Faz parte da estratégia de qualquer departamento encontrar uma forma de monitorar as ações realizadas e de mostrar os resultados obtidos com elas.

E, quando falamos em relatórios de marketing, isso não é diferente. 

Através dessa ferramenta, o próprio departamento consegue acompanhar os investimentos e a melhor forma de distribuí-los, além de reforçar a importância do setor para os resultados da empresa.

Se você quer demonstrar o impacto do marketing no negócio, precisa criar relatórios efetivos.

Pensando nisso, separamos as melhores dicas e modelos para você começar agora!

O que é um relatório de marketing?

O que é um relatório de marketing?

O relatório de marketing é um documento, atualizado com periodicidade, que reúne os dados e resultados das diferentes estratégias e canais utilizados pelo setor.

Assim, compreende-se quais ações foram bem sucedidas e quais precisam ser revistas.

O documento é utilizado pelo próprio time e pode ser compartilhado com clientes, gerentes e diretoria da empresa.

Para criar esses relatórios, você pode utilizar o Google Sheets ou Excel, Google Apresentações, Google Data Studio ou até mesmo exportar de algum software de automação de marketing

Por que você precisa de relatórios de marketing?

Por que você precisa de relatórios de marketing?

Um bom relatório de marketing oferece muitas vantagens.

Com esse documento bem estruturado, a equipe tem fácil acesso aos dados e às métricas mais relevantes para o setor e para o negócio.

Além disso, os relatórios de marketing permitem identificar os canais e campanhas com melhores retornos sobre os investimentos e providenciam as informações necessárias para tomada de decisões.

Essa ferramenta permite, ainda, encontrar gargalos e pontos de melhoria na estratégia de marketing.

O relatório também pode ser utilizado para convencer  a diretoria de algum investimento em marketing, mostrar os resultados obtidos pelo setor e negociar maiores orçamentos.

Dificuldades ao criar um relatório de Marketing

Dificuldades ao criar um relatório de Marketing

A primeira grande dificuldade encontrada pelos analistas e gestores ao criarem seus relatórios de marketing é definir  quais dados e informações devem ser monitoradas.

Para essa decisão, devemos pensar naqueles dados que estão alinhados com os objetivos do negócio e que providenciam informações para a tomada estratégica de decisões. 

Outra grande dificuldade é a descentralização dos dados.

Depois de definidas as métricas, é preciso acessá-las para reuni-las em um só lugar: o relatório de marketing.

Muitas vezes essas métricas podem estar em diferentes ferramentas utilizadas pelo setor, e isso torna a alimentação do relatório mais lenta.

Como fazer o relatório de Marketing em menos tempo e entregar mais insights

Como fazer o relatório de Marketing em menos tempo e entregar mais insights

Mas então como contornar essas dificuldades e criar um relatório de marketing sólido e de forma prática?

Confira as duas dicas que mais fazem diferença nesse cenário:

Ferramentas integradas, dados centralizados

Uma das formas de agrupar os dados e facilitar o preenchimento dos relatórios de marketing é explorar a integração entre as ferramentas.

Assim, as informações são correlacionadas e, em alguns casos, são preenchidas de forma automática, facilitando o trabalho da sua equipe.

Escolher as métricas certas

Você pode se sentir tentado a incluir todas as informações no seu relatório de marketing, mas essa não é uma boa ideia.

Se o relatório fosse construído dessa forma, as informações relevantes acabariam se perdendo no montante.

Outra tentação pode ser incluir algumas métricas de vaidade, aquelas que parecem quantificar números relevantes, mas que na verdade não estão relacionadas aos objetivos do negócio.

Você pode aprofundar seus conhecimentos sobre o tema no post: “3 Métricas de Vaidade que não Estão Levando a sua Empresa a Lugar Nenhum”.

As métricas certas que devem ser incluídas nos relatórios de marketing são aquelas relacionadas ao Retorno sobre o Investimento (ROI).

Você também pode personalizar os relatórios de acordo com os objetivos e com o público que vai acessá-lo.

Por exemplo, pode existir um relatório mais completo para a própria equipe, além de uma versão com métricas-chave para a diretoria.

O que não pode faltar em um relatório de marketing completo?

O que não pode faltar em um relatório de marketing completo?

Para que os benefícios dos relatórios de marketing sejam alcançados, é preciso estruturar esse documento com alguns elementos fundamentais.

São eles: métricas e indicadores, recorrência de análise e ferramentas de análise.  

Principais métricas e indicadores

Comentamos como as métricas escolhidas para o relatório devem estar alinhadas com os objetivos do negócio e devem fornecer dados para a tomada de decisões de forma estratégica.

Portanto, as melhores métricas são aquelas relacionadas ao investimento x retorno obtido. 

Algumas métricas recomendadas para isso são:

  • Taxas de conversão, 
  • Custo por Lead (CPL),
  • Custo de Aquisição de Clientes (CAC), 
  • Lifetime Value (LTV), 
  • Ticket médio
  • ROI (Retorno Sobre o Investimento).

Saiba como calcular cada uma dessas métricas em: “8 KPIs de Vendas e Marketing que os Líderes Querem ver no seu Dashboard”.

Recorrência de análise

Para compor o relatório também é preciso definir a frequência da atualização e análise dos dados.

Essa frequência pode ser diária, semanal, mensal, semestral… Tudo vai depender do objetivo do relatório.

Por exemplo, um relatório utilizado internamente pela equipe de mídia paga pode ser atualizado diariamente, para acompanhamento da campanha que está em andamento.

Já para um cliente ou para a diretoria, um relatório mensal pode ser suficiente.

Ferramentas de análise e otimização

Outro elemento fundamental na construção do relatório é a definição das ferramentas que serão utilizadas para a extração e análise de dados.

Você pode combiná-las ou escolher aquela que melhor se adapta às suas necessidades e entrega as métricas que você definiu como relevantes.

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita para análise de sites e blogs.

Com ela, você consegue extrair métricas de topo de funil, relacionadas à fase de atração de visitantes. 

Alguns exemplos de dados obtidos através do Analytics são: número de visitantes, visitantes recorrentes e novos visitantes, páginas mais acessadas, origem dos visitantes e principais canais de acesso.

Google Data Studio

O Data Studio é outra ferramenta de relatórios do Google, muito escolhida nos casos de marketing, pois possibilita a integração com outras ferramentas e com planilhas, facilitando a visualização dos dados em um só lugar.

A opção também é gratuita.

Ferramentas de marketing (e-mail e gestão de leads)

Se você utiliza outras ferramentas de automação de marketing, disparo de e-mail marketing e de geração de leads, também pode coletar os dados disponíveis por lá para compor o seu relatório.

Alguns exemplos dessas ferramentas são: RD Station, HubSpot, MailChimp, Unbounce, Leadster, etc.

Defina metas para cada canal de aquisição

Defina metas para cada canal de aquisição

As métricas devem estar alinhadas também com os objetivos e com a dinâmica de canal de aquisição.

Afinal, a forma e o tempo que leads e clientes chegam através dos canais orgânicos é muito diferente dos canais de mídia paga, principalmente se existe um investimento mais alto e concentrado em determinado período ou campanha. 

Mídia paga

Para os canais de mídia paga, você deve considerar os investimentos e resultados com a veiculação das campanhas, assim como a produção dos materiais e cada escolha feita para mostrar essas campanhas ao público. 

Leve em conta também caso sejam configuradas campanhas com diferentes objetivos ou tipos de pagamento, ou ainda em diferentes canais, como Facebook Ads, Instagram Ads e Google Ads.

Lembre-se de incluir algumas das KPIs essenciais de mídia paga, como as que listamos abaixo. Pense sempre no que será mais interessante e relevante para apresentar ao seu time ou gestão.

  • Impressões – quantidade de vezes que um anúncio foi exibido;
  • Cliques – número de usuários que clicou no seu anúncio;
  • CTR – Click Through Rate ou a Taxa de Cliques é a razão entre os cliques e as impressões;
  • CPC – Custo Por Clique auxilia a entender o retorno sobre a campanha, ou seja, quanto é pago cada vez que o usuário clica no anúncio;
  • Geração de Leads – número de usuários ou visitantes que viraram contatos da empresa;
  • CPA – Custo por Aquisição, identifica o valor de investimento conforme o objetivo da campanha;
  • CAC – Custo de Aquisição de Clientes possibilita entender a saúde financeira da sua empresa;
  • Número de Vendas;
  • Bounce Rate – também chamada de Taxa de Rejeição, acompanha o número de visitantes de uma página que saem sem efetuar nenhuma ação;
  • Tempo Médio de Navegação;
  • Aquisição de Seguidores;
  • Carrinhos – número de carrinhos e de desistência;
  • ROI – Return on Investment ou Retorno Sobre o Investimento calcula quanto dinheiro a empresa ganha ou perde com os investimentos;
  • ROAS – Return on Advertising Spend ou Retorno sobre investimento em anúncios mede os lucros obtidos;
  • Taxa de Impressão – analisa o quanto um anúncio tem potencial de crescimento;
  • Posição Média (Google Ads) – mostra a posição média do anúncio nos tipos de leilão;
  • Alcance x Frequência;
  • Taxa de Conversão –  porcentagem entre o número de visitantes das páginas de conversão e o número de pessoas que de fato converte.
 Leia mais - Métricas de Mídia Paga: Principais Métricas Para sua Campanha

Orgânico

O mesmo vale para os esforços nos canais orgânicos, que normalmente levam mais tempo para começar a mostrar os resultados.

Aqui entram as melhorias de SEO nas páginas do site, conteúdos postados de forma orgânica em redes sociais da marca, em blogs e com a produção de materiais distribuídos sem mídia paga.

Assim como nos canais de mídia paga, no orgânico existem algumas métricas essenciais de se acompanhar em cada uma das mídias. Confira:

SEO

E-mail marketing

  • E-mails enviados;
  • Entrega de e-mail;
  • Taxa de abertura de e-mail;
  • Taxa de rejeição;
  • CTR;
  • Novos assinantes;
  • Cancelamento de inscrição.

Redes Sociais

  • Seguidores;
  • Impressões;
  • Viralidade;
  • Engajamento;
  • Dados demográficos do público-alvo.

5 Melhores Práticas para Criar Relatórios de Marketing

5 Melhores Práticas para Criar Relatórios de Marketing

Até aqui, conversamos bastante sobre o lado mais técnico dos relatórios. Quais métricas usar, como consegui-las etc. 

Agora, precisamos conversar sobre um aspecto diferente, mas também muito importante: o ato de criar o seu relatório. Como deixar a tarefa mais fácil no geral? 

Várias agências e profissionais de marketing autônomos acabam deixando essa parte fundamental do trabalho um pouco de lado. Relatórios muito automatizados ou enviados com uma frequência baixa infelizmente são muito comuns. 

Assim como é muito comum que eles nem sejam enviados 🥲

Tudo pronto pra gente conversar mais sobre a parte prática dos relatórios de marketing? Então bora começar: 

Agende seus Relatórios de Marketing

Existem várias ferramentas dedicadas para a criação de relatórios. Mas infelizmente, a grande maioria delas não permite o envio automático. 

A única ferramenta de automação que compila dados e os envia diretamente por e-mail para os interessados hoje é o Power B.I., da Microsoft. Mas seu uso é um pouco mais complexo e comprá-lo só é interessante para empresas que realmente trabalham o business intelligence. 

Muita gente acaba se esquecendo de enviar os relatórios todo mês na data certa, e embora muitos clientes de serviços de marketing também nem lembrem de consultar os relatórios, entregá-los é parte do serviço da agência, do freelancer ou do departamento de marketing in-house. 

Um relatório que seu cliente ou a diretoria da sua empresa não lê é uma oportunidade perdida de impressioná-los com os resultados que você está tendo. 

Mesmo sem a possibilidade de enviar relatórios automaticamente, várias ferramentas fazem um compilado dos seus resultados. Veja algumas: 

  • Mailchimp: faz automação de e-mails e cria relatórios personalizados; 
  • Reportei: cria dashboards e relatórios principalmente de redes sociais; 
  • Dashgoo: cria relatórios integrando redes sociais, Google Analytics e mais; 
  • Mlabs: o mais popular para gestão e relatórios de redes sociais; 
  • STILINGUE: reúne menções à sua marca em redes sociais, reviews que envolvem seus produtos nos e-commerces e marketplaces, menções em notícias etc. Também produz relatórios; 

Colete o Feedback de Quem Lê

Se você preparou um relatório, você precisa que ele seja lido, ou o trabalho foi desperdiçado. 

É importante sempre pedir feedbacks para os seus clientes ou head do departamento (no caso de marketing empresarial in-house) para saber que outras informações incluir, quais excluir e o que a pessoa vem achando do trabalho. 

Isso é extremamente importante em agências de marketing e profissionais freelance, porque gera rapport — boa vontade, por assim dizer — com o cliente.

Pedir feedbacks é uma forma de garantir que a pessoa lendo o relatório tenha contato com o principal: os resultados. 

Para coletar feedback, use as seguintes técnicas

  • No rodapé da página, inclua seu e-mail e telefone; 
  • Faça uma introdução estimulando a troca de ideias via comentários; 
  • No e-mail, escreva que você está disponível para uma reunião; 
  • Em reuniões subsequentes, mencione o relatório e oferece enviar novamente; 
  • Use um tracker de e-mail para saber se ele foi aberto, como a HubSpot; 
  • Use os dados do relatório constantemente em conversas sobre os resultados sendo atingidos; 

Tenha Modelos Prontos, Mas Não Abuse

Modelos são interessantes porque eles facilitam o envio das informações. 

É comum enviar os relatórios do jeito que eles saem das ferramentas, mas essa prática não transmite um profissionalismo muito grande nem um cuidado com a interpretação dos dados. 

Os modelos servem para isso: você mostra que leu o relatório, entendeu o que os dados estão dizendo e criou uma apresentação para transmitir o mesmo entendimento a quem lê. 

Isso tudo, claro, de forma escalável. O importante é o conteúdo, não uma apresentação completamente diferente toda vez que você envia um relatório. 

Mas, ao mesmo tempo, não vale a pena depender dos modelos pra tudo. Mude o estilo da apresentação periodicamente, de um jeito que não vai afetar como você apresenta os dados e as suas interpretações. 

Coloque os Dados Mais Importantes em Primeiro Lugar

Se você vai apresentar os dados do relatório de marketing em uma reunião, é muito importante que você coloque as informações mais importantes primeiro. 

Os motivos são vários. O principal deles é respeitar o tempo do seu cliente ou coordenador, no caso de departamentos internos. 

As reuniões podem ser interrompidas a qualquer momento por uma série de motivos. Talvez seu cliente tenha um imprevisto, talvez a conexão caia. Se você apresenta os dados mais importantes primeiro, você está se resguardando disso. 

Além disso, essas reuniões podem se estender bastante, dependendo da quantidade de dados. Apresentando o essencial primeiro, você não precisa correr contra o tempo e falar rápido demais. 

E claro: quando você apresenta bons resultados antes de tudo, a reunião fica mais leve e seu cliente fica até mais propenso a receber propostas adicionais. 

Inclua Formatos Visuais o Máximo Possível

Onde for possível, ilustre seus dados com gráficos. Só colocar os dados em uma apresentação até funciona, mas com gráficos o entendimento fica muito mais fácil e o relatório fica mais simples de ler. 

Ninguém gosta de ficar olhando números o tempo todo. Ainda mais na rotina corrida do trabalho. 

Por isso, facilite a vida de quem vai ler seu relatório: faça alguns gráficos, com a ajuda do seu time de design, e inclua nas suas apresentações com o branding da sua empresa. 

Com que Frequência Entregar Relatórios de Marketing Digital?

Mulher olhando para o seu relógio de pulso

Além de entender como fazer os seus relatórios de marketing, também é fundamental entender quando entregá-los. 

A frequência padrão é fazer uma entrega por mês, mostrando todos os resultados e comparando com períodos personalizados — o mesmo mês no ano anterior, o crescimento em relação ao último mês etc. 

Esse é o básico do básico. Mas podemos pensar em algumas frequências de entrega diferentes, que também exigem relatórios diferentes, dependendo da sua área de atuação. 

Vamos nos aprofundar um pouco mais nisso? 

Se Você é um Time de Marketing Interno

Os times de marketing interno precisam entregar um relatório todo mês para o seu gestor ou gestora. E essa pessoa, por sua vez, vai repassá-los para a diretoria. 

Isso é de praxe. É assim que funciona (ou deveria funcionar) em empresas com marketing interno. 

Mas essas não devem ser as únicas preocupações da equipe. Na verdade, times de marketing interno precisam seguir a frequência de reports da empresa. 

Por exemplo: todo trimestre há uma reunião de apresentação de resultados na sua empresa. Nesse cenário, é interessante ter um relatório maior já preparado e entregue para seu gestor ou gestora. 

A mesma coisa em apresentações no final do ano fiscal, acompanhamento semestral etc. O importante aqui é que seus relatórios vão mostrar a relevância e a importância do time de marketing, conectando diretamente o sucesso da empresa com o sucesso do seu time. 

Se Você é uma Agência de Marketing

Agências de marketing também precisam produzir relatórios completos todo mês. Mas há algumas outras ocasiões onde seu cliente simplesmente precisa ver um relatório mais completo e denso. 

É normal que contratos com agências tenham validade de 1 ano. Determine que, dentro desse período, você vai ter pelo menos 2 grandes reuniões, com relatórios que vão além do produzido no mês.

Essas reuniões semestrais têm um papel fundamental na segurança da conta. O primeiro, em seis meses de contrato, apresenta os resultados obtidos até aqui e os compara com o período anterior. 

E é muito comum que esses resultados sejam muito surpreendentes, especialmente se o seu cliente não tinha um trabalho de marketing bem determinado antes. 

O objetivo é impressionar e alinhar as expectativas para os próximos seis meses. E no momento da renovação do contrato, você faz mais um desses relatórios de marketing semestrais, dessa vez focando nas metas que você determinou na reunião anterior. 

Assim você mantém seu cliente satisfeito e, ao final do contrato, mostra que cumpriu com todos os objetivos determinados em conjunto, e tem mais chances de renovação. 

Se Você é Profissional Freelance

Grande parte dos clientes não espera relatórios de marketing de profissionais freelance. 

Isso porque, em muitos casos, é o próprio time de marketing que faz a contratação, e o freelance acaba não tendo acesso às contas no Analytics.

Ainda assim é possível gerar pequenos relatórios e conversar um pouco sobre eles nas suas reuniões periódicas. O SemRush, Ahrefs e a SimilarWeb oferecem alguns dados sobre o tráfego do site para você não ficar completamente no escuro. 

Se Você é o CMO

Os relatórios de marketing para quem é CMO são muito mais complexos.

Em muitos casos, é preciso reunir vários relatórios diferentes, das diferentes equipes que você tem, e preparar um grande relatório na medida que os de outras áreas vão sendo apresentados. 

Não é necessário enviar relatórios mensais para a diretoria, a não ser que esse seja o seu acordo. Mas é necessário gerar relatórios frequentes para a sua equipe. 

O nível de gestão é você quem decide. Você pode ir no caminho do varejo, criando metas diárias e relatórios que as acompanham.

Ou você pode guiar a equipe em um caminho mais independente, apresentando relatórios com uma certa frequência para corrigir o caminho ou motivar quem participou da conquista dos resultados. 

Como Apresentar os Seus Relatórios de Marketing?

Pessoa segurando uma sacola de papel marrom.

Essa parte é fundamental porque, como disse antes, não adianta nada fazer um bom relatório se ninguém vai ver.

Do mesmo jeito, é um desperdício do seu esforço produzir um relatório lindo e, na hora de apresentar, não conseguir transmitir com paixão todos os ótimos resultados da sua equipe. 

Aqui no finalzinho do texto o assunto é esse: como apresentar os relatórios de marketing do melhor jeito possível? 

E fique tranquilo que, no final final mesmo do texto vou trazer alguns modelos de relatórios. 

Bora lá: 

Identidade Visual

Começo de conversa: sua apresentação precisa estar na identidade visual da sua empresa. Esse é o básico do básico, e todo mundo na reunião vai estar esperando esse tipo de cuidado. 

Por isso, evite apresentações só com o relatório da plataforma. É melhor criar uma apresentação de slides aproveitando esses dados, mas com a sua própria identidade. 

Evite também a terrível apresentação em um documento do Google Docs, ou ainda a reunião sem nenhuma apresentação, onde você só fala sobre os dados lendo direto do relatório. 

A identidade visual transmite profissionalismo. Uma reunião de apresentação de resultados ou o próprio relatório de marketing, sem a reunião, têm diversos elementos que constituem seu sucesso. 

Os próprios dados e resultados são só um deles. A identidade visual é um extra, mas um extra muito esperado. 

O Conteúdo

E se você não tiver nada de bom para apresentar? Acredite: isso é mais comum do que você imagina.

E não importa: com bons resultados ou resultados não tão bons assim, você ainda vai precisar ser profissional e honesto no seu relatório de marketing e na apresentação. 

Mas siga o conselho do tópico anterior: coloque os melhores dados no começo. E ao longo da apresentação, vá mostrando outros que precisam melhorar e como você pretende melhorá-los. 

O profissionalismo no conteúdo, porém, vai um pouco além disso. Você precisa demonstrar domínio não só dos dados, mas com o que eles representam. 

Por exemplo: o que é melhor dizer, “tivemos um aumento de 3x no número de Leads” ou “Devido à recente instalação da plataforma Leadster, tivemos um aumento de 3x no número de leads, saindo de X para Y”? 

A Hora da Apresentação

Olha aqui um kit básico para apresentações de relatórios: 

  • Água; 
  • Caderninho de anotações; 
  • Boa conexão com a internet; 
  • Se for online, casa arrumada e roupa passada; 
  • Preparo prévio. 

Esses 5 pontos precisam ser resolvidos antes da apresentação começar. Se ela for presencial, também é interessante entrar na sala alguns minutos antes para ligar tudo sem pressa e sem desrespeitar o tempo de ninguém. 

Também confira no dia anterior o horário, e mesmo se for online, seja o primeiro a entrar na conferência. 

Durante a apresentação, se você for iniciante no marketing digital, é absolutamente normal gaguejar um pouco, ficar com a voz trêmula e até perder o fôlego. Para isso, só tem um remédio: tempo e experiência. 

Siga com a sua apresentação normalmente, e não sofra muito por conta disso. Se você acertou até aqui, não vai ser o nervosismo que vai estragar sua imagem profissional. Confie em você. 

As Alterações

Não é muito comum que clientes e gestores peçam alterações em relatórios de marketing.

Mas como estamos falando de publicidade, é possível encontrar uma solicitação assim. Talvez seu gestor precise que um ou outro dado seja adicionado ou removido, por exemplo, para apresentar tudo para a diretoria. 

Nesses casos, faça anotações e garanta que as alterações vão ser feitas imediatamente. Peça os e-mails de todos os envolvidos na reunião, faça as alterações assim que a reunião acabar e envie tudo alterado ainda no mesmo dia.

Modelos de Relatório de Marketing 

Modelos de relatório de marketing 

Vamos à prática? Reunimos 3 modelos diferentes de relatórios de marketing, para você analisar e extrair, de cada um deles, o que melhor se adapta às suas necessidades.

Assim, você monta seu próprio formato ideal. 

3 modelos para download

  • Lembra que comentamos sobre o Data Studio ser uma ferramenta interessante? Além de reunir e analisar os dados, a plataforma também disponibiliza diversos templates, separados em categorias conforme as integrações e objetivos. Você pode acessar todos eles aqui.
  • Agora, se você quer uma opção mais completa, que reúna em um só modelo diversos pontos como a estratégia de marketing atual, a análise geral, análise por canais, os objetivos e ideias para próximos campanhas, incluindo projeções financeiras, recomendamos que você acesse o template disponibilizado pela AgencyAnalytics
  • A HubSpot também disponibiliza, de forma gratuita, um template para download. Esta opção, focada em atualização mensal, está disponível em diferentes formatos, como Excel, PowerPoint e Google Drive. Acesse a solução oferecida aqui.

E o mais importante: como transformar os seus relatórios de marketing em ação

E o mais importante: como transformar os seus relatórios de marketing em ação

Vamos ser diretos. Assim que você montar seu relatório de marketing, começará a analisar com mais afinco seus resultados.

Por exemplo, caso sua taxa de conversão de leads estejam baixas, você precisará investir em ferramentas diferentes das que já está utilizando. Pense também em mudar a abordagem, personalizar a conversa e até mesmo torná-la mais dinâmica.

Agora, vamos supor que seu site e blog tenham pouco tráfego, bom, chegou o momento de investir em técnicas de SEO, além de investir no marketing de conteúdo para o blog. Tudo isso tomando as melhores decisões com o orçamento que você possui disponível.

Esses foram apenas alguns exemplos de situações hipotéticas do que fazer. 

Porém, no dia a dia, é importante contar com uma equipe qualificada que vai ajudar a analisar a situação e aí sim quais medidas devem ser tomadas.


Por fim, com essas dicas você já pode começar a criar o seu modelo ideal de relatório de marketing, melhorar o desempenho da área e mostrar, de forma mais efetiva, o trabalho realizado pelo setor. 

Além da melhor forma de reunir as informações, a análise desses dados é o que realmente faz a diferença.

Com os dados levantados, pode ser que você ainda sinta alguma dificuldade em dizer se as métricas estão próximas das ideais ou se serão necessários esforços para melhorá-las.

Pensando nisso, selecionamos dois outros conteúdos aqui do blog, que vão auxiliá-lo na comparação com seus concorrentes e com as métricas de acordo com seu segmento de atuação.

Continue sua leitura para aprofundar seus conhecimentos e construir relatórios de marketing com ainda mais valor. 

Panorama de Geração de Leads no Brasil 2023 - Leadster
Categorias: Marketing digital

Fernanda Andreazzi

Estrategista de conteúdo na Leadster. Atua há 5 anos com Marketing Digital, Inbound Marketing, SEO - e tudo o que há de bom

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