A Internet e as mídias sociais mudaram para sempre a maneira como as marcas se comunicam com o público.

Esse movimento possibilitou que os grandes players do mercado ocupassem o mesmo palco que as pequenas empresas. 

Essa democratização da informação abriu um leque de oportunidades para criar uma comunicação humanizada, assertiva e focalizada, resultando em uma conversa com uma via de mão dupla. 

Isso significa que oferecer conteúdo valiosos para ajudar o seu cliente ideal pode ser uma maneira de se destacar nesse mar de informações que é a Internet.

Essa estratégia chamamos de Marketing de Atração ou Inbound Marketing.

O que é marketing de atração?

O que é marketing de atração?

Marketing de Atração, ou Inbound Marketing, é um método de divulgar um produto ou serviço oferecendo informações valiosas para os clientes ideais nos estágios iniciais de um processo de compra.

Essa estratégia é muito eficiente para gerar novos leads e fidelizar clientes

Para entender como funciona essa estratégia, pense na jornada de compra dos consumidores.

Hoje em dia, a primeira coisa que se faz quando há interesse em comprar alguma coisa é procurar no Google.

Muitas vezes, os consumidores ainda não têm certeza do que exatamente querem comprar, por isso acabam fazendo pesquisas do tipo “melhores aparelhos de TV em 2022” ou “qual é a operadora de celular que tem maior alcance no Brasil”. 

Por meio dessa forma de pesquisa, os consumidores aprendem mais sobre o problema que eles querem resolver e qual o melhor produto ou serviço para solucioná-lo.

Uma vez que os consumidores tem um entendimento do problema que eles querem resolver, chegou o momento de considerar as opções de compra, comparar marcas e modelos e analisar os prós e contras para entender com detalhes os produtos e serviços que estão disponíveis no mercado. 

Esse é a hora que o consumidor filtra as opções e elege a que melhor se encaixa às suas necessidades, finalmente fechando a compra de um produto ou serviço. 

Esse caminho, com algumas poucas variações, é praticamente o mesmo para cada consumidor no mundo da Internet.

Esse processo é reconhecido pelos mestres do marketing como a jornada do consumidor

Quando as empresas e as agências de marketing começaram a notar essa tendência, foram em busca de estratégias, técnicas e metodologias para influenciar os consumidores nesse processo de compra. 

Esse conjunto de ferramentas que tem como objetivo alcançar, engajar e induzir o consumidor na sua decisão é o que chamamos de Marketing de Atração

Qual a metodologia do marketing de atração?

Qual a metodologia do marketing de atração?

Essa estratégia de marketing segue uma metodologia com etapas bem definidas: 

Atração

Quanto mais pessoas forem atraídas nessa etapa, melhores serão os resultados.

Essa é fase que corresponde ao topo do funil de conversão de vendas

Disponibilizar conteúdos pertinentes que informem e eduquem o público é o foco nesse primeiro momento. 

Através do conteúdo compartilhado, torna-se muito mais fácil atrair o público certo.

Além disso, é através dele que o público-alvo vai descobrir um problema ou identificar-se com alguma dor. 

Redes sociais, posts de blog e vídeos ajudam a aumentar a visibilidade e a posicionar sua marca como autoridade no assunto. 

Uma vez que sua empresa é vista como referência no seu campo de atuação, fica muito mais fácil oferecer uma solução que resolva um problema específico do cliente.

Conversão

Esse estágio corresponde ao processo de conduzir o lead do topo até o meio do funil por meio da construção de um relacionamento com o cliente em potencial. 

Identificar as dores do cliente ideal é um passo decisivo na hora de produzir e ofertar conteúdos assertivos que realmente façam diferença da vida desse cliente em potencial. 

É importante atentar-se à captação de contatos nessa etapa para criar uma lista de leads segmentada.

Endereço de e-mail ou telefone pode ser suficiente para você iniciar essa lista de captação.

Uma maneira de obter essa informação é oferecendo um conteúdo mais denso e completo, como, por exemplo, um e-book. 

Fechamento

Nessa fase o lead já reconhece o problema ou a dor, já pesquisou e aprendeu sobre o assunto e então vai buscar um produto/serviço para resolver essa questão. 

É nessa etapa que o lead vai comparar as soluções e escolher a que melhor resolve as suas necessidades.

O objetivo nessa etapa é provar para o cliente ideal que a sua solução é que a resolve perfeitamente o problema ou a dor.

Como fazer isso?

Mostrando cases de sucesso, infográficos comparativos e oferecendo testes do produto ou serviço. 

Encantamento

O fechamento da compra não é a última etapa da jornada do consumidor.

Uma vez que cliente escolheu e adquiriu o seu produto/serviço, é o momento ideal para fidelizá-lo. 

O propósito dessa fase é conquistar a confiança do comprador e fazer com que ele promova e defenda sua marca, e volte para comprar novamente.

Os primeiros passos para encantar esse cliente são pequenas ações depois que a compra é efetuada.

Você pode, por exemplo, enviar uma pesquisa de satisfação ou dar dicas de como começar usar o produto/serviço e tirar melhor proveito dele. 


Se um lead se movimentou do topo do funil, chegou até o meio e não desceu até a boca do funil realizando a compra, é porque ele ainda tem objeções que devem ser identificadas e dissolvidas.

Sendo assim, ele pode voltar ao meio do funil para que continue sendo trabalhado até que se torne um comprador. 

 Leia também: Objeções de Vendas que Fazem todo Vendedor Tremer na Base — E como Contorná-las

Quais os benefícios de implementar a estratégia de Marketing de Atração na sua empresa?

Quais os benefícios de implementar a estratégia de Marketing de Atração na sua empresa?

Esse conjunto de ferramentas do Marketing de Atração ajuda a sua marca se diferenciar e se destacar dos competidores, focando em esforços de marketing que façam com que seu produto ou serviço seja a opção mais atrativa do mercado.

Potencializa o relacionamento com o cliente

Uma das principais vantagens dessa estratégia é potencializar o relacionamento com o cliente

Como já falamos anteriormente, é imprescindível mapear as principais dores e problemas do seu cliente ideal.

Tendo conhecimento destas, é possível construir um relacionamento verdadeiro com o cliente potencial, no qual a principal razão que move o seu negócio é ajuda-lo a resolver essas questões. 

Oferecendo ajuda, conhecimento e informações valiosas para o cliente ideal, a relação entre marca e consumidor se torna mais humanizada e, portanto, mais forte e duradoura.  

Educa o lead 

Educar o lead pode ser uma tarefa extremamente indispensável se o seu produto/serviço for muito inovador.

Isso porque você precisa conscientizar o cliente potencial de uma necessidade que talvez ainda não seja reconhecida. 

A Apple ilustra bem essa situação.

Quando eles lançaram o iPhone, os consumidores ainda não sabiam que poderiam precisar dessa solução tecnológica.

Desta maneira, antes de oferecer uma solução, é preciso educa-los de que existe um problema que pode ser resolvido através do seu produto/serviço. 

Reduz custos

Aplicando estratégias do Marketing de Atração é possível reduzir custos de publicidade e propaganda.

Isso porque os formatos tradicionais de propaganda, assim como as mídias pagas digitais, estão cada vez mais caros e inacessíveis – especialmente para pequenos negócios.

Uma vez que um conteúdo é postado e atinge bons resultados organicamente, ele fica online por tempo ilimitado e sem custos adicionais.

Se um vídeo é postado no Youtube, por exemplo, esse conteúdo pode continuar atingindo novos leads mesmo muito tempo depois de ter sido postado. 

Resultados metrificáveis

Outra vantagem do Marketing de Atração é que ele permite acompanhar em tempo real as métricas de performance.

Isso significa que é possível modificar, alinhar, e ajustar estratégias a qualquer momento.

Isso resulta em uma campanha de marketing muito mais assertiva e eficiente. 

Ferramentas para aplicar o Marketing de Atração

Ferramentas para aplicar o Marketing de Atração

Você pode se atentar a algumas ferramentas do Marketing de Atração para começar implementar essa estratégia de propaganda na sua empresa.

Vamos listar aqui as principais:

Blog

Atrair potenciais clientes através de blog posts pode ser uma maneira muito eficiente para começar criar um relacionamento com o público-alvo. 

Oferecer conteúdos relevantes, interessantes e diferentes do que se encontra na Internet tem a capacidade de atrair leitores e, consequentemente, futuros clientes.

É importante se atentar aos detalhes: o texto precisa ter uma linguagem adequada, uma leitura de fácil compreensão e imagens que enriqueçam o conteúdo. 

Nossa dica é dedicar-se a aplicação de técnicas de SEO nos posts dos blogs para ajudar no ranqueamento do Google, fazendo com que o cliente encontre sua marca mais facilmente. 

Redes Sociais

Estar nas redes sociais é praticamente obrigatório nos dias de hoje! 

Atentar-se às tendências, estar presente nas mesmas redes onde seu cliente ideal está e criar um relacionamento de confiança que vai além das vendas são pontos importantes a considerar.

Outra dica para se aproximar do seu cliente ideal nas redes sociais é contar com a ajuda de influenciadores.

Nem sempre buscar um perfil com milhões de seguidores é a melhor escolha.

Isso vai depender muito do seu produto/serviço, do perfil do seu público-alvo e de informações demográficas do seu cliente ideal. 

Se a sua marca não tem um grande orçamento para esse tipo de ação, a melhor abordagem é levar em conta microinfluenciadores que são conhecidos na região onde sua empresa atua.

As redes sociais também são uma ótima ferramenta para atendimento ao consumidor.

As pessoas estão sempre conectadas no celular e podemos usar isso ao nosso favor para construir um diálogo com os nossos clientes.

Atendimento através das redes sociais pode tornar os processos de venda e pós-venda mais rápidos, eficientes e baratos. 

Call-To-Action

Call-To-Action, ou CTA, é uma forma de aproveitar oportunidades para engajar com os leads e conduzi-los a uma ação específica com um objetivo por trás.

Para criar um Call-to-Action eficiente é preciso considerar pontos importantes e não apenas criar um botão para clicar no final do e-mail marketing.  

O CTA precisa vir depois de uma introdução, de um diálogo que já está acontecendo ou de uma cena que já está se desenrolando dentro do ambiente digital.

É imprescindível que o CTA não apareça sem contexto prévio. 

Há diversas maneiras de aplicar o CTA.

Alguns exemplos: chamar o lead para comentar em algum post, reagir a um stories, pedir para enviar DM no Instagram ou Twitter, solicitar um endereço de e-mail, oferecer algum material para fazer download, oferecer testes e avaliações gratuitas.

Lembrando que o CTA mais adequado vai ser aquele que mais combina com seu universo de marca e com a situação onde você pretende aplicá-lo.

Chatbots e Formulários

Chatbots ou Formulários são indispensáveis para a captação de leads.

Para construir uma lista de contatos relevantes é preciso coletar dados de pessoas que estão realmente interessadas no seu produto ou serviço. 

Para coletar esses dados, é preciso criar um formulário que contém as perguntas para as quais você busca resposta.

Com um chatbot, você pode inserir essas perguntas em um contexto de conversação mais natural, aumentando as chances de engajamento e preenchimento das informações.

Essas informações vão posteriormente guiar estratégias de marketing digital. 

Uma dica é começar estabelecendo um objetivo específico para cada formulário ou chatbot.

Isso vai ajudar a orientar as perguntas a serem feitas. 

 Leia também: 
4 Motivos do Porquê Formulários estão Mortos
Como (e Por Que) Usar um Chatbot para Geração de Leads?

E-mail Marketing

E-mail marketing é fundamental para uma estratégia de marketing digital eficiente.

Para você ter uma ideia do peso que essa forma de comunicação tem nos negócios, até 2025 é estimado que sejam enviados cerca de 376,4 bilhões de e-mails

Para criar um e-mail marketing bem elaborado, vale a pena se atentar a alguns detalhes importantes.

Sugerimos que você dê uma atenção ao nome do remetente e ao assunto do e-mail, já que isso é decisivo na hora de uma pessoa decidir se vai ou não abrir o e-mail.

Relatórios

Desenvolver relatórios detalhados com uma visão clara do KPIs é primordial para a eficiência das campanhas de marketing de atração. 

As informações decifradas no relatório ajudarão a criar uma base sólida para alinhar não só a comunicação da sua marca, mas também trará indicativos que serão úteis em todas as áreas da empresa. 

Para analisar o desempenho de uma campanha específica, é preciso navegar entre visões micro e macro, considerando na eficácia da estratégia de marketing digital atual como um todo. 

5 estratégias para fazer um bom Marketing de Atração

5 estratégias para fazer um bom Marketing de Atração

Agora que você tem um entendimento mais profundo do que é Marketing de Atração, dos seus benefícios, e das principais ferramentas que compõem essa estratégia, vamos trazer algumas questões para você considerar na hora de traçar sua estratégia de Marketing de Atração. 

1. Escolha os canais

Como já falamos anteriormente, é importante escolher as redes onde o seu cliente ideal está.

Mas para que a mensagem seja recebida da melhor forma possível, é necessário eleger um canal que seja adequado para cada tipo de diálogo. 

Por exemplo, se você precisa contar uma história, talvez o Twitter não seja a melhor plataforma, já que existe um limite de caracteres.

Já se você quer compartilhar conteúdo visual, talvez o Instagram seja o melhor lugar.

Se você apresentar conteúdo através de vídeos longos, talvez seja interessante criar um canal no Youtube.

A escolha dos melhores canais vai advir de uma pesquisa detalhada do universo do seu cliente ideal.

Por isso o Marketing de Atração é tão eficiente, porque permite que a mensagem seja altamente segmentada para cada público. 

2. Invista em SEO

Vale lembrar que SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou seja, otimização para mecanismos de busca.

Basicamente é um grupo de estratégias e ferramentas utilizadas para que o seu site apareça nas primeiras páginas do ranqueamento do Google. 

Estar nas primeiras páginas quer dizer que você terá mais visitas no seu site.

Tendo mais visitas, você terá mais oportunidades de criar uma lista de contatos, iniciar um relacionamento com esses leads e consequentemente, converter mais clientes.

Por esse motivo, é essencial ter um site com uma navegação fácil e que também ofereça atrativos como conteúdos gratuitos. 

Vale ressaltar que o trabalho de SEO não é imediato.

Esse é um trabalho que precisa de constância para poder colher frutos em médio e longo prazo.

Não esqueça de estar sempre por dentro das novas tendências e mudanças velozes que acontecem no mundo digital. 

 Saiba mais: Otimização de Site: É Melhor Focar em SEO ou Conversão?

3. Capriche na newsletter

Newsletter é uma forma básica de e-mail marketing que tem como objetivo informar, apresentar notícias e últimos acontecimentos relacionados à sua marca. 

O principal objetivo desse tipo de comunicação é manter um relacionamento mais próximo com o público, mas para evitar que as pessoas sintam que esse é só mais um e-mail dentro os milhões que elas recebem todos os dias, é importante que o conteúdo trazido seja relevante e interessante. 

Uma dica é segmentar a lista de transmissão e usar esse canal para responder perguntas frequentes, matar objeções, informar sobre inovações e apresentar novos produtos ou serviços.

4. Invista em materiais ricos

A Internet está cheia de conteúdos rápidos e superficiais.

Para se destacar nesse mar de informações, é interessante que sua marca invista em materiais que possuem muito valor.

Se você está se perguntando quais poderiam ser esses materiais, aqui trouxemos alguns exemplos: e-books, infográficos, vídeos longos, webséries, templates, webinars, podcasts e vídeos tutoriais, além de uma infinidade de outros tipos de conteúdo. 

Esse tipo de conteúdo pode informar, educar e induzir o lead a avançar na jornada do consumidor. 

5. Invista em um e-mail marketing excepcional 

Já falamos sobre a importância de criar uma lista de contatos qualificados para aumentar a taxa de conversão.

Uma vez que o lead tenha autorizado o recebimento de e-mails, você pode disparar e-mails que contém algum tipo de conteúdo exclusivo. 

Esse contato através do e-mail acaba sendo muito mais íntimo, já que a pessoa escolheu e optou por estar nessa lista de transmissão.

Por isso, valorize isso!

Entregue conteúdos únicos para que essa pessoa se sinta especial em receber conteúdo que ela não encontrará em nenhum outro canal de comunicação. 

Além de oferecer um conteúdo exclusivo, também vale a pena criar um e-mail marketing específico para cada público segmentado.

Lembre-se: quanto mais único e assertivo for o e-mail marketing, maiores as chances de você construir um relacionamento de longo prazo com seus clientes, fidelizando-os e transformando-os em fãs da sua marca. 

Conclusão 

Esperamos que esse artigo tenha trazido vários insights para seu negócio!

Marketing de Atração, quando usado de forma correta, pode ser uma ferramenta poderosíssima para impulsionar seus negócios!  

Lembre-se que o presente e o futuro são digitais, portanto, não deixe de investir em estratégias digitais para construir uma marca forte com uma base duradoura de clientes.

Converse com a gente se você quiser tirar alguma dúvida sobre essa metodologia.

Ficaremos felizes em ajudar respondendo seu comentário!


Fernanda Andreazzi

Estrategista de conteúdo na Leadster. Atua há 5 anos com Marketing Digital, Inbound Marketing, SEO - e tudo o que há de bom

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