Segundo o relatório publicado pela HubSpot em 2021, a geração de leads é o principal objetivo dos profissionais de marketing e vendas atualmente.

Com as ferramentas disponíveis online, essa estratégia é potencializada e traz resultados ainda melhores, como contatos pré-qualificados e aumento nas taxas de conversão.

Se você quer obter esse tipo de vantagem competitiva, um chatbot para geração de leads pode ser a solução que você procura.

Siga no texto para saber mais sobre as vantagens e como gerar leads com chatbots!

Qual a importância de gerar leads qualificados?

Qual a importância de gerar leads qualificados?

A geração de leads é importante para girar o negócio e criar oportunidades de venda.

Mas muitas empresas sofrem com a geração de leads desqualificados, o que pode ser um sinal de má distribuição dos recursos, falta de conhecimento do público-alvo ou um gargalo na estratégia.

Por isso a geração de leads qualificados é tão importante.

Ela garante que o público certo está sendo atingido e captado, além de entregar para a equipe comercial contatos que estão mais próximos de fechar uma compra, garantindo melhores resultados financeiros.

Qual é o jeito tradicional de gerar leads?

Qual é o jeito tradicional de gerar leads?

A geração de leads tradicional pode ser feita através de páginas de conversão e formulários de contato

Neste formato, a empresa oferece um material, benefício ou vantagem para o consumidor em potencial, de acordo com cada fase do funil de vendas e, em troca, recebe dados pessoais deste consumidor.

Essa troca entre marca e usuário acontece, tradicionalmente, através de formulários estáticos, aplicados em Landing Pages, páginas do site, blog ou até mesmo nas redes sociais.

Leia também: Como fazer uma página de captura de leads + 3 exemplos

Como funciona um chatbot para geração de leads?

Como funciona um chatbot para geração de leads?

Já os chatbots são uma alternativa aos formulários estáticos.

Com esse tipo de ferramenta, a interação entre marca e consumidor se torna uma conversa. 

Através de textos pré-definidos, essa ferramenta pode ser aplicada simulando o atendimento humano dentro de um contexto com o qual o consumidor já está familiarizado: o das mensagens instantâneas. 

A ferramenta altera a experiência do seu cliente, tornando o processo muito mais interativo e dinâmico – e, consequentemente, aumentando a conversão.

Através da abordagem personalizada de um chatbot, a geração de leads pode aumentar em até 202% (Fonte: Hubspot).

Como fazer inbound usando chatbots?

Qual é a diferença entre Inbound e Outbound Marketing?

Você deve estar se perguntando, o que tem a ver a questão “como fazer inbound usando chatbots”, com esse conteúdo sobre gerar leads?

Pois bem, atualmente, o inbound marketing é o principal meio de divulgação, ganho de clientes e aumento de autoridade das empresas. 

Por meio dele o fluxo de pessoas vai em direção à marca e não o contrário. Você não precisa mais gastar rios de dinheiro com panfletos, telemarketing ou outdoors, agora o próprio cliente em potencial que vai atrás da informação e do conteúdo que as marcas oferecem.

Ok, mas o que o chatbot tem a ver com isso?

Pense no chatbot em um processo de inbound como mais um elemento de atração de possíveis clientes – os leads

Por meio dessa ferramenta, os leads tomam melhores decisões de compra, pois você estará levando-os pela mão em cada etapa do caminho.

As ações mais populares para entender como fazer inbound usando chatbot são as chamadas personalizadas de produtos ou serviços, além da entrega de conteúdos específicos, fortalecendo a relação com o usuário e aumentando as chances de uma conversão.

Vamos nos aprofundar no que você pode fazer com o chatbot dentro do funil de vendas inbound e como isso se relaciona com a geração de leads!

Leia também: Funil de vendas e chatbot: como usar e 3 exemplos de textos

Topo do funil

O Topo de Funil (ToFu) é o primeiro passo da jornada do comprador, é o momento de atrair e despertar o interesse de seu possível cliente.

Um chatbot ajuda bastante nessa primeira etapa, pois oferece apoio e aumenta muito a conversão de clientes para leads – você pode gerar até 3 vezes mais leads no seu site. 

Na relação funil inbound de vendas e chatbot, o topo do funil é beneficiado com: 

  • Chatbot no blog, com chamadas personalizadas para cada texto; 
  • Segmentação de contatos comerciais; 
  • Automatização de contatos via WhatsApp; 
  • Direcionamento para partes específicas do site; 
  • Oferecimento de materiais ricos; 
  • Ajuda na navegação.

Meio do funil

O Meio do Funil (MoFu), etapa da consideração da solução, também pode ser trabalhado com um chatbot.

Nessa etapa, é fundamental nutrir o lead que você converteu. E, nesse desafio, um chatbot consegue te ajudar bastante nisso. 

Por meio da personalização e resposta rápida, você tem mais chances de manter o interesse do seu lead. 

Confira como o funil inbound de vendas e chatbot ajudam você no meio do funil: 

  • Segmentação dos leads para nutrição mais eficiente; 
  • Qualificação dos leads através de perguntas nos materiais de meio de funil;
  • Mensagens personalizadas nas landing pages meio de funil; 
  • Respostas imediatas em páginas comerciais; 
  • Analytics para insights e criação de mensagens de vendas mais personalizadas, com teste A/B

Fundo do funil 

Por fim, o Fundo do Funil (FoFu) é o momento em que seu cliente está pronto para fechar a venda

Nesta etapa, os argumentos aqui precisam ser mais diretos e personalizados segundo a experiência. Ao conectar o funil de vendas e chatbot você cria uma sinergia que entrega justamente essa abordagem personalizada para os seus leads. 

Essa sinergia é desenvolvida por meio de ações, como: 

  • Entrega de leads qualificados; 
  • Direcionamento para os setores corretos; 
  • Possibilidade de mudar para o live chat sem dificuldades, dependendo do modelo; 
  • Testes gratuitos com suporte automatizado, dependendo da ferramenta utilizada; 
  • Retenção do histórico de interações, também dependendo do chatbot escolhido.

E o Outbound?

Sei que focamos bastante no Inbound até aqui, até porque, essa é a estratégia que vem bombando no marketing digital. Porém, o Outbound Marketing não fica para trás quando falamos dos possíveis usos de um chatbot de marketing e vendas.

Ao contrário do inbound, o outbound é a estratégia que busca ativamente por clientes com o perfil ideal. Ou seja, é você, como empresa, que vai atrás dos clientes, os aborda e começa o relacionamento.

Alguns exemplos de ações outbound são:

Lembrando que essas duas ações, vendas pelo WhatsApp e Mídia Paga, podem ter o auxílio do chatbot em seus fluxos.

Pense no seguinte cenário: você vem investindo um grande valor em mídia paga, neste caso, anúncios para o Facebook Ads, e só recebe leads desqualificados, sendo uma perda de tempo quando chegam até o seu WhatsApp.

Ao contar com um chatbot de vendas e marketing, você pode encaminhar cada usuário que clicou em seu anúncio para um fluxo dessa ferramenta, que irá qualificá-lo, segmentá-lo e apenas depois distribuí-lo para seu WhatsApp.

Leia também: Inbound ou Outbound: Qual a Melhor Estratégia de Vendas B2B?

Mais maneiras para gerar leads com chatbots

Como gerar leads com chatbots?

Você vai perceber que em algumas das estratégias para gerar leads, que citaremos abaixo, estão relacionadas a algumas ações de como fazer inbound usando chatbots, afinal, os objetivos são os mesmos: levar o usuário até o fundo do funil com a melhor experiência possível.

Pensando nisso, vamos entender como a ferramenta pode auxiliar em todas as fases do funil de vendas, com diferentes objetivos.

Confira algumas das principais usabilidades:

1. Crie abordagens personalizadas para cada captar a atenção

Para melhorar as taxas de conversão, você pode criar diferentes abordagens e roteiros de perguntas no chatbot, de acordo com critérios como:

  • Canal de origem: o visitante chegou a sua página através de que canal? A comunicação pode ser diferente se o usuário veio de redes sociais, anúncios, busca orgânica ou tráfego direto, por exemplo;
  • Comportamento da visita: é a primeira vez que o visitante chega à página ou ele já teve contato com ela em algum outro momento? É a primeira página do seu site ou o visitante está navegando por ali há algum tempo?
  • Conteúdo da página: a abordagem do chatbot aplicado à home de um site pode ser diferente do que na página que convida para fazer um teste gratuito, por exemplo.

Nivele a comunicação do seu chatbot com os interesses e com a fase de funil do seu visitante.

Confira três exemplos de abordagens personalizadas que diferem entre Descoberta (canal de origem), Interesse (comportamento da visita) e Consideração (conteúdo da página):

1. Crie abordagens personalizadas para cada captar a atenção
🔍 Leia também: Leadster: Como as Chamadas Inteligentes Aumentam a Conversão

2. Faça uma oferta relevante para o visitante

Também analisando o comportamento e dados fornecidos, você pode oferecer, através do chatbot para geração de leads, ofertas que despertem o interesse do mesmo. 

Mais uma vez, é fundamental entender a fase do funil de vendas, para que a oferta não acabe afastando esse consumidor em potencial.

Confira o exemplo abaixo:

3. Capte os dados de contato do usuário

A captação de dados é mais dinâmica em um recurso de marketing conversacional, já que o visitante vai fornecendo os dados durante a interação.

Além dos dados mais básicos requisitados em formulários estáticos, os chatbots têm uma maior chance de conseguir dados relevantes lá na frente para a equipe comercial, enquanto perguntam certos aspectos para fornecer as informações que os leads desejam.

Porém, sempre fique atento em colher os dados do usuário de maneira legal. No Brasil nós temos a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que estabelece regras para a proteção de dados pessoais. Seu objetivo é garantir que as empresas tratem os dados pessoais de forma legal e transparente. 

A lei exige que as empresas obtenham o consentimento explícito dos indivíduos antes de coletar e usar seus dados, além de também notificar as autoridades de proteção de dados em caso de violação de dados, por isso, fique ligado!

Veja como o chatbot da Leadster capta dos dados do usuário:

4. Utilize perguntas de qualificação para entender o perfil do lead

Essas perguntas incluem questões de qualificação.

Por este motivo, é tão importante definir esses critérios antes mesmo de montar os roteiros de conversa.

Se poder aquisitivo, localidade, poder de decisão e frequência de compra foram qualificadores, por exemplo, garanta que o roteiro inclua perguntas direcionadas a descobrir essas informações.

5. Segmente seus leads com base no perfil e estágio do funil

Todas essas informações nos possibilitam mais uma ação em relação à base de leads conquistada: a segmentação.

Através dela, você pode separar os contatos em grupos de acordo com o perfil, tipo de produto ou serviço de interesse e maturidade em relação à compra. 

Essas segmentações são a base de outros recursos que você pode explorar, como você confere a seguir.

Com a funcionalidade lead scoring, você consegue avaliar e segmentar os seus leads conforme o perfil e qualificação.

6. Integre com suas ferramentas de vendas e marketing

Suas ferramentas de marketing e de vendas, como plataformas de automação e CRMs, podem ser integradas ao chatbot, para tornar sua estratégia, principalmente de inbound, ainda mais completa. 

Essa ação também possibilita a continuidade dos leads gerados no funil de vendas, com a oferta de novos materiais de interesse, com a nutrição e qualificação de leads e com o envio das melhores oportunidades para a abordagem do time de vendas.

Veja algumas das ferramentas que podem integrar com o chatbot da Leadster:

7. Crie fluxos de nutrição para leads que não estão prontos para comprar

Sabe a nutrição e qualificação que acabamos de comentar?

Elas são relevantes já que nem todos os leads gerados serão leads qualificados para vendas.

Até porque nem todos os leads que chegarem pela estratégia de inbound marketing já saberão suas dores e estarão procurando por soluções.

Pode ser que você tenha em mãos uma base de leads que correspondem ao perfil desejado como cliente, mas que ainda não estejam prontos para finalizar uma compra. 

Para melhorar as taxas de conversão e destinar os esforços da equipe comercial apenas para aqueles contatos com maiores chances de comprar, garanta que os leads passarão por fluxos de nutrição e qualificação.

Confira abaixo um exemplo de fluxo de nutrição criados pela RD Station:

8. Distribua os leads entre os vendedores

Chegada a hora da abordagem comercial, os leads precisam ser distribuídos entre os vendedores, para que o contato seja feito.

Com uma boa ferramenta de chatbot, a integração com o CRM é feita e essa distribuição pode ser pensada de forma estratégica.

Quer ler mais sobre esse tema? Recomendados que você acesse o post “Como Fazer a Distribuição de Leads na Equipe Comercial?”.

9. Envie leads diretamente para o WhatsApp

Assim que seu visitante conclui a conversa com o chatbot, caso ele tenha uma dúvida e queira interagir em tempo real com a sua equipe de atendimento, você pode disponibilizar um link de redirecionamento para o WhatsApp.

Na Leadster, você pode aplicar essa funcionalidade de duas formas: 

  • Envio do lead através de um link disponibilizado no chat; ou
  • Redirecionamento automático para WhatsApp ao final do fluxo.

Confira o exemplo abaixo:

10. Gere reuniões instantâneas

Chega de perder tempo tentando encontrar um horário que concilie suas datas com a dos leads, com o chatbot o seu visitante já marca na agenda uma reunião de forma instantânea.

Aqui na Leadster, a funcionalidade de agendamento de reuniões está integrada ao Google Calendar, então basta que você disponibilize sua agenda para que o usuário analise quais são os horários disponíveis e assim marque a reunião.

Com essa função, você acelera o seu processo de pré-vendas, aumenta a produtividade da equipe, distribui automaticamente os leads para os seus representantes comerciais e ainda reduz o ciclo de vendas.

O case da Contraktor mostra muito bem como a produtividade da equipe aumentou e mais vendas foram fechadas com a função de Agendamento de Reuniões.

🔍 Saiba mais: Seu site gerando Reuniões de Vendas

Quais são as vantagens de gerar leads usando chatbots?

Já mostramos como fazer inbound usando chatbots. Mas, para além disso, os dados já mostram como essa ferramenta vem sendo utilizada pelas empresas e é bem recebida pelos usuários.

Os dados já mostram como essa ferramenta vem sendo utilizada pelas empresas e bem recebida pelos usuários.

Segundo uma pesquisa da Drift, 63% dos consumidores disseram serem mais propensos a retornar a um site que possui um recurso de chatbot.

Com isso, podemos afirmar que além de aumentar as taxas de conversão em comparação com os formulários estáticos, uma ferramenta como o chatbot para geração de leads ainda traz diversos outros benefícios.

Confira alguns abaixo.

Quais são as vantagens de gerar leads usando chatbots?
🔍 Saiba mais: Chatbots Online já são Realidade de Milhares Empresas, Entenda o Crescimento Da Ferramenta

Atendimento rápido, eficiente e personalizado

Com as ferramentas de marketing conversacional, o usuário ou visitante conta com o chatbot ou assistente virtual sempre que precisa, com retorno automático e na hora.

Além disso, com a análise de dados e comportamento, a personalização das interações conforme é adaptada às necessidades dele.

Como a ferramenta é centrada no consumidor, ela é capaz de entregar o que o visitante quer, da forma mais simples e da maneira mais rápida possível.

Sempre disponível, 24h por dia, 7 dias por semana

Um chatbot é uma ferramenta automática e com respostas pré-definidas.

Portanto, ela não depende de uma equipe de atendimento disponível 24h por dia.

O usuário encontra a resposta que precisa, ou pelo menos um pré-atendimento, a qualquer momento.

Aumenta o engajamento e a conversão

O chatbot para geração de leads melhora as taxas de conversão, uma vez que é mais atrativa do que formulários estáticos.

Essa alternativa deixa os usuários mais confortáveis em disponibilizar os dados de contato através de um atendimento personalizado e de um diálogo mais fluido entre marca e consumidor.

Qualificação automática de leads

Ao oferecer atendimento rápido, facilitado e personalizado, a empresa conquista informações relevantes durante todo o tempo do contato ou interação. 

Com um atendimento automatizado você é capaz de trabalhar de uma forma mais dinâmica do que com formulários estáticos, capta dados do seu lead e, desde o começo da interação, começa a qualificar esse contato.

Assim você gera um conhecimento mais profundo sobre os consumidores, já que coleta um volume muito maior de informações.

🔍 Leia também: Dicas Leadster: Como Qualificar um Lead Gerado com a Leadster?

Integração com sistemas de vendas e marketing

Os chatbots podem ser integrados com outras ferramentas exploradas pelos setores de marketing e vendas, deixando as estratégias do funil mais completas e dando acesso a todas as informações que as equipes precisam para nutrição, qualificação e abordagem comercial desses contatos.

Envio de informações dos leads para o WhatsApp

O WhatsApp ganhou força no atendimento ao consumidor e essa ferramenta também pode ser integrada aos melhores chatbots.

Dessa forma, os primeiros passos do atendimento ao consumidor acontecem através de uma ferramenta automatizada e, se for necessário, os contatos podem ser direcionados para o atendimento humano, sem que os dados sejam perdidos.

🔍 Leia também - 8 KPIs de Vendas e Marketing que os Líderes Querem ver no seu Dashboard

Qual o melhor chatbot para geração de leads?

Qual o melhor chatbot para geração de leads?

Para descobrir qual o melhor chatbot para geração de leads, é necessário primeiro entender quais são os objetivos de sua empresa, seus canais de atuação, as estratégias a seguir e qual é o público-alvo.

Também é importante que você faça um teste com a ferramenta que escolher.

Porém, não podemos deixar de recomendar a Leadster, uma plataforma especializada na captação e qualificação de leads.

Estamos falando da primeira plataforma de marketing conversacional do Brasil, que utiliza essa metodologia para proporcionar a melhor experiência ao cliente, resultando em mais leads qualificados e, consequentemente, maior taxa de conversão.

Saiba mais sobre esse assunto e acerte na sua escolha com o conteúdo “Conheça os Melhores Chatbots do Mercado para usar em 2023”.

Como criar um chatbot grátis para geração de leads?

Já está mais do que claro que a geração de leads é uma parte essencial do funil de vendas.

E junto a ela sabemos que os chatbots são aliados e vão potencializar a estratégia.

Pensando nisso, vamos entender rapidamente o passo a passo de como criar um chatbot grátis com a Leadster.

Confira!

Como criar um chatbot grátis para geração de leads?
  1. Inicie a sua demonstração;
  2. Configure sua conta;
  3. Finalize o seu primeiro fluxo;
  4. Ative a Leadster no seu site;
  5. O resto é com a Leadster!

Pronto, agora você já tem o seu chatbot à disposição para gerar ainda mais leads!

Para saber mais detalhes e ver essa implementação na prática, confira o vídeo abaixo:

Não deixe de testá-lo por 14 dias grátis e ver os resultados positivos em sua dashboard!


Fernanda Andreazzi

Estrategista de conteúdo na Leadster. Atua há 5 anos com Marketing Digital, Inbound Marketing, SEO - e tudo o que há de bom

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