão);
  • Melhor chamada Imobiliário: Temos uma condição especial para você, quer saber qual é? (2,6% de conversão);
  • Melhor chamada Software: Quer ver uma Demonstração Personalizada para sua empresa? (4,3% de conversão);
  • Melhor chamada Financeiro: Descubra se você está pagando juros abusivos em 5 min! (6,5% de conversão);
  • Melhor chamada: Educacional: Quer conhecer o curso ideal para você? (5,7% de conversão);
  • Melhor chamada Venda de Produtos: Gostaria de uma negociação especial de preços? (4,2% de conversão).

Esses são apenas alguns dos exemplos, viu? No nosso conteúdo completo, você vê as chamadas separadas entre Descoberta, Interesse e Consideração – e não é que também tem a ver com o funil de marketing 😜.

Está pronto para usar as chamadas inteligentes para converter mais?

As abordagens personalizadas têm uma relação direta com a melhora das taxas de conversão em sites e Landing Pages (esse aumento é de até 202%, segundo a HubSpot) e as chamadas inteligentes são uma funcionalidade certa para isso. 

Pronto para triplicar a sua geração de leads com elas?

Acesse agora o nosso site, veja uma demonstração de como a plataforma funciona e se junte a mais de 2.000 sites que já aumentaram as taxas de conversão.


Carolina Fernandes Cunha

Formada em Jornalismo, atua como Analista de Conteúdo há mais de 2 anos. Apaixonada por textos de todos os tipos - no momento, em especial aqueles otimizados para mecanismos de busca.

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