/ / 4 Motivos do Porquê Formulários para Captação de Leads estão Mortos

Já vou logo te falar a verdade, esse artigo é sim sobre formulários, porém, vou te dizer porque os formulários para captação de leads estão mortos.

Quando falamos em conversão, talvez seja automático você pensar nos tradicionais formulários de marketing utilizados nessa estratégia, certo? 

A ferramenta é utilizada – há muito tempo – para captar informações de visitantes e transformá-los em leads. Os dados são a moeda de troca para receber o material ofertado pela sua empresa.

Porém, spoiler alert: formulários na internet estão ultrapassados e não são mais efetivos para conversão.

Ainda sem entender o porquê? Continue a leitura e vamos listar os principais motivos pelos quais os formulários de marketing não são mais efetivos caso você queira conquistar leads qualificados para o seu negócio.

Vamos lá!

No Marketing Tradicional, para que Servem os Formulários?

No Marketing Tradicional, para que Servem os Formulários?

Tempos atrás as pessoas conferiam apenas anúncios de jornais impressos para adquirir produtos e serviços. Hoje em dia, nada disso faz mais muito sucesso, muito menos traz resultados mensuráveis para a sua empresa. 

Assim como o método acima, os formulários de marketing surgiram com o propósito de receber mais informações sobre o seu visitante e transformá-lo em um lead. Ou seja, captar dados de contato e informações básicas sobre o possível cliente para facilitar e agilizar o ciclo de vendas.

A ferramenta, além de auxiliar na captação comercial, pode ser usada  em estratégias de marketing de conteúdo, como para divulgação de um e-book, newsletter ou artigo de blog, que podem ser “iscas” para geração de cadastros. 

Porém, ao longo do tempo, os formulários para captação de leads foram perdendo sua força e hoje estão próximos da extinção. Para entender o porquê, siga no texto!

Leia também: Blog para Gerar Leads: 10 Estratégias Essenciais

Porque formulários para captação de leads estão matando suas conversões

Formulários para captação de leads exigem não só a atenção do visitante (que precisa ser fisgado e retido na sua página), como também, demonstram em segundos que o usuário precisa entregar seus dados pessoais logo de cara, em troca de obter o que deseja — seja acessar um material disponibilizado por você, fazer um orçamento ou simplesmente tirar uma dúvida sobre o seu produto ou serviço.

Principalmente neste último caso, pois muitas vezes se trata do primeiro contato do visitante com a sua empresa. O maior problema dos formulários é que eles causam fricção, e consequentemente dificuldade para uma conversão ser realizada; seja uma dificuldade real, como algo inacessível e complicado, ou uma dificuldade aparente, como o uso de fontes que dificultam a leitura.

Formulários de marketing estáticos são um dos principais exemplos de pontos de fricção entre o que você quer e o que o seu visitante quer. Isso faz com que as suas taxas de conversão caiam absurdamente. Detalhamos os porquês:

1. Formulários de marketing estáticos não geram interesse

1. Formulários de marketing estáticos não geram interesse

Já reparou como virou um padrão que todas as páginas possuem um link para “Entre em contato”? Como dissemos, esse tipo de estratégia funcionava muito bem 10 anos atrás. Mas hoje, basta analisar as taxas de conversão baixíssimas desse tipo de formato para entender que eles são mais decorativos do que qualquer outra coisa.

As pessoas têm necessidade de retorno rápido: só vão preencher um formulário estático e ficar esperando pelo retorno quando estiverem plenamente interessadas e convencidas da solução de sua empresa. O grande problema é que essa é a parcela mínima dos visitantes do seu site como mostramos na imagem abaixo.

E muitas simplesmente não vão nem preencher, por não saberem quando o retorno virá e por entenderem que a empresa em questão não preenche alguns requisitos necessários para que seja iniciado um relacionamento com ela. 

2. Formulários com muitas perguntas têm baixa conversão

Se você já trabalhou com conversão de leads através de formulários para captação de leads estáticos, sabe como pode ser complicado atingir taxas de conversão interessantes ao pedir qualquer informação mais específica sobre o visitante.

E, como visitante, também já deve ter se deparado com um formulário extenso e até mesmo um pouco invasivo que te fez desistir do preenchimento no meio do caminho. 

2. Formulários com muitas perguntas têm baixa conversão

Pois os visitantes do seu site ou de suas Landing Pages também pensam duas vezes ao fornecer informações, e calculam se aquela oferta/entrega/solicitação de contato vale tanto assim. Lembre-se sempre: estamos lidando com dados e dados são o que existe de mais precioso hoje. Você sabe disso e seu consumidor também.

Por isso, se você fizer um formulário com muitas perguntas, a taxa de conversão irá cair, pois a ação imediata vai assustar os usuários.

3. Formulários com poucas perguntas não entregam informações interessantes para a estratégia

Mas você pode pensar “então, basta diminuir a quantidade de informação requisitada ao visitante e as minhas taxas de conversão aumentam”. Pode até ser, mas de que serve ter apenas o nome, o e-mail e o telefone de um lead? Esse tipo de informação não responde que tipo único de consumidor essa pessoa é, qual o problema que ela busca solucionar e se o seu produto é o ideal para ela.

O processo para entender esse perfil de compra, a qualificação e a segmentação depois da conversão inicial é ainda mais complicado do que o convencimento do preenchimento do formulário.

Leia também: Como Fazer a Captura de Leads Qualificados para Vendas em 2022

4. Agora os consumidores precisam de interatividade e personalização 

O consumo muda conforme os anos e o contexto em que vivemos. Hoje, os consumidores têm papel mais ativo do que nunca visto antes e a personalização é algo extremamente valorizada. O visitante não quer ser só mais um número, quer entender que a empresa olha para ele e que entende a necessidade que ele tem. 

Há muito tempo o foco não é mais no que vender, mas em como atender. Além disso, o consumidor não é ingênuo. Ele sabe que o objetivo dos formulários de marketing que pedem dados pessoais é gerar contatos para que o comercial entre em ação posteriormente. E muitas vezes o visitante do seu site ou Landing Page ainda não está nem perto desse momento de compra. Muitas vezes o que ele precisa é de informação adicional sobre o seu produto ou serviço.

4. Agora os consumidores precisam de interatividade e personalização 

Por isso, soluções como chatbots e atendentes virtuais hoje são muito mais atrativas do que um formulário estático. Com um atendimento personalizado, mesmo que para dúvidas e interações simples, o lead tem mais chances de converter depois de solucionar as dúvidas que tem e estabelecer um diálogo com a marca.

Os assistentes virtuais são a melhor alternativa em relação aos formulários para captação de leads estáticos e estão crescendo pois eles garantem melhores taxas de conversão e uma experiência mais interativa e dinâmica. Eles abordam cada consumidor de forma personalizada, de acordo com seu contexto de navegação, assim conseguem aumentar seu engajamento (e não as respostas que a empresa imagina que eles precisam).  

Leia também: Como Gerar Leads B2B? As Estratégias Mais Atuais

Quais são as soluções que podem ser exploradas?

Além disso, assistentes virtuais captam informações únicas e valiosas sobre o consumidor através de uma conversa automática. Entendendo qual a dor ou a dúvida dele em relação ao seu produto ou serviço, você entende qual a maturidade de compra e que tipo de solução é a mais adequada para o que ele precisa resolver. 

Esse tipo de plataforma é o que entregamos para os nossos clientes aqui na Leadster: primeiro captamos a atenção do visitante no site e depois o engajamos para realizar a conversão. 

Dessa forma aumentamos seu volume de leads e ainda conseguimos qualificá-los em uma conversa. Se você quiser saber mais sobre a nossa solução, pode testar durante 14 dias grátis nossa plataforma de marketing conversacional em seu site.

4 Histórias para Acabar com a Ideia de que Formulários para Captação de Leads Funcionam

Para fechar com chave de ouro e provar de uma vez por todas que os formulários para captação de leads estão morrendo, separei aqui 4 cases de sucesso da Leadster.

Cada um deles mostra a melhora trazida por nossa plataforma de marketing conversacional, o chatbot, em relação a estratégias tradicionais como os formulários.

Vamos lá!

Como a W12 Aumentou em 3x sua Geração de Leads

A W12, empresa focada em software para academias, tinha como desafio melhorar a conversão dos visitantes que chegavam até o site.

Segundo a analista de marketing da W12, Amanda de Paula, a empresa conseguia gerar um bom trafego até a plataforma, porém, sua taxa conversão era baixa.

Até que a Leadster surgiu e, a partir da personalização, interação e instantaneidade do nosso chatbot a W12 se viu triplicando sua geração de leads.

Ouça por si mesmo o que a Amanda tem a dizer:

Como a Recursos para Multas Aumentou em 287% sua Taxa de Conversão

A Recurso para Multas, empresa da Recorra Já, especialista em recursos administrativos para autuações e infrações, estava em uma situação de instabilidade.

Isso se dava, pois o processo de marketing e vendas ainda era bem manual, demandando muito tempo, atenção e alto investimento em ligações externas. Tudo isso, com pouco retorno.

Porém, mesmo com essa situação, a empresa não deixava seus clientes de lado.

Até que o Recursos Para Multas conheceu a Agência SEO, que trouxe a seguinte perspectiva: “tempo é dinheiro, então é preciso otimizar esse processo”.

Por isso, David Pinheiro, consultor de marketing da Agência SEO, começou suas buscas por novas ferramentas no mercado e encontrou a Leadster.

Como ele mesmo disse: 

“Iniciei a jornada de pesquisa e rapidamente me deparei com a Leadster, e falei “ah, vou testar!”. Rapidamente eu vi diferença. Falei “nossa, mas já converteu tanto assim!?“.

E esse foi só o início desse case. Só para deixar você com um gostinho de quero mais, dê uma olhada no feedback de David:

Responder no formato de uma conversa é muito mais dinâmico e sutil do que escrever friamente para um formulário. O visitante inicia a conversa e responde às minhas perguntas, enquanto eu capto e qualifico esse lead para enviar ao atendimento. Do outro lado, o atendente já sabe o perfil e interesse daquele cliente e consegue preparar melhor a sua abordagem. Tudo fica mais otimizado”.

Para saber mais, acesse nossa página e descubra Como a Recursos para Multas Aumentou em 287% sua Taxa de Conversão.

Como a Cabral Motor Triplicou as Vendas Online

A Cabral Motor, 1ª concessionária Honda do Brasil, tinha como desafio o baixo número de respostas para os leads vindos pela internet, ocasionando baixa taxa de conversão e, consequentemente, menos vendas.

Após a Leadster, a empresa começou a responder todos os clientes de forma instantânea e personalizada, o que resultou em:

  • 3x mais vendas;
  • Aumento de 50% na interação dos clientes;
  • 20% mais produtividade na equipe.

Saiba mais em: Como a Cabral Motor Triplicou as Vendas Online (Estudo de caso)

Como a Pós PUC-PR Digital Dobrou sua Taxa de Conversão de Leads

A Pós PUC-PR Digital lançou um novo curso em plena pandemia.

Cenário nada propício para os negócios, especialmente para os serviços de pós-graduação, vendo seus alunos deixarem suas salas de aula.

Mas, na época, a empresa inovou, lançando um programa de pós-graduação digital. 

Porém, ainda havia um problema: eram muitos visitantes para poucos vendedores, que não tinham como dar conta.

Até que a Pós PUC-PR Digital conheceu a Leadster, e integrou o nosso chatbot com o botão do WhatsApp. 

De imediato, o principal problema foi resolvido com a abordagem proativa e instantânea dos chatbots da Leadster. E junto aos leads já qualificados, os usuários direcionados ao WhatsApp já poderiam ser adicionados a uma régua de relacionamento.

Enfim, a Pós PUC-PR Digital Dobrou sua Taxa de Conversão de Leads!


Está cada vez mais difícil se destacar para o consumidor num mundo em que ele é impactado o tempo todo por diferentes ofertas e empresas. Então surge a necessidade das empresas em buscar formatos inovadores e mais eficazes para conquistar leads e transformá-los em clientes. 

Lembrando que você não precisa obrigatoriamente deletar todos seus formulários para captação de leads estáticos das suas páginas, você pode unir as duas estratégias.

Mas garantimos que depois que você testar um chatbot focado em geração de leads, ficará surpreso com o resultado e deixará os antigos formulários de lado. 😄

Por isso, faça agora mesmo um teste de 14 dias grátis da nossa ferramenta!


Gustavo Luby

CMO da Leadster, há 6 anos empreendendo no setor de tecnologia, apaixonado por CRO, Growth Hacking e Mídia paga.

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