Pense que você quer atrair clientes, porém, o mundo do marketing digital está se tornando cada vez mais competitivo. 

As plataformas que enquadram o seu negócio até tem muitos acessos e seguidores, porém a sua taxa de conversão é baixa.

Pensando nisso, a Leadster preparou esse conteúdo sobre a primeira parte da estratégia do funil de vendas: o Topo de Funil.

Siga no texto para entender o que é esse conceito, sua importância, dicas, canais onde aplicar e muito mais!

O que é Topo de Funil?

O que é Topo de Funil?

O Topo de Funil (ToFu) é o primeiro passo da jornada do comprador, é o momento de atrair e despertar o interesse de seu possível cliente.

O que é funil de marketing?

Nessa etapa do funil de vendas, é criada uma consciência de marca, além de um maior conhecimento sobre seu produto ou serviço.

Aproveite para educar o seu possível cliente, a fim de torná-lo um lead.

Seu objetivo aqui é despertar o máximo de curiosidade e necessidade do seu lead, para ele dar sequência no funil de vendas e posteriormente, tornar-se um cliente.

As fases do funil de marketing também podem ser relacionadas com as etapas da jornada do consumidor, como mostra a imagem abaixo:

As fases do funil podem ser relacionadas com as etapas da jornada do consumidor.

Continue no texto e saiba ainda mais sobre a parte mais larga do funil!

 Leia também: O Que é Funil de Conversão, Quais são as Etapas e Como Criar

Quais São os Principais Objetivos do Topo de Funil de Vendas

Quais São os Principais Objetivos do Topo de Funil de Vendas

O principal objetivo do Topo de Funil é, ao se deparar com pessoas que estão com algum problema ou necessidade sobre aos tópicos que seu negócio cobre, auxiliá-las para que tal problema seja entendido e resolvido com os produtos/serviços de sua empresa.

Faça com que esse usuário entenda pelo que está passando e posicione o seu negócio como referência nesse assunto.

Ofereça conteúdos próprios e gratuitos que tenham um papel essencial para realizar o diagnóstico. 

O “tratamento” e “cura” do problema estarão lá no fundo do funil, com a venda de seu produto ou serviço.

Nesse momento você ainda não conhece muito seu possível cliente, pois nem ele sabia ao certo quais necessidades estava passando.

Então seja solícito com ele, mostre que se importa e que dará todo o apoio necessário, sempre o levando para os seus conteúdos por meio do marketing de atração.

 Leia também: Funil Pirata: As 5 Métricas Usadas por Empresas de Alto Crescimento

Qual a Importância do Topo de Funil de Vendas?

Qual a Importância do Topo de Funil de Vendas?

O Topo de Funil de Vendas é a sua porta de entrada, o primeiro contato que o possível cliente terá com o seu negócio, ou seja, momento essencial para o usuário dar seguimento com seu serviço/produto ou não.

Logo abaixo estão alguns tópicos para ficar ainda mais fácil de entender a importância do Topo de Funil, vamos a eles!

 Leia também: Automação de Vendas: Entenda Tudo Sobre a Estratégia

É uma forma de primeiro contato

Como já elucidamos acima, o Topo de Funil é o primeiro contato de seu possível cliente, por isso, lembre-se daquele ditado antigo: “a primeira impressão é a que fica”.

É nesse momento que a decisão de seguir ou não em um relacionamento com a marca ocorre, então, dê muita atenção para seus conteúdos orgânicos, torne-os mais atrativos possível.

Realiza descobertas sobre o lead

Às vezes, a pessoa nem tinha conhecimento dos problemas que estava enfrentando ou, até mesmo, quais serviços são necessários, então, quando tem contato com os conteúdos de seu negócio, percebe o que lhe estava faltando.

Desse modo, quanto mais ela adentra em sua plataforma e tem contato com seus conteúdos, mais interesse e curiosidade são despertados, fazendo com que ela prossiga para as demais etapas do funil de venda, tornando-se um lead e, finalmente, um cliente.

Educa os usuários sobre um novo assunto

Assim que o usuário percebe uma nova necessidade, ele se tornará mais curioso e procurará entender mais sobre o que está passando.

Se antes eles não tinham encontrado nenhum material que explicasse sobre seu problema, agora ele irá muito mais a fundo nos seus conteúdos, e consequentemente, conhecerá mais o seu negócio.

Como Criar Conteúdo para o Topo de Funil?

Como Criar Conteúdo para o Topo de Funil?

Se você quer que seu cliente chegue no fundo do funil, explore ao máximo as etapas anteriores.

Como estamos falando sobre o Topo de Funil neste texto, elabore conteúdos informativos, vá cada vez mais fundo nas dúvidas de seus possíveis clientes e ofereça conteúdos ricos.

Evite promover seu negócio

Esse ainda não é o momento para você tentar fazer uma venda, jogar promoções ou persuadir o seu possível cliente a comprar algo.

Como já explicamos, o usuário ainda está entendendo o que está passando, ainda está descobrindo sobre seus problemas e necessidades, então ele provavelmente não tem interesse e nem está preparado para realizar uma compra.

O seu objetivo no Topo de Funil é tirar dúvidas, explicar, exemplificar e facilitar o entendimento da pessoa.

Busque ser o mais claro possível

Não adianta criar um conteúdo cheio de termos que o usuário ainda não conhece.

Como esse é o primeiro contato que ele tem com o problema, é necessário ser claro e objetivo em seus textos.

O ponto-chave aqui é informar, e não vender (ainda). 

Facilite a Vida do Público

Ao criar conteúdos claros e objetivos, você abre portas para que os usuários explorem cada vez mais o tópico e entendam ainda melhor os problemas enfrentados.

Para isso, explore as necessidades, os problemas e os gaps desse usuário.

Além disso, se você disponibilizar em vários canais seus conteúdos, a vida de seu público se tornará ainda mais fácil.

Exploramos esse tópico abaixo, confira!

Disponibilize o Conteúdo no Máximo de Canais Possíveis

Faça com que seus conteúdos estejam em suas redes sociais, blogs, e-mails, site e todas as outras plataformas onde o seu negócio está.

Quanto mais fácil está o acesso desses conteúdos, mais possíveis clientes os encontrarão e terão conhecimento de sua empresa.

Como usar Gatilhos Mentais para Topo de Funil de Vendas

Como usar Gatilhos Mentais para Topo de Funil de Vendas

Gatilhos mentais são casos em que, ao ver determinado conteúdo ou acontecimento, sentimentos são gerados em nós, sejam eles bons ou ruins.

No marketing digital, esses gatilhos são usados para persuadir o usuário, fazendo com que eles associam tal sentimento com o produto/serviço de seu negócio.

Logo abaixo estão alguns exemplos de gatilhos para você usar em sua estratégia de marketing, confira!

Autoridade

Nada melhor do que colocar um profissional falando em seu conteúdo, dessa forma, o usuário entende que você tem autoridade para falar o que está falando.

Utilizar aspas, “de acordo com” e citar pesquisas são formas de transmitir autoridade para o seu possível cliente.

Reciprocidade

Lembre-se do ditado “você planta o que colhe”, então, se uma ação positiva é praticada, mais coisas boas virão para você.

Pensando nisso, não tenha limites quando falamos sobre conteúdos ricos, bem explicados e muito informativos

Se você fornece materiais com esses critérios de forma gratuita, seus usuários ficarão ainda mais interessados e as chances de conhecer seus produtos/serviços serão ainda maiores.

Quais Canais usar no Topo de Funil?

Quais Canais usar no Topo de Funil?

Já falamos muito de criar conteúdos gratuitos para Topo de Funil nesse texto, mas, quais são as melhores plataformas para distribuir esses conteúdos?

Siga no texto e descubra!

 Leia também: Principais Estratégias de Crescimento para Aplicar na Empresa

Redes Sociais

As redes sociais são ótimas para atrair clientes, ou seja, para atender o principal objetivo do Topo de Funil.

Aproveite canais como Instagram, Facebook e Twitter para chamar a atenção dos usuários, conecte-se com eles, faça posts informativos, interaja com os seguidores e aproveite também para tirar as dúvidas.

Não esquecendo também de linkar esses conteúdos para suas demais plataformas, como site, blog e YouTube, por exemplo.

Blogs

Nos blogs os usuários vão encontrar conteúdos ainda mais ricos e completos, eles são ótimos para informar, explicar e exemplificar.

Aproveite também para usar e abusar dos CTAs nesse canal, para levar seus possíveis clientes para os demais artigos de seu blog – preferencialmente guiando a sua jornada para conteúdos relacionados às próximas etapas do funil.

E-mail marketing

Através do e-mail marketing, oferecendo conteúdo como as Newsletters, você poderá manter contato direto e periódico com o lead que se inscreveu, além de poder personalizar o conteúdo conforme a necessidade do usuário.

Landing Page

As Landing Pages servem para você criar conteúdos objetivos e bem chamativos, além de apostar no design, utilizando cores e copys que prendam o foco do usuário.

Na Landing Page você também pode aproveitar para conquistar o e-mail da pessoa.

Em troca, ofereça um E-book ou webinar, por exemplo.

Ferramentas para Gerar Leads Qualificados

Ferramentas para Gerar Leads Qualificados

Leads qualificados são aqueles com grande chance de fechar uma venda.

Para isso, aposte nas ferramentas certas, como:

  • Redes Socias – com plataformas como Facebook, Instagram e Twitter, você consegue aumentar o engajamento, além de despertar mais curiosidade nos usuários.
  • Post de Blogs – nos artigos de blog você consegue explorar ainda mais os tópicos em que os usuários têm dúvidas, além de criar materiais ricos para ajudar no entendimento.
  • Newsletters – como mais uma forma de difundir o conteúdo, com as newsletters você pode personalizar e criar certa periodicidade de contato com o seu lead.

As estratégias de Topo de Funil são essenciais para o seu planejamento de marketing.

Lembre-se sempre que essa é a porta de entrada para o seu negócio, onde os seus possíveis clientes terão o primeiro contato com o seu negócio, então invista em conteúdos ricos, claros e objetivos.

Seguindo todas essas dicas, você fará com que o usuário se torne um lead e logo depois um cliente.

Continue acessando o blog da Leadster para receber mais materiais estratégicos como esse!


Beatriz Testa

Redatora na Leadster e jornalista em formação. Há 2 anos trabalhando com SEO, Marketing de Conteúdo, Hard News e muito mais!

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