Quer aumentar a conversão de leads no seu site sem aumentar o investimento em anúncios?

Neste post vamos explicar como a aplicação das estratégias de Otimização de Conversão (CRO) e de Marketing Conversacional torna isso possível. 

Esta metodologia desenvolvida pela Leadster já foi testada e validada em mais de 1600 sites, ao longo de 3 anos.

Se eu fosse você, não perdia tempo e aplicava no meu site também.

Confira o conteúdo completo!

O que é a Taxa de Conversão de Leads

De forma simplificada, a taxa de conversão é a porcentagem entre o número de visitantes das suas páginas de conversão e o número de pessoas que de fato converte.

Uma conversão é uma ação mensurável que você espera do seu visitante.

Pode ser o preenchimento de um formulário, o acionamento do seu chat online, um cadastro para ganhar um cupom de desconto, a finalização de um compra, a realização de um teste gratuito, um upgrade de plano, etc.

Diferente de outras taxas como custo por clique ou taxa de cliques, a taxa de conversão mostra o quão bom o seu marketing é ao oferecer aos seus clientes em potencial o que eles realmente estão buscando, em cada etapa da jornada de compras.

  Leia também: 7 Verdades Inconvenientes Sobre Captação de Leads

Como calcular a Taxa de Conversão de Leads?

Para calcular a taxa de conversão do seu site você precisa ter em mãos alguns números: visitantes, leads, oportunidades e vendas.

A taxa de conversão sempre será a relação entre dois momentos do usuário no funil de vendas.

Com isso em mãos o cálculo é bastante simples:

Taxa de conversão = total de conversões / total de visitantes ou leads ou oportunidades x 100%

Se você quiser se aprofundar sobre o tema, recomendamos que você confira nosso conteúdo “O Que é, como Calcular a Taxa de Conversão e qual a Taxa Ideal”.

Por que a Taxa de Conversão de leads é a métrica mais importante do seu site?

A taxa de conversão é uma das melhores maneiras de medir a performance das suas campanhas de publicidade e ações de marketing.

De forma geral, quanto melhor a sua taxa de conversão, melhores são os seus resultados e melhores são as estratégias que você está aplicando para chegar até eles. 

E qualquer pequena mudança que otimize a taxa de conversão tem potencial para aumentar os resultados de vendas e faturamento.

O aumento de uma taxa de 1% para 2% pode parecer pequeno, mas no caso da taxa de conversão essa pequena variação é imensa.  

Já parou para pensar que, se dobrar a taxa de conversão do seu site, você estará automaticamente dobrando a taxa de conversão de todos os seus esforços de geração de tráfego na internet?

Fonte: Supersonic

3 Formas de Aumentar sua Conversão de Leads sem Aumentar o Investimento em Anúncios

Agora vamos para as dicas!

Ao longo do trabalho de três anos desenvolvido aqui na Leadster e com os dados de análise dos mais de 1600 sites de 12 diferentes segmentos de atuação que já utilizaram a nossa plataforma, entendemos o que separa as empresas com melhores taxas de conversão e geração de leads daquelas que não conseguem resultados tão satisfatórios. 

A verdade é que muitas empresas já conseguem um volume de tráfego satisfatório a partir de seus esforços de publicidade, mas acabam perdendo a chance de impactar e prender esse usuário depois que ele chega ao site. 

O que compartilhamos agora com você é o entendimento de que, aplicando Otimização de Conversão (CRO) e Marketing Conversacional, é possível aumentar a geração de leads sem necessariamente gastar mais em anúncios.

Isso também significa aumentar o Retorno sobre Investimento e diminuir o Custo por Lead. Nada mau, certo?

As otimizações listadas aqui são simples e que você consegue implementar com facilidade, sem necessariamente ter a ajuda de um desenvolvedor. 

Coloque a Proposta de Valor em evidência

O que determina se um consumidor vai optar por sua marca dentre tantas no mercado?

Quando um consumidor se depara com uma solução oferecida pela sua empresa ou por alguma comunicação criada pensando na divulgação dela, é a proposta de valor que reforça que essa opção e nenhuma outra é a melhor para resolver o que o consumidor procura.

Uma proposta de valor é uma promessa a ser entregue.

É a partir dela que o consumidor decide se vai ou não fechar uma compra ou negociação.

Por isso, ela deve ser clara, forte e focada no consumidor. A proposta de valor precisa ser capaz de responder três perguntas:

Uma boa proposta de valor deve ser uma afirmação clara que ofereça relevância, benefício e diferenciação.

Assim, sua marca garante um posicionamento forte no mercado e consegue se conectar com a necessidade que o público tem.

Veja os exemplos a seguir:

Essas duas empresas oferecem um serviço muito parecido: a construção de uma estratégia de marketing de conteúdo – e a produção de materiais como blog posts, e-books, roteiros etc.

O que deseja um visitante que está procurando por uma empresa nesta área?

Muito possivelmente, ele deseja ampliar o seu faturamento, conquistar mais autoridade no mercado e melhorar os seus resultados por meio do inbound marketing.

Qual desses websites deixa clara esta proposta de valor?

E qual deles você acha que apresenta a melhor taxa de conversão?

Pois é.

Melhore seus Títulos e CTAs

Você já ouviu falar em copywriting e sobre como essa é uma poderosa ferramenta para aumentar seus resultados de conversão?

O copywriting é o tipo de comunicação focada em persuasão que tem como objetivo gerar uma ação como resposta.

Ela é utilizada como ferramenta para incrementar materiais como sites, anúncios, conteúdos de redes sociais, e-mails, blog posts, e-books, etc. 

Mais do que criar textos persuasivos, o copywriting se preocupa em criar uma comunicação focada na persona e na fase em que ela se encontra na jornada de compras.

E um bom copy contará com títulos e CTAs fortes, que interferem diretamente nas taxas de conversão. 

Apesar do apelo visual do site ser muito importante, não podemos negar o valor de um bom título em texto para chamar e prender a atenção do consumidor, além de despertar interesse para conversão.

O título principal do seu site tem duas vezes mais impacto na conversão do que as imagens, que servem mais para apoio e contextualização.

Na hora de definir este título, foque em frases curtas, de até 50 caracteres. Sempre que possível, utilize números para comprovar a sua prova de valor gerar identificação com a dor que o visitante sente.

Já o Call-to-Action é uma chamada para ação. Se o seu objetivo é que o seu leitor ou visitante tome alguma ação depois de entrar em contato com algum material da sua empresa, você precisa deixar isso claro para ele.

Para melhorar os seus CTAs, utilize palavras que se conectem com as necessidades do seu público, seja objetivo e foque em apenas uma ação, ofereça um benefício e não exija uma ação muito complexa.

Vamos voltar ao exemplo do tópico anterior:

Este site possui um bom CTA, porque deixa clara qual é a ação esperada do visitante (Falar com um Consultor), além de aparecer em destaque na página, aumentando as chances de conversão.

Aplique o Marketing Conversacional

O Marketing Conversacional é uma das formas mais modernas quando falamos em geração de leads de marketing.

Ferramentas de marketing de conversa podem oferecer experiências personalizadas através de caixas de mensagens e conversas interativas para gerar engajamento e conversão com visitantes de sites, blogs e landing pages.

A taxa de conversão de um chatbot criado de acordo com as técnicas de marketing conversacional tem sempre taxas de conversão superiores ao botão de WhatsApp e formulários de contato estáticos, por exemplo.

Por ser personalizável e interativa, essa metodologia gera menos atrito entre o interesse do consumidor e o interesse da marca.

Além disso, é menos invasivo e auxilia o usuário no processo de decisão de compra.

Em nossa experiência, sites que substituíram seus formulários por nossa ferramenta de chatbot tiveram um aumento de até 3x em suas taxas de conversão.

Como neste case do Revenda Mais:

Mais dicas para aumentar suas Taxas de Conversão

Temos um outro conteúdo perfeito se você ainda quer mais dicas para aumentar a taxa de conversão.

Aqui vai um resumo de outras estratégias que ficaram de fora deste artigo:

  • Melhore a velocidade do site: poucos usuários têm paciência de esperar para converter em um site lento. Algumas mudanças básicas, como comprimir as imagens do site, podem ser realizadas facilmente. Mas é possível que você precise da ajuda de um desenvolvedor para aplicar outras melhorias na velocidade.
  • Otimize o seu site para mobile: sites e Landing Pages que não são responsivos perdem usuários que os acessam através de dispositivos móveis — e eles já representam a grande parte dos acessos.
  • Faça testes: testes A/B devem ser explorados para apresentar duas versões de um mesmo material, mas com pequenas modificações de texto ou visual. As duas versões são aplicadas ao público durante um período de teste e depois a que tem a melhor performance continua como fixa. Esse tipo de estratégia ajuda a entender o que é melhor aceito pelo público que você deseja atingir. E você pode analisar as taxas de conversão dos seus testes para investir naquela com resultados mais satisfatórios.
  • Diminua a quantidade de informações solicitadas nos formulários: As pessoas só vão preencher seus dados em um formulário e ficar esperando pelo retorno quando estiverem convencidas de que o benefício realmente vale a pena. Portanto, diminuir a quantidade de informações solicitadas em um primeiro momento pode estimular a conversão. Depois de definir os seus critérios de qualificação, retire dos formulários todas as informações que não forem essenciais neste primeiro momento – especialmente nos formulários de topo de funil.

Você pode acessar o conteúdo completo com outras dicas aqui: 9 Decisões que Você Pode Tomar AGORA para Melhorar a Taxa de Conversão do seu Site

Conclusão

Se você quer saber mais sobre o impacto do aumento da taxa de conversão no seu negócio, como aplicar essas técnicas e estratégias e acompanhar exemplos e resultados reais de empresas que fizeram esse tipo de mudança, confira o Webinar que fizemos em parceria com a Ploomes, uma das maiores plataformas de CRM da América do Sul. 

Aqui você pode conferir o webinar e ainda receber o PDF com a apresentação completa sobre o tema.

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Gustavo Luby

CMO da Leadster, há 6 anos empreendendo no setor de tecnologia, apaixonado por CRO, Growth Hacking e Mídia paga.