/ / Geração de Leads Imobiliários: 9 Estatísticas para 2024

Você conhece todos os dados sobre a geração de leads imobiliários? 

Provavelmente não 😅 Na verdade, todos todos mesmo acho que ninguém deve conhecer, e nem precisa. Tudo muda ano a ano, então o melhor a se fazer é buscar sempre novas oportunidades de atualização. 

Acompanhar o mercado de perto é a marca dos bons corretores e das melhores imobiliárias. Ainda mais o mercado digital, que como vamos ver ao longo desse texto, traz grandes oportunidades para o setor.

Se ainda não ficou claro, o texto de hoje é pra falar sobre a geração de leads imobiliários, especificamente os dados mais relevantes para 2024. 

Esse texto é um fragmento do nosso estudo mais completo, o Panorama da Geração de Leads 2024. Aqui, trouxemos informações muito importantes sobre o segmento imobiliário, como a taxa de conversão média, geração de leads, perfil dos visitantes etc. 

No estudo completo, você acompanha os dados de todos os segmentos. E ao final do texto, tem links com todos os outros recortes de segmentos que já publicamos aqui no blog. 

Tudo pronto para começar? 

O maior estudo sobre geração de leads do Brasil. Panorama de Geração de Leads 2023 - Leadster

O que estamos considerando como segmento de Imobiliárias?

Antes de tudo, precisamos conversar sobre o que é o segmento de imobiliárias brasileiro. 

O segmento imobiliário que consideramos trata de todas as empresas que trabalham com compra, venda e aluguel de imóveis. 

Nisso estamos considerando tanto imobiliárias já estabelecidas, com escritórios e vários colaboradores, quanto corretores autônomos.

Esse é um dos setores mais interessantes de analisar, e também um dos que apresentam os maiores desafios. A abordagem do lead costuma ser rápida e certeira, e o seu trajeto pelo funil de vendas, bastante acelerado. 

Conhecer essas estatísticas é importante por isso. Você precisa conhecer profundamente o comportamento do lead, e a partir disso, traçar estratégias certeiras para vender mais e ampliar sua carteira de clientes. 

Ao longo do texto vou usar alguns termos bem específicos do marketing digital. Mas não se preocupe: em todas as ocasiões, vou incluir links que aprofundam no assunto, e o próximo tópico é um mini-glossário com os termos mais importantes do texto. 

Olha só: 

Glossário rápido de termos do marketing digital

Quando conversamos sobre dados, mais importante do que eles são o que eles significam. 

E só podemos interpretar um dado se conhecemos seu contexto total. No caso dessa análise, entender mais sobre a geração de leads imobiliários é o mesmo que entender mais sobre marketing digital. 

Por isso, antes de você começar a interpretar os dados, vale a pena conhecer um pouco mais sobre os termos que vamos usar ao longo do texto.

Caso dúvidas surjam durante a leitura, acesse o link explicativo ou volte a página aqui para o glossário, ok? 

Confira as definições de alguns termos específicos sobre a geração de leads imobiliários: 

  • Conversão: toda ação que o usuário realiza e que o leva mais adiante no funil de marketing. Para esse estudo, consideramos conversões de visitantes em leads, especialmente de fundo de funil;
  • Taxa de conversão: unidade determinada pela razão entre o total de conversões e a quantidade de visitantes/leads/oportunidades. Veja um aprofundamento no link;
  • Lead: toda pessoa que compartilhou seu contato com uma empresa e permitiu que ela lhe enviasse comunicações comerciais ou abordagens no geral (conteúdo, newsletter etc.);
  • Tráfego Orgânico: quantidade de pessoas que chegam ao seu site através de estratégias que priorizam o conteúdo produzido em mídias não pagas (blog, podcast, YouTube etc.);
  • Mobile e Desktop: Mobile indica os smartphones, e Desktop os computadores; 
  • Maturidade Digital: índice criado pela Leadster no Panorama, que busca analisar a quantidade de leads gerados organicamente, o uso das mídias pagas e a adesão a softwares CRM. 

Outros termos mais específicos vamos conversando ao longo do texto, ok? Vamos direto para as estatísticas da geração de leads imobiliários. 

9 estatísticas da geração de leads imobiliários para 2024

O segmento imobiliário tem grandes desafios todos os dias. E isso fica claro aqui nas estatísticas da geração de leads. 

Esses desafios também se apresentam em várias frentes, e estão relacionados com a natureza do serviço sendo prestado e do produto sendo ofertado. 

Por isso, o setor imobiliário é um dos mais complexos que analisamos. As nuances dos dados que vamos apresentar são várias, e elas precisam sempre ser levadas em consideração. 

Busquei ao máximo apresentar essas nuances, fazendo algumas pesquisas e linkando-as ao longo do texto. 

Isso dito, vamos direto para as estatísticas de geração de leads imobiliários? Analisamos os dados de 212 clientes Leadster para chegar nessas estatísticas. Acompanhe: 

Taxa de conversão do segmento Imobiliário é de 1,53% em média

De todos os segmentos do estudo, o segmento imobiliário é o que apresenta a menor taxa de conversão

Mas ao mesmo tempo, também é bom entender que as imobiliárias trabalham com o produto mais caro de todos os analisados, e provavelmente a categoria mais cara de produtos de todo o mercado. 

Isso tem uma grande influência na decisão de compras. Não existem compras por impulso, por exemplo, e as negociações, por se tratarem de grandes valores, podem falhar por diversos motivos. 

Veja os dados completos e a transcrição logo abaixo: 

Gráfico mostrando a taxa de conversão do segmento imobiliário

Veja a transcrição dos resultados logo abaixo: 

  • Top performer: 3,2% de taxa de conversão; 
  • Mid performer: 1,53% de taxa de conversão; 
  • Bottom performer: 0,77% de taxa de conversão; 

Canal com melhor desempenho no segmento Imobiliário é o Meta Ads

Em praticamente todos os setores, o resultado foi igual: o Meta Ads dominou os canais de conversão. No segmento imobiliário, ele atingiu uma conversão de 2,56%, um aumento de 0,3% em relação a 2021. 

Uma das discussões do momento no marketing digital é a saturação dessas ferramentas de anúncios, mas o Panorama mostra que vários setores têm obtido bastante sucesso no canal. 

As redes sociais podem até estar saturadas de anúncios, mas também estão cheias de pessoas. Olhando para os dados, é fácil de perceber que ainda não é o momento de abandonar o Meta Ads. 

Veja os resultados logo abaixo: 

Gráfico mostrando a taxa de conversão por canal no segmento imobiliário.

Veja a transcrição dos resultados: 

  • Meta Ads: 2,56% de mediana de conversão; 
  • Google Ads: 1,1% de mediana de conversão; 
  • Geral: 1,53% de mediana de conversão; 
  • Direct: 1,02% de mediana de conversão; 
  • Orgânico: 1,28% de mediana de conversão; 

Conversão no desktop é maior do que no mobile, mas a diferença é pequena

Experiências mobile first são a maior tendência para o futuro. E vêm sendo há algum tempo. 

Mas quanto mais o tempo passa, mais a diferença entre as conversões mobile e desktop vão diminuindo. Para a geração de leads imobiliários, a diferença está na casa dos décimos. 

Mas se o desktop ainda lidera, por que a experiência deveria ser mobile first? Simples: a maior parte dos acessos está vindo dos celulares, como vamos ver na próxima estatística. 

No segmento imobiliário, a experiência mobile precisa ser otimizada porque a experiência no site conta bastante. Poder olhar as fotos, dar zoom, interpretá-las e compartilhá-las em outros canais é fator determinante para aumentar a taxa de conversão. 

Veja os dados logo abaixo: 

Gráfico mostrando a conversão média no desktopo e mobile para o segmento imobiliário

Imobiliárias possuem mais de 70% de acessos mobile

Em todos esses textos sobre o Panorama da Geração de Leads 2024 digo a mesma coisa: a taxa de conversão conta uma história, mas não a história inteira. 

É esse o caso aqui. Apesar da taxa de conversão ser muito parecida no mobile e no desktop, o número de acessos no mobile é bem maior — 70,76% contra 29,24% no desktop. 

Ou seja: quase três quartos de todos os acessos analisados são feitos pelo celular. Esse é um valor acima da média geral de todos os segmentos, por sinal, que está em 64,68%. 

Sobre a experiência mobile first, é importante entender também que ela não impacta muito a experiência no desktop. 

Porém, o contrário não é verdadeiro: se você cria um site pensando somente na experiência para computadores, ela não vai ser muito boa em smartphones. 

Veja os dados logo abaixo: 

Gráfico mostrando o percentual de acessos mobile e desktop do segmento imobiliário.

Quase 30% dos acessos vêm do Google Ads

Em todas as análises do Panorama, vimos um número bem alto de acessos chegando em dois canais principais: Google Ads e Tráfego Orgânico

Isso faz bastante sentido, já que o canal mais comum para encontrar um site hoje é o Google. E o Google também oferece a possibilidade de pesquisar por algo específico, algo difícil de encontrar em redes sociais. 

No caso da geração de leads imobiliários, o Google Ads leva uma vantagem de 4 pontos percentuais em relação ao orgânico — 28% e 22%, respectivamente. 

Acompanhe o resultado logo abaixo: 

Gráfico mostrando os acessos por canal do segmento imobiliário.

Veja a transcrição dos resultados: 

  • Google Ads: 28,19%;
  • Orgânico: 22,62%; 
  • Direct: 18,64%; 
  • Meta Ads: 6,82; 
  • Outros: 23,73%;

Seguindo nessa mesma tendência, o Google Ads foi o canal que mais gerou leads no geral para as empresas analisadas, seguido de perto pelo Tráfego Orgânico. 

Isso é bem esperado, mesmo com as aparentes contradições. Por exemplo: o Tráfego Orgânico tem a menor taxa de conversão do estudo, mas ao mesmo tempo está em segundo lugar na geração de leads. Por que? 

A resposta está no tópico anterior: ele é um dos canais com a maior quantidade de usuários. Mesmo com uma taxa de conversão baixa, o volume de usuários compensa e a quantidade de leads gerados pelo canal vai lá em cima. 

O mesmo vale para o Google Ads. Apesar dele ser vencido pelo Meta Ads na taxa de conversão, é ele que leva a maior quantidade de visitantes para os sites, e portanto, a maior quantidade de leads. 

Acompanhe os dados completos: 

Gráfico mostrando a geração de leads imobiliários em números.

Veja a transcrição logo abaixo: 

  • Google Ads: 31.581 leads; 
  • Orgânico: 27.698 leads; 
  • Direct: 17.405 leads; 
  • Meta Ads: 9.281 leads; 
  • Outros: 61.001 leads; 

34,55% dos acessos vêm de usuários entre 25 e 34 anos 

Também ao longo de todo o panorama encontramos o maior percentual de acessos no site por pessoas entre 25 e 34 anos. 

Isso é explicado por uma série de motivos. O principal é que essas são as pessoas que mais acessam a internet no Brasil: segundo a Agência Brasil, nessa faixa etária quase 95% das pessoas acessam a internet diariamente. 

E também tem o fato que essa faixa etária é a mais propensa a procurar uma casa nova para morar, seja comprando ou alugando. 

Outro ponto interessante que reforça esse argumento financeiro: a geração de leads imobiliários foi o único segmento analisado em que não há nenhum dado sobre pessoas entre 18-24 anos acessando os sites. 

Veja os dados logo abaixo: 

Gráfico mostrando a distribuição por idade do segmento imobiliário.

Acompanhe a transcrição: 

  • 25-34 anos: 34,55%; 
  • 35-44 anos: 26,13%; 
  • 45-54 anos: 17,23%; 
  • 55-64 anos: 12,74%; 
  • +65: 9,34%; 

Conhecer seu público alvo é fundamental para aumentar sua taxa de conversão e mantê-la em um bom patamar. Mas também é importante entender que, apesar dessa ser a maior parcela dos usuários, os outros também não podem ser ignorados. 

Faixas etárias existem para serem consideradas, mas não há nada escrito na pedra, ok? 

Mais de 50% dos acessos são de mulheres

Esse é outro dado que concorda com a demografia brasileira. Segundo o mesmo estudo da Agência Brasil, as mulheres têm uma leve vantagem, de alguns poucos pontos percentuais, no uso da internet. 

E também pela própria construção da população brasileira — temos mais mulheres do que homens no Brasil, segundo a pesquisa PNAD contínua, do IBGE. 

Imobiliárias estão entre as empresas com menor maturidade digital

O Índice de Maturidade Digital é um indicador próprio, que criamos para entender qual é o nível de uso das principais ferramentas e metodologias do marketing digital em cada segmento. 

Essas ferramentas são as Mídias Pagas, o Tráfego Orgânico e o uso de CRMs integrados às vendas. 

As imobiliárias ficaram na lanterna do estudo, apresentando a pior maturidade digital de todos os segmentos analisados. 

Pensando no contexto da geração de leads imobiliários, esse é um dos vilões da taxa de conversão. A correlação aqui está bem clara: quanto menor o índice de maturidade digital, menor será a taxa de conversão, e menos leads uma empresa vai gerar. 

Acompanhe os dados logo abaixo: 

Gráfico mostrando o Índice de Maturidade Digital das imobiliárias

Acompanhe todos os dados no Panorama da Geração de Leads no Brasil 2024

O Panorama da Geração de Leads 2024 está incrível. Ele foi provavelmente o mais ambicioso que nós já liberamos até hoje, contando inclusive com o apoio da HubSpot e da Rock Content no lançamento. 

É sempre interessante comparar os dados com outros setores correlatos. No caso da geração de leads imobiliários, vale a pena conhecer os dados principalmente do mercado jurídico e o de bens e serviços no Brasil. 

Logo abaixo você acompanha todos os resumos do Panorama que lançamos até agora, com os vários setores analisados. Vale a leitura: 

➡️ 9 Estatísticas Sobre o Mercado de Bens e Serviços no Brasil

➡️ Panorama da Geração de Leads no Mercado Jurídico

➡️ As 9 Melhores Estatísticas de Mercado B2B no Brasil

➡️ 8 Estatísticas do Mercado Brasileiro de Software

➡️ Mercado Educacional Brasileiro: 9 Dados Sobre Geração de Leads

Nós analisamos mais de 2 mil sites, que juntos geraram 151 milhões de visitas e 2,5 milhões de leads com as suas estratégias. 

E todos de clientes nossos, ou seja: empresas que estão ativamente trabalhando todo dia para captar cada vez mais leads e fechar ainda mais vendas. 

Muito obrigado pela leitura. Agora um último convite: quer saber como trazer mais leads para a sua imobiliária? Temos um guia completo exatamente sobre isso. Clique no banner abaixo para saber mais. 

Um abraço e nos vemos no próximo texto! 


Gustavo Luby

CMO da Leadster, há 6 anos empreendendo no setor de tecnologia, apaixonado por CRO, Growth Hacking e Mídia paga.

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