No post de hoje trouxemos mais uma funcionalidade incrível disponível na plataforma da Leadster: o Lead Scoring.

Aqui, você vai aprender o poder desse sistema de qualificação, além de dicas e exemplos de como incluí-lo na sua estratégia.

Continue sua leitura!

Como usar a Leadster para capturar leads no seu site?

Com a plataforma da Leadster você explora o chatbot no site da sua marca, aborda de forma personalizada os visitantes, cria roteiros de perguntas que estimulam a conversão e captura dados qualificados desde o primeiro contato entre a ferramenta. 

 Acesse também - Leadster: Como Funciona a Plataforma que Triplica a Geração de Leads

O que é Lead Scoring? 

Uma das funcionalidades para depois da captura dos leads, disponível na Leadster, é o Lead Scoring.

Essa é uma metodologia utilizada para classificar os clientes em potencial, através de um sistema baseado em critérios, pontos e pesos definidos de acordo com os qualificadores do negócio.

A pontuação acontece de acordo com o perfil dos leads e também das interações que ele faz com a sua marca.

O resultado é a qualificação e a filtragem dos leads mais interessantes para a abordagem da equipe comercial.

 Leia também - Passo a passo: Como Conseguir Leads Qualificados em 2022

Por que o Lead Scoring é importante na estratégia de marketing?

Esse tipo de recurso é muito interessante para a estratégia de marketing pois gera maior produtividade para o time de vendas, melhora os resultados financeiros, encurta o ciclo comercial, diminui a taxa de churn, melhora a reputação da marca e a satisfação dos clientes.

Precisa de mais argumentos para começar a usar agora essa pontuação?

Te convidamos então a conferir o post “O que é Lead Scoring e como Aplicá-lo para Otimizar as Vendas”.

Como utilizar o Lead Scoring da Leadster?

Na Leadster, a funcionalidade pode ser explorada de diferentes formas nos seus fluxos de mensagens. Confira cada uma delas:

Atribua pontos de qualificação para cada pergunta

Em cada pergunta você pode definir os pontos de qualificação, de acordo com as respostas dos leads. 

Aspectos como poder de decisão, poder aquisitivo para compra, perfil de consumo, faixa etária e localização podem estar entre os critérios de qualificação, tudo depende do perfil traçado como o consumidor ideal da sua empresa.

Quanto mais próximo deste perfil for o lead, maior será a sua pontuação.

Filtre os leads de acordo com o Lead Scoring

Com o sistema de pontuação configurado na plataforma, você consegue filtrar e segmentar leads de acordo com cada faixa de qualificação. 

É importante reforçar que não será possível visualizar a classificação dos leads gerados antes da configuração, ou seja, apenas os novos leads serão classificados e filtrados.

Defina as ações com os Leads que mais pontuaram

Com as segmentações em mãos, chega a hora de definir os próximos passos.

Os leads qualificados podem ser enviados para a abordagem comercial, seja essa um e-mail automatizado contando mais sobre seu produto ou serviço, ou ainda um contato direto de um representante comercial, por exemplo. 

Lembre-se que os vendedores terão acesso a todo o histórico e perfil do lead e podem, assim, criar uma abordagem assertiva e personalizada.

 Você também pode se interessar: O Que Fazer com os Leads após a Conversão?

Realize a nutrição dos Leads que menos pontuaram

Você também pode selecionar leads menos qualificados para realizar ações de nutrição e qualificar, aos poucos, esses leads através do funil de marketing e vendas.

Qualificar seus leads antes de enviar para a equipe de vendas aumenta em até 50% os resultados de conversão.

Neste vídeo, o Fabricio Toledo, CEO aqui da Leadster, fala sobre as melhores práticas de nutrição e qualificação de leads: 

Exporte os dados ou integre com outras ferramentas

Você pode também enviar esses leads, segmentações e histórico para outras ferramentas, caso elas façam parte da sua estratégia de marketing e vendas. 

Algumas integrações oferecidas são:  RD, Hubspot, Piperun, Exact Sales, Active Campaign, Zapier, E-goi, Followize, Sales Force Pardot, entre outras.

Distribua os Leads na equipe de vendas para melhorar sua chamada

A distribuição de leads consiste em direcionar os contatos entre os vendedores da equipe comercial, aproveitando o funil de vendas para aumentar as taxas de conversão e reduzindo o tempo de espera do consumidor.

Seja através do seu CRM integrado ou através da própria Leadster, você pode distribuir os leads mais qualificados entre seus representantes comerciais.

 Continue a leitura: Como Fazer a Distribuição de Leads na Equipe Comercial?

Exemplos de Lead Scoring

Veja alguns exemplos de como aplicar o Lead Scoring nas perguntas com os chatbots da Leadster.

Você pode explorar dados como poder de decisão, poder aquisitivo, solicitação de orçamento, solicitação de contato comercial, criação de conta, teste gratuito, perfil de consumo, faixa etária, localização, etc. 

Para cada dado, você atribui uma pontuação de qualificação que será contabilizada.

A pontuação dos leads em todos os critérios é identificada no painel como mostramos nesse artigo.

Comece a usar a Leadster e consiga leads qualificados

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A Leadster vai te ajudar a gerar mais leads, qualificar seus contatos e acompanhar as métricas de acordo com nível de qualificação de cada lead.

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