/ / Técnicas de Marketing: As 20 Melhores para Atrair Clientes

O mercado pode mudar constantemente, mas, as técnicas de marketing sempre vão acompanhar a sua empresa, principalmente se você deseja melhorar seus resultados.

Vamos ser sinceros, você não precisa focar todo seu investimento nas estratégias mais caras, em vez disso, aposte nas técnicas certas.

Por isso, separamos aqui as 20 melhores técnicas de marketing que vão te ajudar a atrair mais clientes e, consequentemente, aumentar seus resultados.

Vamos lá!

Como Utilizar Técnicas de Marketing?

Como Utilizar Técnicas de Marketing?

As técnicas de marketing são ações estratégicas que visam aumentar as vendas de uma empresa, sua visibilidade ou até mesmo impulsionar sua autoridade e branding.

Essas técnicas devem ser planejadas e personalizadas conforme o segmento da empresa e suas necessidades. 

Também é necessário utilizar essas estratégias com moderação, lembre-se o visitante pode se cansar com informações excessivas.

Conte também com o auxílio de ferramentas de marketing, como as de automação, CRM, chatbots, pipelines etc.

As 20 Principais Técnicas de Marketing que dão Resultado

Agora que você já sabe o que são e como utilizar as técnicas de marketing, vamos às 20 principais estratégias que dão resultado!

1. Segmente seu público-alvo

1. Segmente seu público-alvo

Qual é o público que sua empresa vai atender?

Essa técnica diz respeito às segmentações de clientes em potencial, os identificando a partir de características determinadas pela sua empresa.

Só assim que você conseguirá personalizar a experiência do usuário e atendê-lo de maneira mais efetiva.

 Leia também: ICP, Persona e Público-Alvo: Não Confunda esses 3 Conceitos

2. Defina as suas personas

2. Defina as suas personas

A persona é uma representação fictícia do seu consumidor. Ela auxilia no entendimento sobre como cada tipo de público que você deseja atingir se comporta e consome.

Este é o momento de definir o gênero, idade, local, hobbies, interesses e problemas a serem resolvidos. 

 Leia também: Brand Persona e Buyer Persona: Diferenças e Como Desenvolver Cada uma

3. Crie uma estratégia de SEO

3. Crie uma estratégia de SEO

Você quer que seu site seja encontrado pelos usuários nos mecanismos de busca e receber mais tráfego de forma orgânica?

É isso que as técnicas e ferramentas de SEO tem a oferecer!

Ao aplicar as estratégias de SEO as chances de você aparecer bem colocado no Google, por exemplo, crescem, facilitando o encontro com seus visitantes.

4. Utilize bem o seu blog

4. Utilize bem o seu blog

Além de aumentar a visibilidade de seu site e influenciar, de forma positiva, o tráfego, o blog oferece ao público conteúdos informativos e educativos de forma gratuita.

Essa tática auxilia na fase de nutrição do lead, além de aumentar as chances de seu negócio se tornar uma referência no setor.

 Saiba mais: Blog para Gerar Leads: 10 Estratégias Essenciais

5. Crie estratégias de e-mail marketing

5. Crie estratégias de e-mail marketing

O e-mail marketing é essencial para contatos já existentes, seja em fase de nutrição, qualificação da base de leads ou até mesmo remarketing.

Por meio dessa técnica de marketing a empresa consegue informar sobre promoções, eventos, lançamentos, datas comemorativas e até mesmo enviar conteúdos educativos

 Leia também: Melhores Ferramentas de E-mail Marketing: 16 Opções para Todos os Bolsos

6. Atualize as redes sociais

6. Atualize as redes sociais

Pode ter certeza que seu público está nas redes sociais.

Esse canal permite uma maior conexão entre empresa e cliente, além de engajar de forma direta e com mais facilidade. Nele você pode fazer criação de conteúdo, responder dúvidas e até mesmo encaminhar leads para vendas.

7. Invista no canal de YouTube da sua empresa

7. Invista no canal de YouTube da sua empresa

O YouTube é a plataforma de vídeos mais acessada no mundo todo, além de também ser o segundo maior buscador, perdendo apenas para o Google.

Ou seja, é um canal que não pode ficar de fora de suas ações de marketing. Por isso, prepare vídeos, informativos, explicativos, lives para lançamentos de produtos e até mesmo treinamentos de como usar sua plataforma, por exemplo.

8. Gere tráfego através de links patrocinados

8. Gere tráfego através de links patrocinados

Aqui estamos falando sobre os anúncios do Google Ads.

Com os links patrocinados, você estará no topo dos resultados, ou seja, é muito provável que os usuários cliquem logo de cara, gerando mais tráfego ao seu site.

Porém, lembre-se, os links patrocinados normalmente seguem o formato Pay Per Click (PPC), isto é, só é cobrado o valor quando o usuário clica no link. 

9. Influenciadores digitais

9. Influenciadores digitais

Os influenciadores de marketing digital agem como a ponte entre sua empresa e novos leads.

Essa técnica de marketing trará um novo público ao seu negócio, além de comunicar novas tendências e lançamentos e falar com maior propriedade de detalhes sobre o produto ou serviço.

10. Crie eventos que impactem

10. Crie eventos que impactem

O marketing de eventos é fundamental para você se aproximar mais de seus clientes, realizar um bom networking, investir no branding do seu negócio e fazer novas parcerias.

Mesmo que sua empresa não seja grande, isso não impede de criar um bom evento. Lembre-se que você também pode participar ou palestrar em diversos eventos do segmento em que está inserido.

11. Faça parcerias estratégicas

11. Faça parcerias estratégicas

Fazer parcerias com empresas relacionadas à sua é uma ótima tática de marketing para também ampliar seu público, aumentar sua visibilidade e autoridade no setor em que opera.

12. Crie promoções inteligentes

12. Crie promoções inteligentes

Sabe aquelas promoções de redes sociais que pedem para você marcar um amigo, publicar algo nos stories e curtir o post? Pois bem, esse é um tipo de promoção inteligente.

Além de divulgar o produto, essa promoção pode indicar um upgrade no plano ou adquirir um produto relacionado, por exemplo.

13. Invista em sazonalidades

13. Invista em sazonalidades

É certo que as empresas vendem mais, ou menos, conforme o período do ano. 

Há produtos que vendem muito bem em festas de final de ano, já outros nem tanto.

Por isso, marque em seu calendário as datas boas e medianas, assim, você saberá quais períodos necessitarão de mais esforços.

14. Produza e-books

14. Produza e-books

Os E-books são um dos principais formatos de conteúdo para chamar a atenção dos usuários.

Por meio deles, você pode não somente educar seus visitantes, como também utilizá-los em troca de informações para contato, ou seja, captar leads.

15. Faça o seu próprio podcast

15. Faça o seu próprio podcast

Os podcasts bombaram nos últimos anos. Você pode criar um programa em forma somente de áudio, como também em vídeo.

Além de fornecer informações-chave para os ouvintes, você também pode levar convidados, responder perguntas, interagir com seu público e dar sua opinião sobre os assuntos abordados.

16. Crie Webinars

16. Crie Webinars

Mais uma forma de educar seu público e nutrir seus leads é por meio dos webinars.

Esses vídeos, normalmente transmitidos ao vivo, servem para atrair e engajar os espectadores.

Logo após a transmissão você pode até mesmo disponibilizar os materiais utilizados durante a apresentação.

17. Utilize uma assessoria de imprensa

17. Utilize uma assessoria de imprensa

Se você deseja aparecer nos meios de comunicação tradicionais, como jornais, revistas e TV, invista nas assessorias de imprensa.

Essa tática de marketing aumentará as chances de sua marca ser divulgada e pode ajudar a ganhar maior visibilidade e autoridade nas mídias.

18. Entregue o fator “Uau”

18. Entregue o fator “Uau”

Você deseja se destacar entre os concorrentes? 

Para isso, crie uma experiência positiva para o cliente, ou seja, pense em cada uma das etapas que o usuário vai passar, desde o primeiro contato até o pós-venda.

 Leia também: 20 Técnicas de Fechamento de Vendas para Fazer Negócios como um Profissional

19. Faça um site que seja “mobile first”

19. Faça um site que seja "mobile first"

As pessoas não utilizam apenas o celular para entrar em contato ou utilizar as redes sociais, hoje em dia, também é possível realizar compras e consumir inúmeros tipos de conteúdos.

Por isso, faça com que seu site seja responsivo, intuitivo e objetivo, além de ter um bom carregamento de página.

20. Crie landing pages para suas campanhas

20. Crie landing pages para suas campanhas

Por fim, mas não menos importante, invista na técnica de marketing de landing pages, estratégia fundamental para aumentar a sua geração de leads.

Nas LPs você pode criar tanto conteúdos informativos quanto promoções, em troca os visitantes vão fornecer seus dados de contato, como nome, e-mail e telefone.

Bônus: Chatbot de Marketing Conversacional

A Leadster disponibiliza mais uma técnica de marketing: o chatbot de marketing conversacional.

Para colocar essa estratégia em prática, acesse agora mesmo a nossa Demonstração Gratuita.

Agora que você já tem as 20 melhores técnicas de marketing em mãos, bora colocar a mão na massa!


Beatriz Testa

Redatora na Leadster e jornalista em formação. Há 2 anos trabalhando com SEO, Marketing de Conteúdo, Hard News e muito mais!

1 comentário

alicia · 16 de janeiro de 2024 às 20:58

olá Beatriz Testa, pode e contar mais um pouco da sua experiência, pretendo começar a trabalhar nesta área

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