Procurando ferramentas de SEO para incrementar sua estratégia e melhorar seus resultados no ranqueamento do Google?

Confira aqui as 14 melhores opções.

O que são ferramentas de SEO?

O que são ferramentas de SEO?

SEO ou Search Engine Optimization é uma estratégia voltada para a otimização dos conteúdos de sites, blogs e páginas, com fatores relevantes para os mecanismos de busca, como o Google. 

As ferramentas pensadas para esse tipo de estratégia auxiliam na obtenção dos resultados desejados, ao aplicar técnicas, analisar e melhorar a estrutura das páginas e direcionar melhor os conteúdos que as preenchem. 

Ferramentas de SEO de análise

Ferramentas de SEO de análise

As ferramentas de SEO se dividem em diferentes finalidades e por isso também vamos segmentá-las aqui no post.

As principais ferramentas de análise são:

1. Google Analytics

O Google Analytics auxilia a entender o fluxo de visitante das páginas, os canais de aquisição, a localização de quem acessa seu site, além de métricas quantitativas sobre o comportamento dos mesmos e sobre cada página individualmente. 

Com ela conseguimos uma mensuração mais completa, mas também é necessário, para isso, um conhecimento técnico mais aprofundado.

 Saiba mais: Core Web Vitals: Tudo sobre as novas Métricas do Google

2. Google Search Console

Outra ferramenta do Google para SEO é o Search Console.

Com ele, você pode monitorar o tráfego das pesquisas, fatores de segurança da página, média de ranqueamento do seu site, número de cliques e de impressões nas buscas do Google.

3. SEMRush

O SEMRush é uma das plataformas mais completas e mais utilizadas por especialistas da área de SEO. 

Através dela você pode analisar diversos fatores das suas páginas, além de custo por clique das palavras-chave, volume de buscas, termos relacionados, backlinks de concorrência e relatórios bastante completos.

Ferramentas de SEO para análises on-page

Ferramentas de SEO para análises on-page

4. Screaming Frog

Já para análises on-page (ou seja, para as melhorias que podem ser feitas nas suas páginas já publicadas) recomendamos o Screaming Frog.

Com ele, você analisa as páginas e arquivos do seu site. 

A aplicação aponta os erros e melhorias, o que facilita o trabalho de ajustes de SEO.

Ferramentas de SEO de palavras-chave

Ferramentas de SEO de palavras-chave

5. Ubersuggest

Entre as opções para busca e definição de palavras-chave para estratégia de SEO está a Ubersuggest

Através dessa plataforma, além da busca das palavras-chave mais fortes no seu site, você pode também explorar ideias de palavras relevantes para seu nicho, acessar sites similares, informações de backlinks e acessar a funcionalidade de “análise competitiva” para conferir que sites estão disputando as palavras-chave de seu interesse.

6. Keyword Planner

Mais uma plataforma do Google, o Keyword Planner faz parte do Google Ads.

É um dos planejadores de palavras-chave mais conhecido, até por ser gratuito.

Você pode entender as palavras-chave mais fortes do seu site, encontrar palavras e buscas relacionadas, entender a concorrência e o volume de busca de cada uma delas, além de segmentar as buscas por localização.

 Continue a leitura: Pesquisa de Palavras-Chave para Geração de Resultados

7. Keyword Explorer

Uma das maiores empresas de SEO do mundo, a Moz, também oferece uma opção para pesquisa de palavras-chave.

Você pode acessar as palavras e conferir informações como volume de busca, dificuldade em conseguir ranqueamento, oportunidade e potencial de tráfego.

8. Answer The Public

Se você quer buscar por variações de termos e palavras-chave, o Answer The Public é uma ótima opção.

Isso porque a ferramenta oferece a funcionalidade de autocompletar as buscas, além de mostrar pesquisas relacionadas com palavras-chave mais abrangentes.

9. Google Trends

O Google Trends auxilia os profissionais de SEO e de produção de conteúdo a entender as tendências do mercado e dos termos de busca.

Você pode visualizar o crescimento em porcentagens e as localizações que mais buscaram pelas palavras-chave que você tem interesse.

Ferramentas de SEO de otimização da velocidade

Ferramentas de SEO de otimização da velocidade

10. Google Pagespeed

Agora, se você quer conferir a velocidade de carregamento das páginas e entender os pontos de melhoria nesse quesito (que também interfere nos resultados de SEO), o Google Pagespeed é uma das ferramentas que você precisa conhecer.

Ele dá uma nota para a velocidade de carregamento de cada página, além de fornecer uma listagem do que está certo, dos erros e dos pontos de atenção dos elementos presentes nela.

11. Smush

O Smush é um plugin para WordPress que também funciona nesse sentido.

Ele otimiza, redimensiona e comprime as imagens do site para garantir o melhor carregamento.

Assim, você não precisa fazer esse trabalho manualmente toda vez que for subir uma nova imagem no site.

 Leia agora: Como Otimizar Imagens do seu Site para Ganhar Ranqueamento

Ferramentas de SEO de linkagem

Ferramentas de SEO de linkagem

12. Check My Links

Uma extensão do Google Chrome, o Check My Links identifica links inválidos ou quebrados do seu site.

Assim, você melhora não só os aspectos de SEO do site, mas também a experiência do usuário. 

13. Help a Reporter Out (HARO)

A Help a Reporter Out (HARO) é uma ferramenta interessante para quem quer construir backlinks para o site, ao conectar a sua marca com jornalistas, sites de notícias e veículos de imprensa online.

14. Linkstant

Outra opção relacionada à linkagem externa é o Linkstant.

Esse aplicativo vai te notificar toda vez que um link para o seu site for criado em alguma outra página.

Assim, você fica atento à qualidade e quantidade dos links externos.

Conclusão

Todas essas ferramentas de SEO podem ajudar na estratégia do seu site, a acompanhar a sua concorrência e a melhorar a experiência de quem acessa seu site.

E o melhor, muitas delas são gratuitas!

Comece agora a explorá-las para melhorar seus resultados em SEO!

 Você também pode gostar: Tráfego Pago e Orgânico: Qual Gera Mais Resultado?

Gustavo Luby

CMO da Leadster, há 6 anos empreendendo no setor de tecnologia, apaixonado por CRO, Growth Hacking e Mídia paga.

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