Sumário

A competição no mercado para gerar leads, conquistar novos clientes, estabelecer sua marca e se diferenciar está cada vez mais acirrada: para se destacar é preciso estar sempre um passo à frente da concorrência. Vale lembrar também que novas estratégias estão surgindo a cada dia e, com elas, novas tecnologias.

É aí que as ferramentas de marketing entram em cena. Elas são como “upgrades” para os profissionais de marketing, ajudando a otimizar e automatizar processos. Dessa forma, haverá mais tempo para que você possa se concentrar nas questões mais importantes e críticas do seu dia a dia. 

A Leadster sabe da importância dessas ferramentas e, por isso, selecionamos aqui as 85 melhores ferramentas de marketing. 

Continue no texto para saber mais sobre elas e como podem transformar sua estratégia de marketing!

Tipos de Ferramentas de Marketing Digital

Tipos de ferramentas de Marketing Digital

São diversas as áreas de marketing que possuem ferramentas próprias para ajudar no dia a dia do profissional. Com elas, além de automatizar e otimizar tarefas repetitivas – como já falamos anteriormente –, você pode obter dados cruciais para novas estratégias e tomadas de decisão.

Trouxemos aqui 12 tipos de ferramentas de marketing (com diversos exemplos para cada um deles) para você analisar e aplicar as que mais se encaixam na necessidade da sua empresa.

Confira!

1. Customer Relationship Management (CRM)

CRMs para quem trabalha com marketing digital

A ferramenta de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, ou apenas CRM, é responsável por facilitar a organização das informações, a visualização de dados e o desenvolvimento dos contatos de vendas da sua empresa.

Com ela você terá todas as informações em um único lugar, facilitando o trabalho e já obtendo insights sobre o seu público.

Dê uma olhada nos melhores CRM de vendas mercado:

Fleeg

O Fleeg é um CRM para pequenas e médias empresas que querem começar a estruturar suas etapas de processo comercial, estamos falando aqui desde a captura do lead até o pós-venda.

A ferramenta, que permite o gerenciamento dos contatos e automatização de tarefas, possui outras funcionalidades, como disparo de e-mails e criação de landing pages. Fora isso, seus diferenciais são:

  • Dashboard completo;
  • Registro de tarefas por voz;
  • Ranking de vendas;
  • 10 dias para testar gratuitamente;.
  • Integração nativa com a Leadster
Planos
  • Plano Free (com limitações)
  • Pro – R$99 no plano mensal, R$82,50 no plano anual
  • Advanced – R$199 no plano mensal, R$149 no plano anual
  • CRM + Geração de Leads – R$319 no plano mensal, 266 no plano anual

Avaliação média: 5/5

  • B2B Stack: 5/5; 
  • Kmaleon: 5/5; 
  • Sem avaliações no Capterra; 
  • Sem avaliações no G2.

Simply CRM

O CRM baseado na nuvem, Simply CRM, auxilia a equipe de vendas ao organizar os processos, simplificando o ciclo de vendas, pois já faz o relacionamento com o cliente desde a geração de leads até a análise de dados em tempo real. 

Seus diferenciais são:

  • Suporte multilíngue;
  • Integração com Dinero, Billy, Office 365, G-Suite, WordPress, entre outros;
  • Automação da força de vendas (SFA);
  • Integração com a Leadster por meio do Zapier, Pluga ou Webhooks;
Planos
  • Starter – $17 por usuário no plano mensal ou $15 por usuário no plano anual
  • Professional – $28 por usuário no plano mensal ou $22 por usuário no plano anual
  • Enterprise – $47 por usuário no plano mensal ou $41 por usuário no plano anual

Avaliação média: 4.8/5

  • B2B Stack: 4.8/5; 
  • Sem avaliações no Kmaleon; 
  • Capterra: 5/5; 
  • G2: 4.5/5.

Snov.io

A solução para toda automação de vendas é o Snov.io

A empresa não só oferece um CRM, como também engloba um conjunto de ferramentas para geração, nutrição de leads, campanhas personalizadas e follow-ups. 

Seus diferenciais são:

  • Sistema de CRM totalmente gratuito para todos os planos;
  • Rastreamento do engajamento direto do Gmail;
  • Integração com a Leadster através do Zapier, Pluga ou Webhooks.
Planos
  • Trial (gratuito)
  • Starter – $39 no plano mensal ou $30 no plano anual
  • Pro – $99 no plano mensal ou $75 no plano anual
  • Custom – mínimo de $999 no plano mensal e no plano anual

Avaliação média: 4.7/5

  • B2B Stack: 4.8/5; 
  • Sem avaliações no Kmaleon; 
  • Capterra: 4.6/5; 
  • G2: 4.5/5.

Agendor

O Agendor é a junção de uma ferramenta de CRM com as práticas de gestão comercial, indicado principalmente para empresas com equipes de vendas mistas, ou seja, com vendedores internos e externos. 

As funcionalidades oferecidas pela plataforma são gestão de vendas, suporte ao cliente, notificação de atividades, entre outras. 

Seus diferenciais são:

  • Monitoramento em tempo real de métricas e KPIs de vendas;
  • Integração com ferramentas de pré-vendas, atendimento e ERP;
  • Assistente de vendas disponível no celular;
  • 7 dias de teste grátis;
  • Integração com a Leadster por meio do Zapier, Pluga ou Webhooks;
Planos
  • Pro – R$49 por usuário
  • Mais de 10 usuários – contrato personalizado
  • Programa Agendor Gratuito para vendedores autônomos

Avaliação média: 4.7/5

  • B2B Stack: 4.8/5; 
  • Kmaleon: 4.5/5; 
  • Capterra: 4.7/5; 
  • Sem avaliações no G2.

Freshsales

A ferramenta de CRM da Freshsales tem como destaque a possibilidade de um pacote completo que junta recursos de vendas e marketing, chat e telefone incorporado.

Seus diferenciais são:

  • Sincronização automática de leads ou clientes entre o Freshsales e o MailChimp;
  • Listagem automática de e-mails de clientes em potencial e contatos;
  • Plataforma estrangeira, mas com suporte em português;
  • Fases classificatórias de leads separadas no pipeline de vendas;
  • Integração com a Leadster por meio do Zapier, Pluga ou Webhooks.
Planos
  • Free (até 10 usuários)
  • Growth – $18 por usuário no plano mensal ou $15 por usuário no plano anual
  • Pro – $47 por usuário no plano mensal ou $39 por usuário no plano anual
  • Enterprise – $83 por usuário no plano mensal ou $69 por usuário no plano anual

Avaliação média: 4.7/5

  • B2B Stack: 4.9/5; 
  • Kmaleon: 4.7/5; 
  • Capterra: 4.6/5; 
  • G2: 4.6/5.

Piperun

O CRM da Piperun é indicado para equipes de vendas B2B de pequeno e médio porte.

Através da ferramenta, você ganha mais produtividade, otimiza o processo de vendas e ainda reduz os custos com a operação comercial.

Se você está na fase de construção do pipeline de vendas, gestão das oportunidades e atividades dos vendedores e análise completa de resultados, esse CRM é o ideal para você.

Alguns de seus diferenciais são:

  • Integração com WhatsApp Web e LinkedIn;
  • Assinatura eletrônica e envio de propostas e contratos;
  • Templates de e-mails e propostas;
  • Assistente de vendas disponível no celular;
  • 14 dias de teste gratuito;
  • Integração nativa com a Leadster.
Planos
  • Atendimento – R$179,70 no plano mensal com 3 usuários inclusos
  • Pro – R$359,70 no plano mensal com 3 usuários inclusos
  • Flow – R$539,70 no plano mensal com 3 usuários inclusos
  • Grow 360 – R$659,70 no plano mensal com 3 usuários inclusos

Avaliação média: 4.6/5

  • B2B Stack: 4.9/5; 
  • Sem avaliações no Kmaleon; 
  • Capterra: 4.8/5; 
  • G2: 4/5.

Nectar CRM

A plataforma para gestão de vendas B2B, NectarCRM, facilita a gestão de leads e organiza um pipeline de oportunidades.

Nessa ferramenta você pode configurar os principais frameworks de trabalho, além de metodologias de vendas próprias.

Fora isso, a NectarCRM reúne outras ferramentas como gerador de propostas, gerenciador de tarefas e compromissos, gravação de ligações, geração de formulários e timeline de feedbacks.

Seus outros diferenciais são:

  • Ideal para equipes de vendas de médias e grandes empresas
  • Interface amigável e boa usabilidade
  • Gravação das ligações
  • Integração com a Leadster por meio do Zapier, Pluga ou Webhooks
Planos
  • Pro – R$199/mês por usuário no plano mensal ou R$169/mês por usuário no plano anual. Com contratação mínima de 4 usuários.
  • Enterprise – R$ 299/mês por usuário no plano mensal ou R$254/mês por usuário no plano anual. Com contratação mínima de 4 usuários.

 Avaliação média: 4.6/5

  • B2B Stack: 4.6/5; 
  • Kmaleon: 4.6/5; 
  • Sem avaliações no Capterra; 
  • Sem avaliações no G2.

SharpSpring

Além de ser uma ferramenta de automação de marketing, o SharpSpring oferece a funcionalidade CRM, junto a outras 9 formas de integração.

Seus diferenciais são:

  • Ideal para equipes de marketing que necessitam automatizar processos
  • Demais funcionalidades: e-mail marketing, formulários, automação de marketing, personas, lead scoring, recursos sociais, campanhas de marketing e landing pages
  • Funil de vendas personalizado
  • Funcionalidade de ROI em todo lugar. Com isso, as equipes de marketing e vendas estarão sempre alinhadas sobre o desempenho das campanhas
  • Integração com ferramentas terceiras
  • Integração com a Leadster por meio do Zapier, Pluga ou Webhooks
Planos

Para saber os valores, é necessário agendar uma demonstração, pois os planos são personalizados.

Avaliação média: 4.6/5

  • B2B Stack: 4.8/5; 
  • Kmaleon: 4.6/5; 
  • Capterra: 4.6/5; 
  • G2: 4.5/5.

Ploomes

Se você quer gerenciar vendas complexas, o CRM da Ploomes é para você! A plataforma reúne gestão comercial, funil de vendas e automação de documentos em um único local. 

Suas principais funcionalidades são: definição de um workflow para vendas B2B, automação de documentos e propostas comerciais com cálculo de impostos complexos, gestão da base de leads, dashboards atualizados em tempo real e alto nível de personalização.

Além dessas funcionalidades, a Ploomes tem outros diferenciais:

  • Ideal para processos de vendas complexos, como B2B;
  • Automação de documentos como propostas, contratos e orçamentos;
  • Alto nível de personalização;
  • Integração com a base de dados ERP;
  • Contratação de módulos adicionais ao plano básico;
  • 14 dias de teste grátis;
  • Integração com a Leadster por meio do Zapier, Pluga ou Webhooks.
Planos
  • Ploomes Básico – R$195 no plano mensal
  • Para incrementar o plano básico, a ferramenta oferece módulos extras que podem ser contratados separadamente. Os valores vão de R$15 a R$30, também podendo passar pela consulta dos vendedores.

 Avaliação média: 4.5/5

  • B2B Stack: 4.7/5; 
  • Kmaleon: 4/5; 
  • Capterra: 4.8/5; 
  • Sem avaliações no G2.

Zoho CRM

O software de CRM de vendas online do Zoho CRM possui recursos que englobam desde uma estratégia omnichannel, gerenciamento e automação do pipeline de vendas, até a geração, pontuação e conversão de leads.

Essa ferramenta foi pensada para criar melhores relacionamentos com os clientes, pois fornece uma visão completa de todas as interações, além de manter o controle de vendas, organizar e priorizar oportunidades e facilitar a colaboração entre as equipes.

Outros diferenciais do Zoho CRM são:

  • Interface intuitiva e objetiva;
  • Bom custo-benefício;
  • Inteligência artificial de conversação para vendas mais inteligentes;
  • Mais de 500 integrações com outros apps;
  • Suporte em português;
  • Sem contratos de permanência, nem custos adicionais;
  • 15 dias de teste grátis e plano gratuito vitalício;
  • Integração com a Leadster por meio do Zapier, Pluga ou Webhooks;
Planos 
  • Padrão – $18 no plano mensal, $12 no plano anual
  • Profissional – $30 no plano mensal, $20 no plano anual
  • Empresarial – $45 no plano mensal, $35 no plano anual
  • Ultimate – $55 no plano mensal, $45 no plano anual

Avaliação média: 4.5/5

  • B2B Stack: 4.7/5​; 
  • Kmaleon: 4.9/5​; 
  • Capterra: 4.3/5; 
  • G2: 4/5.

2. Mídia Paga

A Mídia Paga é a estratégia que compra anúncios online para promover uma marca, produto ou serviço, certo?

Pois bem, esse tipo de ferramenta atua como o canal de criação ou gerenciamento dessas campanhas, onde você também pode analisar e acompanhar seus resultados.

Se você quer se aprofundar ainda mais nessa tática, aconselho você a dar uma olhada no nosso conteúdo “Mídia Paga: O Guia Completo”.

Agora, sem mais delongas, vamos às cinco ferramentas principais de Mídia Paga que você não pode deixar de conhecer!

Leia também: 18 Melhores Canais de Mídia Paga para sua Estratégia de Marketing Digital

Facebook Ads – Gerenciador de Anúncios

Gerenciado pela Meta, o Facebook Ads – Gerenciador de Anúncios é a plataforma de publicidade onde você pode criar e veicular campanhas de mídia paga para Facebook, Instagram, Audience Network e Messenger.

Além de fazer toda a criação no Gerenciador de Anúncios, a plataforma ainda possui os resultados das campanhas para que você possa acompanhar o desempenho e analisar se estão dentro de suas métricas de marketing.

Além dessas funcionalidades, seus pontos positivos são:

  • Criar campanhas para 4 mídias diferentes em um único lugar;
  • Poder acessar, editar, gerenciar e acompanhar os anúncios tanto pelo desktop quanto mobile;
  • Obter insights em tempo real;
  • Testes A/B.

Avaliação média: 4.2/5

  • B2B Stack: 4.2/5​; 
  • G2: sem avaliações​; 
  • Capterra: sem avaliações.

O Google Ads, antigo Adwords, é a plataforma de anúncios do Google.

Nela, você pode anunciar de diferentes formas, como pelo YouTube, pelo próprio Google e também pela rede de display.

Para criar campanhas, basta escolher e comprar palavras-chave e então montar uma estratégia que aproveita as dúvidas e intenções dos usuários ao utilizar o mecanismo de busca.

Vamos aos seus pontos positivos:

  • Maior plataforma de anúncios online;
  • Alta segmentação;
  • Facilidade para mensurar resultados;
  • Flexibilidade na hora de investir no anúncio.

Avaliação média: 4.5/5

  • B2B Stack: 4.9/5​; 
  • G2: 4.3/5​; 
  • Capterra: 4.5/5.

LinkedIn Ads

Assim como o Facebook e Google Ads, o LinkedIn Ads é a plataforma da rede social que viabiliza a criação de anúncios.

Se você quer focar na estratégia de marketing B2B, impulsionando o alcance a leads qualificados, o LinkedIn Ads é para você.

Vamos aos seus pontos positivos:

  • Atinge um público amplo, influente e disposto a comprar;
  • Sua segmentação é altamente voltada para leads qualificados;
  • Ideal para empresas B2B;
  • Boa estratégia para negócios de produtos e serviços com ticket médio mais alto.

Avaliação média: 4.5/5

  • B2B Stack: 4.5/5​; 
  • G2: sem avaliações​; 
  • Capterra: sem avaliações.

Data Studio

Além das ferramentas para criação de anúncios, como as citadas acima, nós temos também as plataformas que vão criar relatórios e dashboards para avaliar e mensurar seus resultados, como é o caso do Google Data Studio.

No Data Studio você importa todos os seus dados de mídia paga que já estão nas plataformas de criação, ou também pode pegar de ferramentas de análises como o Google Analytics.

Outros pontos positivos:

  • Alta personalização de relatórios;
  • Ferramenta gratuita;
  • Transformação de dados brutos em informações;
  • Compartilhamento e colaboração em tempo real;
  • Integração disponível com ferramentas do Google e outras plataformas de marketing – Facebook Ads, MailChimp, HubSpot, Ahrefs, SEMrush e Shopify.

Avaliação média: 4.3/5

  • B2B Stack: 4.3/5​; 
  • G2: sem avaliações​; 
  • Capterra: sem avaliações.

We.Dash

Assim como o Data Studio, o We.Dash é uma plataforma de criação de relatórios e dashboards.

Com a ferramenta é possível mapear, reunir, e visualizar os principais indicadores de Mídia Paga, Inbound Marketing, CRM, automação e analytics.

Além dessas funcionalidades, seus pontos positivos são:

  • Design simples e objetivo, facilitando na visualização dos dados;
  • Implementação simplificada;
  • Dicas com especialistas de marketing e vendas;
  • Integração com diversas plataformas – Google Ads, Facebook, Instagram, LinkedIn, HubSpot, Pipedrive, entre outros.
Planos

O We.Dash trabalha com quatro planos: Early (até 500 leads/mês), Medium (até 2000 leads/mês), Advanced (até 7000 leads/mês) e Enterprise (mais de 7000 leads/mês). Para saber os valores é necessário entrar em contato com um especialista.

Sem avaliações.

3. Redes Sociais

Ferramentas de marketing para redes sociais

Se sua empresa investe nas estratégias de redes sociais para produção de conteúdo, engajamento com influenciadores, campanhas de branding ou até mesmo co-marketing com empresas parceiras, saiba que essas ferramentas podem (e vão) te ajudar.

Pense em quanto as plataformas de gerenciamento de redes podem organizar sua rotina, automatizar e otimizar seu dia a dia.

Logo abaixo apresento a vocês quatro ferramentas que podem impulsionar sua produtividade!

mLabs

A mLabs é a maior ferramenta de gerenciamento de redes sociais do Brasil.

Essa plataforma, além de fazer o agendamento de posts, também oferece ferramentas de impulsionamento de publicações por meio dos Ads

Outras funcionalidades são: relatórios personalizáveis, interações no feed e por direct, workflows e criação de equipes, monitoramento da concorrência e criação de landing pages.

Seus pontos positivos são:

  • Possibilidade de múltiplos agendamentos;
  • Interface amigável e intuitiva;
  • Presença de algoritmos que indicam os melhores dias e horários para publicar e quais formatos tem melhor desempenho conforme a rede social;
  • Presente em diversas redes sociais – Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, Pinterest e Google Meu Negócio.
Planos
  • Básico – R$7,90/mês 1 perfil no plano anual (maior desconto);
  • Profissional – R$19,90/mês 1 perfil no plano anual (maior desconto).

Avaliação média: 4/5

  • B2B Stack: 4.9/5​; 
  • G2: 2.5/5; 
  • Capterra: 4.7/5.

Hootsuite

Outra ferramenta de gerenciamento de redes muito bem avaliada é o Hootsuite.

Com esse software ao seu lado você planeja, cria e agenda todas as suas campanhas e posts de rede social de maneira fácil e otimizada. 

Uma funcionalidade dessa ferramenta que auxilia os profissionais é a definição entre diferentes níveis de permissão para membros individuais da equipe –  nível organizacional, nível da equipe e nível da conta social –, gerenciando o que cada um pode acessar. 

Vamos aos seus pontos positivos:

  • Monitoramento de desempenho de todas as redes sociais em um único lugar;
  • Criação e gerenciamento de campanhas de anúncios;
  • Tenha acesso às mensagens e consultas de clientes de diferentes contas e responda a elas diretamente da caixa de entrada do Hootsuite.  
Planos
  • Professional – $99/mês, 1 usuário e 10 contas em redes sociais;
  • Team – $249/mês, 3 usuários e 20 contas em redes sociais;
  • Business – $739/mês, 5 usuários e 35 contas em redes sociais;
  • Enterprise – personalizado, a partir de 5 usuários e a partir de 50 contas em redes sociais.

Avaliação média: 4.4/5

  • B2B Stack: 4.7/5​; 
  • G2: 4.1/5; 
  • Capterra: 4.4/5

Etus

Outra ferramenta de gerenciamento de redes sociais muito utilizada por profissionais que focam mais em Instagram, Facebook e Twitter é a Etus.

Além de ser indicada para empresas que investem em redes sociais, a Etus serve muito bem agências de marketing e também freelancers. 

Com a plataforma você consegue agendar posts, impulsionar postagens, criar relatórios, fazer um calendário de planejamento, entre muitas outras funcionalidades.

Como pontos positivos podemos citar:

  • Captação de leads, pois você consegue criar landing pages, pop-ups, formulários e link na bio do Instagram;
  • Fazer análises de SEO e Instagram;
  • Acessar um banco de imagem próprio com mais de 1,7 milhões de mídias;
  • Centralizar todo o atendimento.
Planos
  • Gratuito – até 1 usuário e 4 agendamentos por mês;
  • Básico – R$7,80/mês para 1 usuário (mais usuários, maior valor) no plano anual (maior desconto);
  • Profissional – R$14,90/mês para 1 usuário (mais usuários, maior valor) no plano anual (maior desconto).

Avaliação média: 4.3/5

  • B2B Stack: 4/5​; 
  • G2: sem avaliações; 
  • Capterra: 4.7/5

Influency.me

A ferramenta da Influency.me é focada no marketing de influência, ou seja, se você aí é um influenciador digital ou uma empresa buscando por um, já pode investir nessa plataforma.

O objetivo da Influency.me é simplificar a identificação e o relacionamento entre os influencers e as marcas. Com ela você pode gerenciar toda a sua campanha, desde o mapeamento e análise dos influenciadores, envios de contratos, CRM, gestão de campanhas, monitoramento das publicações, até a emissão de relatórios.

Alguns de seus pontos positivos e vantagens são:

  • Acompanhar a localização do influenciador;
  • Possibilidade selecionar de múltiplos alcances para encontrar o influenciador ideal;
  • Possui um cálculo de ressonância que mostra a porcentagem de engajamento que um influenciador tem com seus seguidores.
Planos

Para ter acesso aos valores do Influency.me é necessário entrar em contato.

Sem avaliações.

4. Search Engine Optimization (SEO)

Ferramentas de marketing para SEO

Quando falamos de SEO estamos nos referindo ao conjunto de estratégias que visam o aumento do tráfego orgânico dos sites via otimização de páginas para mecanismos de busca.

Assim, as páginas da web são intencionalmente criadas para aparecerem bem posicionadas nos resultados de buscas de mecanismos como o Google ou o Bing.

Se você quer saber quais são as melhores ferramentas de SEO, analise se elas possuem funcionalidades como:

  • Levantamento das melhores palavras-chave;
  • Produção dos melhores títulos e descrição de produtos;
  • Criação de relatórios para análise de métricas;
  • Análise da experiência de navegação no seu site.

Existem inúmeras ferramentas de SEO no mercado, mas hoje separamos aqui 13 que podem te interessar, confira!

Google Search Console

Vamos começar pela ferramenta gratuita oferecida pelo Google: o Google Search Console.

Essa plataforma permite a análise do desempenho do seu site no Google. Você confere dados como: impressões, frequência de pesquisas no Google, quantidade de cliques e até mesmo possíveis erros no site.

Seus pontos positivos são:

  • Ferramenta 100% gratuita;
  • Dashboard completa;
  • Filtros para análise personalizados.

Avaliação média: 4.8/5

  • B2B Stack: 4.9/5​; 
  • G2: 4.7/5; 
  • Capterra: 4.8/5

SEMRush

Outra ferramenta para análise e diagnóstico de sites é o SEMrush.

Seu principal diferencial são as funcionalidades de estudo e comparação com concorrentes.

Nele, além de analisar diversos fatores das suas páginas, você confere o custo por clique das palavras-chave, volume de buscas, termos relacionados, backlinks de concorrência e gera relatórios completos.

Seus pontos positivo são:

  • Grande quantidade de funcionalidades e recursos;
  • Serve para equipes de marketing de todos os tamanhos;
  • Possibilidade de analisar o posicionamento dos concorrentes na busca orgânica e paga para suas principais palavras-chave;
  • Oferece o histórico do volume de buscas orgânico de seu site e seus concorrentes.
Planos
  • Pro – $99,95/mês no plano anual (maior desconto);
  • Guro – $191,62/mês no plano anual (maior desconto);
  • Business – $374,95/mês no plano anual (maior desconto).

Avaliação média: 4.7/5

  • B2B Stack: 4.7/5​; 
  • G2: 4.6/5; 
  • Capterra: 4.7/5

Screaming Frog

Se você está interessado nas análises on-page – melhorias que podem ser feitas nas suas páginas já publicadas –, o Screaming Frog é uma ótima opção, já que seu foco é no SEO técnico.

Ele é um rastreador de sites, focado na melhoria do SEO, ou seja, extrai todos os dados e faz a auditoria para problemas comuns presentes na estratégia de marketing digital. 

Alguns de seus pontos positivos são:

  • Geração de sitemaps xml;
  • Visualização da arquitetura do site em gráficos em árvore e diagramas interativos;
  • Renderiza sites e estruturas dinâmicas em javascript;
  • Valida dados estruturados;
  • Integração com o Google Analytics e Search Console.
Planos
  • Free – funcionalidades limitadas;
  • Versão paga – $209 por ano.

Avaliação média: 4.7/5

  • B2B Stack: 4.8/5​; 
  • G2: 4.6/5; 
  • Capterra: 4.8/5

Ubersuggest

A plataforma criada por Neil Patel, Ubersuggest, é chamada de ferramenta de SEO tudo-em-um

Ela é conhecida assim, pois tem acesso a um enorme banco de dados de palavras-chave, acesso esse disponibilizado para os seus usuários.

Além de seu grande banco de dados, os pontos positivos da Ubersuggest são:

  • Análise de SERP;
  • Análise competitiva
  • Atualização constante do banco de dados;
  • Oferece ideias para criação de conteúdo;
  • Teste grátis por 7 dias e possibilidade de uso gratuito 3x ao dia para busca de palavras-chave.
Planos
  • Vitalício – você paga apenas uma única vez e tem 90% de desconto:
    • Individual – $120
    • Business – $200
    • Enterprise/Agência – $400
  • Mensal – o pagamento ocorre todo mês e tem 70% de desconto:
    • Individual – $12/mês
    • Business – $20/mês
    • Enterprise/Agência – $40/mês

Avaliação média: 4.1/5

  • B2B Stack: 3.8/5​; 
  • G2: 4.2/5; 
  • Capterra: 4.4/5

Answer The Public

Se sua procura é por variações de termos e palavras-chave, o Answer The Public é uma ótima opção.

Essa ferramenta que vai reunir ideias de conteúdo por meio de perguntas, basta escrever uma palavra-chave no campo de pesquisas da plataforma que já vão aparecer perguntas, preposições, comparações, e outros termos relacionados ao assunto que vão ajudar a criar conteúdo otimizado para mecanismos de busca.

Seus pontos positivos são:

  • Ferramenta gratuita;
  • Insights sobre as perguntas do seu público;
  • Identificação e otimização de palavras-chave de cauda longa.

Avaliação média: 4.5/5

  • B2B Stack: 4.5/5​; 
  • G2: 4.5/5; 
  • Capterra: 4.7/5

Google Trends

O Google Trends é a ferramenta de SEO que mostra as principais tendências mundiais e regionais do buscador.

De forma bem simples, o software mostra os assuntos relacionados em alta. Isso ajuda você a criar conteúdo atualizado sobre o tópico do momento e com maior probabilidade de interesse do público.

Seus pontos positivos são:

  • Possibilidade de filtrar os resultados por região, categoria, período e pesquisa na web.
  • Gráficos atualizados que mostram o crescimento em porcentagens e as localizações que mais buscaram pelas palavras-chave;
  • Ferramenta gratuita.

Avaliação média: 4.5/5

  • B2B Stack: 4.5/5​; 
  • G2: 4.5/5; 
  • Capterra: 4.7/5

Google Pagespeed

Está buscando por informações mais técnicas e que vão ajudar seu site a performar melhor? O Google PageSpeed Insights pode ser a solução! Ele é o responsável por analisar a velocidade de seu site

Essa ferramenta estuda o tempo de carregamento da página e compara os dados para atribuir uma nota. A nota é baseada nas boas práticas definidas pelo Google para velocidade e performance de websites.

Como pontos positivos podemos destacar:

  • Oferecimento de uma lista de análise, que aponta o que está certo, os erros e os pontos de atenção;
  • Ferramenta gratuita.

Sem avaliações.

Smush

Passando para uma ferramenta que vai otimizar os elementos do seu site, vamos falar sobre o plugin do WordPress Smush.

Seu foco é acelerar o carregamento das imagens do seu site. Para isso, a ferramenta otimiza, redimensiona e comprime imagens grandes que podem prejudicar a velocidade de carregamento da sua página.

Seus pontos positivos são:

  • Automatização de processo, ganhando mais produtividade;
  • Ferramenta gratuita.

Sem avaliações.

Check My Links

Check My Links é uma extensão do Google Chrome que identifica links quebrados e inválidos nas páginas selecionadas.

Dessa forma, você melhora não só os aspectos de SEO do site, mas também a experiência do usuário. 

Outros pontos positivos são:

  • Checagem rápida e simples;
  • Fácil uso;
  • Ferramenta gratuita.

Sem avaliações.

Help a Reporter Out (HARO)

Se você está pensando em implementar uma estratégia de backlinks, saiba que o Help a Reporter Out (HARO) pode ser uma boa pedida.

No HARO você se conecta a jornalistas, auxiliando no networking para aparecer em sites de notícias e veículos de imprensa.

Pontos positivos:

  • Fortalecimento de autoridade e marca;
  • Ferramenta de fácil uso;
  • Ferramenta gratuita.

Avaliação média: 4.4/5

  • B2B Stack: sem avaliações 
  • G2: 4.4/5 
  • Capterra: sem avaliações

MOZ

Uma das maiores empresas de SEO do mundo, a Moz também oferece uma opção para pesquisa de palavras-chave, a ferramenta é a Keyword Explorer.

Com essa plataforma, você pode acessar as palavras e conferir as informações como volume de busca, dificuldade em conseguir ranqueamento, oportunidade e potencial de tráfego.

Pontos positivos:

  • Facilidade de uso, basta preencher a busca com a palavra desejada;
  • Ferramenta gratuita.

Avaliação média: 4.4/5

  • B2B Stack: sem avaliações 
  • G2: 4.4/5 
  • Capterra: 4.5/5

Ahrefs

Criada em 2011, a Ahrefs tinha o foco inicial em uma análise mais avançada de domínios, com destaque para estratégias de backlinks.

Atualmente a plataforma tem funcionalidades como: Site Explorer Tool – para analisar o desempenho da página e Site Audit Tool – para auditar seu site.

Pontos positivos:

  • Plataforma simples e intuitiva;
  • Análise de backlinks mais aprofundada que as demais;
  • Vários usuários podem acessar a conta ao mesmo tempo.
Planos
  • Lite – $83/mês no plano anual (maior desconto);
  • Standard – $166/mês no plano anual (maior desconto);
  • Advanced – $333/mês no plano anual (maior desconto);
  • Enterprise – $833/mês no plano anual (maior desconto).

Avaliação média: 4.5/5

  • B2B Stack: 4.2/5 
  • G2: 4.6/5 
  • Capterra: 4.7/5

Similarweb

Por fim, a ferramenta de análise e monitoramento de competitividade, Similar Web, oferece dados do site, como fontes de tráfego, melhores conteúdos e engajamento social.

Seus pontos positivos são:

  • Preço mais acessível e com versão gratuita;
  • Dados segmentados;
  • Comparação entre métricas.
Planos
  • Pequenas Empresas – $167/mês no plano anual (maior desconto);
  • A Maioria das Empresas – consultar um vendedor.

Avaliação média: 4.5/5

  • B2B Stack: 4.6/5 
  • G2: 4.5/5 
  • Capterra: 4.5/5

5. Criação de Conteúdo e Design

Ferramentas de Marketing Digital para Criação de Conteúdo e Design

Tanto a criação de conteúdo quanto os elementos de design demandam grande tempo de sua equipe de marketing.

Por isso, contar com ferramentas nessa área é essencial para maior produtividade e aproveitamento de tempo.

Vamos aos quatro melhores softwares que podem te ajudar!

Canva

Na ferramenta baseada na nuvem, Canva, você pode criar imagens únicas para compartilhar onde quiser.

Com ela, você produz designs do zero, com elementos gratuitos e até mesmo exemplos de base disponíveis na plataforma.

Seus pontos positivos são:

  • Plano gratuito;
  • Facilidade de uso;
  • Modelos e exemplos prontos;
  • Criação de artes com dimensões personalizadas.
Planos
  • Canva grátis – funcionalidades limitadas;
  • Canva Pro – R$289/ano para 1 pessoa;
  • Canva para Empresas – R$449,90/ano para as primeiras 5 pessoas.

Avaliação média: 4.7/5

  • B2B Stack: 4.8/5 
  • G2: 4.7/5 
  • Capterra: sem avaliações.

ChatGPT

O ChatGPT é um robô de inteligência artificial que troca mensagens em texto sobre qualquer assunto. Porém, essa tecnologia não para por aí.

Já existem variáveis da ferramenta utilizadas nas mais diversas áreas para otimizar o processo de trabalho, dentre elas estão o design, copywriting, criação de conteúdo e o planejamento.

Vamos a algumas delas:

  • Para remover elementos de suas imagens – Cleanup Pictures;
  • Para criar sua identidade de marca, logo e site –  Looka;
  • Para criar copys em poucos segundos – Copy.ia.

Seus pontos positivos são:

  • Ferramentas super intuitivas e fáceis de utilizar;
  • Plataformas gratuitas;
  • Resultados em segundos.

Sem avaliações.

TinyPNG

Se você está buscando maneiras de comprimir suas imagens, saiba que a ferramenta TinyPNG é a solução.

A plataforma comprime imagens em PNG e JPEG, garantindo a qualidade dos materiais.

Alguns de seus pontos positivos são:

  • Simplicidade de uso;
  • Design intuitivo;
  • Ferramenta gratuita.

Avaliação média: 4.7/5

  • B2B Stack: sem avaliações 
  • G2: 4.7/; 
  • Capterra: sem avaliações

Adobe Color CC

O Adobe Color CC é uma ferramenta de criação de paletas de cores avançadas. O próprio usuário pode criar suas paletas e descobrir temas únicos para uso em aplicações externas.

Pontos positivos:

  • Ferramenta gratuita;
  • Fácil uso.

Sem avaliações.

6. Vídeo Marketing

Ferramentas para vídeo marketing

O vídeo marketing é um tipo de marketing que vem ganhando cada vez mais força e espaço no mundo digital.

Se você quer saber por onde começar e quais ferramentas podem te ajudar no processo, confira as plataformas abaixo.

Vimeo

A Vimeo é uma ferramenta de compartilhamento de vídeos que permite aos usuários fazer upload e assistir a vídeos longos e de alta qualidade.

Seus pontos positivos são:

  • Zero anúncios no meio dos vídeos;
  • Hospedagem de vídeos em um único local;
  • Possibilidade de fazer lives;
  • Voltada para um público mais profissional.
Planos
  • Starter – $9/mês/por assento;
  • Standard –  $25/mês/por assento;
  • Advanced –  $65/mês/por assento;
  • Enterprise – entrar em contato.

Avaliação média: 4.4/5

  • B2B Stack: 4.6/5 
  • G2: 4.2/5 
  • Capterra: 4.6/5

Loom

A ferramenta que permite gravar a tela do computador e sua imagem da webcam, compartilhando o esse vídeo em poucos segundos se chama Loom.

Além de gravar e compartilhar, você ainda pode cortar seu vídeo, publicá-lo e ainda interagir com seus usuários. Isso pode ser positivo para divulgação de campanhas de marketing, mas também para o seu dia a dia de trabalho em equipe.

Pontos positivos:

  • Plano gratuito;
  • Fácil uso e interface amigável;
  • Preço mais acessível com 14 dias de teste grátis.
Planos
  • Starter – gratuito;
  • Business – $8/mês/por criador;
  • Enterprise – entrar em contato.

Avaliação média: 4.8/5

  • B2B Stack: 5/5 
  • G2: 4.7/5 
  • Capterra: 4.7/5

Videomatik

O Videomatik é um API (Application Programming Interface) para produção de vídeos personalizados.

Com ele você automatiza e escala a produção de vídeos personalizados, basta realizar a integração com o software e templates de vídeo.

Pontos positivos:

  • Ferramenta gratuita;
  • Interface amigável;
  • Integração simplificada.

Sem avaliações.

Wistia

A Wistia, assim como o Vimeo, é uma plataforma de hospedagem de vídeo que permite hospedar suas produções no site, com uma reprodução suave garantida e um reprodutor responsivo. 

Além dessas funcionalidades, a Wistia tem o ponto positivo de fazer análises de vídeo e com as métricas que mensuram seus resultados.

Planos
  • Plus – $19/mês;
  • Pro – $79/mês;
  • Advanced – 319/mês
  • Premium – entrar em contato.

Avaliação média: 4.6/5

  • B2B Stack: sem avaliações 
  • G2: 4.6/5 
  • Capterra: 4.7/5.

PowToon

A ferramenta PowToon é para você que deseja criar vídeos animados.

A plataforma possui uma grande variedade de modelos existentes e um editor com interface de arrastar e soltar, facilitando a experiência. 

Fora isso, o PowToon permite que as empresas e equipes criem apresentações totalmente personalizadas.

Seus pontos positivos são:

  • Fácil uso com resultado profissional;
  • Biblioteca de músicas, objetos e vídeos isentos de royalties para os usuários.
  • Preço mais acessível.
Planos
  • Lite – $15/mês;
  • Professional – $60/mês;
  • Business – $125/mês

Avaliação média: 4.4/5

  • B2B Stack: sem avaliações 
  • G2: 4.4/5 
  • Capterra: 4.5/5

StreamYard

O StreamYard é uma ferramenta web cujo objetivo é realizar transmissões ao vivo por meio de um navegador.

Com ele você consegue realizar lives online no YouTube, LinkedIn, Facebook, entre outras plataformas.

Seus principais pontos positivos são:

  • Sem necessidade de baixar o software, pode fazer tudo direto pelo navegador;
  • Possibilidade de utilizar diversos efeitos na transmissão, como notas de rodapé, mudanças de cenários, inserção de comentários em destaque etc;
  • Opção de plano gratuito.
Planos
  • Gratuito;
  • Básico – R$20/mês;
  • Profissional – R$39/mês

Avaliação média: 4.6/5

  • B2B Stack: 4.5/5 
  • G2: 4.8/5 
  • Capterra: 4.7/5

Zoom

Além de utilizar o Zoom para reuniões, aulas e cursos, você também pode utilizar a ferramenta para transmitir webinários para seu público.

Os pontos positivos são:

  • Plataforma mais popular e de fácil acesso;
  • Plano gratuito;
  • Gravação de tela disponível.
Planos
  • Básico – gratuito;
  • Professional – $680,99/ano/usuário;
  • Corporativo – $907,99/ano/usuário;
  • Empresarial – entrar em contato.

Avaliação média: 4.5/5

  • B2B Stack: 4.6/5; 
  • G2: 4.5/5; 
  • Capterra: sem avaliações.

7. Gerador de Leads

Ferramentas de marketing para geração de leads

Existem diversas ferramentas no mercado para captar leads, algumas delas são:

  • Chatbots;
  • Botão do WhatsApp;
  • Construtores de Landing Pages;
  • Criadores de Pop-Ups;
  • Plataformas de Anúncios;
  • Ferramentas de Prospecção Ativa.

Separamos aqui os 10 melhores geradores de lead dentro de cada categoria. Confira:

Leadster (chatbot)

A Leadster conta com um chatbot de marketing conversacional focado em aumentar os resultados das vendas e do marketing. 

A ferramenta pode aumentar em até 3 vezes a geração de leads e a taxa de conversão dos seus sites e landing pages, com resultados comprovados com seus clientes.

Seus pontos positivos são:

  • Abordagem ativa;
  • Personalização de conversas; 
  • Testes A/B;
  • Dashboard com métricas de desempenho;
  • Qualificação automática de leads;
  • Agendamento automático de reuniões;
  • Localização de leads;
  • Integração com mais de 200 ferramentas. 
Planos
  • Free — grátis;
  • Starter — R$151/mês;
  • Traction — R$ 263/mês;
  • Growth — entrar em contato.

Avaliação média: 4.9/5

  • Avaliação no B2B Stack: 4.9/5
  • Capterra: sem avaliações
  • G2: sem avaliações

Intercom

Com o chatbot da Intercom você terá suporte, engajamento e marketing conversacional

Além de captação de leads, suas outras funcionalidades são: live chats e bots de suporte ao consumidor que podem ser aplicados no WhatsApp, Twitter, Facebook e Instagram.

Vamos a alguns de seus pontos positivos:

  • Soluções personalizadas com o seu objetivo e necessidade;
  • Planos criados para o tamanho e estilo da empresa;
  • Possibilidade de demonstração gratuita.
Planos
  • Para microempresas: Starter – $74/mês;
  • Para outras empresas: Support, Engage e Convert (necessário entrar em contato).

Avaliação média 4.4/5

  • Avaliação no B2B Stack: 4.5/5
  • Avaliação no Capterra: 4.5/5
  • Avaliação no G2: 4.4/5

Landbot

O último chatbot que separamos aqui também foi a escolha de marcas como Uber, LG e L’Oreal. Estamos falando do Landbot, chatbot focado em marketing e vendas.

Seus pontos positivos são:

  • Chatbot no-code;
  • Uso de mídias, como vídeos, imagens e GIFs;
  • Pode ser implementado em site, Facebook Messenger e WhatsApp;
  • Teste grátis.
Planos
  • Site:
    • Sandbox – grátis;
    • Starter – $39/mês;
    • Pro – $99/mês;
    • Business – $300mês.
  • WhatsApp:
    • Pro – $169/mês;
    • Business – $300/mês.

Avaliação média 4.6/5

  • Avaliação no Capterra: 4.5/5
  • Capterra: sem avaliações
  • Avaliação no G2: 4.7/5

Botão do WhatsApp Leadster

Pulando para outra forma de gerar leads, vamos falar sobre o Botão do WhatsApp.

Sim, além do chatbot, a Leadster também oferece um botão do WhatsApp interativo e gratuito para seu site.

Com ele, você pode aumentar sua geração de leads, receber contatos no número que desejar e ter resultados em tempo real.

Pontos positivos:

  • Ferramenta gratuita;
  • Interface intuitiva;
  • Implementação rápida e fácil;
  • Integração com chatbot.

Avaliação média 4.9/5

  • Avaliação no B2B Stack: 4.9/5
  • Capterra: sem avaliações
  • G2: sem avaliações

Unbounce

De botão para WhatsApp, para Landing Pages, vamos conhecer a Unbounce

A Unbounce oferece Landing Pages otimizadas e com possibilidade de testes A/B.

Seus pontos positivos são:

  • LPs voltadas para melhores taxas de conversão;
  • Soluções conforme o segmento da empresa;
  • Teste de 14 dias grátis.
Planos
  • Launch – $74/mês;
  • Optimize – $109/mês;
  • Accelerate – 180/mês;
  • Concierge – 469/mês.

Avaliação média 4.6/5

  • Avaliação no B2B Stack: 5/5
  • Capterra: 4.6/5
  • G2: 4.4/5

Popt.in

Sabe os pop-ups que tanto vemos nos sites? Pois bem, eles podem ser uma maneira de você captar a atenção do usuário e transformá-lo em lead.

Por isso, vamos falar do Popt.in, plataforma de captura de clientes potenciais que auxilia na conversão de visitantes em leads por meio de pop-ups e widgets inteligentes.

Pontos positivos

  • Diversos modelos de pop-ups que seguem o objetivo da empresa;
  • Possibilidade de testes A/B.
  • Mais de 50 integrações nativas.
Planos
  • Free – gratuito;
  • Basic – $20/mês;
  • Pro – $47/mês;
  • Agency – $95/mês.

Avaliação média 4.5/5

  • Avaliação no B2B Stack: 4.5/5
  • Capterra: 4.5/5
  • G2: 4.4/5

OptinMonster

Ainda no universo dos pop-ups, o OptinMonster é um plugin que permite o gerenciamento diretamente pelo dashboard do WordPress, proporcionando a criação e monitoramento de pop-ups para conversão de leads no site.

Planos
  • Basic – $16/mês;
  • Plus – $32/mês;
  • Pro – $49/mês;
  • Growth – $82/mês.

Avaliação média 4.2/5

  • Avaliação no B2B Stack: 4.2/5
  • Capterra: 4.2/5
  • G2: 4.2/5

Voltamos à mídia paga! Sim, esse recurso também é importante para você captar mais leads.

Por isso, já indico o Google Ads que possibilita a criação de anúncios online em diferentes formatos

Lembre-se que ele aproveita a rede de pesquisa, rede de display, YouTube, Google Shopping e outros aplicativos. 

LinkedIn Sales Navigator

Para fechar, separamos aqui duas ferramentas de prospecção ativa.

A primeira é o LinkedIn Sales Navigator, ferramenta para prospecção de vendas e relacionamento com possíveis clientes.

Com ela, você cria campanhas de segmentação, acompanha atualizações de leads e empresas, faz o primeiro contato e interage com clientes em potencial.

Pontos positivos:

  • Teste gratuito;
  • Integração com CRM de vendas.
Planos

Todos os planos – Core, Advanced e Advanced Plus – necessitam de pedido de uma demonstração gratuita.

Avaliação média 4.5/5
  • Avaliação no B2B Stack: 4.5/5
  • Capterra: 4.7/5 
  • G2: 4.3/5

Ramper

Por fim, nós temos a Ramper, plataforma de e-mails que automatiza várias etapas da prospecção de leads

Por meio da ferramenta também é possível automatizar processos de outbound e integrá-los ao inbound, ativar inbound leads e resgatar leads perdidos do CRM.

Seus outros pontos positivos são:

  • Automatização dos processos;
  • Integração com CRMs de vendas;
  • Relatórios personalizados.
Planos

É necessário entrar em contato e solicitar uma demonstração.

Avaliação média 4.7/5

  • Avaliação no B2B Stack: 4.7/5
  • Capterra: sem avaliações 
  • G2: 4.8/5

8. Otimização de Sites e CRO

Ferramentas para otimização de sites e CRO

Investir em estratégias de Otimização de Conversão (CRO) nunca foi tão necessário quanto agora, ainda mais em um cenário de maior privacidade do usuário e menos cookies.

Por isso, separamos aqui duas ferramentas principais que vão ajudar você a otimizar seu site e obter melhores resultados em suas conversões.

Hotjar

O Hotjar é um software de análise de comportamento especializado. Com ele você obtém melhor conhecimento sobre o comportamento do usuário através de recursos, como mapas de calor e gravações de visitantes.

Além dessas principais funcionalidades, vamos aos seus pontos positivos:

  • Possibilidade de feedback diretamente dos usuários;
  • Possibilidade de incorporação de pesquisas no site;
  • Configuração e uso fácil;
  • Segmentação de visitantes pela URL, dispositivos e atributos do usuário.
Planos
  • Basic – gratuito;
  • Plus – $32/mês;
  • Business – $80/mês;
  • Scale – entrar em contato.

Avaliação média 4.5/5

  • B2B Stack: 4.6/5
  • G2: 4.3/5
  • Capterra: 4.7/5.

Google Optimize

O Google Optimize é uma ferramenta do Google, pensada para estratégias de marketing e de design, sendo focado em otimização de sites e CRO.

A ferramenta possibilita a criação de testes e análises nos sites, páginas e seus elementos. Dessa forma, é possível identificar diferentes combinações e versões, para entender as melhorias mais significativas para a marca. 

Seus pontos positivos são:

  • Integração com o pacote do Google Analytics 360;
  • Análise mais aprofundada do Google Analytics;
  • Recurso de editor visual disponível para a criação de experimentos simples;
  • Versão gratuita.
Planos
  • Google Optimize – gratuito;
  • Optimize 360 – entrar em contato.

Avaliação média 4.4/5

  • B2B Stack: sem avaliações
  • G2: 4.2/5
  • Capterra: 4.7/5

9. Automação de Marketing

Ferramentas de automação de marketing

Com as ferramentas de automação de marketing você poderá centralizar informações e rotinas automatizadas dos processos de vendas e marketing

Suas principais funções são: fluxos de automação, atribuição de leads, e-mail marketing, segmentação da base, geração e monitoramento de leads, testes A/B e relatórios.

Para saber qual a melhor para o seu negócio, confira a lista abaixo!

RD Station Marketing

A primeira ferramenta que citaremos aqui é da empresa referência de marketing digital na América Latina, a Resultados Digitais. Sua ferramenta de automação de marketing, a RD Station Marketing, é líder no Brasil.

Suas funcionalidades abrangem: agendamento e disparo de e-mails, alimentação de fluxos de nutrição, criação de landing pages, gestão de redes sociais, blog e SEO, análise de leads e pop-ups.

Além de todas essas funções, podemos destacar alguns pontos positivos, como:

  • Ferramenta “tudo em um só lugar”;
  • Integrações com diversas ferramentas;
  • Teste grátis.
Planos
  • Para equipes de marketing:
    • Light – R$50/mês;
    • Basic – R$489/mês;
    • Pro – R$939/mês;
    • Enterprise – R$2.659/mês.
  • Para equipes de vendas:
    • Free – gratuito;
    • Basic – R$48,60/mês/usuário;
    • Pro – R$69,30/mês/usuário.

Avaliação média 4.5/5

  • B2B Stack: 4.7/5
  • G2: 4.7/5
  • Capterra: 4.1/5

LAHAR

Eleita duas vezes como a melhor ferramenta de Marketing Digital pela Abcomm, a ferramenta de automação da LAHAR se destaca pela constante implementação de novas funcionalidades, tornando o software cada vez mais completo.

Podemos destacar algumas de suas principais funcionalidades: agendamento de disparos e fluxos de nutrição de e-mail, modelador de e-mails arrastar e soltar, editor de landing pages, SMS marketing, lead scoring, formulários para captação de leads, gestão de leads e lead tracking.

Seus pontos positivos são:

  • Funcionalidade Whitelabel que permite que toda a ferramenta seja customizada;
  • Possui uma base de contato (CRM);
  • Teste grátis.
Planos

A LAHAR possui três planos: Starter, o Pro e a Agência. Para saber os valores é necessário entrar em contato. 

Avaliação média 4.8/5

  • B2B Stack: 4.8/5
  • G2: sem avaliações
  • Capterra: sem avaliações

ActiveCampaign

Se você está buscando uma plataforma atrativa, de fácil uso e baseada completamente na experiência do usuário, invista no ActiveCampaign.

Além do CRM de vendas, suas funcionalidades de automação de marketing envolvem: automatização do e-mail de follow up, localização dos contatos mais engajados, segmentação de leads e personalização de conteúdo.

Fora suas funcionalidades principais, existem alguns pontos positivos de destaque:

  • Função de geomarketing;
  • Integração com diversas ferramentas;
  • Teste grátis.
Planos 
  • Lite – R$47/mês;
  • Plus – R$257/mês;
  • Profissional – R$782/mês;
  • Enterprise – personalizado, necessário entrar em contato.

Avaliação média 4.6/5

  • B2B Stack: 4.6/5
  • G2: 4.6/5
  • Capterra: 4.6/5

E-goi

Uma ferramenta de automação que proporciona comunicação em diversos canais é a da E-goi.

Com ela, você terá acesso a canais de comunicação como: e-mail marketing, SMS marketing, notificações web push, notificações push mobile, chamadas de voz, e-mail e SMS transacional e anúncios próprios.

Além desse principal diferencial em comunicação, a plataforma da E-goi tem outros pontos positivos:

  • Opção de plano gratuito;
  • Grande opção de canais de comunicação;
  • Diversas integrações com e-commerce.
Planos
  • Social one – gratuito;
  • Base – R$54/mês;
  • Pro – R$215,99/mês;
  • Corporate – R$1.800/mês.

Avaliação média 4.6/5

  • B2B Stack: 4.5/5
  • G2: 4.4/5
  • Capterra: 5/5

Mailbiz

O principal diferencial da ferramenta de automação da Mailbiz é sua área de suporte, usabilidade, qualidade e funcionalidade entre os clientes.

Seus pontos positivos são:

  • Editor Drag and Drop;
  • Integrações com sistemas ERP e e-commerce;
  • Criação de campanhas.
Planos
  • Starter 100 – R$329/mês;
  • Pro 100 – R$399/mês;
  • Corp – necessário entrar em contato;
  • Premium – necessário entrar em contato.

Avaliação média 4.9.

  • B2B Stack: 4.9/5
  • G2: sem avaliações
  • Capterra: sem avaliações

Sharpspring

A ferramenta Sharpspring está presente em mais de 1.600 agências em todo o mundo. Suas principais funcionalidades são: mensuração de campanhas online e offline, e-mails dinâmicos, landing pages dinâmicas, nutrição de leads automatizada e lead scoring

Seus pontos positivos são:

  • CRM próprio;
  • Integração com Google Adwords;
  • Possibilidade criação de personas; 
  • Função do motor de automação robusto.
Planos

Para ter acesso aos valores é necessário entrar em contato e agendar uma demonstração.

Avaliação média 4.6/5

  • B2B Stack – 4.8/5
  • G2 – 4.5/5
  • Capterra – 4.6/5

HubSpot Marketing Hub

Outra referência de marketing digital é a HubSpot. A empresa criou uma das ferramentas de automação de marketing mais completa do mercado, a HubSpot Marketing Hub.

Além de funcionalidades, mais tradicionais – landing pages, gerenciamento de leads, e-mail, análise da jornada do cliente, redes sociais e blog – a ferramenta possui alguns outros pontos positivos: 

  • Possibilidade de acompanhamento do ROI de sua publicidade;
  • Áreas de SEO englobadas na automação;
  • Ferramenta tudo em um só: atração, conversão e relatórios personalizados;
  • Opção de plano gratuito.
Planos
  • Grátis;
  • Starter – $45/mês;
  • Professional – $800/mês;
  • Enterprise – $3.600/mês.

Avaliação média 4.4/5

  • B2B Stack: 4.4/5
  • G2: 4.4/5
  • Capterra: 4.5/ 5

Mailchimp

A ferramenta do Mailchimp conta com recursos inteligentes principalmente para e-mail marketing, porém, podemos citar mais funcionalidades, como agendamento do disparo de e-mails, monitoramento de campanhas e segmentação de contatos.

Seus outros pontos positivos são: 

  • Integração com redes sociais;
  • Possibilidade de criar anúncios no Facebook, Instagram e Google;
  • Sugestões assistidas por IA;
  • Possibilidade de plano gratuito.
Planos
  • Free – gratuito;
  • Essentials – R$ 55/mês;
  • Standard – R$ 85/mês;
  • Premium – R$ 1.870/mês.

Avaliação média 4.4/5

  • B2B Stack: 4.5/5
  • G2: 4.3 /5
  • Capterra: 4.5/5.

LeadLover

Se você quer construir um relacionamento forte entre marca e cliente, a ferramenta de automação de marketing da LeadLovers é a opção.

Seus principais pontos positivos são:

  • Disponibilidade de modelos de máquinas de vendas prontos;
  • Criação de páginas simplificada;
  • Hospedagem em domínios ilimitados;
  • Integração com as principais plataformas do mercado.
Planos
  • Leadlovers – R$157/mês;
  • Zaplovers – R$247/mês;
  • Leadlovers + Zaplovers – R$280/mês;
  • Diamante – R$1.384/mês.

Avaliação média 4.2/5

  • B2B Stack: 4.6/5
  • G2: 3.8/5
  • Capterra: 4.4/5

Snov.io

Por fim, temos aqui uma ferramenta de automação focada no Outreach de vendas, o processo de alcançar leads e ex-clientes por meio de ligações, e-mails, mensagens e redes sociais. Estamos falando da Snov.io.

Algumas de suas funções são: campanhas de gotejamento de e-mails, verificação de e-mails e rastreio de e-mails enviados.

Além disso, temos alguns pontos positivos para analisar:

  • CRM de vendas próprio;
  • Integração com mais de 5 mil plataformas.
  • Opção de plano gratuito.
Planos
  • Trial – gratuito;
  • Starter – R$30/mês;
  • Pro – R$75/mês;
  • Custom – a partir de R$999/mês.

Avaliação média 4.6/5

  • B2B Stack: 4.8/5
  • G2: 4.5/5
  • Capterra: 4.5/5

10. Relatórios e Análise de Dados

Ferramentas de marketing para análise de dados

Você já deve ter percebido que a maioria das ferramentas citadas já fornecem relatórios de análise.

Porém, é muito importante investir em plataformas focadas nessa área. Pensando nisso, vamos explorar as três principais ferramentas abaixo.

Confira!

Google Analytics 4

O Google Analytics 4 é a nova versão do Analytics, surgindo para substituir o modelo Universal. 

O principal diferencial do GA4 é a coleta de dados baseados em eventos ao invés de sessões. Essa revolução muda o entendimento de como o seu site vem sendo utilizado. 

Além dessas mudanças, vamos a alguns pontos positivos:

  • Análise de Web e mobile juntos;
  • Maior controle de privacidade – sem mais cookies de terceiro;
  • Recursos de previsão de comportamento
  • Integrações diretas com plataformas de mídia;
  • Ferramenta gratuita.

Ainda não há avaliações. 

DataBox

O DataBox é uma plataforma de análise de negócios que reúne diversos dados em um único local. Com ela você acompanha seu desempenho e descobre novos insights.

Essa ferramenta permite alta personalização em seus relatórios, além de uma análise mais minuciosa.

Seus pontos positivos são:

  • Centenas de templates prontos para diversas segmentações de mercado;
  • Integração com mais de 70 ferramentas;
  • Opção de teste e plano gratuito.
Planos
  • Free-forever – gratuito;
  • Starter – $72/mês;
  • Professional – $235/mês;
  • Performer – $231/mês.

Avaliação média 4.7/5.

  • B2B Stack: sem avaliações
  • G2: sem avaliações
  • Capterra: 4.7/5

Raven Tools

Mesmo sendo uma plataforma de SEO baseada na nuvem que gerencia a criação de links, rastreamento de palavras-chave, pesquisar concorrentes e fazer pesquisas de backlinks, a RavenTools também oferece a funcionalidade de criação de relatórios.

Seus pontos positivos são:

  • Ferramenta que junta SEO e análise de métricas em um só lugar;
  • Teste gratuito.
Planos
  • Small Biz – $39/mês;
  • Start – $79/mês;
  • Grow – $139/mês;
  • Thrive – $249/mês;
  • Lead – $399/mês.

Avaliação média 4.3/5.

  • B2B Stack: sem avaliações
  • G2: 4.2/5
  • Capterra: 4.4/5

11. Comunicação de Time e Colaboração

Ferramentas de Marketing para Comunicação de Time e Colaboração

Para que seus fluxos estejam alinhados e que sua equipe se torne ainda mais produtiva, é importante centralizar sua comunicação em um só lugar.

Por isso, investir em ferramentas de comunicação e colaboração pode impulsionar ainda mais seu relacionamento na empresa e afetar positivamente os resultados.

Leia também: Equipe de Marketing Digital: Como Estruturar do Zero

Slack

O Slack é uma ferramenta de mensagens que permite trocar mensagens rápidas com sua equipe.

Os principais pontos positivos dessa plataforma são:

  • Integrações com mais de 2.400 ferramentas, como Trello, Gmail, Giphy, entre outras;
  • Usabilidade intuitiva;
  • Opção de plano gratuito.
Planos
  • Gratuito;
  • Pro – $7,25/mês/usuário
  • Business+ – $12,50/mês/usuário
  • Enterprise Grid – entrar em contato.

Avaliação média 4.6/5.

  • B2B Stack: 4.7/5
  • G2: 4.5/5
  • Capterra: 4.7/5

Teams

O Microsoft Teams, da Microsoft, é um aplicativo de colaboração criado principalmente para trabalho híbrido e até mesmo ensino EAD

Além da troca de mensagens, com essa ferramenta você pode realizar videoconferências e contar com o armazenamento de dados.

Seus pontos positivos são:

  • Integração com todo o pacote Office 365;
  • Integração com mais de 150 ferramentas parceiras;
  • Opção de plano gratuito.
Planos
  • Grátis;
  • Essentials – R$21,40/mês/usuário;
  • Business Basic – R$27,43/mês/usuário;
  • Business Standard – R$80/mês/usuário.

Avaliação média 4.4/5.

  • B2B Stack: 4.4/5
  • G2: 4.3/5
  • Capterra: 4.5/5

Discord

Se você pensou que o Discord era uma ferramenta utilizada apenas por gamers e streamers, sinto dizer que estava equivocado.

O Discord é uma ferramenta gratuita de trocas de mensagens por texto, voz e vídeo, possível de utilizar, inclusive, no meio corporativo.

Seus pontos positivos são:

  • Uso fácil e intuitivo;
  • Compatível com os sistemas operacionais Windows, Linux, Mac e navegadores Chrome e Firefox;
  • Ferramenta gratuita.

Avaliação média 4.8/5.

  • B2B Stack: 5/5
  • G2: sem avaliações
  • Capterra: 4.7/5

12. Gerenciamento de Projetos

Ferramentas para Gerenciamento de Projetos de Marketing

Para finalizar o nosso compilado de ferramentas de marketing, vamos às plataformas de gerenciamento de projeto que vão ajudar você na organização de tarefas e fluxos.

Confira!

Runrun.it

O Runrun.it é uma plataforma online, acessível através de navegadores, focada no gerenciamento de projetos que permite criar listas de atividades colaborativas e hierarquizadas.

Com ela você também pode compartilhar arquivos, agendar a entrega de resultados e produzir relatórios. 

Seus pontos positivos são:

  • Interface amigável;
  • Comandos práticos e sofisticados;
  • Possibilidade de importação de arquivos;
  • Opção de planos gratuitos.
Planos
  • Grátis;
  • Business – R$53/mês/usuário;
  • Enterprise – R$99/mês/usuário.

Avaliação média 4.7/5.

  • B2B Stack: sem avaliações
  • G2: 4.7/5
  • Capterra: 4.7/5

Asana

A Asana é uma ferramenta baseada no método Kanban de produtividade. O objetivo é auxiliar equipes e gestores a organizar, rastrear e gerenciar o trabalho.

Seus pontos positivos são:

  • Grande capacidade de customização visual;
  • Ferramenta muito completa;
  • Integração com mais de 100 ferramentas;
  • Opção de plano gratuito.
Planos
  • Basic – gratuito;
  • Premium – R$57/mês/usuário;
  • Business – R$125/mês/usuário.

Avaliação média 4.2/5.

  • B2B Stack: 3.8/5
  • G2: 4.3/5
  • Capterra: 4.5/5

Jira

Também utilizando o método Kanban, o Jira é uma ferramenta de gerenciamento de projetos e monitoramento de tarefas que garante o alinhamento entre a equipe e a execução das demandas.

Seus pontos positivos são:

  • Versão em português;
  • Roda localmente, sem necessidade de nuvem;
  • Possui ferramentas de monitoria de tempo e relatórios;
  • Integração com mais de 3 mil ferramentas;
  • Opção de plano gratuito.
Planos
  • Free – gratuito;
  • Standard – $790 por ano;
  • Premium – $1.525 por ano;
  • Enterprise – necessário entrar em contato.

Avaliação média 4.1/5.

  • B2B Stack: 3.8/5
  • G2: 4.2/5
  • Capterra: 4.4/5

Trello

Por fim, temos o Trello, talvez o mais famoso desta lista. 

Essa ferramenta de gerenciamento de projetos online também utiliza o método Kanban, organiza projetos em quadros, onde são inseridas listas de tarefas a serem seguidas individualmente ou em equipe.

Seus pontos positivos são:

  • Uso simples e intuitivo;
  • Integração com centenas de plataformas;
  • Opção de plano gratuito.
Planos
  • Gratuito;
  • Standard – $5/mês/usuário;
  • Premium – $10/mês/usuário;
  • Enterprise – $17,50/mês/usuário.

Avaliação média 4.5/5.

  • B2B Stack: 4.6/5
  • G2: 4.4/5
  • Capterra: 4.5/5

Qual a Melhor Ferramenta de Marketing Digital?

Qual a Melhor Ferramenta de Marketing Digital?

Não existe fórmula mágica que aponte para você qual é a melhor ferramenta de marketing digital, essa resposta dependerá do objetivo da sua empresa, quais pesquisas e análises foram feitas e o que você realmente vem buscando. Várias das ferramentas que recomendamos podem, inclusive, ser usadas em conjunto para um mesmo objetivo ou para propósitos diversos.

Porém, se posso dar uma dica para você, invista em plataformas que utilizam o Marketing Conversacional e a personalização da experiência do usuário

Digo isso, porque essas são duas tendências que vêm com força e prometem bons resultados.  Por isso, mais uma vez falaremos da Leadster, que é a junção dessas estratégias.

Com o chatbot de marketing conversacional voltado para vendas e marketing, você poderá triplicar sua geração de leads, além de captar os mais qualificados e fazer uma distribuição inteligente para seu time comercial.

Outras funcionalidades são: agendamento de reuniões, testes A/B, localização de leads, dashboard de performance, integração com diversas plataformas, entre muitas outras funções.

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Categorias: Marketing digital

Carolina Fernandes Cunha

Formada em Jornalismo, atua como Analista de Conteúdo há mais de 2 anos. Apaixonada por textos de todos os tipos - no momento, em especial aqueles otimizados para mecanismos de busca.

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