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Todo mundo tem dúvidas de como usar o ChatGPT. Mas essas dúvidas são diferentes para cada pessoa. 

Com certeza tem gente que sabe usar e já usa o ChatGPT todo dia no trabalho. Mas mesmo esse power user ainda vai encontrar dificuldades com algumas funções mais aprofundadas do ChatGPT, como seus modelos instrucionais e seu pricing. 

E claro: tem muita gente que sabe acessar, mas tem dúvidas sobre como usar o ChatGPT no máximo das suas capacidades. 

Isso é completamente normal por dois motivos simples: primeiro porque é uma novidade, segundo porque o ChatGPT é uma Inteligência Artificial com base na linguagem natural. 

Esse texto busca responder algumas dessas dúvidas mostrando o funcionamento completo do ChatGPT: sua versão free, sua versão paga e seus recursos para desenvolvedores. 

Vamos começar? 

O Que é o ChatGPT?

Mulher pensativa ao lado da logo do ChatGPT.

O ChatGPT é um aplicativo da OpenAI, empresa que desenvolve inteligências artificiais criativas. Seu outro produto de grande sucesso é o DALL-E 2, que desenvolve imagens originais a partir de prompts de texto dos seus usuários. 

Como uma I.A. que se comunica sobre qualquer assunto usando texto, o ChatGPT está sendo encarado hoje na mídia como uma verdadeira revolução criativa no mundo, capaz de até substituir humanos em diversas funções. 

Ele é uma I.A. generativa, ou seja, quando um usuário determina um prompt — ex.: faz uma pergunta ao Chat — a aplicação compara informações e palavras no seu banco de dados para entregar a resposta em forma de texto corrido. 

Hoje, o ChatGPT já é implementado ao buscador Bing, que usa o recurso em uma aba similar a “Estou com Sorte” do Google. Ao invés de ter os resultados normais, as pessoas podem conversar com o ChatGPT sobre o assunto sendo pesquisado. 

Captura de tela do buscador Bing integrado com o ChatGPT.

O futuro do ChatGPT ainda é incerto. De um lado, muita gente acha que ele é o verdadeiro apocalipse profissional. Do outro, tem gente dizendo que ele não vai mudar em nada a sociedade, a pesquisa ou o trabalho.

Nossa opinião é que ele existe para ser utilizado e para otimizar o trabalho em todos os níveis possíveis. Inclusive, nós mesmos aqui na Leadster temos a Leadster AI, que permite colocar o ChatGPT dentro do seu site, interagindo com os seus visitantes. 

Mas seus usos vão ficar cada vez mais específicos, e seu papel na sociedade vai ficar cada vez maior e mais difícil de notar. 

✈️ Vá mais longe: Chatbot — O que é, história e futuro da ferramenta

O Que é o DALL-E 2 e o Midjourney?

O Midjourney é um laboratório independente, diferente da OpenAI, que é uma start-up que reúne vários produtos com foco em I.A. 

O laboratório Midjourney desenvolveu o aplicativo Midjourney — talvez por serem parte de um laboratório independente, a equipe decidiu economizar até no nome. 😅

Enquanto o DALL-E 2 é um produto da OpenAI, que também é a criadora do ChatGPT. 

Entender essas duas I.A.s é fácil: o que o ChatGPT faz em texto, o DALL-E 2 e o Midjourney fazem com imagens. 

Basicamente, o usuário faz um prompt para as ferramentas, e em alguns segundos elas entregam resultados inacreditáveis. Como esse, para o prompt: “uma selfie para o primeiro tweet de Gandalf, o Cinzento”: 

As possibilidades de uso da inteligência artificial são enormes. E elas já estão começando a ser exploradas, conforme mais e mais pessoas vão entender como usar o ChatGPT. 

O Midjourney ainda está na fase Beta. Acessos são liberados no Discord do laboratório. O DALL-E 2 já está disponível para uso no site da OpenAI, desde que você compre créditos. 

E falando nisso: 

Onde o ChatGPT já é Utilizado?

O uso do ChatGPT ainda é bem restrito, já que o próprio aplicativo ainda é bem jovem e está nas suas primeiras versões. 

Seu maior uso hoje está na própria interface de conversa da ferramenta, onde você pode elaborar a pergunta que quiser e receber uma resposta real e útil. 

Por isso, o ChatGPT já está sendo usado para redigir e-mails, criar descrições de produtos, elaborar briefings e outras atividades do marketing digital. 

Mas seu uso mais famoso até o momento é no Bing, e seu uso mais difundido está sendo na própria interface do app.

Ele também já está sendo usado em conjunto com outros aplicativos através de integrações com API. É o nosso caso aqui com a Leadster AI. No vídeo abaixo, explicamos melhor como a funcionalidade trabalha: 

Como Usar o ChatGPT?

Entender como usar o ChatGPT também passa por entender como você quer usá-lo. 

Aqui nesse tópico vamos enumerar os três usos possíveis do ChatGPT hoje, considerando a interface direta entre o usuário e a ferramenta — ou seja, sem aplicativos de terceiros. 

Usar o ChatGPT hoje é muito simples, tanto na sua forma grátis — o ChatGPT 3.5 Turbo — quanto nas suas versões pagas, mais voltadas para desenvolvedores e profissionais de conteúdo. 

Mas as versões pagas vêm com dúvidas muito comuns. Qual versão usar? Como implementar? Como eu posso construir meu aplicativo usando ChatGPT? 

Tudo isso nós vamos te responder agora. Tudo pronto por aí?

Usando o ChatGPT Gratuito

Usar o ChatGPT gratuito é a forma mais popular de utilizar a Inteligência Artificial como um todo hoje. 

Ela é de longe a I.A. com a maior quantidade de usuários no Brasil e no mundo inteiro. Na verdade, o ChatGPT é o app com maior crescimento no número de usuários da história da humanidade. 🚀

Usá-lo é bem simples. Você só precisa acessar o site, fazer um cadastro rápido e já começar a fazer suas perguntas. 

Você pode criar várias abas para conversar com o ChatGPT, organizando seu trabalho e separando cada assunto. Ou você pode simplesmente ter uma longa conversa e ir extraindo as informações que você precisa. 

De qualquer maneira, o ChatGPT na sua versão gratuita é o mais simples de usar de todos. E as versões pagas, como funcionam? 

Como Usar o ChatGPT Plus e o GPT-4?

O ChatGPT Plus já está disponível no Brasil, custando US$20 dólares por mês – cerca de R$ 100. 

Ele vem com algumas vantagens, como a disponibilidade total até em horários de pico e upgrade automático com novas atualizações da I.A. 

Esse é o ponto mais importante, na verdade. Por exemplo: o GPT-4, o modelo mais atual da OpenAI, só está disponível para quem tem uma assinatura plus. 

Para fazer a assinatura, você precisa acessar o ChatGPT (o App, não só o site) e clicar em “Upgrade to Plus”, no canto inferior esquerdo da tela. 

Depois, é só confirmar suas informações e escolher uma forma de pagamento. Hoje, só cartões de crédito são aceitos pela plataforma. 

Captura de tela mostrando o ChatGPT.

Construindo um Aplicativo com o ChatGPT

O melhor jeito de construir um aplicativo usando o ChatGPT é fazendo uma integração com a sua API através de um plugin. 

Esse é um assunto bem técnico, mas é possível criar um plugin simples com a ajuda da própria OpenAI. 

De qualquer forma, para criar um plugin do ChatGPT e implementá-lo no seu aplicativo, você vai precisar seguir os passos abaixo: 

Depois de criar o plugin, você vai precisar incorporá-lo na sua API e fornecer algumas permissões para a interação com outros plugins, para melhorar a experiência do usuário. 

10 Usos Básicos do ChatGPT Gratuito

Tudo certo até agora? Conversamos sobre o que é o ChatGPT, a diferença entre o ChatGPT 3.5 Turbo (o grátis) e o ChatGPT plus (o que inclui o GPT-4) e como criar aplicativos usando um plugin GPT. 

Agora vamos passar para uma parte mais mão na massa aqui desse texto. Precisamos conversar sobre alguns usos reais do ChatGPT que já estão sendo usados no mundo dos negócios, do marketing e da publicidade. 

O sucesso de uma I.A. está diretamente relacionado com como você a usa. Não dá pra errar o prego e depois colocar a culpa no martelo. 😅

Então agora vamos ver juntos como usar o ChatGPT na prática, para a elaboração de alguns dos materiais mais requisitados no mundo corporativo e do marketing digital. 

Começando: 

Criação de Briefings

Briefings são muito simples de fazer no ChatGPT. Mas é importante entender que, apesar dele parecer saber tudo, suas limitações são bem grandes. 

Uma delas: o ChatGPT grátis só tem informações até o final de 2021. Então, qualquer assunto atual ele não vai conseguir briefar. O problema é que ele não pensa duas vezes em tentar e mentir — muito cuidado! 

Para pedir um briefing ao ChatGPT, é só você criar um prompt interessante. Vamos ver como ele criaria o briefing para esse texto que você está lendo agora? 

Prompt: Olá, Chat! Gostaria de um briefing simples para um artigo de blog. O texto deve ter no máximo 2.500 palavras. O tema central e a palavra-chave é “como usar o ChatGPT”.

Resultado:

Seção 1: O que é o ChatGPT

  • Explicação breve sobre o ChatGPT e seu funcionamento.
  • Histórico e desenvolvimento do modelo GPT-3.5.
  • Capacidades do ChatGPT na geração de texto natural e resposta a perguntas.

Seção 2: Aplicações práticas do ChatGPT

  • Uso do ChatGPT em áreas como atendimento ao cliente, suporte técnico e redação de conteúdo.
  • Exemplos concretos de sucesso na aplicação do ChatGPT nessas áreas.

Seção 3: Como usar o ChatGPT efetivamente

  • Dicas para utilizar o ChatGPT de forma eficiente e maximizar seus benefícios.
  • Importância de instruções claras e específicas ao interagir com o ChatGPT.
  • Exemplos de comandos e formatos de perguntas para obter melhores resultados.

Seção 4: Dicas de melhores práticas para aprimorar a experiência

  • Sugestões para melhorar a experiência ao usar o ChatGPT.
  • Complementar o uso do ChatGPT com revisão humana e outras ferramentas.

Conclusão:

  • Recapitulação dos principais pontos abordados.
  • Destaque do potencial do ChatGPT para melhorar a comunicação e eficiência em várias áreas.
  • Incentivo aos leitores para explorar e experimentar o ChatGPT em suas próprias atividades de comunicação.
✈️ Vá mais longe: 6 Exemplos de Briefing para Download Grátis

Tradução

O ChatGPT também é ótimo em tradução de textos em qualquer idioma! 

Isso é muito importante em pesquisas sobre assuntos mais complexos, já que a maior parte das referências acaba sendo em inglês. 

Mas vejamos bem uma coisa: o serviço de tradução já existe no Google há anos. Tem o Google Translate e o sistema de Closed Captions do YouTube, além da tradução automática de páginas na web. 

A questão é que, mesmo com isso tudo, o ChatGPT é capaz de conversar sobre uma tradução específica ou trazer significados que não são traduções diretas. Coloquialismos, por exemplo, só são resolvidos por explicações. 

Se você pedir para o Google Translate traduzir “sair do espeto e cair na brasa” para inglês, o resultado não vai fazer sentido. Mas se você perguntar para o ChatGPT o que os brasileiros querem dizer com essa expressão, ele te explica e ainda sugere um termo correlato. 

Veja um exemplo logo abaixo de como usar o ChatGPT para tradução: 

Prompt: Traduza isso — “The marketer’s dream is to have reliable content being published, relevant leads being generated, and high value sales from all this effort”. 

Resultado: “O sonho do profissional de marketing é ter conteúdo confiável sendo publicado, leads relevantes sendo gerados e vendas de alto valor resultantes de todo esse esforço.”

Criação de Roteiros

Roteirizar um vídeo não é difícil, mas leva tempo. Você precisa pensar em cenas, cortes e no que falar, tudo conectado de uma forma que o vídeo seja gostoso de assistir. 

O ChatGPT também pode te ajudar nisso. Mas cuidado: em trabalhos criativos, um redator ou uma redatora são muito melhores do que a Inteligência Artificial. 

Eles ainda são muito necessários em todas as etapas do processo, e a Inteligência Artificial, em muitos casos, te oferece um ponto de partida. É responsabilidade do time criativo desenvolver essa base. 

Veja você mesmo o resultado logo abaixo: 

Prompt: Lembra do briefing anterior? Agora faça um roteiro de vídeo com ele.

Resultado: 

[Roteiro de Vídeo]

Introdução:

  • Apresentador(a) se cumprimenta e introduz o tema do vídeo.
  • Breve explicação sobre a importância da comunicação eficaz.

Seção 1: O que é o ChatGPT

  • Apresentador(a) explica o conceito do ChatGPT e como ele funciona.
  • Breve histórico e desenvolvimento do modelo GPT-3.5.
  • Capacidades do ChatGPT na geração de texto natural e resposta a perguntas.

Seção 2: Aplicações práticas do ChatGPT

  • Apresentador(a) discute as diferentes áreas em que o ChatGPT pode ser usado, como atendimento ao cliente, suporte técnico e redação de conteúdo.
  • Exemplos concretos de como o ChatGPT tem sido aplicado com sucesso em cada uma dessas áreas.

Seção 3: Como usar o ChatGPT efetivamente

  • Apresentador(a) dá dicas sobre como utilizar o ChatGPT de forma eficiente;
  • Explicação sobre a importância de fornecer instruções claras e específicas;
  • Exemplos de comandos e formatos de perguntas;

Encerramento:

  • Recapitulação dos principais pontos discutidos no vídeo.
  • Destaque do potencial do ChatGPT para melhorar a comunicação;

Criação de Textos para SEO

Esse vai ficar um pouco difícil de colocar o exemplo aqui, mas fiz o teste e de longe foi o resultado mais falho que o ChatGPT conseguiu entregar. 

Todos os outros materiais até aqui são bem objetivos, um conjunto de instruções. Mas quando o ChatGPT resolve ele próprio se aventurar na criatividade, o resultado vai ficando cada vez pior conforme a contagem de palavras vai aumentando. 

Isso sem contar nas alucinações e até mentiras que ele conta durante a redação. Um editor ou editora é fundamental para criar um texto assim. 

Ainda não estamos no estágio onde a Inteligência Artificial consegue criar textos com os três pontos principais da redação para SEO: boa legibilidade, bom conteúdo e precisão nas informações.

 

Criação de E-mails

E-mails também são um dos pontos fracos do ChatGPT. 

Ele consegue criar qualquer mensagem e falar sobre qualquer coisa, mas sua linguagem ainda passa longe dos melhores preceitos e modelos de copywriting. 

Por conta disso, o resultado acaba sendo bem básico e — sem ofensas, Chat — bastante sem graça. 

Com a versão Plus, você pode “ensinar” a comunicação da sua empresa para o ChatGPT. Com o tempo e com várias tentativas, ele vai ficando cada vez mais próximo do que você está esperando. 

No exemplo abaixo, o ChatGPT entregou um e-mail completamente fora da guia de comunicação da Leadster. Ensinar a máquina é importante para ter resultados cada vez melhores.

Mas ainda assim vai ser necessário trabalhar com pelo menos um redator ou redatora ao lado, para garantir o melhor resultado. 

Veja o resultado você mesmo: 

Prompt: Chat, crie um e-mail simples, de no máximo 250 palavras, falando sobre um novo evento de lançamento da Leadster. Um webinar imaginário para comemorar os 500 mil leads gerados pelos seus clientes, com a presença de toda a equipe de marketing e do CMO & Founder Gustavo Luby.

Resultado: 

Assunto: Participe do nosso webinar exclusivo para comemorar 500 mil leads gerados!

Prezado(a) [Nome do destinatário],

Gostaríamos de convidá-lo(a) para um evento de lançamento muito especial na Leadster. Estamos comemorando a geração de 500 mil leads pelos nossos clientes! Junte-se a nós em nosso webinar “Conquistando Novos Horizontes: 500 Mil Leads e Contando!” com a presença de toda a equipe de marketing e do nosso CMO & Founder, Gustavo Luby.

Data: [Data do evento]

Horário: [Horário do evento]

Duração: Aproximadamente [Duração do webinar]

Inscreva-se no link [Incluir link de inscrição] e garanta sua vaga para aprender com insights valiosos e estudos de caso inspiradores de nossos clientes de destaque.

Esperamos vê-lo(a) no webinar e compartilhar conhecimentos valiosos.

Atenciosamente,

[Seu nome]

Equipe Leadster

Resumo de Textos

Um dos comandos mais interessantes do ChatGPT é o “resuma”. 

Ele é muito útil pra quem precisa resumir textos e quer entender como usar o ChatGPT sem que todos os materiais produzidos fiquem praticamente iguais, com aquela “cara de ChatGPT”. 

Para usar o modo resumo, simplesmente coloque um texto e especifique o quanto você quer resumi-lo, tanto em porcentagens quanto em números absolutos. 

Ou até conceitos abstratos também, tipo “Reduza só um pouquinho” ou “Resuma em poucas palavras”. 

Veja o exemplo do e-mail anterior resumido pelo ChatGPT: 

Prompt: Ótimo! Agora reduza esse e-mail em 30%. 

Resultado: 

Prezado(a) [Nome],

Convidamos você para um evento especial na Leadster, onde celebraremos a incrível marca de 500 mil leads gerados pelos nossos clientes! Junte-se a nós no webinar “Conquistando Novos Horizontes: 500 Mil Leads e Contando!” com nossa equipe de marketing e o CMO & Founder, Gustavo Luby.

Data: [Data do evento]

Horário: [Horário do evento]

Duração: Aprox. [Duração do webinar]

Inscreva-se no link [Incluir link de inscrição] para aprender com insights valiosos e estudos de caso inspiradores de nossos clientes.

Esperamos vê-lo(a) lá!

Atenciosamente,

[Seu nome]

Equipe Leadster

Criação de Posts Completos com ChatGPT e Canva

No nosso texto sobre ferramentas de inteligência artificial e agências de marketing, mostramos como o Canva está evoluindo muito ultimamente, oferecendo I.A. com base no ChatGPT para criar textos. 

Essa funcionalidade é bem bacana, e ela é complementada pela ferramenta Text to Image que o Canva também lançou recentemente. 

Veja como usar o ChatGPT para te entregar o texto do post ao mesmo tempo em que ele entrega o prompt da imagem: 

Prompt: 

Crie um post para redes sociais falando sobre o Panorama da Geração de Leads 2024, criado pela Leadster e lançado em parceria com a HubSpot, RockContent e V4 Company.

Crie também um prompt para a funcionalidade Text to Image (use os mesmos parâmetros do DALL-E 2) do Canva Pro.

Resultado: 

[Imagem]

Uma imagem com um gráfico de barras ascendente representando o crescimento da geração de leads em 2024. Os logos da Leadster, HubSpot, Rock Content e V4 Company estão presentes, e o texto central destaca o título “Panorama da Geração de Leads 2024”.

[Post]

Descubra o Panorama da Geração de Leads 2024! A Leadster lançou, em parceria com a HubSpot, RockContent e V4 Company, um relatório completo sobre as tendências e insights mais recentes na geração de leads. Acesse o link para obter informações valiosas e melhores práticas para impulsionar seu crescimento.

Relatórios

O ChatGPT também consegue reunir informações e dados que você fornece e transformá-los em relatórios super profissionais e completos. 

Mas também é importante ter bastante cuidado e ir trabalhando por partes. Ao invés de colocar todas as informações direto no ChatGPT, você pode ir colocando dado por dado, e pedindo mais aprofundamento em cada um. 

Veja o teste com um relatório simples: 

Prompt: Chat, preciso que você faça um relatório simples, de no máximo 300 palavras, sobre os seguintes dados de uma agência de marketing digital:

 – Crescimento do tráfego orgânico em 1 ano: 60.000 novos usuários, aumento de 70%

– Aumento dos seguidores: 8.000 seguidores novos em 1 ano

– Geração de leads: 5.000 novos leads gerados

– Aumento da receita: mais de 150%

Resultado: 

Relatório de Desempenho da Agência de Marketing Digital

  • Crescimento do tráfego orgânico em 1 ano: +60.000 usuários (aumento de 70%)
  • Aumento dos seguidores: +8.000 em 1 ano
  • Geração de leads: +5.000 novos leads
  • Aumento da receita: +150%

Em 1 ano, nossa agência de marketing digital obteve resultados notáveis. Registrando +60.000 usuários no tráfego orgânico (+70%), demonstramos a eficácia de nossas estratégias de SEO. 

Ganhamos +8.000 seguidores em nossas redes sociais, expandindo nosso alcance e engajamento. Geramos +5.000 leads, graças às estratégias de marketing de conteúdo e campanhas direcionadas. A receita aumentou +150%, refletindo nosso sucesso com os clientes. Agradecemos a parceria contínua e continuaremos a impulsionar o crescimento e o sucesso.

Equipe da Agência de Marketing Digital

Apresentações Comerciais

Como usar o ChatGPT para fazer apresentações comerciais? 

Bom, um dos recursos pode ser o próprio Canva, que oferece texto de acordo com os seus prompts. Você pode fazer slide por slide por lá, e toda vez que precisar de texto, pedir para o ChatGPT integrado à ferramenta. 

Outra solução é pedir direto para o ChatGPT. Ele pode criar um modelo semelhante ao briefing de conteúdo ou ao roteiro de vídeo. 

Descrição de Produtos

Quem trabalha com e-commerces, marketplaces e vendas na internet em geral sabe o sofrimento que é criar boas descrições para os seus produtos em escala. 

Criar uma ou duas tudo bem. Agora criar 200? 300? Muito complicado e você provavelmente teria que contar com uma equipe de redatores. 

E é aí onde vem o problema: mesmo contratando os redatores, você ainda vai precisar revisar o conteúdo um por um. Qualquer demanda repetitiva e longa precisa de muito prazo e ótimos redatores — encontrar os dois juntos é quase impossível. 

O ChatGPT resolve esse problema, mas é recomendável que você use o ChatGPT Plus, que já conta com recurso de análise de imagem, para te ajudar nessa tarefa. 

Veja um exemplo de como usar o ChatGPT 3.5 para fazer descrição de produtos: 

Prompt: 

Faça a descrição de uma lapiseira azul de metal, com 10 centímetros de altura, grafite 0,5mm, da marca Pentel, usada por arquitetos. Suas maiores qualidades são: durabilidade, estilo, firmeza no traço e economia nos grafites. No máximo 200 palavras

Resultado: 

Apresentamos a lapiseira azul de metal da marca Pentel, uma escolha essencial para arquitetos. Com 10 cm de altura, oferece durabilidade, estilo e precisão. Seu corpo em metal resistente suporta o uso diário, enquanto seu design elegante confere um toque estético ao instrumento. O grafite de 0,5 mm proporciona traços precisos e nítidos, ideais para desenhos e anotações técnicas. Além disso, a lapiseira se destaca pela economia nos grafites, reduzindo desperdícios e custos. Essa lapiseira é indispensável para profissionais que valorizam qualidade e eficiência em seu trabalho criativo.

Como a Leadster usa o ChatGPT no Chatbot de Marketing Conversacional

Mock-up de notebook aberto com o site da Leadster.

Nós lançamos recentemente a Leadster AI, uma solução que permite ativar toda a inteligência do ChatGPT dentro do seu site.

O funcionamento é simples: você treina a IA com a sua própria base de conhecimento e ela interage com os usuários do seu site, automatizando 78% dos seus atendimentos.

Te convido a fazer duas coisas. Primeiro: testar a Leadster por 14 dias grátis pra você entender o funcionamento da plataforma. 

E depois, a assistir esse webinar grátis, que aconteceu inclusive enquanto eu estava redigindo esse texto, explicando mais sobre como usar o ChatGPT para gerar mais leads. 

Muito obrigado pela leitura e espero que esse texto tenha te ajudado bastante. Qualquer dúvida, pode deixar nos comentários que respondemos todos, ok? 

Um abraço e a gente se vê no próximo texto. 


Gustavo Luby

CMO na Leadster

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