Você já parou para pensar como o mercado brasileiro de softwares está se saindo no cenário atual? 🤔

Estamos falando de uma realidade ainda mais competitivo, com janela de atenção do consumidor menor e mais concorrentes…

É aí que as estatísticas do Panorama de Geração de Leads entram em cena, já que é a partir delas que você analisa os resultados gerais de conversão no seu mercado.

E então, bora ficar por dentro dos oito principais dados do setor de software? 👇

O que é o Panorama da Geração de Leads 2023?

O Panorama de Geração de Leads é um estudo da Leadster que acompanha e analisa o cenário de geração de leads em todo o Brasil

Nesta edição de 2023, além de ter novas análises e contar com a participação da Rock Content e HubSpot no lançamento, o report se baseou em mais de 2 mil sites, 151 milhões de acessos e 2,6 milhões de leads gerados.

Elenquei aqui tudo que você pode ver no Panorama:

  • Taxas de conversão geral e de segmentos do mercado – com nova visualização de dados em top, mid e bottom performers;
    • Atenção: consideramos como taxa de conversão apenas as conversões de fundo de funil, ou seja, a relação entre o número de usuários que acessou o site ou visualizou determinada campanha – e aqueles que efetivamente converteram na oferta.
  • Canais com melhor conversão;
  • Dados sobre desktop vs mobile;
  • Volume de acessos mensais por canal e dispositivo;
  • Idade e região dos usuários;
  • Índice de Maturidade Digital – novidade;
  • Análise aprofundada sobre a taxa de conversão por segmento: B2B, Software, Educacional, Agências, Venda de Serviços, Venda de Produtos, Financeiro, Jurídico e Imobiliário.

🙋Agora se você está sem tempo de analisar o report completo, nós criamos também um conteúdo sobre os Principais Dados de todo o Panorama. 😉

Introdução aos dados do mercado de software no panorama

Se ainda está meio confuso para você o que é o mercado de software, vou dar uma breve explicação.

As empresas de software são as que desenvolvem aplicações e sistemas para digitalizar ou automatizar as demandas de trabalho dos clientes – que podem ser o consumidor final ou outras empresas. 

É o caso da Leadster: uma empresa SaaS B2B que oferece uma plataforma de Marketing Conversacional para outras marcas implementarem em seus sites.

Sua empesa se encaixa nessas características? Então pode seguir no texto para se atualizar sobre seu mercado. 📝

Inclusive, leve spoiler: o segmento cresceu exponencialmente nos últimos anos. Segundo dados da Associação Brasileira de Startups, 41,12% de todas as startups que surgiram em 2020 faziam parte do setor de SaaS, isso é duas vezes mais que qualquer outro modelo de negócio.

🔎Leia também: Inteligência Artificial no Marketing Digital – 21 Casos de Uso

Panorama do mercado de software brasileiro em 2023

  • Saber sobre o Panorama ✅
  • Entender mais sobre o mercado de Software✅

Bom, agora que você já sabe esses pontos mais básicos, mas super importantes para nosso conteúdo, vamos às oito estatísticas principais do segmento de software!

Taxa de conversão média do setor foi de 2,46%

Acompanhando a tendência de mercado, a taxa de conversão média de software ficou na casa dos 2,46%. Isso também é resultado do cenário mais competitivo que estamos vivendo.

Além da média, pode-se ver também que a taxa de conversão top ficou em 5,55% e a bottom 0,9%.

Captura de tela dos dados do Panorama da Geração de Leads do mercado brasileiro de softwares

A taxa de conversão do segmento de softwares foi a segunda pior no ranking geral do panorama – com média de 3,19% –, ficando a frente apenas do segmento jurídico.

Ainda destrinchando essa estatística, veja abaixo como essa taxa de conversão mediana atuou entre os diferentes canais e separados pelos sites bottom, mid e top performers:

Meta Ads teve maior conversão – 4,21%

Agora, se formos analisar a taxa de conversão por cada canal no geral, sem separar pelos melhores sites, veremos o Meta Ads com a maior porcentagem, fechando em 4,21%.

Podemos dizer que esse resultado surpreendeu, já que esse canal foi o com pior performance no Panorama de Geração de Leads 2021, com 2,29%.

Captura de tela dos dados do Panorama da Geração de Leads do mercado brasileiro de softwares

Enquanto isso, o líder da edição passada, LinkedIn, permaneceu no top 3 do ranking, mas ainda se destacou, conquistando o segundo lugar entre os top performers.

Já o lanterninha do grupo, Orgânico, também acompanha uma tendência de mercado, já que o canal é ótimo em gerar tráfego, seu foco é esse, mas ainda falta o trabalho na hora da conversão.

Conversão desktop e mobile se aproximam

Diferente da edição passada – com desktop a 3,92% e mobile 3,5% –, no report de 2023 vemos taxas de conversão desktop e mobile um pouco mais similares. 

Enquanto o desktop fica com 2,64% o mobile está em 2,44%.

A tese para essa aproximação é que as empresas de software têm equipes de tecnologia mais robustas, ou seja, podem ter maior facilidade para desenvolver uma experiência mobile-first do que os outros segmentos.

Quase 40% dos acessos do segmento vêm da Busca Orgânica

Lembra que eu falei sobre como o orgânico é bom em atrair tráfego? Pois bem, esse é o resultado: o canal representa 38,32% de todos os acessos no segmento de software

Já o Meta Ads – líder das conversões – está em último lugar (entre os canais principais), com 4,41% dos acessos.

Captura de tela dos dados do Panorama da Geração de Leads do mercado brasileiro de softwares

Esse dado só reforça o quanto as empresas desse mercado estão investindo em SEO e Inbound Marketing. Mas, por outro lado, ainda têm dificuldade em gerar conversões a partir do tráfego orgânico.

Esse desafio pode ser superado por meio de boas ofertas e lead magnets incluídos ao longo dos conteúdos mais lidos. 

Ah, e outro problema para uma conversão tão baixa é a falta de parametrização das conversões – especialmente os links com UTM. Afinal, se seu conteúdo não está parametrizado, não tem como saber quantas conversões estão vindo de lá. 

Mesmo com a busca orgânica gerando mais acessos, quando o assunto é geração de leads, o Google Ads é o campeão.

Esse canal é responsável por 34,86% dos leads gerados, contra 7,18% da Meta – primeira em conversão em vendas.

Mas se a Meta tem maior taxa de conversão em vendas, por que ela não gera mais leads? 

Bom, a resposta dessa pergunta é que o investimento nesse canal é maior, ou seja, a empresa consegue uma janela direta nas personas de software

Software continua como um dos segmentos com maior percentual de acessos via desktop

Indo na direção oposta da tendência de mercado, o segmento de software – assim como B2B – segue com a maioria de seus acessos pelo desktop. 

São 53,87% do desktop, contra 46,13% do mobile.

Captura de tela dos dados do Panorama da Geração de Leads do mercado brasileiro de softwares

Esse dado pode ser explicado pelo comportamento característico de processos de decisão longos e complexos, envolvendo múltiplos decisores e influenciadores, como acontece nos segmentos de Software e B2B.

E claro: quem trabalha em empresas de software passa o dia inteiro na frente do computador 🤓

30,69% dos acessos vêm de usuários entre 25 e 34 anos

Vemos a mesma faixa etária do segmento B2B aqui, no de Software.

Ah, e aqui também observamos o gênero feminino com porcentagem maior do que o masculino, são 57,82% contra 42,18%.

O que se mostra algo surpreendente, pois ainda notamos que em muitas empresas temos 20 homens para cada mulher, por exemplo. Isso significa que o mercado está mudando e as marcas precisam se adaptar.

Captura de tela dos dados do Panorama da Geração de Leads do mercado brasileiro de softwares

Com esses dados, podemos ver que o mercado de software já está lidando com uma geração   da internet, ou seja, são pessoas mais acostumadas às ferramentas e plataformas de marketing.

9,2 é o Índice de Maturidade Digital do segmento – é o maior do Brasil.

Para fechar, nós temos aqui o índice de maturidade digital, uma nota que reflete o quanto as empresas estão adequadas às novas tecnologias, ações e formas de trabalho que têm emergido na era digital.

Foram analisados algumas estratégias para criar esse índice:

  • Investimento em mídia paga e porcentagem de URLs parametrizadas – Maturidade em Mídia Paga;
  • Quantidade de acessos orgânicos – Maturidade Orgânica;
  • Integração com outros sistemas – Maturidade em Vendas.

E olha que demais: a nota do segmento de software é a maior entre todas as outras. Esse resultado pode ser um reflexo da própria natureza do seu produto, que é 100% digital.

Captura de tela dos dados do Panorama da Geração de Leads do mercado brasileiro de softwares

Benchmarking rápido sobre o mercado de softwares brasileiro

E aí, qual aprendizado você conseguiu tirar dessas oito estatísticas do mercado de software no Brasil? 🤨

Saiba que o Panorama de Geração de Leads 2023 tem muitao insights para todos os setores analisados.

E o que torna ainda melhor é comparar a edição de 2023 com a de 2021 para entender ainda mais quais são as tendências de mercado e o que vem mudando ao longo do tempo.

Mas, a cereja do bolo é essa: você pode baixá-lo gratuitamente! Inclusive, vou até deixar aqui o link para download para você não perder mais tempo.  😉

Categorias: Geração de Leads

Beatriz Testa

Redatora na Leadster e jornalista em formação. Há 2 anos trabalhando com SEO, Marketing de Conteúdo, Hard News e muito mais!

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