A ferramenta de Pixel do Facebook possibilita a criação de anúncios de remarketing, permite acompanhar melhor os resultados dos seus anúncios e a entrega dados de rastreamento que podem ser explorados em diversas ações e estratégias. 

Saiba mais sobre essa funcionalidade, suas possibilidades e todas as configurações necessárias para utilizá-la.

O que é o Pixel do Facebook?

O que é o Pixel do Facebook?

O Pixel do Facebook é um recurso que fornece dados de rastreamento dos usuários e visitantes de sites, Landing Pages e páginas de blogs.

Através de um trecho de código JavaScript inserido nas páginas desejadas, se torna possível integrar diferentes canais, exibir anúncios de forma estratégica e segmentada, além de mensurar de forma mais detalhada os resultados das campanhas.

Para que serve o Pixel do Facebook?

Para que serve o Pixel do Facebook?

Com a instalação do Pixel do Facebook você pode integrar diferentes canais, mensurar os resultados dos anúncios e impactar quem já entrou no site com anúncios mais específicos de remarketing.

Confira todas as funcionalidades do Pixel:

Rastreamento de conversões em múltiplos dispositivos

Qualquer que seja a conversão, se há um Pixel instalado na página, é possível monitorá-la.

E, além disso, você consegue identificar como aquele usuário chegou até a conversão — em contato com qual campanha e através de qual dispositivo.

Analisar esses dados auxilia na distribuição de recursos e de investimentos para aqueles canais com melhores resultados.

 Você também pode se interessar por: 9 Dicas Práticas para Melhorar a Taxa de Conversão do seu Site

Otimização de conversões

A partir da instalação do Pixel, o Facebook passa a analisar o comportamento dos usuários e a oferecer segmentações de perfis que se assemelham.

Então, os anúncios podem ser otimizados por conversão, com exibição direcionada para aqueles usuários que a plataforma acredita que têm mais chance de converter.

Redirecionamento de público

Com a instalação do Pixel do Facebook, você consegue acompanhar quem são os usuários visitantes das suas páginas e, posteriormente, direcionar anúncios e ofertas específicas para eles.

Acesso a informações do público

Além dos dados de hábito dentro do site, blog e Landing Pages, o Pixel também entrega outros dados dos usuários, como dados demográficos, dispositivos utilizados, localização e muito mais.

Com esses dados em mãos você consegue entender melhor seu público e pensar em ações e materiais ainda mais personalizados.

 Leia também - 8 Passos para Criar Landing Page de Alta Conversão

Mensurar resultados dos anúncios

Como o Pixel registra também as ações realizadas nas páginas monitoradas, o impacto dos seus anúncios se torna ainda mais mensurável.

Atingindo usuários de forma segmentada você consegue também ser mais específico e estratégico nas campanhas, o que aumenta as taxas de conversão e, consequentemente, gera mais vendas.

Como o Pixel do Facebook funciona?

Como o Pixel do Facebook funciona?

O pixel é um trecho de código JavaScript que, inserido ao código do site, permite captar, armazenar e utilizar dados dos usuários.

Existem algumas formas de configurar o Pixel do Facebook.

São elas:

Eventos padrão

Utilizando a ferramenta de configuração de eventos do Facebook, você pode configurar eventos padrões, que são aqueles já pré-definidos na plataforma.

Visualizar, pesquisar ou comprar um produto são exemplos de eventos padrão.

Com eles, você pode registrar esses eventos, otimizar as conversões e construir públicos segmentados. 

Eventos personalizados

Já os eventos personalizados são aquelas configurações que não estão pré-configuradas na plataforma.

Como o nome sugere, esses eventos podem variar de acordo com o seu objetivo e com a dinâmica do seu negócio.

Por exemplo, para uma loja virtual, a ação de adicionar um produto ao carrinho é um evento personalizado que precisa ser configurado no Pixel.

Para uma empresa de software, o clique em um botão de “teste gratuito” pode ser o evento personalizado de interesse.

Nesse tipo de construção, você determina o nome e a ação correspondente a ela. 

Com a configuração desses eventos também é possível registrar os usuários que os realizaram, otimizar para conversões e construir públicos segmentados.

Conversões personalizadas

Se depois da conversão desejada o usuário for redirecionado para outra página, é importante que a instalação do Pixel também seja feita nesta página.

Isso melhora a otimização para conversão. Para isso, a configuração de conversões personalizadas é necessária, pois ela é baseada em URLs e não em eventos. 

Vamos imaginar que a conversão que você deseja é o download de um e-book.

Depois de baixar o material, o lead é redirecionado para uma página de agradecimento.

Com isso, por exemplo, você pode configurar campanhas com cobrança após a conversão, que é concretizada com a chegada do usuário nessa nova página.

As conversões personalizadas também permitem, além da otimização de campanhas, a definição de públicos personalizados.

O Pixel do Facebook vai acabar?

O Pixel do Facebook vai acabar?

Diversos especialistas de mídia têm apontado para uma tendência de que o Pixel do Facebook deixe de ser utilizado nos próximos anos, dando lugar a uma nova forma de rastrear os usuários e mensurar resultados: a API de Conversões.

Essa mudança seria um reflexo das atualizações na política de privacidade de dispositivos como o iOS 14.5, além das leis de proteção de dados, que estão cada vez mais severas em relação à captura, armazenamento e utilização de informações dos usuários.

A informação não foi oficialmente confirmada pela Meta, mas muitos sites já estão testando a mensuração de eventos via API de Conversões de forma complementar ao Pixel.

Se você deseja se aprofundar no assunto, o vídeo a seguir é uma boa pedida. Caso contrário, é só passar para o próximo tópico para descobrir como configurar o Pixel do Facebook no seu site.

Como configurar o Pixel do Facebook?

Como configurar o Pixel do Facebook?

A configuração do Pixel do Facebook começa na plataforma de Gerenciador de Anúncios da plataforma, mais especificamente no gerenciador de Eventos.

Fonte: Rock Content

Para configurar o Pixel do Facebook, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o “Gerenciador de Eventos”;
  2. Clique em “Conectar fontes de dados” e selecione “Web”;
  3. Selecione “Pixel do Facebook” e clique em “Conectar”;
  4. Adicione o nome do Pixel;
  5. Insira a URL do site para encontrar opções fáceis de configuração;
  6. Clique em “Continuar”.
Fonte: Rock Content

Ao fim desta etapa você terá em mãos o Pixel e agora precisará instalá-lo nas páginas que deseja monitorar.

Como instalar o Pixel do Facebook no seu site?

Como instalar o Pixel do Facebook no seu site?

Para a instalação do Pixel, seja em um site, blog ou em Landing Pages, você precisará seguir mais alguns passos.

Existem três formas de seguir e o próprio Facebook oferecerá e explicará como elas funcionam, depois da criação do Pixel. 

Fonte: Rock Content

Confira as ações para cada uma delas:

Manualmente

A primeira forma de inserir o Pixel é manualmente.

Se essa é a melhor opção para você, siga o passo a passo:

  1. Acesse o Gerenciador de Eventos;
  2. Selecione o pixel que você deseja configurar;
  3. Selecione “Instalar o código manualmente”;
  4. Copie o código de base do Pixel;
  5. Cole o código logo acima da tag “head” de encerramento.

Via Google Tag Manager

O Google Tag Manager (GTM) é uma ferramenta onde você pode instalar diversos scripts de acompanhamento para o seu site, incluindo o Pixel do Facebook.

O lado bom é que você não precisa mexer diretamente no código do site para fazer a instalação.

Veja o passo a passo para instalar com o GTM:

  1. Acesse o Gerenciador de Eventos;
  2. Selecione o pixel que você deseja configurar;
  3. Selecione “Instalar o código manualmente”;
  4. Copie o código de base do Pixel;
  5. Inicie a sessão na sua conta do Tag Manager e crie uma nova etiqueta;
  6. Selecione “HTML personalizado” e cole o código do Pixel;
  7. Escolha o acionador (trigger) “Visualização de página”;
  8. Selecione “Todas as visualizações de página” e clique em Salvar;
  9. Por fim, vá até o menu principal e clique em “Enviar” para confirmar a instalação.

Via WordPress

Caso o seu site seja feito em WordPress, também é muito mais fácil incluir o Pixel do Facebook. Veja como:

  1. Acesse o Gerenciador de Eventos;
  2. Selecione o pixel que você deseja configurar;
  3. Selecione “Instalar o código manualmente”;
  4. Copie o código de base do Pixel;
  5. Vá até a seção de Plugins do seu site WordPress, instale e ative um plugin chamado “Insert Headers and Footers”;
  6. Depois de ativado, siga o caminho Opções > Header Footer Settings;
  7. Copie e cole o código do Pixel do Facebook na caixa “Scripts in Header” e clique no botão para salvar.

Usando uma integração

Você também pode instalar o Pixel através de alguma integração que facilite esse trabalho: 

  1. Acesse o Gerenciador de Eventos;
  2. Selecione o pixel que você deseja configurar;
  3. Selecione um parceiro na lista;
  4. Siga as instruções de configuração na tela.

Instruções por e-mail

A terceira e última forma de instalar o Pixel nas páginas desejadas é através do suporte de um profissional desenvolvedor.

Se você conta com esse tipo de suporte, pode enviar as instruções por e-mail e este profissional dará sequência à instalação:

  1. Acesse o Gerenciador de Eventos;
  2. Selecione o pixel que você deseja;
  3. Clique em “Enviar instruções por e-mail”.
  4. Digite o endereço de e-mail do destinatário e clique em “Enviar”.

Como mensurar as conversões do Facebook?

Como mensurar as conversões do Facebook?

Depois do Pixel do Facebook instalado nas páginas, você pode partir para a configuração dos eventos padrão, eventos personalizados e conversões personalizadas.

Você encontra os direcionais para esta etapa na Central de Ajuda do Facebook.

Os dados, conversões e os comportamentos dos usuários passarão a ser monitorados e você pode acompanhar todos os dados através do próprio Gerenciador de Anúncios e no painel do Facebook Analytics.

Crie seus públicos segmentados, otimize suas campanhas e crie campanhas de remarketing que vão melhorar os retornos sobre seus investimentos de marketing, tudo isso através do Pixel do Facebook!

Categorias: Mídia Paga

Gustavo Luby

CMO da Leadster, há 6 anos empreendendo no setor de tecnologia, apaixonado por CRO, Growth Hacking e Mídia paga.

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