De acordo com o relatório publicado pela HubSpot em 2021, a geração de leads é o principal objetivo dos profissionais de marketing e vendas atualmente.

Com as ferramentas disponíveis online, essa estratégia é potencializada e traz resultados ainda melhores, como contatos pré-qualificados e aumento nas taxas de conversão.

Se você quer obter esse tipo de vantagem competitiva, um chatbot para geração de leads pode ser a solução que você procura.

Saiba mais sobre as vantagens e como utilizar os chatbots para essa finalidade.

Qual a importância de gerar leads qualificados?

Qual a importância de gerar leads qualificados?

A geração de leads é importante para girar o negócio e criar oportunidades de venda.

Mas muitas empresas sofrem com a geração de leads desqualificados, o que pode ser um sinal de má distribuição dos recursos, falta de conhecimento do público-alvo ou um gargalo na estratégia.

Por isso a geração de leads qualificados é tão importante.

Ela garante que o público certo está sendo atingido e captado, além de entregar para a equipe comercial contatos que estão mais próximos de fechar uma compra, garantindo melhores resultados financeiros.

Qual é o jeito tradicional de gerar leads?

Qual é o jeito tradicional de gerar leads?

A geração de leads tradicional pode ser feita através de páginas de conversão e formulários de contato

Neste formato, a empresa oferece um material, benefício ou vantagem para o consumidor em potencial, de acordo com cada fase do funil de vendas e, em troca, recebe dados pessoais deste consumidor.

Essa troca entre marca e usuário acontece, tradicionalmente, através de formulários estáticos, aplicados em Landing Pages, páginas do site, blog ou até mesmo nas redes sociais.

Como funciona um chatbot para geração de leads?

Como funciona um chatbot para geração de leads?

Já os chatbots são uma alternativa aos formulários estáticos.

Com esse tipo de ferramenta, a interação entre marca e consumidor se torna uma conversa. 

Através de textos pré-definidos, essa ferramenta pode ser aplicada simulando o atendimento humano dentro de um contexto com o qual o consumidor já está familiarizado: o das mensagens instantâneas. 

A ferramenta altera a experiência do seu cliente, tornando o processo muito mais interativo e dinâmico – e, consequentemente, aumentando a conversão.

Através da abordagem personalizada de um chatbot, a geração de leads pode aumentar em até 202% (Fonte: Hubspot).

Quais são as vantagens de usar um chatbot para geração de leads?

Quais são as vantagens de usar um chatbot para geração de leads?

Além de aumentar as taxas de conversão em comparação com os formulários estáticos, uma ferramenta como o chatbot para geração de leads ainda traz diversos outros benefícios:

Atendimento rápido, eficiente e personalizado

Com as ferramentas de marketing conversacional, o usuário ou visitante conta com o chatbot ou assistente virtual sempre que precisa, com retorno automático e na hora.

Além disso, com a análise de dados e comportamento, a personalização das interações conforme é adaptada às necessidades dele.

Como a ferramenta é centrada no consumidor, ela é capaz de entregar o que o visitante quer, da forma mais simples e da maneira mais rápida possível.

Sempre disponível, 24h por dia, 7 dias por semana

Um chatbot é uma ferramenta automática e com respostas pré-definidas.

Portanto, ela não depende de uma equipe de atendimento disponível 24h por dia.

O usuário encontra a resposta que precisa, ou pelo menos um pré-atendimento, a qualquer momento.

Aumenta o engajamento e a conversão

O chatbot para geração de leads melhora as taxas de conversão, uma vez que é mais atrativa do que formulários estáticos.

Essa alternativa deixa os usuários mais confortáveis em disponibilizar os dados de contato através de um atendimento personalizado e de um diálogo mais fluido entre marca e consumidor.

Qualificação automática de leads

Ao oferecer atendimento rápido, facilitado e personalizado, a empresa conquista informações relevantes durante todo o tempo do contato ou interação. 

Com um atendimento automatizado você é capaz de trabalhar de uma forma mais dinâmica do que com formulários estáticos, capta dados do seu lead e, desde o começo da interação, começa a qualificar esse contato.

Assim você gera um conhecimento mais profundo sobre os consumidores, já que coleta um volume muito maior de informações.

Integração com sistemas de vendas e marketing

Os chatbots podem ser integrados com outras ferramentas exploradas pelos setores de marketing e vendas, deixando as estratégias do funil mais completas e dando acesso a todas as informações que as equipes precisam para nutrição, qualificação e abordagem comercial desses contatos.

Envio de informações dos leads para o WhatsApp

O WhatsApp ganhou força no atendimento ao consumidor e essa ferramenta também pode ser integrada aos melhores chatbots.

Dessa forma, os primeiros passos do atendimento ao consumidor acontecem através de uma ferramenta automatizada e, se for necessário, os contatos podem ser direcionados para o atendimento humano, sem que os dados sejam perdidos.

Como usar um chatbot para geração de leads?

Como usar um chatbot para geração de leads?

Existem diversas formas de gerar leads através de chatbots.

A ferramenta pode auxiliar em todas as fases do funil de vendas, com diferentes objetivos.

Confira algumas das principais usabilidades:

1. Crie abordagens personalizadas para cada tipo de público e interesse

Para melhorar as taxas de conversão você pode criar diferentes abordagens e roteiros de perguntas no chatbot, de acordo com critérios como:

  • Canal de origem: o visitante chegou a sua página através de que canal? A comunicação pode ser diferente se o usuário veio de redes sociais, anúncios, busca orgânica ou tráfego direto, por exemplo;
  • Comportamento da visita: é a primeira vez que o visitante chega à página ou ele já teve contato com ela em algum outro momento? É a primeira página do seu site ou o visitante está navegando por ali há algum tempo?
  • Conteúdo da página: a abordagem do chatbot aplicado à home de um site pode ser diferente do que na página que convida para fazer um teste gratuito, por exemplo.

Nivele a comunicação do seu chatbot com os interesses e com a fase de funil do seu visitante.

2. Faça uma oferta relevante para o visitante

Também analisando o comportamento e dados fornecidos, você pode oferecer, através do chatbot para geração de leads, ofertas que despertem o interesse do mesmo. 

Mais uma vez, é fundamental entender a fase do funil de vendas, para que a oferta não acabe afastando esse consumidor em potencial.

3. Capte os dados de contato do usuário

A captação de dados é mais dinâmica em um recurso de marketing conversacional, já que o visitante vai fornecendo os dados durante a interação.

Além dos dados mais básicos requisitados em formulários estáticos, os chatbots têm uma maior chance de conseguir dados relevantes lá na frente para a equipe comercial, enquanto perguntam certos aspectos para fornecer as informações que os leads desejam.

4. Utilize perguntas de qualificação para entender o perfil do lead

Essas perguntas incluem questões de qualificação.

Por este motivo, é tão importante definir esses critérios antes mesmo de montar os roteiros de conversa.

Se poder aquisitivo, localidade, poder de decisão e frequência de compra foram qualificadores, por exemplo, garanta que o roteiro inclua perguntas direcionadas a descobrir essas informações.

4. Segmente seus leads com base no perfil e estágio do funil

Todas essas informações nos possibilitam mais uma ação em relação à base de leads conquistada: a segmentação.

Através dela, você pode separar os contatos em grupos de acordo com o perfil, tipo de produto ou serviço de interesse e maturidade em relação à compra. 

Essas segmentações são a base de outros recursos que você pode explorar, como você confere a seguir.

5. Integre com suas ferramentas de vendas e marketing

Suas ferramentas de marketing e de vendas, como plataformas de automação e CRMs, podem ser integradas ao chatbot, para tornar sua estratégia ainda mais completa. 

Essa ação também possibilita a continuidade dos leads gerados no funil de vendas, com a oferta de novos materiais de interesse, com a nutrição e qualificação de leads e com o envio das melhores oportunidades para a abordagem do time de vendas.

6. Crie fluxos de nutrição para leads que não estão prontos para comprar

Sabe a nutrição e qualificação que acabamos de comentar?

Elas são relevantes já que nem todos os leads gerados serão leads qualificados para vendas.

Pode ser que você tenha em mãos uma base de leads que correspondem ao perfil desejado como cliente, mas que ainda não estejam prontos para finalizar uma compra. 

Para melhorar as taxas de conversão e destinar os esforços da equipe comercial apenas para aqueles contatos com maiores chances de comprar, garanta que os leads passarão por fluxos de nutrição e qualificação.

 Saiba mais - Dicas Leadster: O Que Fazer com os Leads após a Conversão?

7. Distribua os leads entre os vendedores

Chegada a hora da abordagem comercial, os leads precisam ser distribuídos entre os vendedores, para que o contato seja feito.

Com uma boa ferramenta de chatbot, a integração com o CRM é feita e essa distribuição pode ser pensada de forma estratégica.

Quer ler mais sobre esse tema? Recomendados que você acesse o post “Como Fazer a Distribuição de Leads na Equipe Comercial?”.

Como saber se o chatbot realmente está ajudando na captação de leads?

Como saber se o chatbot realmente está ajudando na captação de leads?

Se você já tem uma ferramenta de chatbot para geração de leads e tem dúvidas se os resultados desejados estão sendo alcançados, pode se certificar de duas formas:

  • Analisar o desempenho da ferramenta: defina metas e as acompanhe através dos relatórios ou dashboard disponibilizado na opção escolhida. 
  • Faça testes: se os números estão abaixo do desejado, entenda os pontos de melhorias e faça testes para identificar e ajustar esses gargalos. O importante, nesses testes, é ajustar um elemento de cada vez, para que você possa dizer o que realmente trouxe uma melhoria nos resultados. 
 Leia também - 8 KPIs de Vendas e Marketing que os Líderes Querem ver no seu Dashboard

Qual o melhor chatbot para geração de leads?

Qual o melhor chatbot para geração de leads?

Existem diversos tipos de chatbots disponíveis hoje no mercado e a escolha do melhor depende da sua necessidade e dos canais em que você pretende implementar a ferramenta.

Os principais fatores para essa pesquisa e decisão de qual ferramenta utilizar são:

  • A área de atuação (Atendimento, Suporte, Marketing e Vendas);
  • O canal onde o chatbot estará inserido (site, redes sociais, aplicativos, WhatsApp);
  • Além das funcionalidades e integrações disponibilizadas em cada opção.

Saiba mais sobre o tema e acerte na sua escolha com o conteúdo “Conheça os Melhores Chatbots do Mercado para usar em 2022”.

Como criar um chatbot grátis para geração de leads?

Como criar um chatbot grátis para geração de leads?

A geração de leads é uma parte essencial do funil de vendas.

E essa estratégia é potencializada com o uso de chatbots.

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Fernanda Andreazzi

Estrategista de conteúdo na Leadster, atua há 5 anos com Marketing Digital, Inbound Marketing, SEO - e tudo o que há de bom