Você já conhece a importância do chat online para empresas de pequeno, médio e grande porte?

Seja para atendimento ao consumidor, relacionamento com clientes ou para impulsionar as vendas, essa é uma ferramenta muito poderosa e que cada dia mais ganha espaço nas estratégias das marcas.

Saiba mais sobre esse tipo de solução e os benefícios que ela apresenta.

O que é um chat online para sites?

Mock-up de uma plataforma de chat online

O chat online para sites (também conhecido como chat ao vivo ou live chat) é uma ferramenta por meio da qual você pode conversar em tempo real com os visitantes do seu site.

Esse tipo de solução pode contar com sistema de armazenamento de dados e com a programação de respostas automáticas para interações mais simples ou para fazer um “pré-atendimento” ou triagem, possibilitando assim o atendimento escalável entre a empresa e o seu público. 

Em algumas plataformas, também é possível unificar os canais de atendimento da marca (site, Facebook Messenger, Instagram WhatsApp etc), centralizando as demandas e facilitando a organização do processo.

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Chat online ou chatbot?

Você pode estar se perguntando: “Chat online e chatbot são a mesma coisa?” Não exatamente.

Ao passo que o chat online funciona como uma ferramenta de conversas em tempo real, o chatbot é uma ferramenta em que as interações com o usuário são programadas por meio de inteligência artificial ou por meio de fluxos de perguntas e respostas.

O que a Leadster oferece, por exemplo, é um chatbot voltado para marketing e vendas, enquanto a solução da Jivochat é um chat online com foco no atendimento ao cliente.

🔎 Leia também: Como Usar um Chatbot no Marketing Digital? Exemplos de Sucesso

Você conhece os tipos de chat online?

Mock-up de várias plataformas de chat online

Existem diferentes tipos de chat online: pagos, gratuitos, com diferentes tecnologias, regras e complexidades…

Abordamos todos esses tipos no post “Chatbot de Marketing ou Atendimento? Como Escolher o Melhor para a sua Empresa”.

Aqui, separamos os chats de acordo com os objetivos de uso desejados:

Chat online de atendimento

Focados em fornecer informações ou sanar dúvidas sobre um produto, serviço ou processo, os times de atendimento e suporte ao cliente precisam ser capazes de responder uma gama grande de questionamentos.

O chat online voltado para esse tipo de público leva em conta suas especificidades e métricas de sucesso, como tempo de resposta, taxa de satisfação, taxa de abandono, NPS – entre outras.

Esse tipo de chat também pode funcionar como uma espécie de FAQ automatizado e é interessante porque entrega para o visitante, de forma rápida, exatamente a resposta para a dúvida que ele tem.

Geralmente, esse tipo de chat fica localizado na área logada do site.

🔎Leia também: Chatbot para Pequenas Empresas: Quais os Melhores Modelos?

Como o chat online melhora seu SAC? 

Você, como consumidor, já se viu irritado ao tentar encontrar uma informação no site de uma marca e simplesmente não encontrar?

Ou, ainda, tentar entrar em contato com o atendimento ao cliente e ficar uma eternidade na linha aguardando uma resposta? 

Um chat online de atendimento pode ajudar a solucionar esse tipo de situação, pois fornece informações mais básicas de forma automática, soluciona dúvidas comuns e permite que a equipe de atendimento auxilie o consumidor com o que ele precisa em tempo real.

Assim, o atendimento é facilitado e o processo ganha em agilidade, o que melhora a satisfação do cliente.

Chat online de vendas

Voltado para os times comerciais, esse tipo de chat online tem como objetivo auxiliar na geração de leads qualificados, entendendo os hábitos e interesses de consumo, além de levantar informações relevantes de forma muito mais natural e espontânea durante a conversa.

É uma forma de conectar os prospects ao time de vendas de forma rápida, no momento em que eles estão navegando pelo site, engajados com o conteúdo.

Geralmente, esse tipo de chat fica localizado na página principal, nas páginas de preços e nas páginas de produtos.

Chat online híbrido 

Você pode ainda optar por uma versão de chat online que seja uma mistura entre atendimento e vendas, para processos de vendas mais complexos, que exijam uma abordagem mais consultiva.

🔎 Confira também: 5 Melhores Modelos de Copy para Vendas Validados com Testes

10 Melhores ferramentas de chat online para sites 

Existem diversas opções de ferramentas de chat online disponíveis.

Vale levar em consideração, no momento da escolha, as funcionalidades e canais disponibilizados, o número de atendentes que podem ser conectados ao sistema, as integrações possíveis e o porte da sua empresa.

Separamos aqui algumas das nossas recomendações e opções que são bastante populares no mercado.

🔎 Leia também: Conheça os Melhores Chatbots do Mercado

1. JivoChat

Captura de tela do site do Jivochat

Para quem precisa de um chatbot focado em atendimento e suporte ao cliente, o JivoChat, pode ser a melhor opção aqui dessa lista.

Muito procurado para sites e e-commerces, ele pode ser utilizado para Site, Blogs, WhatsApp, Facebook, Instagram e e-mails.

Ah e sim, você pode contar com um suporte em português!

Vamos aos planos:

  • Básico – gratuito;
  • Módulo Instagram – $39/conta/mês;
  • Profissional – $49/operador/mês;
  • Empresarial – $162/operador/mês.

Você pode testar gratuitamente o plano profissional por 14 dias!

  • Avaliação no Capterra: 4.5/5
  • Avaliação no G2: 4.8/5
  • Avaliação no B2B Stack: 4.3/5

2. LiveChat

Captura de tela do site do Livechat

Se você tem um grande fluxo de atendimento, o LiveChat pode ser uma opção interessante.

Além do chat online, ele oferece funcionalidades como envio de pesquisas de satisfação e relatório de produtividade.

Com ele você terá suporte em português e ainda conseguirá integrar com suas redes sociais.

Vamos aos planos:

  • Iniciante – $20/agente/mês;
  • Equipe – $41/agente/mês;
  • Comercial – $59/agente/mês;
  • Enterprise – necessário entrar em contato.

Atenção: você pode testar grátis por 14 dias!

  • Avaliação no Capterra: 4.6/5
  • Avaliação no G2: 4.5/5
  • Sem avaliação no B2B Stack

3. Zendesk

Captura de tela do site do Zendesk

Tenha acesso a um funil de vendas personalizado, integração com sistemas de atendimento via telefone e centenas de modelos de respostas para explorar!

O chat online do Zendesk é uma das opções mais populares e completas do mercado e ainda possui suporte em português.

Seus planos são separados entre planos para chat de atendimento e chat de vendas, confira:

Atendimento ao cliente

  • Para todos:
    • Suite Team – R$350/agente/mês;
    • Suite Growth – R$565/agente/mês;
    • Suite Professional – R$705/agente/mês.
  • Para empresas:
    • Suite Enterprise – R$1070/agente/mês;
    • Ainda mais poderoso – R$1535/agente/mês.

Vendas

  • Team – R$135/usuário/mês;
  • Growth – R$350/usuário/mês;
  • Professional – R$700/usuário/mês.

Veja as avaliações nas principais plataformas:

  • Avaliação no Capterra: 4.4/5
  • Avaliação no G2: 4.3/5
  • Avaliação no B2B Stack: 4.7/5

4. LiveAgent

Captura de tela do site do Liveagent

Com o LiveAgent você consegue gerenciar conversas com seus clientes em diferentes canais, como chat, e-mail, telefone e redes sociais.

Fora isso, o chat online oferece recursos como chatbots, integração com redes sociais, suporte em português e muito mais!

Vamos aos planos:

  • Free – gratuito;
  • Small – $9/atendente/mês;
  • Medium – $29/atendente/mês;
  • Large – $49/atendente/mês.
  • Entrerprise – $69/atendente/mês.

Bônus: você ainda pode testar gratuitamente por até 30 dias.

  • Avaliação no Capterra: 4.7/5
  • Avaliação no G2: 4.5/5
  • Avaliação no B2B Stack: 5/5

5. Tidio

Captura de tela do site do Tidio

O chat online do Tidio oferece uma interface amigável e recursos avançados, como chatbots personalizáveis e análises de conversas em tempo real. 

Além do suporte em português, você integra a ferramenta facilmente com outras, como Facebook Messenger e o Slack.

Confira os planos:

  • Gratuito;
  • Commuicator – $15,83/mês;
  • Chatbots – $15,83/mês;
  • Tidio+ – a partir de $329/mês.

Você ainda tem a possibilidade de testar grátis!

  • Avaliação no Capterra: 4.7/5
  • Avaliação no G2: 4.7/5
  • Sem avaliação no B2B Stack.

6. Freshchat

Captura de tela do site do Freshchat

O Freshchat te possibilita gerenciar conversas com seus clientes em diferentes canais, como chat, e-mail, telefone e redes sociais, tudo em uma única plataforma. 

Além disso, oferece recursos avançados, como chatbots, análises de conversas e conta com um suporte em português.

Além da avaliação gratuita por 21 dias, você pode optar entre os seguintes planos:

  • Free – gratuito;
  • Gorwth – $15/agente/mês;
  • Pro – $39/agente/mês;
  • Enterprise – $69/agente/mês.

Veja as suas avaliações:

  • Avaliação no Capterra: 4.5/5
  • Avaliação no G2: 4.4/5
  • Avaliação no B2B Stack: 4.8/5

7. Podium

Captura de tela do site do Podium

O Podium é uma plataforma de gerenciamento de reputação e interação com clientes que oferece chat online com suporte em português. 

A partir dele você poderá coordenar conversas com seus clientes em diferentes canais, como chat, e-mail, telefone e redes sociais. 

Atenção! Ele não possui suporte em português.

Vamos aos planos:

  • Essentials – $249/mês;
  • Standard – $409/mês;
  • Professional – $599/mês.

Você também pode testar grátis por 14 dias!

  • Avaliação no Capterra: 4.3/5
  • Avaliação no G2: 4.6/5
  • Sem avaliação no B2B Stack.

8. Intercom

Captura de tela do site do Intercom

O Intercom é uma plataforma completa de atendimento ao cliente que inclui chat online, e-mail, telefone e redes sociais. 

Suas funcionalidades incluem: automação de fluxo de trabalho, gerenciamento de tickets, integração com diferentes canais e análises de desempenho. 

Além disso, o Intercom permite que os usuários personalizem o chat com sua marca e oferece recursos exclusivos como respostas automatizadas personalizadas e gerenciamento de leads.

Para microempresas você tem o plano Starter por $74/mês. Já os demais planos (Support, Engage e Convert) dentro do grupo “maioria das empresas” requerem contato para saber os valores.

  • Avaliação no Capterra: 4.5/5
  • Avaliação no G2: 4.4/5
  • Avaliação no B2B Stack: 4.5/5

9. 3CX

Captura de tela do site do 3CX

A plataforma de chat online 3CX, além de oferecer suporte em português e gerenciamento de conversas em diversos canais, tem o diferencial de recursos como videoconferência e telefonia IP.

Seus planos começam a partir de:

  • Startup Free – gratuito;
  • Startup Pro – $175;
  • Pro Dedicado – $295;
  • Enterprise Desicado – $330.

Veja as suas avaliações:

  • Avaliação no Capterra: 4.5/5
  • Avaliação no G2: 4.4/5
  • Sem avaliação no B2B Stack.

10. REVE Chat

Captura de tela do site do REVE Chat

Por fim, mas não menos importante, nós temos o REVE Chat.

A ferramenta oferece uma variedade de recursos, como chat ao vivo, suporte de chatbot, gerenciamento de filas de chat, integrações com outras ferramentas de negócios e análises de dados. 

Com interface intuitiva e fácil de usar, você consegue personalizar a aparência do chat, além de contar com suporte em português.

Vamos aos valores dos planos mensais (ao contratar por 1 ano você tem 10% off e 2 anos, 20%):

  • Standard – $15/agente/mês;
  • Advanced – $25/agente/mês;
  • Enterpreise – $50/agente/mês.

Veja suas avaliações:

  • Avaliação no Capterra: 4.4/5
  • Avaliação no G2: 4.4/5
  • Sem avaliação no B2B Stack.

10 Opções de chat online gratuito para sites

10 Opções de chat online gratuito para sites

Das dez opções de chat online para site que elencamos acima, apenas cinco delas tem a opção de plano gratuito, além das versões pagas.

São elas:

  • JivoChat;
  • LiveAgent;
  • Tidio;
  • Freshchat;
  • 3CX.

Para te dar ainda mais opções de escolha, separei aqui outro chats online gratuitos, confira: 

Quais são as vantagens e desvantagens do chat online para site?

Mulher com expressão pensativa

Quer conhecer ainda mais vantagens, mas também entender quais as desvantagens dessa ferramenta?

Então confira:

Vantagens do chat online

Separei aqui as três principais vantagens que um chat online para site pode fornecer a sua empresa. 👇

Facilita o relacionamento com os clientes

O chat online melhora a relação com os consumidores, pois é ágil, entrega um atendimento personalizado e de diálogo mais fluido entre marca e consumidor.

Garante a troca de informações rapidamente

Com retorno em tempo real e com a personalização das interações adaptada às necessidades dos consumidores, o diálogo se torna simples e ágil.

O cliente soluciona as dúvidas rapidamente e pode dar sequência ao que deseja. 

Como a ferramenta é centrada no consumidor, ela é capaz de entregar o que o visitante quer, da forma mais simples e da maneira mais rápida possível.

🔎Leia também: 12 Tendências de Marketing Digital para Explorar

Agiliza o processo comercial

Ao oferecer atendimento rápido, facilitado e personalizado, a empresa conquista informações relevantes durante todo o tempo do contato ou interação. 

Com um chat online, você captura dados do seu lead e começa a qualificar esse contato desde o início da interação.

Você gera assim um conhecimento mais profundo sobre os consumidores, já que coleta um volume muito maior de informações.

E essas informações serão como ouro para o seu time comercial.

🔎 Leia também: 8 Novos Canais de Vendas para Você Testar

Desvantagens do chat online

Como tudo nessa vida, o chat online para site também tem suas desvantagens, que devem ser levadas em conta na hora de tomar uma decisão.

Vamos a elas:

O primeiro passo geralmente é do visitante

Diferente de um chatbot de marketing e vendas, um chat online foca numa abordagem passiva, sempre esperando que o usuário vá ao seu encontro.

Esse tipo de estratégia acaba desperdiçando muitos contatos, já que não chama tanta a atenção do visitante e realmente não vai em busca de entender o que o possível cliente está buscando, além de não personalizar a experiência. 

Investimento em contratação, treinamento ou terceirização

O chat online para site não tem um atendimento otimizado ou automatizado, ele necessita de um ser humano por trás e é por isso que pode acabar saindo mais caro do que um chatbot, por exemplo.

Além de contratar uma equipe ou terceirizar o processo, você também precisa investir no treinamento, se tornando um gasto a mais.

Leads mais imaturos e menos qualificados

Como são seus leads que chegam para falar com os vendedores, diversos vão ser desqualificados, pois não passaram por nenhuma qualificação. 

A consequência é um maior trabalho do time de vendas que precisará qualificar cada lead de forma manual. 

🤿 Aproveite para se aprofundar: Chat Online vs Leadster

Quais as principais funcionalidades que um chat online deve ter?

Mulher com expressão de dúvida ao lado de um mock-up de plataforma de chat online.

Um bom chat online idealmente deve ter como funcionalidades:

  • Possibilidade de configurar diferentes conversas, roteiros, scripts e interações;
  • Captação e armazenamento de dados e histórico de conversas;
  • Segmentação e qualificação de leads;
  • Distribuição ou direcionamento do atendimento para a equipe;
  • Dashboard com resultados e principais métricas;
  • Integração com outras plataformas de atendimento, marketing e vendas.

Exemplos de scripts para chat online

Mão escrevendo com caneta metálica

As conversas e os roteiros das interações do seu chat online vão depender muito do contexto, do objetivo, do que o consumidor espera…

Mas, para te auxiliar na criação desse tipo de mensagens, trouxemos alguns exemplos:

Scripts de vendas

No caso dos chats online utilizados para venda, além de atrair a atenção do visitante, o objetivo é captar seus dados e entender a qualificação que ele tem para ser ou não enviado para a equipe comercial.

Veja o exemplo de script de vendas focado na proposta de valor:

“Olá, [NOME DO CLIENTE]! Vimos que você solicitou mais informações sobre o nosso produto/serviço, certo? 

O nosso [FALAR SOBRE PRODUTO OU SERVIÇO]. 

Aproveitando, posso enviar alguns materiais sobre nossos produtos/serviços, o que acha? 

Pode me mandar seu nome, e-mail e telefone para seguirmos nosso contato?”

Scripts de relacionamento

Os chats podem ser utilizados para relacionamento.

Assim, além da captura de dados para criar esse relacionamento em outros canais (como e-mail e WhatsApp, por exemplo), você pode, através da interação, já disponibilizar conteúdos, materiais e dicas pertinentes ao assunto que o consumidor tem interesse. 

Confira um exemplo abaixo que estreita o relacionamento, buscando marcar uma reunião:

“Olá [nome do cliente], muito feliz em você ter entrado em contato conosco!

Para nos conhecermos melhor, vou fazer algumas perguntas para você, tudo bem?

[Fazer perguntas de contato e mais específicas para conhecê-lo melhor, como sua ocupação, tamanho da empresa (se for o caso), qual sua dor etc)”

Scripts de atendimento

Um dos principais usos do chat online é o atendimento prévio do consumidor, para que assim o retorno seja mais ágil, possa existir a identificação do motivo do contato e o redirecionamento para o profissional ou setor certo de atendimento. 

Vamos ao exemplo abaixo de um script para chat online focado em contornar objeções para já preparar você na hora do atendimento:

“Olá, [NOME DO CLIENTE]*! Agradecemos seu contato. Como posso ajudá-lo(a) hoje? 

Em caso de dúvidas mais subjetivas: Lamento, mas não somos o departamento certo para ajudá-lo(a) com esse problema. Você se importa se eu transferir a chamada ao departamento responsável? 

Em caso de dúvidas mais simples: Você pode acessar o material [DIRECIONAR PARA PÁGINA OU MATERIAL DE SUPORTE] para cessar sua dúvida

Ajudo em algo mais?”

Dúvidas comuns sobre chat online para sites

Dúvidas comuns sobre chat online para sites

Estamos chegando ao fim de nosso conteúdo sobre chat online para sites, por isso, não podia deixar de fora as principais dúvidas sobre esse assunto.

Vamos lá!

Como montar uma equipe que atende através de chat online?

Existem hoje no mercado diversas ferramentas de chat.

Muitas delas, como o chat online, não se limitam apenas à interação máquina-consumidor, sendo possível direcionar os leads para o atendimento humano a qualquer momento da interação. 

Assim, você conecta seus atendentes ou vendedores ao sistema e esses recebem as conversas com todo o histórico registrado, para dar continuidade ao atendimento ou à abordagem comercial.

Duas mãos se cumprimentando.

Algumas dicas para construir sua equipe de atendimento:

  • Equilibre oferta e demanda. Se você tem poucos atendentes, mas uma demanda muito grande chegando por meio de seu chat online, estude alternativas para solucionar dúvidas recorrentes (criando um FAQ, treinamentos ou tutoriais em vídeo, por exemplo), ou considere aumentar a equipe. Deixar clientes aguardando por muito tempo ou sem resposta pode causar um impacto negativo em suas métricas e na reputação da sua marca.
  • Acompanhe as métricas de atendimento. Fique de olho em indicadores como tempo de resposta, duração do ciclo de vendas, Net Promoter Score (NPS), Customer Satisfaction Score (CSAT), Customer Effort Score (CES), First Call Resolution (FCR), Tempo Médio de Espera (TME), Taxa de abandono, entre outras. Acompanhe essas métricas de forma individual (por atendente) e também geral. Elas são essenciais para o sucesso da sua estratégia.
  • Crie diferentes perfis de atendimento. Às vezes, um atendente pode passar o dia todo resolvendo dúvidas simples, quando existe, no final da fila, uma demanda urgente que realmente pode impactar o seu negócio. Por isso, é importante criar diferentes perfis ou formas de priorizar os atendimentos, para que as questões urgentes sejam tratadas com agilidade.
🔎 Continue a leitura: O que é Prospecção de Vendas e Quais são os Métodos para Prospectar Clientes

Qual é o tempo médio de resposta para um chat online?

Mão segurando um relógio despertador de metal preto

Quando o chat online não é automático, o tempo de resposta pode variar muito de acordo com o horário da mensagem e com a disponibilidade da equipe que faz o atendimento. 

No mercado de serviços para consumidores, por exemplo, o tempo que uma primeira resposta leva
para chegar a um cliente é de quase 6 horas.

Já no ramo de serviços corporativos (B2B), essa espera cai para 2.1 horas. (Zendesk)

De qualquer forma, o que o consumidor espera, quando envia uma mensagem para um chat online, é ter o retorno o mais rápido possível.

Portanto, deixe sempre bem visível qual é o seu horário de atendimento (inclusive nos finais de semana e feriados) e, se achar necessário, agende uma resposta automática para agilizar o atendimento.

🔎 Leia também: Marketing de Conversa: O Que é e Como Criar a sua Estratégia

Como colocar um chat online no meu site?

Essa resposta varia muito conforme o tipo de chat online para chat que sua marca escolher.

Se você optar por colocar seu chat em plataformas como WordPress, Wix, Shopify, Magento geralmente é só ativar um plugin

Agora, se você não tiver a opção de ativar pelo plugin, será necessário instalar via código.

Vale a pena usar plataformas de chat para site?

Se você utiliza um formulário estático ou apenas um botão do WhatsApp, o chat online para site pode sim ser uma alternativa melhor, mas talvez ainda não seja a ferramenta ideal.

Afinal, você precisará ainda de uma equipe para atender, qualificar e segmentar os leads, gerando um gasto dobrado. 

Além disso, você pode perder diversas oportunidades por não investir em uma experiência personalizada e chamativa – e ainda ter um ciclo de vendas mais longo, pois muitos processos serão manuais.

Em alguns casos, quando a empresa não tem um grande time à disposição ou deseja reduzir o atendimento humano e obter um melhor ROI da ferramenta, um chatbot pode ser uma opção mais viável que o chat online. 

O chatbot de marketing e vendas é uma ferramenta que automatiza e otimiza o processo, oferecendo uma experiência personalizada, respostas instantâneas e ainda qualificação e distribuição inteligente.

Pensando nisso, já separamos abaixo o passo a passo de uma alternativa para o chat online para sites. 👇

Crie agora seu chatbot de vendas com a Leadster

Quer entender como um chatbot funciona na prática e criar uma versão para seu site em poucos minutos?

Com a plataforma de Marketing Conversacional da Leadster, além dessas facilidades, você ainda aumenta em 3x a sua geração de leads, integra com o WhatsApp e com as principais ferramentas de marketing e vendas. 

A partir da criação da sua conta e ativação do chatbot você terá 14 dias para explorar a ferramenta de forma gratuita. Crie agora sua conta!


Fernanda Andreazzi

Estrategista de conteúdo na Leadster. Atua há 5 anos com Marketing Digital, Inbound Marketing, SEO - e tudo o que há de bom

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