Os marketeiros de plantão já devem saber como a área é abrangente e requer muito tempo, atenção e mão na massa. 

Assim, ter um ponto focal para o controle de estratégias, acompanhamento de resultados e gerenciamento de equipe é fundamental. Para isso, temos o gestor de marketing.

Siga no texto para entender as atribuições desse cargo, sua importância, habilidades necessárias e muito mais.

Vamos lá!

O que é Gestão de Marketing?

O que é Gestão de Marketing?

A área de gestão no marketing nada mais é do que a organização e gerenciamento de campanhas para fortalecer o branding e reconhecimento da empresa, além de gerar maior demanda e interesse pelos produtos e serviços.

Algumas das responsabilidades da área incluem:

  • Planejar, gerenciar e avaliar campanhas de marketing;
  • Direcionar a estratégia de engajamento nas mídias sociais;
  • Gerenciar o orçamento para estratégias da área;
  • Colaborar com os departamentos de publicidade e criação;
  • Revisar o material publicitário para mídia impressa e digital;
  • Elaborar contratos;
  • Fazer pesquisas de mercado para encontrar novas oportunidades;
  • Gerenciar a equipe  de marketing, agências e parceiros terceirizados;
  • Analisar as tendências de mercado e realização de pesquisas de concorrentes.

Qual é a Importância do Gestor de Marketing para as Empresas?

Qual é a Importância do Gestor de Marketing para as Empresas?

Além de ter papel crucial na criação e planejamento de campanhas e das estratégias, o gestor de marketing é o responsável por também coordenar a equipe.

Ou seja, o gestor de marketing impacta na produtividade dos colaboradores, na autoridade da marca, no aumento de resultados (como geração de leads e vendas), acompanha o comportamento do público-alvo, e ainda está por trás do desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Quem Pode ser um Gestor de Marketing?

Para se tornar um gestor de marketing, é necessário dominar os 4Ps do marketing, ou seja, produto, preço, praça e promoção.

Em outras palavras, estamos falando de alto conhecimento sobre os produtos ou serviços oferecidos, seus preços em relação à concorrência e quais os espaços físicos e digitais onde a marca estará presente.

Lembre-se que você vai gerenciar o time de marketing, analisar os resultados, traçar novas estratégias e acompanhar os processos.

Para colocar todas essas ações em prática, é necessário ter algumas habilidades, como expomos a seguir.

Habilidades Necessárias para o Gestor de Marketing

Quem Pode ser um Gestor de Marketing?

Vamos às seis habilidades necessárias para você assumir como gestor (a) de marketing!

Curiosidade

Uma das principais características deste profissional é a curiosidade, afinal, é por meio dela que novas ideias surgem e impactam diretamente nas estratégias de marketing.

Além disso, essa habilidade faz com que você se destaque no mercado.

Liderança

Lembre-se que o gestor de marketing tem a função de coordenar uma equipe, por isso, ter a habilidade de liderar é fundamental.

É necessário se comunicar com os colaboradores de forma clara e saudável, além de incentivar o trabalho em conjunto.

Domínio de diversas tecnologias

As tecnologias são aliadas ao planejamento de marketing, então é necessário que o gestor tenha domínio sobre elas e esteja sempre se atualizando.

Fluência em outros idiomas

Dentro do marketing, vemos muitos termos em outros idiomas, por isso, estar familiarizado com outras línguas é importante para o andamento das ações.

Além disso, pense que em eventos, congressos, palestras, entre outros, as chances de fazer um networking com demais nações são grandes.

 Leia também: Marketing de Eventos: Quais as Principais Estratégias para Atrair Pessoas

Possuir visão analítica

É essencial que o gestor tenha a visão do todo de seu negócio, isso inclui a área financeira, de produto, experiência do cliente, comunicação e a área interna.

Saber administrar resultados

Você só saberá como sua empresa está caminhando e quais serão os próximos passos, se acompanhar seus resultados, função essencial para o gestor de marketing.

Quais as Principais Funções de um Gestor de Marketing?

Quais as Principais Funções de um Gestor de Marketing?

Agora que você já sabe as principais habilidades de um gestor de marketing, vamos entender quais são as suas funções.

Confira!

1. Definir um posicionamento

Como sua empresa vai se diferenciar no mercado? O que vai fazer com que os clientes escolham a sua marca e não a concorrência?

Essas são algumas das perguntas relacionadas ao posicionamento da marca que serão respondidas e definidas pelo gestor de marketing.

Ou seja, posicionamento nada mais é do que a junção entre o diferencial da sua empresa e quem é o seu público-alvo.

2. Fazer pesquisas e analisar dados do mercado e dos clientes da marca

Antes de colocar suas campanhas e ações de marketing em prática, é necessário fazer um levantamento dos dados do mercado.

Por isso, o gestor de marketing é o encarregado de fazer a pesquisa e analisar esses dados de satisfação, feedback, comentário e dúvidas do segmento de atuação.

3. Fazer o planejamento de marketing

As ações estruturadas que farão os resultados de sua empresa crescerem são planejadas pelo gestor de marketing.

É ele que define as metas e objetivos e quais as estratégias necessárias para atingir os resultados dentro do planejamento de marketing.

4. Definir o mix de marketing

O mix de marketing, ou 4Ps (preço, produto, praça e promoção) serão definidos em conjunto com o gestor de marketing, por meio de sua visão analítica do negócio.

5. Desdobrar o planejamento de vendas

O planejamento de gestão de vendas são as estratégias de marketing que envolvem:

  • Promoções;
  • Táticas de vendas;
  • Ofertas;
  • Discursos de vendas;
  • Definição de qual produto ou serviço vendem mais ou menos;
  • Definição da sazonalidade;
  • Definição de quanto será preciso vender para atingir as metas.

O gestor de marketing faz esse planejamento junto da equipe de vendas.

 Leia também: Reunião de Vendas: Como Criar um Roteiro para uma Reunião Eficiente

6. Acompanhar resultados e ajustar as ações

Sabe a habilidade que falamos aqui sobre administrar resultados?

Pois bem, ela vai ser muito bem utilizada nesta função, pois é por meio do acompanhamento das métricas já estabelecidas que você saberá se o negócio está indo bem ou não e quais são as ações necessárias para atingir os resultados esperados.

 Leia também: Gestor de Tráfego: Conheça os Pontos para Ter Sucesso na Profissão

7. Integrar marketing e vendas

Pode não parecer, mas a área de marketing atua em parceria com a de vendas, afinal, o consumidor passa primeiro pelas ações de promoção e divulgação para enfim chegar à venda.

Por isso, é função do gestor integrar as duas equipes para que as ações estejam sempre alinhadas.

 Saiba mais: Marketing e Vendas: Como unir Estratégias e Atingir Metas

Quanto Ganha um Gestor de Marketing?

Quanto Ganha um Gestor de Marketing?

Segundo levantamento do Glassdoor, um gestor de marketing no Brasil ganha, em média, R$ 5.000,00 por mês, sem contar bônus, comissões e participação nos lucros, que são benefícios comuns para o gestor da área

Lembrando que este valor pode variar bastante conforme a região de trabalho, especialização do profissional e experiência no mercado.

Os salários registrados no site Glassdoor vão de R$2.444 a R$35.254.

Quais são os Benefícios de ter um Gestor de Marketing em sua Empresa?

Quais são os Benefícios de ter um Gestor de Marketing em sua Empresa?

Se você ainda não está convencido de porque ter um gestor de marketing em seu negócio, eu te mostro aqui mais quatro benefícios desse cargo.

Vamos lá!

Acompanhamento de tendências

Quer que sua empresa esteja sempre atualizada e por dentro das novidades do mercado?

O gestor de marketing cumprirá essa função, muitas vezes é ele que trará as atualizações.

Motivação da equipe de marketing

É muito importante que sua equipe tenha alguém para recorrer em qualquer situação e motivá-la, para manter um ambiente saudável e produtivo.

Análise do consumidor

É o gestor de marketing que mais vai conhecer seu consumidor, afinal, ele atua junto à equipe que vai estabelecer as estratégias necessárias para atingir os resultados, por meio de uma pesquisa densa sobre o público-alvo, definição do perfil de cliente ideal e desenvolvimento de personas

 Leia também: ICP, Persona e Público-Alvo: Não Confunda esses 3 Conceitos

Desenvolvimento de estratégias eficazes

Nada melhor para aumentar os resultados da empresa do que o desenvolvimento de estratégias eficazes, função que é responsabilidade do gestor de marketing, com a sua visão geral da empresa junto à sua abordagem analítica.

Como ter as melhores estratégias de marketing para o seu negócio?

Agora você já sabe a importância de ter um gestor de marketing em sua equipe, mas aconselho a não parar suas estratégias por aí.

Invista sempre em novas tecnologias, ferramentas e outros tipos de marketing que vão influenciar nos seus resultados.

Falando em novas estratégias, você já conhece o marketing conversacional?

Essa estratégia envolve conversar em tempo real e de forma personalizada com seus visitantes, visando ajudá-los em seu processo de decisão de compra. 

Você pode aproveitar agora mesmo para colocá-la em prática com a Demonstração Gratuita do Chatbot de Marketing Conversacional da Leadster!

Categorias: Marketing digital

Beatriz Testa

Redatora na Leadster e jornalista em formação. Há 2 anos trabalhando com SEO, Marketing de Conteúdo, Hard News e muito mais!

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