Procurando a melhor opção de marketing conversacional para a sua marca?

Assistentes virtuais e chatbots ganharam espaço nos últimos anos e são a escolha de muitas empresas para setores de marketing, vendas, atendimento e suporte, em diferentes canais de comunicação com o público.

Pensando nisso, criamos este post: aqui está uma seleção de 17 melhores chatbots, divididos por categorias.

Dessa forma, você facilmente encontrará opções de acordo com as suas necessidades e canais. 

O que é chatbot?

O que é chatbot?

A palavra “chatbot” em inglês vem da junção de dois outros termos: “chatter” (alguém que conversa) e “bot” (abreviação de “robot”, robô, em inglês).

Esse termo é utilizado para se referir aos sistemas de inteligência artificial que geram conversas automatizadas, através de textos e roteiros pré-definidos, entre sistema e consumidores.

A ferramenta simula o atendimento humano dentro de um contexto com o qual o consumidor já está familiarizado: o das mensagens instantâneas. 

Os melhores chatbots podem ser utilizados para esclarecer dúvidas, auxiliar os processos comerciais, oferecer conteúdo personalizado e até mesmo processar pagamentos.

São ferramentas de comunicação, automatização e além disso, de armazenamento de dados. 

Quais as vantagens de usar um chatbot?

Seja em um site, um software, redes sociais ou até mesmo no WhatsApp, o consumidor espera encontrar canais de contato com a marca.  

Com planejamento, pesquisa e sensibilidade ao mercado, as marcas podem utilizar o chatbot nestes diferentes ambientes para agilizar e padronizar o atendimento ao público, entender melhor o perfil de cada contato, utilizar a tecnologia como ferramenta para aliviar o trabalho da equipe, além de explorá-lo como parte da estratégia de geração de leads qualificados. 

Os chatbots funcionam melhor do que formulários estáticos, uma vez que abrem espaço para diálogo facilitado e fluido com o consumidor, possibilitam alcançar larga escala e oferecem comunicação personalizada com o público. 

 Você também pode se interessar por: Marketing Conversacional: O Guia Completo

Como escolher um chatbot?

Como escolher um chatbot?

Existem diversos tipos de chatbots disponíveis hoje no mercado.

A escolha do melhor depende da sua necessidade e dos canais em que pretende implementar a ferramenta.

Um dos principais fatores a se pensar para essa escolha é a área de atuação.

Você pretende utilizar o chatbot para SAC, Atendimento, Suporte, Marketing ou Vendas?

Outro ponto relevante no momento da escolha é o canal onde você quer que ele esteja disponível.

Você pode utilizar as ferramentas de marketing conversacional em sites, aplicativos, WhatsApp, Messenger…

Além disso, as funcionalidades disponibilizadas em cada opção também mudam.

Entre os melhores chatbots existem aqueles que oferecem um dashboard mais completo, por exemplo.

Se esse é um requisito para a sua empresa, esse ponto fará diferença no momento da seleção. 

Seu chatbot será programado do zero? Ou você prefere adotar uma plataforma já existente? 

As integrações disponibilizadas por cada software também devem ser levadas em conta, assim como o nível de trabalho e personalização que você deseja ter.

Todos esses fatores devem ser levados em consideração na escolha do melhor chatbot para sua empresa.

 Confira agora: Chatbot de Marketing ou Atendimento? Como Escolher o Melhor Chatbot para a sua Empresa

17 Melhores Chatbots para Usar em 2022

17 Melhores Chatbots para Usar em 2022

Como as funcionalidades, objetivos e canais são tão importantes para a escolha da plataforma certa, separamos as dicas dos melhores chatbots por área.

Confira em detalhes todos os chatbots da nossa seleção:

Melhores chatbots para Marketing e Vendas

1. Leadster

A ferramenta de marketing conversacional da Leadster é pensada para vendas e marketing, atendendo à grande parte das necessidades das empresas que buscam por este tipo de solução, aumentando a geração de leads e a taxa de conversão dos sites e landing pages.



Com o diferencial da abordagem ativa, personalização de conversas, testes A/B, dashboard com métricas de desempenho e qualificação de leads, a plataforma oferece também integrações com mais de 200 outras soluções, como RD Station, PipeRun, Pluga, WordPress, Zapier e Exact Sales.

A Leadster oferece uma conta gratuita com as mesmas funcionalidades da paga, que se diferencia apenas pelo limite de leads gerados ao mês. A versão ilimitada começa com o custo de R$ 189 reais por mês e é possível testá-la gratuitamente por 14 dias. 

 Saiba mais: Como Criar um Chatbot Grátis com a Leadster?

2. Octadesk

Com soluções de chatbots para sites, WhatsApp, Facebook, Instagram e e-mail a Octadesk oferece ferramentas com foco em marketing, vendas, além de suporte ao consumidor.

A plataforma também possibilita a automação de comentários no Facebook e oferece análise de dados através de dashboard.

Um teste grátis pode ser realizado, para conhecer todas as funcionalidades e os valores dos planos contratados iniciam em R$ 79 reais ao mês.

3. Drift

A Drift também é uma opção bastante robusta para quem quer investir em chatbots focados em Marketing e Vendas.

Com foco em conversão e aplicabilidade para sites, a plataforma oferece experiências customizadas, pipeline de vendas, segmentação e análise de leads, relatórios e muito mais.

Pode ser integrada com outras ferramentas como Salesforce, Slack, Zendesk, HubSpot, Google Analytics, Zapier, Zoom, Tray, etc.

É possível criar uma conta para teste grátis, mas os valores dos planos pagos só são fornecidos depois de contato com a equipe comercial.

4. Landbot

Escolha de grandes marcas como Uber, LG e L’Oreal, o Landbot é uma das plataformas mais robustas do mercado quando falamos em chatbots para Marketing e Vendas.

Além da composição das conversas em texto, a ferramenta também permite o uso de outras mídias, como vídeos, imagens e GIFs.

Com opções para site, Facebook Messenger e WhatsApp, a ferramenta possibilita ainda a intervenção humana nos chats com os consumidores.

Isso significa que, a qualquer momento, é possível que um colaborador assuma a conversa ou que o chat seja direcionado para um atendimento pessoal. 

O Landbot oferece uma versão gratuita, com muitas limitações de funcionalidades e 100 chats ao mês apenas para sites.

Os planos pagos e mais completos começam em 30 euros por mês, de acordo com a necessidade.

Algumas das integrações possíveis (nos planos pagos) são: Mailchimp, Zapier, Slack, Google Analytics, Google Sheets, Sendgrid e Salesforce.

Melhores chatbots para Atendimento e Suporte

5. JivoChat

Já se você procura por uma solução focada em Atendimento e Suporte ao Cliente o JivoChat pode ser a melhor opção.

Muito procurado para sites e e-commerces, podendo ser utilizado também para WhatsApp, Facebook, Instagram e e-mails.

Possui diversas integrações, com outras plataformas como Leadster, Zapier, Pipedrive, RD Station, Slack, Nuvem Shop, Loja Integrada, Shopify, Hotmart, Google Analytics, MailChimp e muitas outras.

O JivoChat oferece uma versão gratuita e simplificada e você também pode fazer o teste da versão mais robusta, gratuitamente, durante 14 dias.

Depois do período de teste, o custo da versão paga começa em R$ 49 ao mês, aumentando o valor de acordo com o tempo de contratação e número de operadores necessários. 

6. Zendesk

Outro entre os melhores chatbots para Atendimento e Suporte ao Cliente é o Zendesk.

Uma das pioneiras do mercado, oferece chatbot para sites, WhatsApp, Instagram, Facebook, e-mail e voz/telefone.

A empresa não oferece uma versão gratuita, mas é possível fazer o teste sem custo em todos os tipos de planos, que iniciam com o valor de 49 dólares por mês.

7. Zenvia

A Zenvia é uma das ferramentas focadas em criar experiência para os consumidores.

Além das soluções de chatbot, ela oferece automação, fluxos e disparo de campanhas.

Possui desenvolvimento para diversos canais: WhatsApp, SMS, Voz/Telefone, Instagram, Site, Facebook Messenger e RCS (Rich Communication Services).

Os teste gratuitos estão disponíveis para apenas alguns canais e funcionalidades, mas não para os chatbots. Os planos neste perfil começam em R$ 40 ao mês. 

8. Cliengo

Com foco em canais como site, Facebook, Instagram e WhatsApp, o chatbot Cliengo oferece também um CRM próprio, para armazenamento de dados e pipeline de vendas integrado. 

Possibilita também a integração com outras plataformas como HubSpot, MailChimp, Salesforce e Zendesk.

Existe a possibilidade de criação de um plano gratuito, com número de funcionalidades, chatbots e usuários limitados, além dos planos pagos e mais completos, que começam no valor de 18 dólares por mês.

9. Intercom

Com soluções para suporte conversacional, engajamento conversacional e marketing conversacional, a Intercom oferece funcionalidades como live chats e bots de suporte ao consumidor. 

Os chats, com foco em sites, podem ser aplicados também ao WhatsApp, Twitter, Facebook e Instagram. É possível criar uma conta teste gratuita e os planos contratados começam em R$ 67 reais ao mês.

 Leia mais - 7 Problemas que Você Pode Resolver com o Marketing de Conversa

Melhores chatbots para WhatsApp

10. Botsify

O Botsify é a escolha de grandes players do mercado como Spotify, Toyota, Unilever e OMS, para chatbots para Facebook, Instagram, sites, SMS e WhatsApp, com foco neste último canal.

Com funcionalidades de armazenamento de dados e possibilidade de mensagens multimídia, a ferramenta tem integração fácil com diversos plugins e plataformas, como Zapier, Slack, ferramentas do Google e muito mais.

Você pode explorar o teste gratuito da do Botsify por 14 dias e os planos pagos começam em valores a partir de 49 dólares por mês.

 Confira também: Botão do WhatsApp vs Leadster

11. amoCRM

Sem a utilização de códigos, os chatbots disponibilizados pela amoCRM podem ser integrados ao WhatsApp, Facebook, Instagram e Telegram.

A ferramenta conta ainda com relatórios de atividades, pontuação de leads para qualificação, funil de vendas e integração com Google Analytics, MailChimp, LinkedIn, Skype e diversas outras plataformas.

Todos os planos são pagos e os valores iniciam em 15 dólares por mês, por usuário.

Você também pode fazer um teste gratuito de 14 dias para explorar a ferramenta completa.

12. Takeblip

Desenvolvido para WhatsApp, Facebook Messenger, Instagram, Telegram, Apple Business Chat, e-mail e SMS, o Takeblip oferece chatbots personalizáveis e com a possibilidade de atendimento híbrido (bot + humano).

Além disso, também é possível fazer análise de dados e integração com outras ferramentas como HubSpot, RD Station, Chatbase, Salesforce e Vtex.

Você pode criar uma conta no plano gratuito, com algumas limitações ou optar por planos pagos que começam com o valor de R$ 650 reais ao mês.

13. Aivo

Outra opção de chatbot que pode ser conectado ao WhatsApp através de API é o Aivo.

Nesta plataforma também possibilita combinar o atendimento automatizado ao atendimento humano, a importação ou exportação de dados de análise, além da aplicação em outros canais como voz/telefone e site. 

Os planos são todos pagos e começam no valor de R$ 668 reais mensais, com a opção de teste grátis do plano de entrada por 30 dias.  

14. Neoway

Outra opção entre as melhores para quem quer um chatbot para WhatsApp é a Neoway, que combina as conversas automatizadas com a análise de dados de Big Data.

A ferramenta analisa, segmenta e qualifica os leads, pois oferece, além do chatbot, funcionalidades pensadas para marketing e analytics.

Com foco no chat para WhatsApp, a Neoway também oferece possibilidades para site, Twitter, Facebook e Instagram.

Entretanto, a plataforma não oferece nenhum tipo de teste grátis ou perfil simplificado gratuito.

Para saber os valores de contratação, é necessário entrar em contato com a equipe comercial da marca.

Melhores chatbots para Facebook Messenger, Telegram, Skype e outros canais

15. ManyChat

O ManyChat oferece interface amigável, em que você pode criar seu bot ou personalizar modelos oferecidos pela plataforma.

A ferramenta foi projetada especialmente para o Facebook Messenger, então pode ser a melhor opção se você procura um chatbot para Instagram e Facebook.

Com funcionalidades de marketing, vendas e suporte ao cliente, pode ser iniciado com uma versão gratuita, mais básica, com apenas 2 sequências de perguntas, com limite de canais (Instagram, Facebook e WhatsApp em versão beta) e limite também de 1.000 contatos. 

O plano pago, sem limites e com mais funcionalidades, começa em 15 dólares ao mês.

O ManyChat oferece ainda as possibilidades de resposta em SMS e e-mail, com pagamento conforme utilização, além da mensalidade. 

A ferramenta oferece também a possibilidade de integração com outras plataformas, como MailChimp, Hubspot, Google Sheets e Zapier. 

16. Chatfuel

O Chatfuel também é uma opção para Facebook, Instagram e Telegram, apesar do foco e da maior parte das funcionalidades estar nas duas primeiras redes sociais citadas.

De criação simples e rápida, sem utilização de código e com fluxos ilimitados de perguntas e respostas, a plataforma se destaca por oferecer funcionalidades como segmentação de leads, respostas automáticas para comentários no Facebook e a possibilidade de vincular os anúncios do Facebook Ads ao chatbot, um diferencial para para qualificação e conversão de leads.

A versão teste é gratuita para até 50 usuários/conversas e os planos pagos começam em R$ 59,99, acrescidos de um custo fixo por chat, com planos que aumentam conforme o volume de conversas e funcionalidades disponibilizadas.

17. ChattyPeople / Mobile Monkey

Antigo ChattyPeople, comprado pela Mobile Monkey, este chatbot oferece opções de conversas automatizadas para Facebook, Instagram, Skype, site e SMS. 

Com construção baseada em Machine Learning, promete conversas fluidas, com uma maior simulação de contato humano. Possui ainda funções de armazenamento de dados para análise e relatórios.

As integrações com outras ferramentas podem ser feitas através de API ou Zapier, o que torna possível conectar o Mobile Monkey com aplicações como Google Sheets, Google Analytics, MailChimp, Hubspot, Zoom, Slack, etc. 

Você pode explorar um teste gratuito da plataforma, mas os valores de contratação só são divulgados após o contato com o atendimento comercial.

Conclusão

Os melhores chatbots do mercado podem ser usados em diferentes canais, para cobrir diversos objetivos e serem ferramentas incríveis para a sua estratégia.

Agora, basta analisar quais são as opções mais interessantes para você, testá-las e decidir por aquela que vai potencializar seus resultados!

Se quiser testar o chatbot da Leadster gratuitamente por 14 dias, é só clicar aqui!

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Gustavo Luby

CMO da Leadster, há 6 anos empreendendo no setor de tecnologia, apaixonado por CRO, Growth Hacking e Mídia paga.