As inovações no mundo do marketing não param, até porque as demandas aumentam, os concorrentes crescem e você precisa acompanhar todas as atualizações. 

Para não ficar para trás, apresento a você a Inteligência Comercial.

Essa estratégia é ideal para obter uma previsão de suas vendas, entender melhor o funil e otimizar suas táticas de divulgação.

Siga no texto para compreender melhor esse conceito, como aplicá-lo e seus benefícios.

Vamos lá!

O que é Inteligência Comercial?

O que é Inteligência Comercial?

Inteligência Comercial, também chamada de Inteligência de Mercado ou Inteligência Competitiva, é um conjunto de ações voltadas ao processamento de dados do mercado, cujo objetivo é obter percepções relevantes para as estratégias do negócio e, consequentemente, melhorar os resultados.

Como Funciona a Inteligência Comercial?

Como Funciona a Inteligência Comercial?

O funcionamento da Inteligência Comercial é baseado na análise de indicadores e dados do mercado, desde as informações mais básicas – como lucro, novos investimentos, número de colaboradores do segmento, tamanho das empresas etc – até a análise dos concorrentes. 

Em seguida, os dados são analisados, transformados em insights para o negócio e armazenados para que os usuários possam acessá-los. 

A partir disso, a equipe de marketing e vendas vai iniciar o seu planejamento estratégico, que estabelecerá quais os caminhos a serem seguidos para a companhia atingir suas metas.

Quais são as Principais Funções da Inteligência de Mercado?

Quais são as Principais Funções da Inteligência de Mercado?

Ok, você já entendeu que Inteligência de Mercado é a coleta e análise de dados do mercado para auxiliar as estratégias da sua empresa.

Mas, deve estar se perguntando: “Qual é a real função da Inteligência de Mercado para a minha empresa”, não é mesmo?

Bom, vamos às suas cinco principais funções.

1. Geração e qualificação de leads

Ao saber mais sobre o seu mercado, você consegue atingir leads mais qualificados, pois suas ações serão bem mais estruturadas e personalizadas.

 Leia também: Gerador de Leads: 19 Melhores Ferramentas de Captação de Leads Qualificados para seu Site

2. Identificação de oportunidades

Quando você está por dentro dos principais números e informações do mercado, você identifica oportunidades que os demais não conseguem enxergar, por não estarem com o olhar “treinado” para isso.

3. Monitoramento de mercado

Para estar sempre à frente de seus concorrentes e acompanhar as tendências de seu segmento, o monitoramento de mercado é uma estratégia fundamental.

4. Acompanhamento de KPIs

Os KPIs de vendas e marketing são essenciais para medir o andamento de suas ações, campanhas e estratégias.

Dito isso, por meio de suas ações de Inteligência Comercial, você conseguirá acompanhar os KPIs mais facilmente e com maior embasamento nos números do mercado.

5. Coleta e análise de dados

Por fim, nós temos a base da inteligência comercial que é a coleta e análise de dados para assim projetar metas e objetivos e planejar suas ações.

Quais são os Benefícios da Inteligência Comercial para a Empresa?

Quais são os Benefícios da Inteligência Comercial para a Empresa?

Agora que você já sabe o que a Inteligência Comercial faz em sua empresa, vamos aos benefícios que essa estratégia vai levar ao seu negócio.

Identificação e visualização de oportunidades de vendas

Através da pesquisa e análise de dados, você consegue entender melhor o cenário total do seu mercado, desde as tendências, desafios e as necessidades do seu público.

Com isso, a identificação e visualização de oportunidades de vendas fica muito mais fácil e rápido para a equipe.

Melhores resultados para o time de vendas

Quanto mais informações você consegue, mais fácil será para o time de vendas entender para quem e em que momento oferecer os produtos ou serviços.

Outro ponto vantajoso é que a equipe de vendas também estará presente na criação e planejamento de estratégia da Inteligência Comercial, visando aumentar o reconhecimento da marca e garantindo novos públicos.

Empresa mais competitiva

Aqui vamos retomar ao ponto já comentado no texto sobre destaque entre a concorrência.

Isso se dá porque a empresa já saberá os pontos fracos e fortes do mercado e quais são as ações necessárias para competir com os demais e sair na frente.

Fidelização de clientes

Por meio da pesquisa de mercado, assim como a de comportamentos de consumo, entender a necessidade do cliente será um processo mais assertivo e rápido.

Dessa forma, desenvolver ações, assim como aplicar melhorias no atendimento e no produto oferecido será mais fácil.

 Leia também: 6 Passos para Trabalhar a Empatia em Vendas e Conquistar Clientes

Equipes mais produtivas

Com dados certos, ações estratégicas baseadas em informações objetivas e abordagens mais personalizadas, suas equipes tornam-se mais produtivas, pois já terão um bom direcionamento para as demandas.

As Tecnologias da Inteligência Comercial

As Tecnologias da Inteligência Comercial

Para conseguir colocar a estratégia de Inteligência Comercial em prática, é preciso utilizar algumas tecnologias.

Vamos conhecê-las agora, confira!

Big data

A tecnologia de big data faz a análise de dados provenientes de diversas fontes, ponto essencial para sua estratégia de Inteligência Comercial.

Business Intelligence

Business Intelligence ou apenas BI é a tecnologia que analisa os dados iniciais do cliente e obtém insights que auxiliam as áreas de gestão a tomar decisões mais assertivas.

Customer Relationship Management

O Customer Relationship Management, conhecido popularmente apenas como CRM de vendas, é um sistema de gestão de clientes, focado na organização das informações, visualização de dados e desenvolvimento dos contatos de vendas

Enterprise Resource Planning

Enterprise Resource Planning ou apenas ERP é um sistema de gestão integrado que serve para planejar e acompanhar os recursos e processos empresariais.

Gerenciamento de dados

Por fim, mas não menos importante, temos aqui uma ferramenta para lidar com o gerenciamento de dados, afinal, serão muitas informações para trabalhar.

Por isso, conte com um sistema de gestão de informações para armazenar e organizar seus dados, facilitando a análise.

Qual o Passo a Passo para Aplicar a Inteligência Comercial na sua Empresa?

Qual o Passo a Passo para Aplicar a Inteligência Comercial na sua Empresa?

Para fechar esse conteúdo sobre inteligência comercial, vamos às quatro etapas que você deve seguir para implementá-la em sua empresa.

Passo 1: Planejamento

Antes de tudo você precisa planejar o que deve ser buscado e analisado.

Pense em qual problema precisa ser resolvido ou quais melhorias devem ser implementadas para, a partir disso, saber quais análises devem ser feitas.

 Leia também: Planejamento Estratégico de Marketing: O que é e Como Fazer

Passo 2: Coleta

Chegou o momento de levantar as informações necessárias e começar a coletá-las.

Utilize as tecnologias citadas acima para organizar esses dados e até mesmo capturá-los de outras bases.

Passo 3: Análise

Lembre-se de fazer a análise conforme os KPIs analisados e objetivos estabelecidos em seu planejamento.

Passo 4: Disseminação

Para finalizar, recomenda-se a disseminação do estudo, apresentado para as áreas interessadas, para definir ações a serem tomadas em conjunto.

Funcionalidades Leadster para Começar a Usar a Inteligência comercial em seu Negócio

Você sabia que com a Leadster é possível comparar suas métricas de conversão com as demais de seu segmento? 

Em nossa Dashboard de Performance você acessa métricas tais quais: conversão do chatbot, comparação com o período anterior, número de leads gerados, porcentagem de leads completos, porcentagem de leads qualificados, porcentagem de leads enviados para o WhatsApp e ainda número de aberturas do chat.

Dessa forma você consegue analisar se está com rendimento abaixo ou acima de seu mercado.

Essa é apenas uma das diversas funcionalidades do chatbot de marketing conversacional da Leadster que impactam positivamente o seu negócio.

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Categorias: Vendas

Rafaela Soares

Sales Manager at Leadster - apaixonada pela área de inteligência comercial e comunicação com clientes.

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