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/ / Geração de Leads Qualificados: O Que é e Como Fazer?

Não basta conquistar contatos para a sua marca, é preciso trabalhar com a geração de leads qualificados para que os resultados de vendas sejam alcançados.

Se você quer intensificar a quantidade e melhorar a qualidade dos leads gerados pelo seu time, continue a leitura deste post que preparamos sobre o tema.

Aqui, você vai conferir o que é a qualificação de leads e os principais critérios e estratégias para definir leads qualificados.

O que é geração de leads?

O que é geração de leads?

Gerar leads significa atrair clientes em potencial e transformá-los em oportunidades de negócio para uma empresa.

E temos certeza de que isso é o que você deseja para a sua.

É através da geração de leads que a marca consegue construir relacionamento com consumidores, ganhar confiança e relevância, e direcionar esses contatos através do funil de vendas, transformando-os em clientes.  

O que são leads qualificados?

O que são leads qualificados?

Quando um consumidor fornece para a sua empresa um contato ou dado pessoal, como nome, e-mail ou telefone, ele passa a ser considerado um lead.

Ele fornece essas informações por possuir interesse em algo oferecido pela sua marca, mas nem sempre é diretamente no produto ou serviço. 

Muitas vezes um lead não vai evoluir através do funil de vendas.

E outras tantas vezes o lead ainda não está pronto para a compra e precisa passar pelo processo que chamamos, em Inbound Marketing, de nutrição e qualificação, para passar para o status de lead qualificado.

O lead qualificado é então esse lead que já passou por esse processo e está mais próximo do momento de compra.

Além de possuir interesse e o timing certo para a compra, um lead qualificado é aquele que possui o perfil de cliente desejado pela sua empresa.

 Leia também - Passo a passo: Como Conseguir Leads Qualificados em 2022

Melhores formas de gerar leads qualificados

Melhores formas de gerar leads qualificados

Podemos trabalhar com a qualificação de leads que ainda não estão qualificados ou explorar recursos que trarão, já na primeira conversão, leads mais qualificados.

Uma ação não exclui a outra, mas é importante, das duas formas, na geração de leads qualificados para o time de vendas.

Com isso, o comercial consegue direcionar esforços para leads que já estão na fase de decisão e que estão abertos a negociações e abordagens.

Aqui, selecionamos algumas ações que vão potencializar esse objetivo:

Otimize o seu site

Otimizar um site significa melhorar fatores de estrutura e conteúdo.

Desta forma, você aumenta o volume de visitas, oferece conteúdo relevante para o seu público, melhora a relevância online da sua marca e melhora as taxas de conversão.

A combinação de estratégias e otimizações de SEO e de CRO é potencializadora para trazer um tráfego de visitantes ao site que seja qualificado, o que também aumenta as chances da geração de leads qualificados. 

Considere utilizar ferramentas de marketing conversacional, como chatbots e assistentes virtuais para fornecer aos seus visitantes um atendimento personalizado e, de quebra, conquistar informações relevantes logo no primeiro contato entre marca e usuário. 

Atraia os melhores leads

Além da otimização do site para atrair um tráfego melhor qualificado, você pode utilizar outras recursos para atrair os visitantes e leads de interesse para a sua marca:

Divulgue o site em anúncios

Qualquer tipo de publicidade online ou mídia paga pode impulsionar a captação de leads qualificados.

Explore campanhas de links patrocinados, rede de display e publicidade em redes sociais para campanhas completas de mídia online para geração de leads qualificados. 

Crie segmentações

Como as segmentações de campanhas conseguem ser bastante detalhadas em relação ao público que você quer alcançar, o investimento em mídia é interessante para gerar tráfego qualificado para suas páginas. 

Anúncios específicos devem ser criados para cada uma dessas segmentações, que devem estar de acordo com as pessoas definidas e com os diferentes estágios da jornada de compra.

Faça parcerias e estratégias co-marketing

O co-marketing é uma forma de criar laços entre empresas e somar forças para aumentar o alcance dos seus conteúdos, campanhas e materiais para geração de leads qualificados. 

Com ações de co-marketing é possível atingir um público que já tem uma relação com a outra marca.

Para as parcerias, procure por empresas alinhadas com a sua para oferecer conteúdos que sejam relevantes para o público das duas. 

Otimize a conversão

Otimize a conversão

Além de pensar na otimização do site e em como levar tráfego qualificado até ele, você pode melhorar os ganchos de conversão presentes nas suas páginas, se seu objetivo é a captação de leads qualificados.

Marketing conversacional 

O marketing conversacional abrange as ações e ferramentas relacionadas ao contexto de conversas.

Ele pode ser explorado com tecnologias como chatbots e assistentes virtuais.

Essas ferramentas são opções aos formulários estáticos, ao proporcionarem um contato mais dinâmico e personalizado ao visitante.

Essa também é uma forma de já gerar leads qualificados, uma vez que você pode selecionar que perguntas fará de acordo com a interação comandada pelo próprio visitante.

Assim você entende de forma individual o que ele precisa, e capta mais do que dados como e-mail ou telefone.

Leads qualificados com chatbot

A ferramenta altera a experiência do seu cliente tornando o processo de conversão muito mais interativo e dinâmico.

Através de abordagem personalizada, a geração de leads aumenta em até 202% (Fonte: Hubspot).

Além disso, com este tipo de recurso sua marca consegue entender o que o visitante deseja e oferecer o que ele procura, de acordo com o momento de compra.

A qualificação pode acontecer durante a conversa, de acordo com critérios pré-definidos e os leads com a qualificação necessária já são, de forma automatizada, direcionados para a abordagem ou atendimento comercial.

Conclusão

Para geração de leads qualificados, contamos com diversos recursos e melhorias para trazer os resultados desejados. 

Gostou do conteúdo que preparamos?

Você também pode se interessar por: “Recebendo Leads Desqualificados? 6 Dicas para Otimizar sua Qualificação de Leads”.

Continue sua leitura sobre o tema!


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