/ / Funil de Vendas e Chatbot: Como Usar e 3 Exemplos de Textos

Funil de vendas e chatbot: amigos ou rivais? 🤔

Muita gente que ainda não usa os chatbots tem uma ideia um pouco limitada sobre a ferramenta. É comum achar que eles funcionam apenas para situações mais simples, mas não é bem por aí. 

Um chatbot consegue trabalhar cada uma das etapas do funil de vendas, não sendo limitado apenas a um atendimento inicial com direcionamento para humanos ou o preenchimento de um formulário. 

Hoje vamos mostrar a relação entre funil de vendas e chatbot, com exemplos de textos para você usar em cada uma das etapas do funil de vendas, ok? 

Mas antes, só uma conceituação rápida:

O que é o funil de vendas e quais são suas etapas?

Nos conceitos mais atualizados do marketing, entendemos que para chegar até a venda, uma pessoa tem diferentes tipos de interação com a marca. 

Essas interações, esses momentos que determinam a venda, são o que chamamos de funil de vendas. 

Existem vários tipos de funis de vendas, mas todos eles apresentam três principais etapas: topo de funil, meio de funil e fundo de funil. 

O topo do funil é quando o seu potencial cliente está descobrindo que tem uma necessidade. O meio do funil é quando ele está considerando uma solução. Já o fundo do funil é quando ele está cogitando comprar um produto que vai saná-la.

Hoje, o método mais popular do marketing digital é o inbound marketing. Ele tem a sua própria interpretação do funil de vendas, também bem próxima dessas três etapas principais. 

Segundo o inbound marketing, o funil de vendas – ou a jornada de compra – é dividido em quatro etapas principais: 

  • Atrair; 
  • Converter; 
  • Fechar; 
  • Encantar. 

Falamos com mais detalhes sobre cada uma agora: 

Atrair

A primeira fase do funil de vendas do inbound marketing é a atração – o topo do funil, onde seu potencial cliente está descobrindo que tem uma necessidade que precisa ser sanada. 

Vamos para um exemplo prático? Você trabalha com um serviço de climatização profissional, e seu futuro cliente tem um supermercado em pleno verão de Brasília, DF. 

Quando a estação começou, seu cliente começou a notar que suas vendas em cerveja estavam caindo. 

Questionando seus clientes, a resposta mais comum que ele tinha era que a cerveja estava ficando quente. 

Esse seu futuro cliente, então, começou a fazer pesquisas para entender como organizar melhor seu estoque, como aumentar a potência do resfriamento etc. 

Ele acabou de reconhecer que tem um problema. Suas ações de marketing no topo do funil vão refletir esse momento na jornada de compra do seu cliente. 

Converter

Nessa fase do funil de vendas, seu cliente está considerando solucionar seu problema, mas ele ainda não está pronto para investir em um sistema de refrigeração profissional. 

Nesse momento, ele ainda está buscando soluções que não envolvam comprar nada. A sua empresa, então, oferece para ele guias de organização do estoque e um diagnóstico gratuito, por exemplo. 

A conversão aqui trata de transformar o seu potencial cliente em lead. Através desse tipo de material prático, seu potencial cliente – também chamado de prospect – vai deixar suas informações de contato.

Quando isso acontece, você começa um trabalho de nutrição do lead, oferecendo materiais e ofertas para que ele passe para a próxima etapa: 

Fechar

Nessa terceira etapa do funil de vendas inbound, seu potencial cliente já consumiu o conteúdo que você produziu, já entendeu que para solucioná-lo ele vai precisar de ajuda profissional e agora está cogitando contratar esses serviços. 

Nos termos do nosso exemplo, o dono do supermercado compreendeu que não é fácil brigar contra o sol do verão brasiliense. 

E que ele provavelmente precisa de uma manutenção no seu sistema de ar condicionado ou até mesmo instalar outra unidade.

As chances de ele fechar a venda com você são maiores, já que você se mostrou como uma autoridade no seu setor e capaz de resolver o seu problema. 

Encantar

A última parte do funil de vendas começa no pós-vendas. Agora que seu cliente já teve uma boa experiência com a sua marca, você precisa se manter presente para conseguir fidelizá-lo e ganhar algumas indicações. 

O primeiro passo do pós vendas é sempre a boa experiência de compra. O serviço precisa ser o melhor possível, sem complicações e sempre no preço combinado. 

O trabalho de encantamento pode ir além nessa última etapa do funil de vendas. Aqui, você também pode fazer visitas técnicas gratuitas, oferecer materiais para o bom funcionamento do seu serviço e um suporte rápido quando seu cliente precisar.

Como um chatbot pode atuar no funil de vendas?

Tudo certo com a conceituação até agora? Para se aprofundar no assunto do funil de vendas, temos três textos que falam sobre cada uma das etapas: 

➡️ Topo de Funil: Estratégias e Conteúdos para essa Etapa de Vendas

➡️ Meio de Funil: O Que É e Como Criar esse Tipo de Conteúdo

➡️ Fundo de Funil: Como Produzir Conteúdo Para Essa Etapa

Todos eles valem bastante a leitura. 

Com o conceito explicado, vamos conversar agora sobre a relação entre funil de vendas e chatbot: onde a ferramenta consegue te auxiliar em cada uma dessas etapas? 

Vamos te mostrar aqui as principais estratégias de chatbots para topo, meio e fundo de funil, relacionando também com a jornada de compra do marketing inbound. 

Começando com o que mais interessa – o apoio nas vendas:

Apoio comercial

Um chatbot tem um grande potencial no auxílio comercial da sua empresa.

Esse apoio é mais explícito nas suas estratégias de fundo de funil, que precisam de uma abordagem mais próxima e que envolve a equipe de vendas, mas também pode ser aplicada no topo e meio. 

Veja a relação entre funil de vendas e chatbots em cada uma das etapas da jornada do cliente: 

Topo do funil

A união entre a equipe de vendas e a equipe de marketing é uma necessidade em todas as empresas. 

As duas não podem trabalhar sozinhas, já que é a equipe comercial quem pode dar o maior suporte nas necessidades dos seus prospects e clientes.

E quem trabalha com a internet sabe que fisgar visitantes é um trabalho sem hora. Segundo uma pesquisa da The Chatbot, 64% dos consumidores destacam a característica 24/7 como a mais útil dos chatbots.

Mas também precisamos entender que o trabalho feito pela equipe comercial precisa ser mais focado em vender. O topo de funil, portanto, é de responsabilidade maior do marketing. 

Um chatbot ajuda bastante no topo de funil, nessa primeira etapa. Ele oferece apoio e aumenta muito  a conversão de clientes para leads – você pode gerar até 3 vezes mais leads no seu site. 

Na relação funil de vendas e chatbot, o topo do funil é beneficiado com: 

  • Respostas automáticas para questionamentos simples no site; 
  • Separação de contatos comerciais (diferenciação de suporte ou atendimento); 
  • Automatização de contatos via WhatsApp; 
  • Direcionamento para partes específicas do site; 
  • Oferecimento de materiais; 
  • Ajuda na navegação.

Meio do funil

O meio do funil, etapa da consideração da solução, também pode ser trabalhado com um chatbot.

Nessa etapa, é imprescindível que você consiga nutrir o lead que você converteu. E um chatbot consegue te ajudar bastante nisso. 

Oferecendo personalização e resposta rápida, você tem mais chances de manter o interesse do seu lead. 

Segundo uma pesquisa recente da Tidio, 62% dos consumidores prefere falar com um chatbot do que esperar em uma fila para falar com um atendente humano. 

Veja como exatamente o funil de vendas e chatbot ajuda no meio do funil: 

  • Ajuda na segmentação dos leads para nutrição mais eficiente; 
  • Qualificação dos leads através de perguntas nos materiais de meio de funil;
  • Mensagens personalizadas nas landing pages meio de funil; 
  • Respostas imediatas em páginas comerciais; 
  • Analytics com interações passadas para uma mensagem de vendas mais personalizada. 

Fundo do funil 

Como conversamos, o fundo do funil é o momento onde seu cliente está pronto para fechar a venda. Os argumentos aqui precisam ser mais diretos e personalizados de acordo com a sua experiência até o momento. 

Nisso, um funil de vendas e chatbot criam uma sinergia que entrega justamente essa abordagem personalizada para os seus leads. 

A personalização, inclusive, é o grande objetivo dos chatbots. Segundo a McKinsey, a eficiência dos gastos com marketing aumenta em até 30% com abordagens personalizadas. 

A sinergia entre funil de vendas e chatbot atua no fundo do funil através de: 

  • Entrega de leads qualificados; 
  • Direcionamento para os setores corretos; 
  • Possibilidade de mudar para o live chat sem dificuldades, dependendo do modelo; 
  • Testes gratuitos com suporte automatizado, dependendo da ferramenta utilizada; 
  • Retenção do histórico de interações, também dependendo do chatbot escolhido;

Dentre outras. 

🔎 Leia também: Ciclo de Vendas - O que é, Como Reduzir e Fechar Negócios mais Rápido?

Apoio no atendimento

Gerar mais leads é a funcionalidade dos chatbots que mais gera vendas para as empresas que os empregam. 

Mas ao mesmo tempo, essas não são as únicas finalidades que um chatbot pode ter. 

Integrar chatbot e funil de vendas também pode ser pensar no pós-venda, suporte e atendimentos diversos ao cliente. 

Chatbots atuam nessa área sem sobrecarregar seu time de atendentes, fazendo os primeiros contatos, repassando o solicitante para a área correta e atuando em horários em que a empresa não funciona. 

Temos um texto que fala bastante sobre isso, com 10 exemplos de ferramenta de chat online e uma discussão sobre o que é melhor: chat online ou chatbot? 

➡️10 Plataformas de Chat Online para Gerar Vendas e Relacionamento em 2023

Qualificação do lead

Em cada uma das etapas do funil de vendas com chatbot, a qualificação do lead está sempre presente. Ela pode começar desde o topo do funil. 

Vamos voltar ao exemplo da empresa de ar condicionado? Ela oferece máquinas e serviços para comércios e escritórios, e não tem interesse em trabalhar com residências. 

Acontece que esse erro – achar que uma empresa B2B é B2C – é muito comum entre os consumidores. Você pode receber dezenas de pedidos de orçamentos para apartamentos que vão te consumir tempo para separar. 

Um chatbot consegue resolver esse problema em qualquer etapa do funil de vendas, com fluxos simples que agreguem perguntas de qualificação. 

🔎 Para aprofundar: Como Fazer a Captura de Leads Qualificados para Vendas em 2023

Exemplos de textos para chatbot em todas as etapas do funil de vendas

Viu como a relação entre funil de vendas e chatbot é interessante para a sua empresa? Espero que sim! 

Ter um chatbot é até uma questão de UX – experiência do usuário. Os estudos que mencionei ao longo do texto deixam claro que o seu visitante quer ser atendido rápido e em qualquer dia. 

Manter uma equipe assim é impossível para a maior parte das empresas. Até as maiores. 

Mas para deixar a relação ainda mais clara, separei aqui alguns exemplos de textos para chatbot que abrangem todas as etapas do funil de vendas. Confira: 

Textos para chatbot topo de funil

Aqui, a sua preocupação principal está em formar laços com os visitantes do seu site. Veja um exemplo de um bom texto para chatbot em uma landing page:

Textos para chatbot meio de funil 

Esse exemplo é para landing pages mais aprofundadas, que trabalham a qualificação e a nutrição do seu lead. 

O texto é mais aprofundado, e o material que você está oferecendo também é. Lembre-se sempre que você está falando com alguém que já tem um pequeno histórico de interação com a sua empresa.

Textos para chatbot fundo de funil

Última parada da nossa conversa: textos para chatbot do fundo de funil. 

Aqui o importante é entender que seu lead já está pronto para uma ação: é o momento ou vai ou racha! 

Consideramos que o lead está em uma página de contato comercial, ok? Veja o exemplo logo abaixo: 


E aí, consegui te mostrar bem como funciona a relação entre funil de vendas e chatbot? 

Mas pra que terminar essa conversa por aqui? Temos mais um texto que fala sobre o assunto e que vai te ajudar bastante: como um chatbot faz a pré-qualificação automática de leads. 

Te espero por lá, ok? Um abraço!


Rafaela Soares

Sales Manager at Leadster - apaixonada pela área de inteligência comercial e comunicação com clientes.

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