/ / Gestor de Tráfego: Conheça os Pontos para Ter Sucesso na Profissão

Será que você poderia ser um gestor de tráfego? Quais são os segredos dessa função tão importante e crescente no marketing digital?

Você pode estar familiarizado com o conceito de tráfego e sua importância dentro do planejamento de uma empresa, mas às vezes nem passa pela nossa cabeça quem é o responsável por ele, não é?

Pensando nisso, separei aqui um conteúdo completo sobre esse profissional em ascensão: o gestor de tráfego.

Vamos lá?

O que é um Gestor de Tráfego?

O que é um Gestor de Tráfego?

A definição mais comum é que um gestor de tráfego é o responsável por gerar tráfego para um site na internet. Na prática, ele normalmente é o profissional responsável por campanhas de mídia da empresa.

Assim, quem exerce essa função precisa ter um bom conhecimento analítico para compreender dados, a fim de decidir qual o melhor canal, possibilidades de otimização e a relação entre as métricas apresentadas em cada canal.

Se está se perguntando por que ter essas habilidades, vou explicar logo abaixo. Não deixe de conferir!

O que um Gestor de Tráfego Faz?

O gestor de tráfego tem a função de criar e gerenciar todas as estratégias relacionadas ao engajamento do público nas mídias pagas onde a empresa está presente.

Dessa forma, os gestores de tráfego podem cuidar também de campanhas de inbound marketing e desenvolverem copies para anúncios, além de outras funções.

Fora essas possibilidades esporádicas, vamos conferir abaixo quais são as principais demandas atendidas e requisitadas de um gestor de tráfego no mercado:

  • Gerar estudos de palavra-chave e públicos para planejamento de campanhas;
  • Desenvolver, criar e otimizar o planejamento de campanhas e métricas de mídia paga;
  • Distribuir a verba entre os canais de mídia paga;
  • Analisar e segmentar as campanhas de mídia;
  • Criar contas, perfis ou gerenciadores de campanhas para os clientes;
  • Analisar o desempenho das campanhas e seu impacto nas estratégias de marketing;
  • Criar relatórios ou Dashboards para mensuração de resultados.

Ao somarmos todos esses pontos, poderemos perceber também o papel do gestor de tráfego no aumento das vendas do negócio.

A Importância do Gestor de Tráfego no Mercado Atual

A Importância do Gestor de Tráfego no Mercado Atual

O gestor de tráfego, além de ser um especialista em anúncios, também age como um estrategista para aumentar o público qualificado do site e as oportunidades de negócio. Ou seja, auxilia nas vendas.

Para fechar um negócio, é preciso transformar o visitante do seu site em um lead, e para transformar o visitante em lead, é necessário levar o usuário até o canal escolhido. É aí que o gestor de tráfego entra, pois sem uma boa gestão de tráfego, não haverá um bom volume de visitantes e nenhuma estratégia poderá ter sucesso.

Leia também: O que Aprendemos Investindo R$361 mil em Anúncios Online

Quais Tipos de Gestor de Tráfego o Mercado Precisa em 2022?

Quais Tipos de Gestor de Tráfego o Mercado Precisa em 2022?

São muitos os canais e mídias que trazem o tráfego atualmente. Por isso, separamos aqui as principais áreas que o gestor de tráfego pode atuar em 2022.

Confira!

Leia também: 18 Melhores Canais de Mídia Paga para Anunciar na Internet

Gestor de Tráfego de Instagram Ads

O profissional é o responsável por analisar e organizar todas as funcionalidades de marketing que o Instagram oferece. 

Exemplo disso são as funções de: promover anúncios de posts, gerar conteúdo gratuito, realizar parcerias com outras marcas, sorteios etc.

Lembrando que o Instagram Ads está junto ao Facebook Ads, já que eles pertencem à mesma empresa, Meta.

Gestor de Tráfego para Facebook Ads

No Facebook Ads o gestor de tráfego está focado em gerenciar e direcionar os anúncios de uma campanha de mídia paga.

Seu envolvimento se encontra em todo o planejamento do projeto, inclusive nos tópicos envolvendo verba.

Gestor de Tráfego para Google Ads

O gestor de tráfego para Google Ads vai auxiliar você a criar campanhas de redes de pesquisa e display, entre outras. É ele que leva os visitantes certos e, consequentemente, leads qualificados para o seu site a partir dos buscadores como o Google.

Além disso, ele também deverá fazer o controle do custo de sua campanha paga, emitir relatórios, entre outras funções.

Gestor de Tráfego para Redes Sociais

Nas redes sociais, o gestor de tráfego saberá dosar o tipo de conteúdo, a periodicidade de postagens, o conhecimento sobre o público consumidor e dos algoritmos, além da forma de entrega do conteúdo.

Outros exemplos de redes sociais em que o gestor pode atuar são o TikTok Ads, LinkedIn Ads, Twitter Ads e Pinterest Ads.

Quanto Ganha um Gestor de Tráfego?

Quanto Ganha um Gestor de Tráfego?

Segundo dados do Glassdoor, a média do salário de um Gestor de Tráfego no Brasil é de R$2.500,00

Já o maior salário, também computado pelo site, foi de R$4.301,00, e o menor, de R$1.500,00.

Porém, é válido lembrar que existem profissionais desse ramo que atuam como freelancer/autônomos e acabam gerando salários maiores, conforme o nível de senioridade e os resultados proporcionados.

Leia também: Por que Você Deveria Criar uma Estratégia de Marketing unindo Mídia Paga e Marketing Conversacional

Principais Ferramentas que um Gestor de Tráfego Precisa Dominar

Principais Ferramentas que um Gestor de Tráfego Precisa Dominar

O gestor de tráfego pode, e deve, investir no conhecimento de ferramentas e softwares para melhorar o resultado de seu serviço.

Pensando nisso, separamos aqui algumas plataformas essenciais para o trabalho desse profissional.

Vamos lá!

Leia também: 18 Exemplos de Plataformas Para Captar Clientes Online – E seus Benefícios

1. Facebook e Instagram

Ambas mídias proporcionam um grande tráfego pago ou orgânico para os sites das empresas. Por meio delas, sua empresa poderá investir na criação de conteúdo, mídia paga e aumentar o engajamento com o seu público. Por isso, se atente aos seguintes pontos presentes nas configurações e funcionalidades das plataformas:

  • Gerenciador de Negócios;
  • Gerenciador de Anúncios;
  • Relatórios e Insights.

2. Google Ads

Como já explicamos, uma das maneiras de “alugar” o topo das páginas do Google é por meio do Google Ads. Dito isso, saiba como manejar o planejador de palavras e como criar seus relatórios.

Leia também: Google Ads vs Facebook Ads: Qual o Melhor para Geração de Leads?

3. Excel

Lembra quando falamos da capacidade analítica do gestor de tráfego? Pois bem, o Excel será uma das plataformas na qual haverá a interpretação e manejo dos dados por parte desse profissional.

Apenas dessa forma será possível realizar futuras previsões e avaliar como estão correndo as estratégias implementadas.

Bônus: Leadster

A Leadster será aliada não apenas do gestor de tráfego, mas de toda a equipe de vendas e marketing de uma empresa.

Com o nosso chatbot você otimizará o tempo de sua equipe, oferecendo uma abordagem personalizada, instantânea e proativa aos visitantes.

Além de cativar a atenção do usuário, você estará gerando até 3 vezes mais leads, os qualificando 24 horas por dia e distribuindo-os com maior facilidade.

Como se Tornar um Gestor de Tráfego do Zero?

Como se Tornar um Gestor de Tráfego do Zero?

Para fechar nosso artigo completo sobre gestor de tráfego, vamos explorar o que você precisa para se tornar esse profissional tão importante nas estratégias de marketing.

Leia também: Plano de Mídia Paga 2022: Guia para Criar Anúncios Online

Conhecer sobre negócios

Conhecer sobre negócios, além de importante para o planejamento das estratégias, é um ponto “diferencial” em relação aos gestores que focam apenas no conhecimento sobre ferramentas e canais de marketing, por exemplo.

Por isso, invista nos seguintes pontos:

  • Modelo de negócios da empresa para qual está trabalhando;
  • Forças e fraquezas da marca;
  • Diferenciais competitivos;
  • Principais concorrentes;
  • Visão geral do mercado;
  • Cultura e visão da empresa;
  • Quais são as relações internas entre os departamentos da empresa;
  • Objetivos de marketing;
  • Características e benefícios do produto.

Boa capacidade analítica

Você precisará analisar dados e métricas para oferecer um bom tráfego para o seu cliente.

Além do Excel, que já citamos acima, invista no conhecimento de plataformas como Google Analytics, Google Search Console e Google Data Studio.

Leia também: ROI e ROAS: Entenda a Diferença e a Importância de Cada Um

Boa comunicação

Pense que o gestor de tráfego precisa conversar com as diversas áreas de uma empresa, como marketing, vendas, customer success (CS), TI, suporte e produto.

Por isso, saber se comunicar é essencial para obter bons resultados de tráfego, uma vez que o profissional será responsável por apresentar relatórios e realizar apresentações.

Criatividade

A criatividade irá auxiliar o gestor de tráfego a sair do básico. O profissional precisará pensar em:

  • Novas estratégias e objetivos de campanhas de mídia paga;
  • Novas segmentações;
  • Novas estratégias;
  • Novos anúncios;
  • Novas copys.

Copywriting

Saber um pouco sobre o que é copywriting pode ser visto como um diferencial no mercado. 

Afinal, a maioria das campanhas quer persuadir o usuário a tomar alguma ação. Por isso, entender sobre essa estratégia é de grande ajuda.

Dica extra: Invista em livros

Para auxiliar você no aprendizado da escrita persuasiva, separei aqui algumas dicas de livros para você estudar. Confira:

  • Gabay’s Copywriting Compendium – Jonathan Gabay;
  • Manual da Boa Escrita: Vírgula, Crase, Palavras Compostas –  Maria Tereza de Queiroz Piacentini;
  • The Copywriter’s Handbook: A Step-by-Step Guide to Writing Copy That Sells – Robert W. Bly;
  • Copywriting – Paulo Macedo;
  • So You Think You Can Write? The Definitive Guide to Successful Online Writing – Julia McCoy.

Chegamos ao fim de nosso artigo completo sobre o profissional Gestor de Tráfego!

Se você quer impulsionar ainda mais os seus resultados de tráfego pago e orgânico, conheça mais a fundo o chatbot da Leadster. Fique tranquilo, não precisa pagar nada, basta fazer um teste gratuito por 14 dias!

Categorias: Mídia Paga

Gustavo Luby

CMO da Leadster, há 6 anos empreendendo no setor de tecnologia, apaixonado por CRO, Growth Hacking e Mídia paga.

1 comentário

Nagase - Gestor de Tráfego Pago · 10 de dezembro de 2023 às 08:13

Gustavo;

Parabéns pela postagem no blog sobre marketing digital! Seu conteúdo foi esclarecedor e inspirador. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos de forma tão generosa. Seu trabalho é incrível e aguardamos mais conteúdos valiosos!

Grato
Nagase – Gestor de Tráfego Pago

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