Lead Qualificado: O que é e Como Gerar Leads Qualificados em 2021

Publicado por Gustavo Luby em

Antes de investir em geração de leads é preciso ter um planejamento e entender como criar contatos que realmente sejam interessantes para o seu negócio. Por este motivo, gerar leads qualificados é o que toda empresa busca. 

Quer entender mais sobre essa estratégia e ainda ter acesso a 11 formas de gerar esse tipo de lead? Então confira o artigo que preparamos!

O que é um lead?

Podemos chamar de lead todo consumidor em potencial que disponibilizou um contato ou uma informação pessoal para a sua empresa. 

Toda vez que um visitante do seu site, páginas, blog ou outros canais de comunicação preenche um formulário, um box de contato, aciona sua equipe de atendimento para tirar alguma dúvida e, além disso, fornece algum dado pessoal como nome, e-mail, telefone ou outros, ele deixa de ser um visitante e passa a ser um lead.

O que é lead qualificado?

Nem todas essas conversões de visitantes em leads representam pessoas com interesse real em fechar uma compra ou contratação. Algumas pessoas podem não estar procurando a solução que você oferece. Outras podem estar apenas curiosos e ainda vão pesquisar muito antes de decidir. Outras podem ainda ter interesse, mas não ter o poder aquisitivo para fechar negócio. 

Muitas vezes um lead não vai evoluir através do funil de vendas. E outras tantas vezes o lead ainda não está pronto para a compra e precisa passar pelo processo que chamamos, em Inbound Marketing, de nutrição e qualificação.

O lead qualificado é então esse lead que já passou por esse processo e está mais próximo do momento de compra.  

Por que é importante gerar leads qualificados?

Transformar seus contatos (leads) em leads qualificados significa concentrar os esforços do seu time de vendas em oportunidades mais propensas a se tornar um cliente da sua marca.

Com a qualificação de leads, além de focar em quem está pronto para receber um contato de um vendedor, você não desgasta os contatos que podem vir a ter interesse no futuro, mas que se afastariam caso se sentissem incomodados com um contato comercial na hora errada. 

Qualificar os seus leads significa abordá-los no melhor momento para fechar uma compra ou contratação.

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11 formas para gerar leads qualificados

Se você entendeu a importância de trabalhar todos os pontos do processo de compras até entregar o lead aquecido nas mãos do seu time de vendas, agora deve estar louco para implementar esse tipo de estratégia, certo?

Não se preocupe, vamos começar com 11 ferramentas que você pode utilizar para fazer a geração de leads qualificados. 

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E-book no marketing digital: como aplicar essa estratégia no seu negócio

A base do Inbound Marketing para geração de leads é o Marketing de Conteúdo.

Essa é uma forma de aumentar os números de visitantes, aproximar o cliente em potencial da sua marca sem a concretização da compra e oferecer ao seu público informações que são as que ele procura.

Primeiro, você atrai os visitantes com conteúdos relevantes e depois oferece conteúdos mais aprofundados ou exclusivos. E a moeda de troca são os dados do visitante.

Você pode gerar leads com a oferta de materiais em Landing Pages, com box de cadastro nas páginas do blog para receber conteúdos similares por e-mail, chatbots ou formulários no site para que o visitante possa falar com um consultor ou solicitar uma demonstração.

Faça co-marketing

Co-marketing: o que é e como aplicar na sua empresa | Agência InsideOut

Se você ainda tem um poder de alcance mais baixo, unir forças com outras marcas pode ajudar a aumentar o número de visitantes ao seu site e, consequentemente, de leads gerados. 

O co-marketing é uma forma de fazer parceria com empresas que possuem o mesmo público que a sua. Ela pode ser colocada em prática através da sua rede de relacionamento, com fornecedores da sua marca ou ainda com empresas que acabam por vender para o mesmo perfil de cliente. Por exemplo, uma empresa de maquiagens pode se unir a uma empresa de produtos de cuidados com a pele para fazer um conteúdo em conjunto e distribuir nos canais de comunicação de ambas as marcas.

O formato pode ser variado: explore vídeos, e-books, guias de consulta, ferramentas, etc. 

Faça Webinars

Fonte: https://ramper.com.br/

Outro tipo de conteúdo que pode fazer parte da estratégia de geração de leads que se tornou ainda mais popular nos últimos meses é o Webinar.

Os webinars são transmissões de vídeo ou vídeos gravados. Com baixo custo de produção, fácil distribuição e divulgação, com conteúdo mais pessoal e dinâmico, os webinars são uma excelente forma de despertar interesse na sua audiência e gerar leads. Você pode inclusive gerar leads mais qualificados com temas mais aprofundados e relacionados à solução que a sua empresa oferece.

Automatize a prospecção B2B

A prospecção de clientes é uma das etapas mais trabalhosas para a equipe de vendas e também uma das que oferece uma taxa de conversão mais baixa, já que muitos contatos de prospecção acabam não evoluindo para uma compra ou contratação. 

Hoje já existem ferramentas como a Ramper que automatizam parte desse processo, como o disparo de e-mails, follow up, preenchimento de relatórios e acompanhamento de métricas. Explore este tipo de ferramenta e coloque seus vendedores em contato com leads aquecidos.

Mantenha o diálogo

Como comentamos no início deste artigo, um visitante pode se tornar um lead ao preencher um formulário ou entrar em contato com a sua empresa através de uma caixa de mensagem. 

Portanto, explore os ganchos de contato, inclua esse tipo de espaço em todos os seus canais de comunicação, estimule que o visitante tire dúvidas pelos canais de atendimento e mantenha o diálogo aberto.

Marketing conversacional

E se, além de facilitar o atendimento do seu visitante, você ainda pudesse conquistar informações relevantes logo no primeiro contato dele com a sua empresa? É a isto que se propõe o marketing conversacional, com ferramentas como assistentes virtuais e chatbots.

Com um atendimento automatizado e, ainda assim, personalizado, você consegue trabalhar de uma forma mais dinâmica do que com formulários estáticos, capta dados do seu lead e já começa desde o começo da interação a qualificar esse contato.

A Leadster é especialista em Marketing Conversacional no Brasil, conheça mais sobre essa nova tendência assistindo nosso treinamento gratuito:

Transforme clientes em promotores da marca

A entrega de um bom serviço ou produto garante uma fase importante do pós-venda: o encantamento e a fidelização de clientes. Se seus clientes estão mais do que satisfeitos, a chance de que eles indiquem a sua empresa para alguém com uma necessidade similar a dele é muito maior.

E, você sabe o poder de uma indicação direta de alguém em que você confia. 

Quer gerar leads qualificados? Mantenha um bom relacionamento e entregas excelentes para os seus clientes atuais. As indicações provenientes daí já chegaram com outro nível de qualificação.

Abra espaço para comentários e avaliações

Fonte: https://www.b2bstack.com.br/

O marketing testimonial tem muito peso hoje! As pessoas gostam de pesquisar e confiam na avaliação de outros usuários ou compradores do seu produto ou serviço. Então, para potencializar os seus resultados, deixe espaço aberto para avaliações e comentários de quem já consumiu da sua marca.

Mostre-se aberto ao diálogo, receba os feedbacks e preocupe-se em fazer as melhorias, caso elas sejam apontadas.

Facebook Ads

Facebook Lead Ads vs. Landing Pages: Which Is Better? [Data] | WordStream

Você pode gerar leads diretamente através de anúncios, sabia?

O Facebook Ads oferece a possibilidade inclusive de que os usuários forneçam informações e dados pessoais sem nem mesmo precisar sair da rede social. Portanto, criar campanhas para seus públicos dessa forma pode ser uma forma interessante de começar.

Aposte no remarketing

Remarketing é uma estratégia utilizada para direcionar os seus anúncios online para pessoas que já tiveram contato com a sua marca, seja através do seu site, Landing Pages ou das suas redes sociais.

Para gerar leads melhor qualificados, você pode direcionar campanhas de remarketing ainda mais específicas, de acordo com o comportamento do visitante e com anúncios segmentados de acordo com os interesses demonstrados por ele.

Promova seus cases de sucesso

Fonte: https://leadster.com.br/geracao-de-leads/cases

Como falamos, consumidores gostam de escutar a opinião de outros consumidores. E, se você ainda consegue mostrar os resultados alcançados com o uso do seu produto ou serviço, melhor ainda!

Construir materiais que mostrem esses resultados, com depoimentos e números dos seus clientes ajudará a criar leads mais interessados na solução que você tem a oferecer. 

Conclusão

Gerar leads qualificados é uma tarefa difícil, que precisa de integração entre as equipes de marketing e vendas e, é claro, de muito planejamento e mão na massa. Mas temos toda a segurança em dizer que gerar leads interessados traz resultados muito mais expressivos para a sua empresa do que a compra de mailings ou a geração de leads em massa.

E lembre-se: você não precisa explorar apenas uma dessas formas. Pelo contrário, combine diferentes ferramentas e funcionalidades para geração de leads e veja os resultados da sua empresa crescerem ainda mais rápido.

Quer saber mais sobre alguma das 11 ferramentas que apresentamos aqui? Deixe seu comentário, quem sabe a sua dúvida não vira o próximo post aqui do blog?

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Categorias: Geração de Leads

Gustavo Luby

CMO da Leadster, há 6 anos empreendendo no setor de tecnologia, apaixonado por CRO, Growth Hacking e Mídia paga.