Panorama de Geração de Leads no Brasil 2024

Baixar Material
/ / Chatbot para Vendas e Marketing: Conheça o SDR Automático que Faz a Pré-Qualificação de Leads

Sumário

Em uma pesquisa divulgada pelo Facebook, 53% das pessoas responderam que preferem enviar mensagem a ligar para o atendimento ao cliente, já quando foram questionados sobre a forma de compra, 56% responderam que preferem comprar de empresas onde é possível mandar mensagem.

Além disso, foi contabilizado que 2 bilhões de mensagens são trocadas mensalmente entre empresas e usuários.

Bom, apenas com esses poucos números já se pode afirmar que o uso de chatbot para vendas e marketing é essencial para a estratégia e os resultados do seu negócio.

Pensando nisso, nós preparamos aqui um artigo completo para você entender mais sobre essa ferramenta, sua importância, qual a melhor do mercado, como instalá-la em seu site e muito mais.

Siga no texto para obter todas essas informações!

O que é um Chatbot para Vendas e Marketing?

O que é um Chatbot para Vendas e Marketing?

Ao contrário do que muitos pensam, o chatbot para vendas não é apenas um robô programado para dar respostas padronizadas e genéricas, na verdade, essa ferramenta faz o oposto disso.

O chatbot pode ser considerado uma estratégia de marketing que fornece interações automatizadas e instantâneas ao consumidor, ou seja, você já pode contar com respostas imediatas 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana.

Porém, essa ferramenta vai muito além do que respostas instantâneas, ela fornece maior engajamento com o visitante, envia mensagens personalizadas para cada situação, qualifica os leads e também promove os produtos ou serviços oferecidos.

 Leia também: Panorama de Geração de Leads no Brasil

Vantagens de Utilizar um Chatbot para Marketing e Vendas

Vantagens de Utilizar um Chatbot para Marketing e Vendas

Apenas ao definir o chatbot, já conseguimos elencar seus diversos benefícios, mas as vantagens e casos de uso não param por aí.

Por isso, separamos aqui 11 vantagens de se utilizar um chatbot, vamos lá!

Engaje, Gere e Qualifique seus Leads

Chame a atenção de seus leads por meio dos chatbots, você pode criar uma frase de aviso, boas-vindas ou até mesmo relacionada ao produto, instigando sua curiosidade. 

Assim que o primeiro contato foi realizado, utilize da atenção do lead para captar suas informações de contato e suas especificidades, dessa forma você consegue qualificá-lo conforme as características fornecidas.

Não esqueça também de fazer um CTA, o direcionando para alguma newsletter, webinar, páginas de produto, catálogo ou página de preços, por exemplo.

Envie os Leads Qualificados direto para a Vendas

A partir das informações fornecidas pelo lead, logo no primeiro contato com o chatbot, você já conseguirá classificá-lo entre aqueles com mais probabilidade de compra e outros que precisaram passar por um caminho mais longo.

Dessa forma, com os leads já qualificados e com alta intenção de compra, você conseguirá encaminhá-los diretamente para a equipe de vendas, a fim de começar a abordagem mais direta e finalizar com o tão sonhado fechamento de negócio.

Lembrando que esse encaminhamento também pode ser segmentado e ainda mais caracterizado para cada vendedor de sua empresa. Dessa forma, a distribuição de leads é feita de maneira também personalizada conforme a especificidade e subárea de cada colaborador do time de vendas.

Nutra e Promova o Plano de seus Clientes

Para aqueles que ainda não fecharam as vendas, você pode utilizar os chatbots para oferecer algum tipo de ajuda ou avaliação gratuita. Já para os clientes atuais, sempre tente melhorar o plano deles, informe sobre novos produtos, recursos e ferramentas.

Prospecte Novos Clientes

O trabalho de contatar, pela primeira vez, novos possíveis clientes também pode ser responsabilidade do chatbot.

Você pode segmentar os visitantes do seu perfil nas redes sociais, por exemplo, para que seu chatbot entre em contato com aqueles que mais se interessaram pela marca.

Aproxime seus Clientes com a Marca

Já falamos aqui que o chatbot gera mais engajamento com o lead ou cliente, mas, além disso, o relacionamento proporcionado pode até mesmo ser comparado ao de um colega.

Isso ocorre porque as mensagens são personalizadas seguindo a vivência, necessidade e interesses do usuário

Execute Ações de Pós-Venda e Fidelização

O serviço de avaliação do produto, acompanhamento de uso e satisfação também pode ser automatizado com o chatbot para vendas.

Dessa forma, o cliente se sentirá apoiado, além de fidelizá-lo ainda mais com a empresa.

Aumente a Taxa de Conversão das Campanhas

O aumento da taxa de conversão de suas campanhas de marketing é consequência do chatbot e todas as vantagens que citamos acima.

Afinal, essa ferramenta vai identificar os canais com melhor conversão, fazendo com que a empresa foque os investimentos na estratégia que está dando certo.

 Leia também: Como Triplicar a Conversão de Anúncios Com um Chatbot

Diminua Custos por Aquisição de Clientes

Quanto menor o Custo por Aquisição de Clientes (CAC), melhores os resultados de sua empresa serão, já que essa métrica impacta diretamente indicadores como o Retorno sobre Investimento (ROI).

Fique Mais tempo Online

Como já falamos logo no início do texto, o chatbot estará disponível para o seu cliente durante as 24 horas do dia, independentemente da data ou horário.

Por isso, seu visitante sempre terá uma resposta instantânea e acompanhamento automático.

Segmente Melhor o Tráfego

Ao qualificar os leads, o chatbot consegue encaminhar cada um para a direção necessária, facilitando o trabalho do time de marketing e vendas, já que você saberá o exato momento em que seu possível cliente está e qual é o tipo de interesse dele.

Agende Reuniões

Imagine automatizar o agendamento de reuniões para não haver conflito de horários e possibilitando que o próprio cliente consiga escolher o melhor horário para a conversa.

Com o chatbot você poderá fazer isso da maneira mais fácil, já que será possível:

  • Economizar tempo pesquisando os horários de todos automaticamente;
  • Obter agendas de reuniões instantaneamente; e
  • Permitir que os participantes selecionem o melhor horário para uma reunião. 

Faça testes A/B

O teste A/B é uma estratégia de testes que utiliza variantes de um mesmo elemento em um produto ou comunicação para descobrir qual delas performa melhor.

Ou seja, quando falamos de teste A/B e chatbot, isso quer dizer que você consegue testar qual chamada traz mais resultado para o seu negócio, e até mesmo, qual delas está dando algum tipo de “problema” no seu fluxo.

Analise métricas e trace as origens dos leads

Assim como outras ferramentas, o chatbot para marketing também traz para você análises de KPIs de vendas e marketing importantes para o entendimento da sua estratégia. Normalmente, essa análise está em uma dashboard de performance.

Com essa funcionalidade, além de traçar as origens do lead – dado essencial para a personalização da comunicação, pela dashboard você também consegue:

  • Monitorar indicadores em tempo real;
  • Centralizar dados;
  • Apoiar a tomada de decisão;
  • Facilitar a visualização dos resultados.

Descubra a localização dos leads

Saber onde o seu lead está pode ser a chave para novas estratégias do seu negócio.

Descobrir a região, estado e até cidade do seu possível cliente é fundamental para campanhas específicas de cada local e até mesmo análise dos lugares que mais dão resultado ou não.

Por meio da localização dos leads você:

  • Distribui leads entre times regionais;
  • Personaliza sua abordagem de vendas;
  • Envia dados completos para o WhatsApp;
  • Cria ações de e-mail segmentadas;
  • Obtém novos insights sobre o produto.

Ps.: até o momento, a Leadster é o único chatbot para marketing e vendas que oferece isso para você! Legal, né? 🙃

Exemplos de Uso de um Chatbot para Marketing e Vendas

Exemplos de Chatbot para Marketing e Vendas

Já existem diversas ferramentas de chatbots para marketing sendo usadas no mercado, inclusive nacionalmente.

Podemos citar aqui a Isaac, uma plataforma de serviços financeiros feita para escolas, que utiliza o chatbot para tirar as dúvidas de seus usuários, captar e qualificar seus leads

Já a Empiricus, empresa especializada em publicação de conteúdo financeiro, utiliza o chatbot em todas as páginas do seu site, inclusive no blog, dessa forma a qualificação de leads é feita a todo tempo, otimizando o trabalho da equipe de marketing e vendas.

Por fim, podemos falar da Bip Carros, empresa que utiliza a tecnologia e marketing para auxiliar vendedores de carros. Na sua configuração, logo na abertura do chatbot, somos direcionados para duas situações: ver uma demonstração do produto ou tirar dúvidas.

Ou seja, isso só mostra o quanto podemos personalizar os chatbots para qualquer situação, independente do setor ou serviço oferecido.

Qual o Momento Certo para Implementar um Chatbot?

Qual o Momento Certo para Implementar um Chatbot?

Para saber em qual momento implementar um chatbot para marketing, é preciso pensar nas necessidades da empresa, ou seja, as demandas como esclarecimento de dúvidas, presença na jornada do cliente e gerenciamento dos contatos estão crescendo e seu time não está dando conta?

Então, esse é o momento para se pensar na implementação da ferramenta.

O primeiro contato do cliente pode ser com o chatbot, assim como a resposta de dúvidas comuns e frequentes, dessa forma, seu lead estará muito mais preparado ao ser encaminhado para o time de vendas. 

Como Usar um Chatbot para Vendas em Diferentes Segmentos de Mercado?

Como Usar um Chatbot para Vendas em Diferentes Segmentos de Mercado?

Já falamos acima que o chatbot para marketing e vendas personaliza todo o contato com o usuário, por isso, é importante saber quais são as especificações usadas em cada segmento de mercado.

Chatbots no setor B2B

Para empresas B2B, os chatbots podem fazer o trabalho de qualificar seus leads questionando a quantidade de colaboradores presentes na empresa, qual o ramo do negócio, quantos clientes atendem, entre outros. 

Fora isso, a ferramenta oferece até mesmo autonomia na hora de realizar a compra, fator que se destaca no mercado concorrido como o B2B.

Dessa forma, sua empresa conseguirá segmentar cada vez mais o lead e já saber qual deles se encaixa melhor no perfil ideal.

Chatbots no setor de Educação

Imagine se inscrever em um processo seletivo ou realizar a matrícula sem ter que ir até a instituição de ensino ou fazer uma ligação.

O chatbot oferece esse tipo de experiência, com ele bastará responder algumas questões e você já estará inscrito ou matriculado.

 Saiba mais: Como a Pós PUCPR Digital Dobrou sua Taxa de Conversão Integrando Leadster e WhatsApp

Chatbot no setor Imobiliário

Por meio dos chatbots o seu cliente conseguirá todas as informações sobre o imóvel desejado, seja ele para venda ou aluguel.

Além disso, será possível marcar uma visita presencial ou online apenas por meio de alguns cliques e trocas de informações.

Chatbot no Setor Financeiro

Imagine tirar suas dúvidas sobre finanças e tipos de investimentos de forma instantânea e personalizada. 

O chatbot tornará isso possível, além de facilitar ainda mais a oferta de seu produto e a solicitação de orçamentos, a ferramenta saberá o melhor momento de encaminhar o seu lead ao setor de vendas.

Chatbot para Software

O segmento de software pode ser visto como um dos que mais recebe perguntas sobre a oferta de seu produto ou serviço, por isso, o uso de chatbots se torna essencial, uma vez que responder às dúvidas e objeções de seu cliente é um ponto-chave para fechamento do negócio.

Chatbot para Venda de Produtos e Serviços

Será que o usuário entende sobre a sua empresa? E sobre o seu produto ou serviço ofertado?

Imagine ter um catálogo prontinho para o chatbot entregar ao seu lead no momento mais oportuno.

Apenas com esse contato, o cliente irá entender facilmente sobre o serviço ou produto ofertado.

E, caso não seja suficiente, não se preocupe, pois a ferramenta irá encaminhar aquele lead mais qualificado para tirar dúvidas com sua equipe.

9 Dicas de Chatbot Marketing para o Seu Negócio

9 Dicas de Chatbot Marketing para o Seu Negócio

Agora que já sabemos as vantagens do chatbot para vendas e marketing, vamos às dicas para impulsionar ainda mais o seu negócio!

Identifique Casos Comuns

No decorrer do seu negócio, vão acabar surgindo dúvidas comuns e recorrentes entre os usuários, por isso, é necessário identificar essas perguntas.

Para isso, basta consultar sua equipe de atendimento e de vendas, que lidam diretamente como cliente, para ficar por dentro dos principais questionamentos e assim personalizar as respostas nos chatbots.

Crie um Fluxo de Conversa

Crie um fluxograma para o seu chatbot, dessa forma ele funcionará melhor na hora de interagir com o usuário, além de já programar as respostas conforme a situação e necessidade do visitante.

Lembre-se também de definir uma personalidade para o seu chatbot, por exemplo: ele será mais formal ou informal?

Personalize

Um dos pontos altos do uso do chatbot é a personalização oferecida, por isso, não economize nas qualificações, utilize o máximo de informações que puder para especificar cada conversa.

Além de proporcionar uma ótima experiência ao cliente, a ferramenta conseguirá até mesmo antecipar algumas situações.

Acompanhe o Desempenho

Será que seu chatbot está gerando bons resultados ou algumas mudanças são necessárias?

Para responder essa pergunta, sua empresa precisa realizar o acompanhamento desta ferramenta, sempre a comparando com alguns indicadores como taxa de conversão e links clicados.

Teste seus Chatbots

Antes de lançar ao público, faça o teste de seu chatbot, veja como está o seu funcionamento

Peça até mesmo para colegas de trabalho e amigos interagirem com a ferramenta, a fim de vê-la em prática.

Faça seu Chatbot se Destacar

Torne seu chatbot de marketing conhecido, independentemente do seu setor de atuação.

Mostre os benefícios trazidos por ele e como seus clientes estão satisfeitos com a ferramenta.

Peça Permissão para Compartilhar Novidades

Veja se o usuário permite que sua empresa continue o contato, enviando mensagens de promoções ou novidades, por exemplo.

Caso contrário, a pessoa poderá se chatear com sua empresa e não seguir negócio.

Peça por Dados

Independente da informação solicitada – nome, e-mail, telefone -,  é necessário o total consentimento do usuário.

Mesmo que os dados sejam essenciais para dar segmento ao negócio, você precisa perguntar ao usuário e deixar ele ciente de como aquelas informações serão usadas.

Promova seu Chatbot

Faça seu chatbot referência no mercado, mostre às pessoas que ele existe e todas as vantagens de entrar em contato por meio desta ferramenta.

Melhores Práticas para uma Experiência com Chatbots 

Melhores Práticas para uma Experiência com Chatbots 

Se você quer fornecer a melhor experiência ao usuário quando ele usar o seu chatbot para marketing, confira as práticas abaixo.

  • Não finja que o chatbot é um humano – por mais que os chatbots ofereçam uma conversa completamente personalizada e interativa, não iluda os clientes alegando que são humanos realizando o atendimento, pois eles irão se decepcionar.
  • Acione o chatbot no momento certo – lembre-se que a ferramenta serve como auxílio ao usuário, então se ela acabar aparecendo a todo momento, ou até mesmo antes de o visitante dar uma olhada na página, um incômodo poderá ser causado. Foque nas páginas de conversão.
  • Não o utilize como única ferramenta – mesmo que os chatbots tragam ótimos resultados, não esqueça de investir também em outras estratégias como SEO e e-mail marketing.
  • Não o abandone – sempre aprimore e reconfigure o seu chatbot, afinal, a experiência do usuário pode mudar e alterações serão necessárias.
  • Não abusenão bombardeie seu cliente com dezenas de mensagens, faça isso de acordo com a necessidade do cliente.

Qual o Melhor Chatbot para Vendas do Mercado?

Qual o Melhor Chatbot para Vendas do Mercado?

Os chatbots são segmentados por mercado, porém, elencamos aqui os 3 melhores para a área de venda.

Vamos a eles:

Leadster 

O chatbot de marketing e vendas da Leadster aumenta a geração de leads e a taxa de conversão dos sites e landing pages, além de atuar na qualificação e distribuição dos leads para o time comercial

Seu diferencial está no marketing conversacional, cujo objetivo é conversar de forma personalizada com os visitantes do seu site, visando ajudá-los em seu processo de decisão de compra.

Porém, suas funcionalidades não se resumem apenas a aumentar a taxa de geração e conversão de leads, com a Leadster você tem à disposição:

  • Chamadas inteligentes;
  • Qualificação dos leads com lead scoring;
  • Envio das informações dos leads para o WhatsApp;
  • Distribuição dos leads entre os vendedores;
  • Criação de abordagens personalizadas por página, dispositivo e canal de origem;
  • Testes A/B;
  • Dashboard de performance;
  • Análise da velocidade do site;
  • Integração com Facebook Ads e Google Ads;
  • Integrações nativas com os principais CRMs e outras ferramentas;
  • Agendamento de reuniões.

E o melhor é que você pode testar tudo isso por 14 dias grátis!

Saiba mais: Leadster é Confiável? Saiba Tudo Sobre a Empresa

Octadesk

A ferramenta da Octadesk fornece auxílio na área de vendas, marketing e suporte ao cliente, podendo ser usada tanto em sites quanto nas redes sociais.

Drift

A Drift oferece um chatbot focado em conversão e aplicabilidade para sites, além de possibilitar integração com plataformas como Salesforce, Slack, Zendesk, HubSpot, Google Analytics, Zapier, Zoom, Tray etc.

 Saiba mais: Conheça os Melhores Chatbots do Mercado para usar em 2022

Como Criar um Chatbot Gratuito com a Leadster?

Como Criar um Chatbot Gratuito com a Leadster?

Sabia que com a Leadster você tem total autonomia para criar um chatbot para a sua empresa?

E olha que essa é apenas uma das vantagens oferecidas!

Vamos agora ao passo a passo de como criar o chatbot gratuito para o seu negócio.

Passo 1

Acesse o site da Leadster e clique em “VER DEMONSTRAÇÃO”.

Logo em seguida você será direcionado para o cadastro, que solicitará apenas algumas informações.

Passo 2 

Chegou o momento de configurar a sua conta, nesta etapa você precisará:

  1. Definir seu objetivo;
  2. Informar seu segmento de mercado;
  3. Escolher as características do seu atendente virtual; e
  4. Criar uma chamada de conversão personalizada.

Prontinho, agora você já poderá visualizar a sua demonstração do assistente em seu site.

Passo 3

Agora você precisará criar seu primeiro fluxo, ou seja, você vai:

  1. Definir em quais páginas do site o chatbot será exibido;
  2. Construir o seu fluxo de perguntas;
  3. Definir seus critérios de qualificação;
  4. Direcionar os leads para os canais apropriados; e
  5. Integrar com suas plataformas de marketing.

Não se preocupe, pois a própria plataforma da Leadster vai te explicar o passo a passo e tirar suas dúvidas.

Passo 4

Por fim, você precisará apenas ativar a Leadster no seu site!

Essa ação pode ser feita tanto por um plugin (para sites em WordPress) quanto por código HTML.

Tudo pronto!

Daqui para frente pode deixar que a Leadster fará o trabalho e aumentará em até 3x sua captação de leads.

Durante 14 dias você utilizará o chatbot de forma gratuita e, caso sejam registrados mais de 30 leads, após esse período, poderá ser a hora de optar por um de nossos planos pagos.

Perguntas Frequentes sobre Chatbots para Vendas

Perguntas Frequentes sobre Chatbots para Vendas

Para fechar de forma completa o nosso artigo sobre chatbots de vendas, vamos explorar um pouco das perguntas frequentes que o público tem sobre esse tema.

O que é um chatbot e para que serve?

Vamos lá, o chatbot pode ser definido como um robô conversacional automatizado, que visa oferecer um atendimento instantâneo aos usuários de sites, ajudando na taxa de conversão, geração e qualificação de leads, por meio de mensagens personalizadas.

O que é chatbot marketing?

O chatbot marketing é uma estratégia que utiliza a automação de conversas com visitantes, leads e clientes para melhorar os resultados da empresa.

A ferramenta oferece:

  • Resposta e reações em tempo real;
  • Personalização da experiência do cliente;
  • Engajamento interativo; e
  • Coleta instantânea de dados.

Quais tipos de chatbots existem?

Os chatbots podem ser divididos em dois grupos:

  • Chatbots com fluxos de conversa – os resultados são baseados nas falas e escolhas do usuário; e
  • Chatbots com IA – nesse caso, a IA consegue entender alguns termos, os combinando com respostas já salvas em um banco de dados.

E então, aprendeu tudo sobre o chatbot para vendas e marketing? 

Após esse conteúdo você está mais que preparado para implementar essa ferramenta em seu negócio, por isso, aproveite a oportunidade aqui com a Leadster!


Fernanda Andreazzi

Estrategista de conteúdo na Leadster. Atua há 5 anos com Marketing Digital, Inbound Marketing, SEO - e tudo o que há de bom

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *