/ / Eventos do Google Analytics 4: o que são e como configurar

Os eventos do Google Analytics 4 foram a maior mudança que os profissionais de marketing precisaram se adequar entre 2022 e 2023. 

Isso porque, apesar deles existirem no Google Analytics Universal, o foco da versão anterior do GA estava principalmente na contagem de pageviews e informações relacionadas a esse índice. 

Para trabalhar com eventos personalizados, por exemplo, era necessário um conhecimento mais aprofundado no Google Tag Manager, que era bem menos acessível que o Google Analytics e exigia um nível de especialização maior. 

Agora, o foco está completamente nos eventos do Google Analytics 4. Ainda é plenamente possível acompanhar quase tudo o que o GA Universal oferecia, mas o que o Google espera é que nós, profissionais de marketing, viremos a chave. 

É aí onde muita gente acaba se enrolando. Os eventos parecem ser muito complexos e difíceis de entender. No texto de hoje você vai perceber que não é bem assim. 

Tudo pronto para entender mais sobre os eventos do GA4? Primeiro, o básico: o que são eles? 

O que são os eventos e parâmetros do Google Analytics 4?

Logo do Google Analytics

Esse é um ponto fundamental especialmente para quem está começando agora. Muita gente está se vendo em uma situação onde precisa entender bastante sobre eventos de uma hora pra outra, sem nunca ter pensado neles antes. 

Profissionais de marketing iniciantes, por exemplo. O uso do Analytics Universal na sua forma mais básica nem estimulava conhecer esses eventos. 

Agora, com o GA4, os eventos estão logo na primeira página assim que você abre a ferramenta. 

Bom, entender o que são os eventos do GA4 é simples: evento é o nome dado para toda a interação mensurável de um visitante no seu site. 

Mais pra frente no texto vamos listar vários eventos e o que eles estão medindo. Mas por enquanto podemos exemplificar com: 

Dentre outros. 

Vale a pena ressaltar que os eventos do GA4 também estão relacionados com os anúncios que você cria e dispara, indo além do seu site. 

Se alguém vê ou clica em um anúncio, por exemplo, existem eventos do GA4 parametrizados para te mostrar essa interação. 

Basicamente é isso: os eventos do GA4 são a forma de você entender essa relação tripla entre seu site, seu visitante e o Google. 

O que são os parâmetros do GA4? 

Os parâmetros são como uma expansão dos eventos. Uma dimensão extra de entendimento do que aconteceu exatamente naquele evento. 

Por exemplo: existe um evento chamado ad_exposure. Esse evento é acionado quando um anúncio que você está veiculando é visto por um usuário. Essa é a única informação que ele dá sem parâmetros configurados. 

Mas você quer saber qual é o tempo médio de exposição do seu anúncio. Para isso, existe o parâmetro exposure_time, que quando configurado, passa a captar justamente essa informação. 

Outro exemplo: seu usuário clica em um link para um arquivo que você disponibiliza no seu site, mas você disponibiliza vários arquivos. Sem parâmetros, o evento file_download vai armazenar todas essas interações. 

Mas com o parâmetro file_name configurado, você consegue especificar quais arquivos foram baixados. E com outros, você também consegue coletar informações como o tamanho dos arquivos, extensão, como é o link etc. 

Como eram os eventos no Google Analytics Universal?

Antes do foco total na personalização dos eventos e parâmetros, o Google Analytics Universal ainda dependia bastante deles, mas eles eram padronizados e bastante confusos.

Todos os eventos do GA Universal seguiam uma padronização simples. Eles eram compostos por quatro informações: 

  • Categoria; 
  • Ação;
  • Rótulo;
  • Valor.

A Categoria determinava qual era o tipo do evento. A Ação descrevia o evento em si. O Rótulo era o nome do evento e o Valor representava a quantidade de vezes que o evento acontecia. 

Era responsabilidade nossa trabalhar dentro dessas quatro informações. Naturalmente tudo ficava um pouco bagunçado.

Tudo isso mudou com o GA4. Categoria, Ação e Valor foram substituídos pelos parâmetros dos eventos, sendo que o Rótulo é o próprio identificador deles. 

Um único evento, como os que citamos no item acima, vem acompanhado de parâmetros que ajudam a trazer essa camada extra de informações. 

Isso é parte do esforço do Google de transformar o GA4 em uma máquina poderosa de eventos. Vamos conversar mais sobre isso e sobre eles ao longo do texto. 

Mas por enquanto: 

Como interpretar os eventos do Google Analytics 4

Com tudo isso, fica bem claro que os eventos do GA4, diferentemente do UA — Universal Analytics — são altamente personalizados e muitos já vêm inclusive configurados, como é o caso dos Eventos Recomendados. 

O jeito correto de interpretar os eventos do GA4 é entendendo quais são os seus principais tipos, e a partir disso, se aprofundar bastante na determinação dos seus parâmetros. 

São esses parâmetros que vão armazenar as informações mais importantes para o seu site. 

Por exemplo: você tem um vídeo na sua home page e esse vídeo é importantíssimo para a sua estratégia. Você quer saber quem viu, mas não só: você precisa saber quanto tempo as pessoas passaram assistindo esse vídeo. 

A análise dos parâmetros dos eventos do Google Analytics 4 então saiu de algo bem básico no UA e se tornou o centro das atenções de todos os profissionais de marketing, que precisam se aprofundar neles e entendê-los completamente. 

Entendendo os tipos de eventos do GA4

Mulher olhando para o tablet com expressão pensativa

O que conversamos até agora é bastante teórico, e vai te ajudar a entender como o GA4 foi construído. 

Com base nisso, você consegue ter uma ideia bem mais próxima do que ele realmente faz e dos seus princípios fundamentais. Você entende como ele foi construído. 

Mas ao mesmo tempo, entender a parte prática dos eventos do GA4 é uma questão muito fundamental que você não pode deixar de lado de jeito nenhum. 

É isso o que vamos fazer aqui nesse tópico. Agora chegou a hora de listar todos os tipos de eventos do GA4 e inclusive mostrar alguns deles e falar mais sobre o seu funcionamento. 

Não deixe essa parte de lado! É aqui que vamos realmente mergulhar no funcionamento do Google Analytics. Quanto mais cedo você entender o funcionamento desses eventos, melhor vai ser pra você. 

Essa mudança de paradigma é daqui para o futuro. É bastante provável que todo o funcionamento do Analytics a partir de agora vai ser voltado para esses eventos. 

Existem 4 tipos de eventos do GA4. São eles: 

  • Eventos Recomendados; 
  • Eventos Coletados Automaticamente;
  • Eventos Personalizados; 
  • Eventos de Medição Otimizada.

Cada um vem com suas próprias propriedades, sendo que os Eventos Recomendados vêm com subdivisões bastante importantes de entender. 

Bora lá se aprofundar? Começando agora: 

Eventos Recomendados

Os Eventos Recomendados não são adicionados automaticamente, ou seja, você precisa configurá-los através do Google Tag Manager. 

Esses Eventos Recomendados são, como o nome diz, os eventos que o próprio Google recomenda para uma medição de dados mais eficiente. 

São eles que vão te oferecer uma visão mais ampla das interações no seu site, e eles cobrem praticamente todo o engajamento mais básico dos seus visitantes. 

Os Eventos Recomendados do GA4 são divididos em três categorias. São elas: 

  • Eventos para e-commerce; 
  • Eventos para jogos; 
  • Para todas as propriedades. 

Como eles são bastante específicos, precisamos conversar sobre cada um com um pouco mais de profundidade. Também vou listar aqui quais são esses eventos, com informações diretamente do Google.

Me acompanhe: 

Eventos para e-commerce

Esses são os eventos que o Google recomenda para os e-commerces, tanto aqueles que trabalham com um site próprio quanto os que trabalham com vendas em aplicativos. 

Os Eventos Recomendados para E-commerce não são uma novidade. O UA já oferecia essa funcionalidade através do Enhanced Commerce. 

A diferença aqui é que ao invés de funcionalidades direto no GA, o GA4 trabalha com eventos específicos configurados direto pelo GTM.

Veja logo abaixo a lista deles: 

  • add_payment_info: envia as informações de pagamento ao final da compra;
  • add_shipping_info: envia as informações de frete durante a finalização da compra
  • add_to_cart: adiciona itens ao carrinho de compras
  • add_to_wishlist: adiciona itens à lista de desejos
  • begin_checkout: inicia a finalização da compra
  • purchase: conclui uma compra
  • refund: recebe um reembolso
  • remove_from_cart: remove os itens do carrinho de compras
  • select_item: seleciona um item de uma lista de itens ou ofertas
  • select_promotion: seleciona uma promoção
  • view_cart: visualiza o carrinho de compras
  • view_item: visualiza um item
  • view_item_list: visualiza uma lista de itens ou ofertas
  • view_promotion: visualiza uma promoção em seu site ou app

Eventos para jogos

Já esses Eventos Recomendados são para quem desenvolve jogos online e para quem anuncia neles. Tudo o que é feito dentro de um pode ser analisado e armazenado pelo GA4. 

Por jogos online estamos tratando principalmente de jogos feitos com base em aplicativos Android, ok? 

Veja a lista logo abaixo: 

  • earn_virtual_currency: ganha moeda virtual (moedas, pedras preciosas, tokens)
  • join_group: entra em um grupo
  • level_end: conclui uma fase em um jogo
  • level_start: começa uma nova fase em um jogo
  • level_up: sobe de nível no jogo
  • post_score: publica a pontuação
  • select_content: seleciona conteúdo
  • spend_virtual_currency: gasta moeda virtual (moedas, pedras preciosas, token)
  • tutorial_begin: inicia um tutorial durante um processo de integração
  • tutorial_complete: conclui um tutorial durante um processo de integração
  • unlock_achievement: desbloqueia uma conquista

Para todas as propriedades

Esses são os eventos que o Google Analytics 4 recomenda para todos os segmentos, sem nada específico como os dois acima. 

A maioria das pessoas vai utilizar esses eventos por essa característica mais geral. Veja a lista logo abaixo: 

  • ad_impression: vê um anúncio, somente para apps
  • earn_virtual_currency: ganha moeda virtual (moedas, pedras preciosas, tokens)
  • generate_lead: envia um formulário ou solicita informações
  • join_group: entra em um grupo
  • login: faz login
  • purchase: conclui uma compra
  • refund: recebe um reembolso
  • search: pesquisa seu site ou app
  • select_content: seleciona conteúdo no seu site ou app
  • share: compartilha conteúdo do seu site ou app
  • sign_up: cria uma conta em seu site ou app
  • spend_virtual_currency: gasta moeda virtual (moedas, pedras preciosas, tokens)
  • tutorial_begin: inicia um tutorial durante um processo de integração
  • tutorial_complete: conclui um tutorial durante um processo de integração

Eventos Coletados Automaticamente

Esses são os eventos mais básicos e que todo mundo tem acesso assim que a conta no GA4 é instalada. 

Para clarificar: esses eventos já vão estar configurados e captando dados sem você precisar fazer nada. 

Vale ressaltar que esses eventos do GA4 funcionam tanto para aplicativos quanto para sites. No caso dos aplicativos, durante o desenvolvimento é necessário usar o SDK do Google para Firebase. Assim, não é necessário adicionar esses eventos pelo Tag Manager.

E no caso dos sites, quanto você usa a gtag.js no desenvolvimento, também não é necessário escrever mais nenhuma linha de código adicional para captar esses eventos.  

A lista desses eventos é bastante longa. Veja aqui nesse link direto do Google a lista completa.

Eventos Personalizados

Os Eventos Personalizados surgem quando os Eventos Recomendados e os Coletados Automaticamente não conseguem resolver um dado específico que você quer captar e analisar. 

O exemplo que o Google oferece na sua página de suporte ajuda a entender perfeitamente o cenário aqui. 

Vamos supor que você tenha uma ONG que aceita doações virtuais. Uma doação não é uma compra, portanto não há um evento automatizado que faça a mensuração desse dado. 

Nesse caso, é necessário criar um Evento Personalizado, algo que pode ser feito direto pelo Google Tag Manager. 

A “anatomia” de um Evento Personalizado segue bastante o modelo de qualquer evento do GA4. Ele é composto por: 

  • Um nome; 
  • Pelo menos um parâmetro. 

Esses dois pontos são obrigatórios na criação de um Evento Personalizado. Os nomes você escolhe de acordo com as regras do Google, que você acessa aqui nesse link. 

O parâmetro é estabelecido pela dualidade entre chave-valor. Você precisa criar um nome do parâmetro e determinar seus valores, de acordo com o que seu parâmetro descreve, diretamente no Google Tag Manager. 

Eventos de Medição Otimizada

Apesar do nome complicado, esses são os eventos mais simples de toda a lista. Eles não precisam de nenhuma configuração adicional, somente da ativação e configuração do seu site no GA4. 

Não é necessário fazer nenhuma alteração no código do seu site, apenas habilitar a medição otimizada direto na interface do Google Analytics. 

Veja um passo a passo simples logo abaixo: 

  • Entre no Google Analytics;
  • Clique em Administrador; 
  • Procure pela coluna Propriedades; 
  • Clique em Fluxos de dados > Web; 
  • Deslize a chave “Medição otimizada” para Ativado. 

Veja também logo abaixo quais são os Eventos de Medição Otimizada e quais são os parâmetros relacionados a eles: 

  • page_view: page_location (URL da página), page_referrer (URL da página anterior);
     
  • scroll: Nenhum parâmetro é coletado;
  • click: link_classes, link_domain, link_id, link_url, outbound (booleano);
  • video_start, video_progress, video_complete: video_current_time, video_duration, video_percent, video_provider, video_title, video_url, visible (booleano);
  • view_search_results: “search_term”, opcionalmente “q_<additional key=””>”, em que “<additional key=””>” corresponde a um parâmetro de consulta extra que você especifica para ser coletado nas configurações avançadas;
  • file_download: file_extension, file_name, link_classes, link_id, link_text, link_url; 
  • form_start: form_id, form_name, form_destination;
  • form_submit: form_id, form_name, form_destination, form_submit_text

Essa é uma visão bem por cima desses eventos do GA4. No suporte do Google você pode ter um entendimento mais aprofundado de como cada um funciona. 

Baixe o Guia de Configurações Avançadas do GA4

Ok, uma pausa pra gente digerir todas essas informações?

Tudo isso pode parecer bem confuso para quem não tem conhecimentos avançados do Google Analytics. Mas ao mesmo tempo, mesmo complexo, tudo o que a gente está conversando até agora é absolutamente necessário para a sua estratégia.

Não é possível você trabalhar com marketing digital sem dominar completamente todos os pormenores do GA4. E como estamos vendo, ele vem com muitos pormenores.

Se você está se sentindo um pouco perdido, a explicação é simples: você precisa estudar um pouco mais. E o material que você precisa está bem aqui.

Temos um e-book inteiro te ajudando a entender melhor todas as configurações avançadas do Google Analytics 4. É só clicar no banner abaixo e fazer seu download, ok?

Como acompanhar os eventos em tempo real?

Mão segurando um relógio

Também é possível acompanhar o desenvolvimento dos seus eventos em tempo real, com atualizações a cada minuto pelo Google. 

Esse funcionamento é igual ao que o Google Analytics Universal já fazia com a quantidade de visualizações.

Fazer esse acompanhamento é muito importante para quem está o tempo todo de olho no desenvolvimento do seu site, na quantidade de visitantes e nas ações que eles estão realizando. 

Campanhas inteiras podem depender disso. Se você otimiza seu site inteiro para alavancar suas conversões para uma página específica, por exemplo, é importante acompanhar as ações que os usuários estão realizando para saber se você está no caminho certo. 

Acompanhar os eventos em tempo real é muito simples. É a mesma aba onde você acompanha o número de visualizações. Clique em Relatórios > Relatórios em tempo real e pronto. Seus eventos vão estar listados lá. 

Relatório do DebugView para usuários avançados 

Usuários avançados também podem usar o DebugView para confirmar se os eventos estão configurados da melhor forma possível e se não há nada fora do lugar.

Esse trabalho é importante quando você cria muitos eventos personalizados, por exemplo, ou quando você faz alterações cruciais na estrutura das suas tags. 

Encontrar bugs antes de colocar campanhas para rodar ou antes de fazer uma grande atualização no seu site permite que tudo corra bem no momento certo, e você não precise ficar correndo atrás do prejuízo depois. 

Para fazer isso, você vai precisar seguir alguns passos simples. Veja logo abaixo: 

Só ressaltando que esse é um trabalho bem avançado, e deve ser reservado para o seu gestor de tráfego ou o desenvolvedor do seu site. 

O que são os eventos de conversão e agrupamento de eventos

Aqui no blog já conversamos bastante sobre as conversões, incluindo o que elas são e como aumentá-las no seu site. 

O Google Analytics 4 também leva as conversões bastante a sério. Sua definição é bem parecida com a nossa: qualquer ação relevante para os objetivos de negócio da empresa realizada pelos seus visitantes. 

A questão é que o GA4 não faz distinção entre o que é uma conversão e o que não é. Ele mede eventos. Você é quem precisa determinar um evento como uma conversão. 

Para fechar o texto, vamos conversar um pouco mais sobre esse assunto importantíssimo em qualquer estratégia de marketing digital

Então vem comigo: 

Eventos de conversão

Como falamos, uma conversão está diretamente relacionada com o que você determina como objetivo do negócio e da sua campanha de marketing. 

Existem alguns tipos de conversão padrão, que já estamos acostumados a ver, medir e estimular no site. Alguns exemplos: 

Dentre outras. Porém, o Google não vai considerar esses eventos como algo especial. Você é quem precisa dizer pra ele que essas são conversões. 

Aliás, existem alguns eventos que já são considerados conversões, mas eles são bem poucos. Para sites, por exemplo, somente a compra é considerada. Veja a lista: 

  • purchase: Web e app;
  • first_open: somente app;
  • in_app_purchase: somente app
  • app_store_subscription_convert: somente app
  • app_store_subscription_renew: somente app

Para adicionar conversões, você precisa marcá-las individualmente através do Google Analytics. Esse trabalho não é muito difícil. Veja: 

  • Primeiro, clique em Administrador; 
  • Acesse a coluna Propriedades e depois clique em Eventos; 
  • Na tabela de eventos que abrir, selecione os que você quer marcar como conversão e pronto! 

Agrupamento de Eventos

Entender o Agrupamento de Eventos é mais a título de curiosidade, já que normalmente eles não causam impactos muito grandes na sua estratégia. 

O Agrupamento de Eventos é uma reunião de vários eventos realizados por grupos de usuários. Pense em você aqui, acessando o blog e lendo esse texto. 

Depois que você terminar, você clica em um banner e lê outro texto. Depois você vai para outra página e assiste um vídeo. No total, você passou 20 minutos no site e realizou 20 eventos. 

O Google Analytics espera você finalizar sua sessão no site para aí sim contabilizar os eventos. E esses eventos são contabilizados em grupo, através desse Agrupamento de Eventos. 

Como fazer sua migração do Universal para o GA4 em 15 minutos

Você ainda não fez a sua migração do UA para o GA4? 

O relógio está correndo rápido. As propriedades do UA já deixaram de coletar dados e você precisa urgentemente fazer a migração — isso se o Google já não fez pra você. 

Nós temos um vídeo que vai te ajudar nisso. Ele é parte de um webinar super completo com tudo isso que a gente conversou até agora e muito mais. 

Agora sobre o Webinar: o realizamos junto com Renan Silvestre, especialista em Marketing Analytics.

Ele bateu um papo com o Gustavo Luby, nosso CMO, e mostrou na prática como configurar eventos, como fazer as conversões etc. 

E agora gostaria de fazer um adendo rápido ao texto pra gente conversar melhor sobre o acompanhamento dos leads que você está gerando. 

O Google Analytics mede os leads dessa forma: através dos eventos. Mas já existem ferramentas no mercado que fazem esse acompanhamento de uma forma muito mais simples. 

O principal é ter uma dashboard que te informa de um jeito simples sobre a origem, quantidade e qualidade dos leads. E isso a Leasdter faz muito bem. 

Mas nós entregamos um pouco mais do que isso. Nosso foco maior está em te ajudar a gerar mais leads todo dia através do nosso chatbot. 

Faça o teste hoje e veja como nossa dashboard simples vai te ajudar a ter mais aproveitamento na sua estratégia de marketing! 


Gustavo Luby

CMO da Leadster, há 6 anos empreendendo no setor de tecnologia, apaixonado por CRO, Growth Hacking e Mídia paga.

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