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2025
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/ / Veja a Taxa de Conversão por Segmento de Mercado [2025]

E aí, você já baixou o Panorama da Geração de Leads 2025? Esse texto traz dados sobre ele, especificamente a taxa de conversão por segmento dos mercados analisados. 

E são muitos, viu: criamos médias e fizemos análises individuais com base em 17 segmentos diferentes, buscando entender não só a taxa de conversão, mas também outras informações complementares e muito importantes para o entendimento completo. 

Porém, o Panorama desse ano veio com algumas más notícias. Aliás, várias más notícias. 

A taxa de conversão caiu bastante na maioria dos segmentos analisados, sendo que em alguns ela mal conseguiu sair do 1%. 

Para sair dessa situação, você precisa entender o que está acontecendo no seu segmento, na sua marca e com os seus leads. E a partir daí tomar atitudes reais. 

Nós conseguimos te ajudar com a primeira parte desse trabalho: entender o segmento e o mercado. E é isso que vamos fazer agora. 

Mas antes, um pouco mais sobre o Panorama 2025: 

O Maior Estudo Sobre Geração de Leads de 2025 no Brasil

O Panorama da Geração de Leads é o maior estudo sobre Inbound e geração de leads do Brasil. Ele é anual e vem cheio de informações: são mais de 260 páginas de conteúdo dividido em várias áreas diferentes. 

A metodologia é simples: como a Leadster é uma plataforma dedicada para a geração de leads, usamos as informações dos nossos próprios clientes (com consentimento e de forma anônima, é claro) para entender o que realmente está acontecendo no mundo do marketing digital. 

Esse ano, contamos com o apoio da Reportei, Zoho e da Conversion para a divulgação do material. Essas empresas são, aliás, parte do mercado de software que atua no Brasil. 

Além do mercado de software, o estudo também analisou outros 16 segmentos: 

  • Agências de viagens; 
  • Consultorias empresariais; 
  • Educacional; 
  • Energia; 
  • Financeiro; 
  • Imóveis; 
  • Jurídico; 
  • Indústria e fabricação; 
  • Logística e transporte; 
  • Marketing e publicidade; 
  • Seguros; 
  • Serviços médios e saúde; 
  • Softwares; 
  • Tecnologia e TI; 
  • Telefonia e internet; 
  • Varejo; 
  • Prestação de serviços. 

Esse já é o terceiro Panorama que lançamos, com o primeiro estudo sendo lançado lá em 2023, bem no pós pandemia. 

Você pode acessar todos os outros estudos clicando nos links logo abaixo: 

➡️ Panorama da Geração de Leads 2023

➡️ Panorama da Geração de Leads 2024

➡️ Panorama da Geração de Leads 2025

Bom, isso é tudo o que rolou até hoje nos nossos Panoramas. Vamos entender melhor a taxa de conversão segmento por segmento? 

Taxa de Conversão Geral Fica Abaixo de 3% Após Queda em 2025

Todo o Panorama 2025 foi marcado pela queda da taxa de conversão. 

É importante entender, porém, que a taxa de conversão média raramente vai ser muito grande. 

Aliás, analisando de forma geral e sem olhar cada segmento individual por enquanto, percebemos que nem as marcas com alta performance na taxa de conversão conseguiram, ao longo dos anos, chegar nem nos 8%. 

Veja o gráfico logo abaixo para a gente conversar melhor sobre o assunto: 

Justamente pelos valores da taxa de conversão geral flutuarem entre 1% a 7% no máximo, qualquer queda ou crescimento deve ser analisada com bastante cuidado. 

A taxa de conversão está caindo pelo segundo ano consecutivo. As quedas não são muito acentuadas — em média, a queda foi de 0,18% — porém a trajetória não indica recuperação, algo preocupante para todas as marcas. 

A taxa de conversão é influenciada por diversos fatores. Temos aqui no blog vários textos que falam exatamente sobre eles. Acompanhe logo abaixo, e no final do texto, trazemos também uma lista com explicações mais detalhadas: 

➡️ Taxa de Conversão: O que é, Como Calcular e Qual a Taxa de Conversão Ideal?

➡️ 9 Dicas para Aumentar a Taxa de Conversão de Leads e Vendas

➡️ O que é CRO? 3 Letras que vão Dobrar sua Geração de Leads

Um ponto interessantíssimo levantado pelo Renan Silvestre, participante convidado do estudo e diretor da Deep Metrics, diz respeito à grande popularidade de plataformas de anúncios como o Google Ads. 

Aliás, para ser mais preciso: diz respeito ao aumento no investimento nas mídias pagas ao longo dos últimos anos. Com mais anúncios na web, é completamente normal esperar que a taxa de conversão vá abaixando. 

E também há um grande movimento a favor da privacidade online, com políticas de privacidade cada vez mais agressivas para os anunciantes, que passam a coletar menos dados. 

Porém, para entender a história inteira, precisamos também nos aprofundar nas taxas de conversão específicas por segmento. 

E é exatamente isso que vamos fazer agora, no próximo tópico: 

Taxa de Conversão por Segmento de Mercado — Dados de 2025

A taxa de conversão por segmento contra uma história bem diferente da taxa de conversão média. 

Isso por um motivo muito simples: existem segmentos que estão acima da média, e existem segmentos que estão bem abaixo dela. 

Veja o gráfico logo abaixo. Clique na imagem para ampliar, mas logo abaixo você acompanha uma transcrição mais completa também: 

Veja as taxas de conversão, indo das menores para as maiores, logo abaixo: 

  • Imóveis: 1,52%; 
  • Consultoria: 1,55%; 
  • Energia: 1,90%; 
  • Software: 1,95%; 
  • Tecnologia e TI: 2,06% 
  • Logística e transporte: 2,64%; 
  • Educacional: 2,67%; 
  • Agências de viagens: 2,75%; 
  • Varejo e vendas de produtos no geral: 2,80%; 
  • Geral: 2,98%;
  • Financeiro: 3,23%; 
  • Indústria e fabricação: 3,81%; 
  • Venda de serviços: 3,91%;
  • Saúde: 4,07%; 
  • Seguros: 4,18%; 
  • Jurídico: 4,45%; 
  • Marketing: 4,80%; 
  • Telefonia e internet: 5,40%; 

A taxa de conversão de cada segmento fala muito sobre o próprio segmento e suas práticas dentro do marketing digital. 

Logo abaixo, acompanhe uma abordagem um pouco mais avançada de alguns segmentos de atenção, analisando algumas outras questões além da taxa de conversão para entender exatamente o que a leva para cima ou para baixo. 

Vamos juntos: 

Mercado de Softwares Brasileiro — uma das Piores Taxas de Conversão do Estudo 

O segmento de softwares foi um dos que teve as piores taxas de conversão do estudo. 

Veja o gráfico logo abaixo: 

Apesar de ter uma taxa abaixo da média, o segmento de softwares não está necessariamente sofrendo. 

Na verdade, é natural esperar que segmentos mais complexos tenham mesmo taxas de conversão mais baixas. 

O caso do mercado de softwares é interessantíssimo, porque ele é B2B, e dentro do B2B, um dos segmentos que apresentam as vendas mais complexas do estudo inteiro. 

Não é incomum encontrar situações onde avançar em cada etapa do funil demora meses no mercado de software. 

Lembrando: uma taxa de conversão alta para o nosso estudo significa pessoas clicando e se convertendo em oportunidades, e se tornando leads. 

Esse resultado mostra uma dificuldade do setor em competir com a verdadeira inundação de conteúdo sobre o segmento nos últimos anos, indicando também a baixa maturidade da maior parte do conteúdo disponível. 

E claro: a baixa adesão às melhores ofertas de conteúdo justamente por conta da saturação editorial do segmento. 

Os motivos são vários. Para entender melhor o que está acontecendo, sugiro a leitura do nosso texto completo sobre essa análise: 

➡️ [2025] 8 Estatísticas do Mercado Brasileiro de Software

Venda de Serviços — Dentro do Top 10 das Melhores Taxas de Conversão do Segmento 

A venda de serviços está na posição seis entre todos os segmentos que mais geraram leads, estando a quase 1 ponto percentual de diferença da média. 

Veja o gráfico logo abaixo: 

Aliás, vale a pena mencionar que o segmento de serviços foi um dos poucos a crescer entre todos os analisados pelo estudo! 

Tudo bem que esse crescimento foi bem modesto e não explica muita coisa, mas ainda assim é um sinal positivo em um estudo cheio de quedas, não é? 

Veja os dados completos e muito mais sobre o segmento no texto dedicado que a gente escreveu sobre os resultados: 

➡️ 9 Estatísticas Sobre o Mercado de Serviços no Brasil

Mercado Educacional Brasileiro — está Entre os 10 Piores Segmentos de Mercado

O mercado educacional brasileiro é um dos piores em relação a taxa de conversão. 

Ela está abaixo da média, atingindo apenas 2,67%, um índice bem baixo. Veja no gráfico logo abaixo: 

Esse gráfico, assim como todos os outros, vem com uma variação pequena na taxa de conversão final, mas vale a pena entender que essa variação é por conta da contagem separada dos acessos mobile e desktop. 

Esse link acima, inclusive, faz uma análise bem aprofundada da taxa de conversão nesses dois canais para todos os segmentos. 

A taxa de conversão nas escolas ser baixa não é algo inesperado. A maior parte das matrículas acontece no final e no início dos anos letivos. Então, campanhas ao longo do ano não costumam ter uma eficácia muito boa. 

Os melhores períodos para gerar leads são imediatamente antes das matrículas (setembro e outubro) e logo depois delas — fevereiro e março. 

Veja mais sobre a taxa de conversão do mercado educacional no artigo logo abaixo: 

➡️ Mercado Educacional Brasileiro: 10 Dados Sobre Geração de Leads [2025]

Jurídico — Top 3 Entre nos Segmentos que Mais Geram Leads 

O segmento jurídico é um dos que tem as melhores taxas de conversão do mercado — tanto a geral quanto as separadas por cada canal. 

Veja o gráfico: 

O mais importante aqui é perceber o quanto a diferença é gritante em relação ao mobile e ao desktop — a taxa nos smartphones é até 2 vezes maior do que nos desktops! 

Um dos motivos para essa diferença é a dificuldade geral que o setor tem para a criação de anúncios, que têm regras bastante específicas estabelecidas pela OAB. 

Essas regras estão bastante relacionadas com o que pode ser oferecido em ofertas publicitárias, incluindo os anúncios. 

Isso acaba dificultando bastante a vida dos advogados, que costumam recorrer aos reels para a produção de conteúdo jurídico. 

O que naturalmente aumenta a taxa de conversão no Meta Ads, por exemplo, que inclusive tem as maiores taxas do segmento: 

Leia nosso texto dedicado ao segmento para saber mais: 

➡️ Panorama da Geração de Leads no Mercado Jurídico em 2025

Agências — o Segundo Canal que mais Gera Leads no Brasil 

Entre todos os canais analisados, o segmento de marketing e publicidade é o segundo lugar na taxa de conversão do estudo. 

Veja os dados para entender melhor: 

As agências, porém, sofrem em duas frentes principais: na parametrização dos seus links no Google Ads, um ponto fundamental para trackear as conversões, e no trabalho orgânico, que tem tantos investimentos. 

Mas o foco no Google Ads, mesmo com baixa maturidade em parametrização, entrega ótimos resultados. 


E aí, o que você achou da taxa de conversão analisada assim, segmento por segmento? 

Mas não pare por aí não. O Panorama da Geração de Leads 2025 vem com ainda mais informações, como: 

  • Origem do tráfego; 
  • Principais canais de conversão; 
  • Evolução da taxa de conversão por dispositivo e canal; 
  • Dicas de especialistas; 
  • Cases reais dos segmentos analisados; 

Entre vários outros pontos. Vale muito a pena baixar o material completo, que conta com mais de 200 páginas de dados. 

Vou ficar te esperando, ok? Obrigado pela leitura e nos vemos lá no Panorama! 


Fernanda Andreazzi

Especialista de Marketing na Leadster

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