/ / TikTok Ads: Tudo sobre como Anunciar — do Básico ao Avançado

Se você está pensando que o TikTok não passa de uma plataforma com vídeos de “dancinhas” e memes, sinto-lhe informar, mas está errado.

Segundo dados publicados nos recursos de publicidade da Bytedance, a plataforma atinge hoje mais de 1 bilhão de pessoas com o TikTok Ads.

E os bilhões não acabam por aí! 

Como podemos ver no relatório The Global State of Digital 2022, feito pela Hootsuite, O TikTok também já passou de 1 bilhão de usuários ativos e o número segue crescendo, pois a plataforma vem ganhando mais de meio milhão de novos usuários todos os dias.

Não satisfeito com esses resultados, o TikTok ainda está ganhando espaço na funcionalidade em que o Google é expert: encontrar a resposta a uma pergunta.

Isso acontece porque além de entretenimento, a plataforma oferece informação, dicas e novas descobertas aos usuários.

Após essas poucas, mas preciosas informações, acredito que você não queira ficar de fora da plataforma, certo? Muito menos do TikTok Ads!

Por isso, aqui está um guia completo para iniciantes, cheio de dicas, estratégias e exemplos de anúncios para você já começar a investir nesse canal. Confira!

O que são TikTok Ads?

O que são TikTok Ads

O TikTok Ads é uma plataforma – inserida no TikTok for Business – voltada para a criação de anúncios, como banners, vídeos, imagens, entre outros. 

Com o TikTok Ads é possível desenvolver uma comunicação única e criativa para uma comunidade, ter um orçamento flexível e segmentar o público de forma assertiva.

Leia também: Mídia Paga: O Guia Completo

Qual a Importância do TikTok Atualmente?

Muitos dizem que o TikTok veio para mudar completamente o propósito das redes sociais.

Afinal, o TikTok é focado completamente em algoritmos, voltando-se para a publicidade, enquanto deixa um pouco de lado as interações sociais.

Esse canal, assim como o YouTube e a Netflix, investe em algoritmos inteligentíssimos, que funcionam a partir do gosto das pessoas.

São recomendados conteúdos que possam interessar o usuário.

Assim você não precisa estar seguindo a conta para receber o conteúdo dela, como era antigamente no Facebook e Instagram, que apenas entregavam conteúdos das pessoas ou páginas com as quais tínhamos conexões. 

E, por trás de tudo isso, temos as vendas, afinal, por que você faria anúncios sobre um produto ou serviço se não para vender mais?

Além de tudo isso, o ponto-chave do TikTok para as empresas é sua capacidade de prender a atenção do público. 

Conforme números do relatório da Hootsuite que já citamos aqui, usuários do TikTok gastam cerca de 5% de suas horas acordados assistindo a vídeos na plataforma.

Ou seja, a quantidade de anúncios vistos é enorme.

Leia também: Social Ads: Como Usar as Redes Sociais para Gerar mais Leads

Como os anúncios no TikTok funcionam?

Como os anúncios no TikTok funcionam

De forma bem direta, é necessário criar uma conta empresarial no TikTok Ads e lá informar os dados de seu negócio.

Após essa parte burocrática de especificações e tipos de pagamento, é só colocar a mão na massa!

O TikTok Ads Manager disponibiliza os anúncios em dois modos:

  • Modo Simplificado – processo mais simples e direto para a criação de anúncios. O trabalho mais denso fica nas mãos do algoritmo do TikTok.
  • Modo Personalizado – o próprio anunciante tem controle total sob os anúncios. A empresa tem à sua disposição a personalização, testes A/B, direcionamento de público baseado nos vídeos, interações do criador e combinações de anúncios.

Lembrando que é possível você mudar os modos de anúncios quando achar pertinente.

Quais são os tipos de TikTok Ads?

Vale reforçar que o único formato possível no TikTok Ads é o vídeo.

Porém, a plataforma divide os anúncios em cinco formatos para auxiliar na criação.

Vamos entender como funciona cada um deles!

TopView

O TopView é aquele anúncio que você dá logo de cara quando abre o TikTok. Ele aparece apenas uma vez ao dia

Um exemplo é este TopView da Disney Plus Br, criado para anunciar a plataforma de streaming, ressaltando todas as novidades já presentes.

@DisneyPlusBR

O Disney+ Day está entre nós e temos muitas novas histórias para compartilhar.

♬ Promoted Music – DisneyPlusBR

O TopView pode ter até 60 segundos. Ou seja, este tipo de anúncio é ótimo para empresas interessadas em divulgar produtos ou serviços que demandam períodos maiores de atenção. 

In-Feed Ads

Sabe quando você está na For You Page (Página “Para Você”)?

Então, os In-Feed Ads são os vídeos que aparecem nesta página de descoberta dos usuários. 

Neste caso, o algoritmo do TikTok é aquele que dita quais anúncios aparecerão para o usuário.

Essa escolha é baseada na atividade no aplicativo.

O In-Feed Ads aparece como o quarto vídeo que os usuários têm ao rolarem o feed.

Este tipo de anúncio é interessante para profissionais de marketing que visam usar o TikTok para estimular as conversões de vendas, já que os vídeos possuem um call-to-action (CTA) com maior destaque.

Um exemplo que podemos dar é do In-Feed Ads é este anúncio do Mercado Livre:

@mercadolivre

Compre o que você precisa pelo app e receba em casa em até 24h com o envio mais rápido do Brasil.

♬ Promoted Music – mercadolivre

Algo muito interessante também é que algumas empresas criam suas próprias versões de In-Feed Ads fazendo parcerias com influenciadores, sempre buscando inovar as formas de anunciar.

Branded Hashtags

Como o próprio nome já diz, as empresas que utilizam Branded Hashtags criam hashtags próprias para inspirar TikTokers a criar conteúdos relacionados.

Este tipo de anúncio é exclusivo das empresas e custa em média US$150.000 para seis dias.

Um exemplo de Branded Hashtags é a #WhatsYourPower utilizada pela Netflix para divulgar o filme Power.

A marca criou um efeito animado que determinava os superpoderes dos usuários, o que possibilitou uma trend com o uso da hashtag acima.

@netflix #WhatsYourPower ♬ Rise Up (1st Half Custom) – Dubkiller and Mark Victor

Brand Takeovers

O Brand Takeovers pode ser visto como um combo, pois pode incluir TopView, In-Feed e Branded Hashtags em um único anúncio.

Ou seja, ele utiliza todos os outros tipos de anúncios ao mesmo tempo.

Por isso o “takeover”, ele “assume tudo”.

Vale ressaltar que o TikTok veicula esse tipo de anúncio apenas de uma empresa por dia, custando a partir de US$ 50.000.

O exemplo que podemos citar é da marca de roupas Guess.

Durante seis dias, a conta do TikTok da Guess conquistou mais de 12 mil novos seguidores, gerando uma taxa de de 14,3% de engajamento. 

Este Brand Takeover teve TopView, Branded Hashtag e In-Feed Ads.

Fonte: TikTok for Business

Branded Effects

Os anúncios Branded Effects criam adesivos e filtros para os usuários usarem em seus vídeos.

Essa estratégia, que utiliza do 2D, 3D e Realidade Aumentada (RA), aumenta o engajamento e o reconhecimento de marca.

Vamos ao exemplo da Samsung, que anunciou o seu novo celular, Galaxy S21 FE 5G, utilizando o Branded Effects. 

O efeito criado convidou a comunidade TikTok a reagir a vários cenários diferentes por meio de uma roleta, capturada pelo celular. 

@samsungitalia

E tu che faccia fai? Condividi il tuo video usando il nostro filtro Funny Faces!

♬ suono originale – samsungitalia

Como resultado, a Samsung alcançou 26 milhões de visualizações de vídeo com mais de 13.000 criações de vídeo relevantes.

Como configurar os TikTok Ads? O passo a passo para criar uma campanha

Como configurar os TikTok Ads? O passo a passo para criar uma campanha

Eu sei, após esses exemplos e dados você deve estar ansioso para começar a criação dos seus anúncios para o TikTok Ads. 

Por isso, separamos aqui o passo a passo de como configurar sua conta.

Vamos lá! 

1. Crie sua conta administrativa

Vá até o site do TikTok for Business e faça seu cadastro. 

Basta preencher as informações da empresa como e-mail, nome, telefone, definir dados de cobrança e criar uma senha.

Ah, e não esqueça de confirmar o código de verificação no seu e-mail!

2. Crie e instale o TikTok Pixel

O TikTok Pixel é um trecho de código que deve ser instalado em seu site e que reúne informações sobre eventos do canal.

É similar ao pixel do Facebook, por exemplo.

Para utilizá-lo, selecione “Modo padrão” ou “Modo de desenvolvedor” após criar uma conta, logo em seguida crie seu pixel configurando primeiro um “Evento da Web” em seu TikTok Ads Manager. 

Revise suas configurações de consentimento de cookies antes de implantar seu Pixel.

E, então, copie o código do Pixel e “cole” no cabeçalho do seu site. 

Peça ajuda a um desenvolvedor da sua equipe, se necessário.

3. Defina seu objetivo de campanha

Antes de criar seu anúncio, vamos entender como definir o objetivo de sua campanha.

Para auxiliar na sua definição, pense no método SMART:

  • Specific – sua campanha deve ser específica
  • Measurable – há como mensurar seus resultados?
  • Attainable – o objetivo é atingível? É viável?
  • Relevant – essa campanha será relevante para a sua empresa?
  • Timely – por fim, tenha um prazo definido.

Além de utilizar o método SMART, você também vai se deparar com os próprios objetivos pré-estabelecidos pelo TikTok:

  • Conhecimento
    • Alcance: exiba seu anúncio para o número máximo de pessoas.
  • Consideração
    • Tráfego: direcione o tráfego para um site específico.
    • Instalações de aplicativos: direcione o tráfego para baixar um aplicativo.
    • Visualizações de vídeo: maximize as reproduções de anúncios em vídeo.
    • Geração de leads: use um formulário instantâneo pré-preenchido para coletar leads.
  • Conversões
    • Conversões: conduza ações específicas em seu site, como uma compra ou assinatura.
    • Vendas do catálogo: anúncios dinâmicos com base no seu catálogo de produtos.

Após definir o seu objetivo, vamos finalmente criar a campanha

Para isso, vá até “Campanhas” e clique em “Criar”.

Logo em seguida, defina seu objetivo, conforme as opções dadas acima, e dê um nome à sua campanha.

Também é necessário já definir um orçamento mínimo.

4. Selecione o tipo de público

Assim como outras plataformas, o TikTok Ads permite que você exiba seus anúncios especificamente para seu público-alvo

Você pode segmentar seus anúncios baseados em:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Localização;
  • Linguagem;
  • Interesses;
  • Comportamentos;
  • Detalhes do dispositivo.

5. Estabeleça o orçamento

Logo na hora do cadastro você já terá estabelecido um orçamento para sua campanha geral.

Porém, chegou o momento de definir o orçamento para o grupo de anúncios que serão criados e enviados neste momento.

6. Envie o seu anúncio

Após criar seus anúncios e configurá-los, você poderá visualizá-los antes do envio, assim você conseguirá prever como os usuários os receberão.

Assim que estiver tudo certo, incluindo as legendas e links, basta clicar em “Enviar”.

Lembrando que o próprio TikTok estabelece algumas especificações de anúncio recomendadas.

Leia também: Plano de Mídia Paga 2022: Guia para Criar Anúncios Online

7. Avalie os resultados

Medir os resultados, para analisar se sua campanha está valendo a pena, é essencial, assim como as outras etapas de criação no TikTok Ads.

Você poderá medir números, como: impressões, cliques, conversões etc.

Defina uma frequência, seja diária ou semanal, e continue acompanhando pela plataforma.

Leia também: Métricas de Mídia Paga: Principais Métricas Para sua Campanha

Bônus: como funciona o processo de análise dos seus TikTok Ads?

O processo de análise dos TikToks Ads dura, normalmente, 24 horas.

Para evitar atrasos, o anúncio precisa cumprir os requisitos e seguir as políticas da plataforma.

Confira o checklist abaixo:

A landing page:

  • Precisa estar funcionando e ser compatível com dispositivos móveis.
  • Precisa oferecer o que é descrito no anúncio.
  • Precisa corresponder ao nome do produto que aparece no anúncio.
  • Precisa estar no idioma da região a que está direcionada.
  • Não pode iniciar download automático de arquivos para o dispositivo do usuário.

O anúncio:

  • Não pode conter erros gramaticais ou de ortografia.
  • Precisa ter áudio.
  • Precisa ter de 5 a 60 segundos.
  • Não pode conter o uso excessivo de símbolos, espaços, números ou letras maiúsculas.
  • Precisa corresponder à legenda.
  • Precisa estar no idioma da região a que está direcionada.
  • Não pode incluir produtos ou serviços proibidos. 
  • Não pode estar embaçado ou pixelado.
  • Precisa estar nos tamanhos padrão de vídeo: 9:16, 1:1, 16:9.

Quanta custa anunciar no TikTok?

Quanto custa anunciar no TikTok?

Não há como estabelecermos um preço fixo para todos os anúncios, porém, o TikTok já define alguns custos mínimos.

Você pode controlar os custos por meio de orçamentos diários – definido o gasto máximo diário – ou vitalícios – definido o gasto máximo durante todo o período de execução – para campanhas e grupos de anúncios.

Vamos a eles:

  • Nível da campanha
    • Orçamento diário mínimo: US$50
    • Orçamento vitalício mínimo: US$50
  • Nível do grupo de anúncios
    • Orçamento diário mínimo: US$20
    • Orçamento vitalício mínimo: calculado como orçamento diário e multiplicado pelo número de dias programados.

Melhores Práticas para Criação de TikTok Ads

Melhores Práticas para Criação de TikTok Ads

Para melhorar ainda mais sua experiência com o TikTok Ads, vamos às boas práticas para que seus anúncios sejam um sucesso.

Leia também: 7 Dicas para Turbinar suas Campanhas de Mídia Paga com CRO

Seja direto 

Mesmo que o TikTok permita vídeos de 60 segundos, a própria plataforma recomenda que os vídeos tenham entre 21-34 segundos.

Dica: faça com que os primeiros 3 a 10 segundos sejam atraentes e envolventes para minimizar a perda de espectadores.

Combine áudio e texto

Mesmo que o áudio seja essencial nos vídeos do TikTok, é muito importante apostar nas legendas.

Inclusive, utilizar texto junto ao áudio destaca seu CTA.

O próprio TikTok afirmou que 40% dos anúncios têm maior taxa de visualização quando incluem texto.

Utilize trends, mas mantenha-se fiel à sua marca

O TikTok recomenda que os vídeos sejam “positivos, autênticos e inspiradores”.

Ou seja, abuse de sua criatividade, aproveite as trends, mas sempre aquelas que fazem sentido para a sua marca.

Teste diversos estilos criativos e tipos de audiência

Não fique preso a um único formato. 

O TikTok Ads sugere atualizar seu estilo criativo a cada sete dias para seguir conquistando o público.

Leia também: Como Espionar seus Concorrentes com a Biblioteca de Anúncios

4 exemplos de TikTok Ads em Alta no Brasil Hoje

4 Exemplos de TikTok Ads em alta no Brasil hoje

Para sair um pouco da teoria, vamos analisar alguns exemplos de  TikTok Ads que estão em alta nos últimos dias.

Se você quiser conferir outros exemplos além dos que separamos aqui, já pega essa dica:  o TikTok tem uma página apenas dos Top Ads!

Olla + Rock In Rio

Dentro do segmento de Beleza e Cuidado Pessoal, a Olla e o Rock in Rio criaram um anúncio In-Feed com o objetivo de gerar tráfego.

Este TikTok Ads tem apenas 6 segundos, porém consegue passar a mensagem normalmente dessa junção de marcas: aproveitar o momento.

Disney Plus

Já citamos esse anúncio logo no início do texto, mas ele, além de ser um ótimo exemplo de Top View Ads, também está entre os melhores TikTok Ads da semana.

Colgate + Rock in Rio

Sim, as empresas estão aproveitando o Rock In Rio para divulgar os seus produtos.

Afinal, quem não faria o mesmo?

Desta vez a Colgate criou um filtro (Branded Effects) anunciando seu produto Colgate Plax, trazendo a logo do Rock in Rio consigo.

Rock In Rio

O Rock in Rio é o exemplo mais completo que veremos aqui. Além de fazer parcerias com outras marcas, a empresa criou uma hashtag – #RockInRio2022 -, fez In-Feed Ads, criou efeitos e utilizou o Branded Takeovers

Percebemos até mesmo que se pesquisarmos Rock In Rio no TikTok a página de busca assumirá um design diferente.

Formatos e Especificações dos Anúncios no TikTok

Sabe aquela revisão que recomendamos antes de postar seu TikTok Ads?

Então, aconselho você a utilizar a tabela abaixo para ver se está tudo certinho com seus anúncios.

Ah, e caso queira fazer salvá-la para consultar mais tarde, é só clicar com o botão direito, selecionar “Salvar Imagem Como…” e pronto! Você pode até imprimir, se quiser.

Formatos e Especificações dos Anúncios no TikTok

Então, Vale a Pena Investir em TikTok Ads?

Após todas essas informações e exemplos, o que você tira do TikTok Ads?

Vamos a mais alguns dados!

Com o boom em 2020, o TikTok se tornou um dos apps mais queridinhos entre os jovens e empresas. Isso porque junto ao crescimento de usuários ativos no app, o número de anúncios também subiu: de 19% em 2020 para 37% em 2021.

Segundo relatório da Kantar de 2021, a plataforma foi classificada em primeiro lugar em questão de preferência entre os consumidores e profissionais de marketing, superando Amazon, Instagram, Google e Twitter.

Bom, com isso podemos ver que o TikTok tem um futuro promissor, mas mesmo assim ainda há certa desconfiança por parte dos profissionais de marketing.

Existe uma preferência por plataformas com desempenho já testado e comprovado há mais tempo, como Facebook, YouTube e Instagram.

Por isso, para facilitar ainda mais a sua vida, vamos aos prós e contras do TikTok Ads:

Então, Vale a Pena Investir em TikTok Ads?

Chegamos ao fim do nosso Guia sobre TikTok Ads!

Mesmo com os pontos contra, podemos afirmar que o TikTok Ads é uma ferramenta a se estudar e começar a investir, pois há muito potencial a ser explorado ainda.

Sabe o que mais tem potencial para crescer?

O seu negócio!

A Leadster te mostra como: dessa vez vamos focar no Por que Você Deveria Criar uma Estratégia de Marketing unindo Mídia Paga e Marketing Conversacional!

Dê uma lida e depois me conta se sua estratégia de marketing não melhorou após essas dicas. 😉

Categorias: Mídia Paga

Gustavo Luby

CMO da Leadster, há 6 anos empreendendo no setor de tecnologia, apaixonado por CRO, Growth Hacking e Mídia paga.

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