Sumário

Não tem sensação mais gostosa para o visitante do seu site do que acessar uma página e encontrar todas as informações que ele estava procurando, bem ali, na sua frente.

Muito além daquele design de encher os olhos, sabemos que as soluções para otimizar as conversões de um site invariavelmente passam por um texto bem escrito.

Ofertas, headlines, CTAs, gatilhos mentais… O copywriting é um misto de arte e ciência que tem como objetivo final gerar mais vendas e conversões.

Copywriting é o tipo de escrita focada em persuasão. No marketing, o copywriting é utilizado como ferramenta para incrementar materiais como sites, anúncios, conteúdos de redes sociais, e-mails marketing, blog posts, e-books, etc. 

E na metodologia de Marketing Conversacional da Leadster, levamos esse assunto muito a sério.

Isso porque as abordagens proativas e personalizadas do nosso chatbot são as principais responsáveis por aumentar o engajamento e conversão nos sites de nossos clientes.

Para dividir um pouco dessa experiência com você, reunimos os dados de mais de 2200 sites, com 151 milhões de acessos e mais de 2,6 milhões de leads gerados.

Neste conteúdo, você vai descobrir quais são as chamadas que apresentam as melhores taxas de conversão entre os clientes da Leadster.

Ficou curioso? Então vamos lá!

O que são as chamadas personalizadas e chamadas inteligentes da Leadster?

Se você caiu de paraquedas nesse assunto… Chamadas personalizadas são um tipo de abordagem proativa para os visitantes dos sites que utilizam a Leadster.

Quando um visitante acessa um site que tem o chatbot da Leadster instalado, ele é abordado proativamente pelo bot após alguns segundos de navegação.

Esta chamada pode ser personalizada pelo próprio cliente, de acordo com o seu segmento de mercado e com cada página do seu site.

Exemplo de chamada personalizada na Leadster

Caso o visitante não converta de primeira, é possível configurar uma segunda chamada inteligente, para fazer uma nova tentativa de abordagem.

Exemplo de chamada inteligente na Leadster

Este tipo de abordagem proativa e personalizada que é adotada pela Leadster gera até 3x mais conversões do que os formulários tradicionais.

O que é taxa de conversão e como calcular?

Pra deixar todo mundo na mesma página: Uma conversão é uma ação mensurável que você espera do seu visitante.

Pode ser uma compra, o preenchimento de um formulário, o acionamento do seu chat online, o download de um material… 

No caso do chatbot da Leadster, consideramos apenas as conversões no fundo do funil, como demonstrações, pedidos de orçamentos, agendamento de reuniões, mais informações etc.

Para calcular a taxa de conversão de um site ou página específica, você deve dividir o número de conversões realizadas pelo número de visitantes que acessaram aquele endereço.

Olha só:

Taxa de conversão em vendas
   Leia também: 9 Decisões que Você Pode Tomar AGORA para Melhorar a Taxa de Conversão do seu Site

Na sequência, vamos revelar quais são as chamadas que mais convertem, de acordo com o segmento de atuação das empresas.

Como referência, deixamos aqui uma média de conversão por segmento, gerada a partir dos acessos de nossos clientes (nem todas as categorias citadas neste artigo aparecem no gráfico).

Taxa de conversão por segmento de mercado

Além de listar diferentes categorias de negócios, decidimos trazer um exemplo de chamada para cada etapa da jornada do consumidor.

Assim, fica mais fácil saber que tipo de abordagem funciona melhor nos estágios de descoberta, interesse e consideração.

   Leia também: Seu Funil de Marketing está "Congestionado"? Descubra os Problemas mais Comuns

E então, pronto para ver as 27 chamadas que mais convertem na Leadster?

3 melhores abordagens no segmento Jurídico

O segmento jurídico é composto principalmente por escritórios de advocacia e consultores independentes. A conversão média do segmento é de 5,12%.

Veja as chamadas com as melhores taxas de conversão no segmento jurídico:

Descoberta

Procurando Advogado Trabalhista?

Conversão média: 2,14%

Por que funciona?

A partir do comportamento do visitante (ex: visitar uma página ou clicar em uma campanha específica voltada para direito trabalhista), a empresa determinou uma chamada personalizada para conversar com esse cliente. Essa chamada tem uma conversão superior à média do segmento porque possui uma abordagem personalizada de acordo com um interesse demonstrado pelo visitante. 

Interesse

Vamos descobrir como podemos ajudar no seu caso? 😀

Conversão média: 2,2%

Por que funciona?

Essa chamada se destaca porque possui uma abordagem consultiva. O cliente do segmento jurídico nem sempre tem todas as informações necessárias para iniciar um processo. Ao se mostrar disponível para tirar dúvidas e orientar o visitante, a empresa pode aumentar suas taxas de conversão.

Consideração

Vamos dar andamento no seu divórcio?

Conversão média: 2%

Por que funciona?

Essa chamada utiliza dois tipos de abordagem altamente eficazes: uma abordagem consultiva e ao mesmo tempo personalizada. Apenas tome cuidado para não ser muito invasivo na personalização, porque isso pode acabar afastando os visitantes.

3 melhores abordagens na área de Seguros

Veja as chamadas com as melhores taxas de conversão na categoria de Seguros:

Descoberta

Quer falar com nosso consultor agora mesmo? 😀

Conversão média: 6,2%

Por que funciona?

Além de contar com uma abordagem consultiva, essa chamada demonstra que o vendedor oferece disponibilidade e praticidade para realizar o atendimento e tirar dúvidas do visitante.

Interesse

Vamos descobrir qual é o plano ideal para você? 😀

Conversão média: 6,6%

Por que funciona?

Essa é uma das chamadas com maior taxa de conversão na área de seguros. Esse resultado certamente tem tudo a ver com o estilo de abordagem consultiva, com foco no consumidor, onde o vendedor se coloca à disposição para encontrar o plano que melhor atenda às necessidades do seu visitante.

Consideração

Vamos consultar o Preço para sua Cotação em 5 min?

Conversão média: 6,3%

Por que funciona?

Também com uma alta taxa de conversão, os resultados desta chamada estão muito ligados à abordagem consultiva, que já mencionamos nos exemplos anteriores, trazendo ainda um elemento a mais: a praticidade. Ao propor que o visitante faça a sua cotação em 5 minutos, a empresa mostra que o processo pode ser rápido e fácil, estimulando a conversão.

3 melhores abordagens no segmento B2B

Empresas B2B são aquelas que têm produtos e serviços direcionados para outras empresas, assim possuem um ticket médio elevado e ciclos de venda mais longos. A conversão média do segmento é de 2,64%.

Veja as chamadas com as melhores taxas de conversão no segmento B2B:

Descoberta

Quer saber como (insira aqui a principal benefício que seu produto entrega aos clientes)?

Conversão média: 3,6%

Por que funciona?

Esse tipo de abordagem se destaca por trazer o foco no consumidor e na proposta de valor oferecida pela empresa. A proposta de valor é o que uma empresa tem a oferecer a seus clientes, sendo a principal razão pela qual o consumidor deve comprar com esta empresa. Ao colocar a proposta de valor em evidência na chamada, é possível se posicionar como um “solucionador de problemas” desde o primeiro contato do visitante com a empresa.

Interesse

Está precisando (insira aqui a principal necessidade de seus clientes)?

Conversão média: 3,4%

Por que funciona?

Da mesma forma que na chamada anterior, aqui o foco também está diretamente ligado ao consumidor. Além disso, a chamada oferece uma abordagem consultiva, com a intenção de estabelecer um diálogo com o visitante.

Consideração

Gostaria de ter acesso ao nosso catálogo com preços?

Conversão média: 3,2%

Por que funciona?

Em alguns casos, tudo o que o visitante do seu site deseja é pesquisar preços e opções por conta própria. Essa chamada funciona muito bem nesses casos, passando ainda uma ideia de disponibilidade, transparência e praticidade ao oferecer o catálogo de preços para download.

3 melhores abordagens no segmento Imobiliário

No segmento imobiliário, foram consideradas empresas que possuem o foco na venda ou aluguel de imóveis de diferentes categorias. A conversão média do segmento é de 1,53%.

Veja as chamadas com as melhores taxas de conversão no segmento imobiliário:

Descoberta

Quer ajuda para encontrar o apartamento ideal? 😄

Conversão média: 2,6%

Por que funciona?

Mais uma vez, a abordagem consultiva e com foco no consumidor está presente em uma chamada de alta conversão. Quando o chat aborda o visitante se colocando à disposição para encontrar o apartamento que melhor atenda às suas necessidades, ele passa a mensagem de que o cliente poderá contar com um atendimento personalizado ao fazer negócio com essa empresa.

Interesse

Quer receber mais detalhes deste imóvel em seu Whatsapp?

Conversão média: 2,4%

Por que funciona?

Essa chamada tem um apelo especial pela praticidade oferecida ao visitante, que tem a opção de receber mais detalhes sobre o imóvel pelo WhatsApp – seja para uma análise mais detalhada ou para que possa comparar diferentes ofertas.

Consideração

Temos uma condição especial para você. Quer saber qual é? 😄

Conversão média: 2,6%

Por que funciona?

Essa chamada apela para a curiosidade do visitante ao oferecer uma condição especial. Também podemos afirmar que ela possui um foco no consumidor, uma vez que parece oferecer uma condição única para aquele visitante em específico. Esse tipo de chamada pode apresentar bons resultados para clientes que estão retornando ao site ou para utilizar como chamada inteligente, caso a primeira oferta não tenha gerado uma conversão

3 melhores abordagens na área de Software

A área de software poderia aparecer dentro do B2B, pois tem como foco a oferta de produtos e serviços para outras empresas. Mas, nesta análise, optamos por isolar a performance das empresas que trabalham apenas com a venda ou aluguel de software. A conversão média é de 2,46%.

Veja as chamadas com as melhores taxas de conversão na área de software:

Descoberta

Quer saber como (insira aqui o principal benefício que seu produto entrega)?

Conversão média: 4,2%

Por que funciona?

Assim como as chamadas de maior conversão no segmento B2B, esse tipo de abordagem se destaca por trazer o foco no consumidor e na proposta de valor oferecida pela empresa. Dessa forma, a empresa se posiciona como um parceiro capaz de resolver problemas, desde o primeiro contato deste visitante com o site.

Interesse

Quer ver uma Demonstração Personalizada para sua empresa? 😄

Conversão média: 4,3%

Por que funciona?

Essa chamada utiliza dois tipos de abordagem altamente eficazes: uma abordagem consultiva e ao mesmo tempo personalizada. Quando o chat oferece uma demonstração, ele passa a mensagem de que o cliente poderá contar com um atendimento personalizado ao fazer negócio com essa empresa.

Consideração

Quer saber quanto vai custar o seu Projeto?

Conversão média: 3,9%

Por que funciona?

Este é um exemplo de abordagem consultiva, direta e transparente – que vai direto ao assunto. Pode ser muito eficaz quando o visitante já está nos estágios finais da jornada, pesquisando preços e comparando opções.

3 melhores abordagens na área de Telefonia e Internet

Veja as chamadas com as melhores taxas de conversão na área de telefonia e internet:

Descoberta

Posso ajudar você a encontrar o melhor plano de internet? 😃

Conversão média: 4,5%

Por que funciona?

Essa chamada aposta em uma abordagem consultiva e personalizada, colocando o foco da conversa na necessidade do cliente. A mensagem é clara: “conte conosco para encontrar um serviço que atenda à sua necessidade”.

Interesse

Deseja uma internet fibra óptica de alta velocidade com suporte local?

Conversão média: 4,5%

Por que funciona?

O foco aqui é na necessidade do cliente e nos benefícios da solução. Com uma abordagem personalizada por página de interesse ou campanha de origem do visitante, a empresa pode oferecer exatamente aquilo que ele estava procurando.

Consideração

Que tal um desconto especial? 🤭

Conversão média: 4,4%

Por que funciona?

No final da jornada, o consumidor já está ciente da sua necessidade e se encontra a apenas um passo de tomar sua decisão. Utilizar uma oferta ou desconto especial como gatilho de vendas pode ser o incentivo que faltava para que ele feche negócio com a sua empresa.

3 melhores abordagens no segmento Financeiro

No segmento financeiro, estão reunidas empresas de crédito, empréstimos, financiamentos e investimentos – entre outras. A conversão média do segmento é de 4%.

Veja as chamadas com as melhores taxas de conversão no segmento financeiro:

Descoberta

Vamos descobrir qual é o serviço ideal para sua necessidade?😀

Conversão média: 6,6%

Por que funciona?

Mais uma vez, uma abordagem consultiva e com foco no consumidor se mostra ideal para os primeiros estágios da jornada. Na fase de descoberta, o visitante pode não ter muito conhecimento sobre o tipo de serviço que está buscando. Para dar início ao diálogo com a empresa, esse tipo de abordagem pode ser a melhor opção.

Interesse

Descubra se você está pagando Juros Abusivos em 5 min

Conversão média: 6,5%

Por que funciona?

Essa chamada coloca o “dedo na ferida” ao falar sobre uma dor que muito possivelmente afeta o visitante do site. Além disso, atiça a curiosidade do visitante ao sugerir que talvez ele esteja pagando juros abusivos em uma outra instituição financeira. Para fechar com chave de ouro, a chamada ainda propõe que a consulta seja realizada em apenas 5 minutos, apelando para a rapidez, facilidade e praticidade do contato.

Consideração

Gostaria de realizar seu orçamento em 5 min? 😄

Conversão média: 6,6%

Por que funciona?

No fundo do funil ou da jornada de compras, às vezes é melhor ir direto ao ponto. Esse tipo de chamada funciona muito bem para leads que já estão próximos de uma decisão. Eles não desejam uma abordagem consultiva, pois já pesquisaram tudo o que gostariam de saber sobre o assunto. Aqui, a melhor solução é uma abordagem personalizada, prática e transparente.

3 melhores abordagens no segmento Educacional

Esse grupo é formado principalmente por empresas que captam leads para cursos de idiomas, profissionalizantes, pós-graduação, escolas etc. A conversão média do segmento educacional é de 3,76%.

Veja as chamadas com as melhores taxas de conversão no segmento:

Descoberta

Quer conhecer o Curso Ideal para Você? 😄

Conversão média: 5,7%

Por que funciona?

Aqui vemos mais uma vez como uma abordagem consultiva e com foco no consumidor pode fazer a diferença. No estágio de descoberta, muitas vezes é preciso atrair o lead e ajudá-lo a reconhecer uma necessidade – muito mais que tentar vender um produto ou serviço logo de cara. A chamada “Quer conhecer o Curso Ideal para Você?” cobre perfeitamente esses aspectos.

Interesse

Quer saber mais sobre o método?

Conversão média: 5,5%

Por que funciona?

Nesse estágio, o visitante já está um pouco mais maduro em relação à sua decisão de compra. Para que ele continue evoluindo no processo, é interessante oferecer uma abordagem consultiva e informativa, que o faça se sentir mais seguro para tomar uma decisão final.

Consideração

Quer receber uma proposta personalizada para matrícula?

Conversão média: 5,4%

Por que funciona?

Essa abordagem personalizada e com foco no consumidor vai direto ao ponto: “Quer receber uma proposta personalizada para matrícula?”. A chamada apresenta bons resultados no final da jornada, quando as dúvidas e resistências mais comuns giram em torno de valores.

3 melhores abordagens na área de Venda de Produtos

Nesta seção vamos dar foco nos resultados de conversão das empresas da categoria de venda de produtos, que têm como objetivo a captação de leads para produtos financeiros, venda de produtos personalizados, com alto valor agregado e que precisam de cotações personalizadas. A conversão média do segmento é de 2,72%.

Veja as chamadas com as melhores taxas de conversão na categoria de venda de produtos:

Descoberta

Quer saber mais sobre as soluções indicadas para você? 😃

Conversão média: 4,1%

Por que funciona?

Essa chamada é uma opção para os estágios iniciais da jornada, quando o lead ainda está no processo de reconhecer um problema e despertar uma necessidade de compra. A abordagem consultiva e personalizada busca trazer mais informação e segurança para o seu processo de decisão.

Interesse

Gostaria de saber mais sobre o (insira seu produto aqui)?

Conversão média: 4%

Por que funciona?

Essa é uma ótima abordagem para quando o visitante já demonstrou interesse em um produto ou solução específica. Com uma chamada personalizada, é possível aproveitar o comportamento do visitante para melhor direcionar o processo de venda.

Consideração

Gostaria de uma negociação especial de preços? 😀

Conversão média: 4,2%

Por que funciona?

O visitante já está mais maduro em relação à decisão de compra? Então chegou a hora de falar sobre valores. Esse tipo de chamada é mais direta, mas mantém o foco no consumidor ao oferecer uma negociação especial de preços.

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Fernanda Andreazzi

Estrategista de conteúdo na Leadster. Atua há 5 anos com Marketing Digital, Inbound Marketing, SEO - e tudo o que há de bom

1 comentário

Canvas da Proposta de Valor - O que é e Como Criar o Seu | Blog Leadster: Marketing Conversacional e Geração de leads · 23 de novembro de 2021 às 09:14

[…] Confira também – As 27 Chamadas que mais Convertem na Leadster (e Por que Funcionam) […]

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