Um dos fatores que diferencia estratégias completas daquelas que ainda precisam de melhorias é o acompanhamento de métricas de sucesso.

Sem ter conhecimento dos objetivos e dos indicadores que nos aproximam dos resultados desejados, não há como atuar de forma realmente estratégica.

Nesse contexto, o dashboard de performance é uma ferramenta muito interessante, já que centraliza as métricas mais relevantes, mostra os dados de maneira fácil e intuitiva e direciona sobre as oportunidades e melhorias que precisam ser feitas.

Por isso, a Leadster destaca essa funcionalidade na plataforma e vamos te contar todos os detalhes sobre ela aqui.

O que é o dashboard de performance da Leadster?

O que é o dashboard de performance da Leadster?

Na plataforma da Leadster você conta com um dashboard com as métricas de desempenho da ferramenta no seu site.

Através dessa funcionalidade, você visualiza todas as informações referentes à conversão, a listagem completa de leads gerados, além de dicas para otimizar o desempenho de seu vendedor virtual.

Também é possível filtrar os dados por data, dispositivos de acesso e fluxos ativos. 

Vantagens do dashboard de performance

Vantagens do dashboard de performance

Um dashboard com as métricas é fundamental para a construção da estratégia, para o embasamento das tomadas de decisão e para a melhor distribuição dos esforços e recursos da empresa.

Além disso, o dashboard de performance da Leadster oferece os seguintes diferenciais:

Resultados em tempo real

O dashboard de métricas para acompanhar sua performance é atualizado de forma automática e em tempo real, sem depender de planilhas ou de trabalho manual.

Isso democratiza o acesso às informações e dispensa tempo do seu time, que pode focar em outras atividades.

Gestão facilitada de dados

Com os dados unificados em um único lugar, com acesso para todos os profissionais relacionados e com atualização automática, a gestão dessas informações fica muito mais simplificada. 

Sem esse acompanhamento, a gestão simplesmente não acontece adequadamente.

De acordo com o relatório Insights-Driven Businesses Set The Pace For Global Growth, publicado pela Forrester, empresas Data-Driven (orientadas por dados) crescem mais de 30% por ano

Com um relatório de marketing e vendas bem estruturado, a equipe tem fácil acesso aos dados e às métricas mais relevantes para o setor e para o negócio.

Dashboard completo, mas não complexo demais

Por outro lado, algumas equipes pecam ao não saber selecionar as métricas realmente relevantes ou mesmo filtrar os dados principais.

Existem diversos dados que podem ser acompanhados pelas equipes de marketing e vendas, mas alguns deles não necessariamente auxiliam na estratégia e na tomada de decisão. 

Por isso, no dashboard de desempenho da Leadster estão os indicadores mais importantes.

Nunca foi tão fácil se guiar por dados.

Acompanha as principais métricas

As métricas que devem ser acompanhadas são aquelas que mostram o progresso relacionado a objetivos específicos. 

Estas auxiliam os times de cada departamento a mensurar os esforços e o emprego de recursos em diferentes ações e canais, entendendo quais trazem melhores resultados e, principalmente, resultados que fazem chegar mais perto do objetivo geral da empresa. 

Conheça neste post os principais KPIs de vendas e marketing que os líderes querem ver no dashboard de desempenho.

Quais informações você pode encontrar no dashboard?

Quais informações você pode encontrar no dashboard?

Quer conferir todas as métricas que você tem fácil acesso no dashboard de performance da Leadster?

Vamos a elas:

Informações sobre acessos e conversão do site

Os dados em destaque no dashboard são aqueles relacionados à geração de leads, já que esse é o principal objetivo da ferramenta.

Você pode ter acesso facilmente aos dados:

  • Conversão do chatbot: relacionada à taxa de conversão, que mostra a relação entre os visitantes do seu site e aqueles que realizam uma ação de conversão através do chatbot;
  • Comparação com o período anterior: para que você possa entender se sua taxa de conversão está subindo ou descendo. Sempre utiliza o mesmo período de tempo selecionado. Por exemplo, se você seleciona um mês, a comparação será em relação ao mês anterior;
  • Número de leads gerados: número total de conversões dentro do período selecionado;
  • Porcentagem de leads completos: percentual do número de leads que completaram todo o fluxo desenhado na plataforma, de interação entre o chatbot e o usuário;
  • Porcentagem de leads enviados para o WhatsApp: Com essa nova função você consegue visualizar quantos leads clicaram no seu botão do WhatsApp dentro dos fluxos; 
  • Número de aberturas do chat: número de vezes que o chat foi aberto pelos usuários naquele período.
 Você também pode gostar: Como a Pós PUCPR Digital Dobrou sua Taxa de Conversão Integrando Leadster e WhatsApp

Dados sobre a performance do seu site

A velocidade do site é uma das métricas mais importantes para acompanhar e que tem impacto direto nos resultados online, mas que poucos profissionais de marketing prestam atenção.

Segundo uma pesquisa da Portent, cada segundo a mais no tempo de carregamento do site reduz a taxa de conversão em uma média de 4,42%. 

No dashboard da Leadster você pode conferir dicas de melhorias e a velocidade do seu site em diferentes tipos de dispositivos:

  • Velocidade em computadores;
  • Velocidade em celulares.
 Leia também: 5 Motivos para Melhorar a Velocidade do Site Agora Mesmo

Comparações com o seu segmento de mercado

Muitas vezes ter as métricas em mãos não é suficiente para entender se os índices estão ou não dentro do ideal.

Por este motivo, oferecemos aos clientes alguns comparativos que podem auxiliar.

  • Conversão média do segmento: taxa de conversão média do seu segmento de atuação versus a taxa de conversão do seu site; 
  • Comparação com segmento: mostra a porcentagem, negativa ou positiva, em comparação com a taxa do segmento;
  • Conversão do Google Ads: se você anuncia pelo Google Ads pode ativar esse relatório para ver o total de leads gerados, taxa de conversão e comparação do período deste canal;
  • Conversão do Facebook Ads: se você anuncia pelo Facebook Ads pode ativar esse relatório para ver o total de leads gerados, taxa de conversão e comparação do período deste canal.
 Saiba mais: Aumente sua Conversão de Leads com 3 Passos Validados em 1600 Sites

Informações sobre os canais de origem dos leads

Mais especificamente sobre cada canal, as informações que você pode obter no dashboard de performance da Leadster são:

Facebook Ads

  • Leads Gerados: número de leads gerado através das campanhas de Facebook Ads;
  • Taxa de Conversão: relação específica entre os visitantes e os leads gerados através desse canal;
  • Acessos únicos: número geral de acessos;
  • Leads completos: leads provenientes das campanhas do Facebook Ads que finalizaram o roteiro de interação com o chatbot.

  • Leads Gerados: número de leads gerado através das campanhas de Google Ads;
  • Taxa de Conversão: relação específica entre os visitantes e os leads gerados através desse canal;
  • Acessos únicos: número geral de acessos;
  • Leads completos: leads provenientes das campanhas de Google Ads que finalizaram o roteiro de interação com o chatbot.

Outros canais

Como seus visitantes e leads podem chegar através de outros canais, como redes sociais e tráfego orgânico, por exemplo, você também pode acessar as mesmas métricas:

  • Leads Gerados;
  • Taxa de Conversão;
  • Acessos únicos;
  • Leads completos.

Outras informações de performance na sua conta da Leadster

De forma ainda mais detalhada, você pode acessar informações sobre o grupo de leads e informações específicas sobre cada lead gerado, para entender como seu roteiro de perguntas e interações está funcionando. 

Conversão por pergunta do fluxo

Qual é a pergunta que melhor tem impactado seus visitantes e obtido a melhor taxa de conversão?

Qual é o gancho que realmente faz com que eles se tornem leads? 

Você consegue verificar, na plataforma da Leadster, quais são as taxas de conversão em cada pergunta do fluxo.

Análise de desistência / Perda por pergunta do fluxo

Da mesma forma, pode entender quais são as perguntas ou interações que têm uma maior taxa de desistência, para assim ir melhorando seu fluxo e diminuir essas perdas.

Teste A/B

O teste A/B é uma das principais técnicas para aumentar a taxa de conversão de um site.

A plataforma da Leadster oferece essa possibilidade, para definir e analisar variáveis, para fixar aquelas que geram as melhores respostas.

No caso da abordagem do chatbot, você pode testar variações de:

  • Chamadas;
  • Foto do assistente virtual;
  • Fluxo de perguntas.
 Leia também: As 27 Chamadas que mais Convertem na Leadster (e Por que Funcionam)

Como utilizar o dashboard de performance?

Como utilizar o dashboard de performance?

Além da visão da performance geral do seu chatbot e dos canais de aquisição de leads, para uma análise ainda mais estratégica o dashboard possibilita diversas filtragens.

Filtrar por fluxo

Tem mais de um fluxo de perguntas, para diferentes estágios do funil de vendas?

Você pode analisar os resultados de cada um deles.

Filtrar por dispositivo

Outra opção é o filtro de dispositivos.

Apesar dos acessos em dispositivos móveis estar crescendo — em alguns segmentos específicos, a representatividade do mobile chega a 70% — a taxa de conversão deste formato de dispositivo é 34% menor que a conversão no desktop

Analisar essas taxas individuais no caso do seu chatbot também possibilita melhorias pensadas para cada dispositivo.

Filtrar por data

O filtro por data possibilita a seleção do dia atual, do dia anterior, dos últimos 7 dias, dos últimos 30 dias, do mês atual, do último mês ou de forma customizada, com a escolha de datas específicas de início e final da análise. 

Essa função é especialmente relevante para entender se esforços com campanhas ou outras ações pontuais trouxeram o resultado esperado.

Extrair dados

Precisa retirar os dados da plataforma?

Você pode extrair os dados através das integrações oferecidas com outras plataformas ou pode enviar os dados que precisa por e-mail.

Exportar leads

O mesmo acontece com os leads.

Você pode exportar toda a base ou segmentações específicas para direcioná-las através do e-mail ou da integração com outras plataformas, como CRMs de vendas.

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Fernanda Andreazzi

Estrategista de conteúdo na Leadster, atua há 5 anos com Marketing Digital, Inbound Marketing, SEO - e tudo o que há de bom