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/ / 17 Casos de Uso de Chatbots pra Entender Como Eles Funcionam

Você tem na ponta da língua os melhores casos de uso de Chatbots? Se a resposta for não, nem precisa se preocupar: agora você tem na palma da mão. 

Chatbots têm usos gerais e específicos, dependendo das suas estratégias de marketing. Eles são muito versáteis e podem ser aplicados em várias situações no seu site: cada uma delas com uma abordagem personalizada.

Aqui no blog já conversamos bastante sobre o que um Chatbot consegue te oferecer, em vários artigos diferentes. Esse texto busca reunir tudo o que já conversamos sobre o assunto, te mostrando o verdadeiro poder do Marketing Conversacional.

E ao final do texto, vamos conversar um pouco mais sobre alguns segmentos bem específicos, para você ver alguns casos de uso de Chatbots na prática. Tem case de sucesso também! 

Tudo pronto por aí? Então vamos começar: 

O que é um Chatbot? Veja 9 funcionalidades da ferramenta

Dois balões de diálogo, indicando casos de uso de chatbots.

Antes de começar, podemos conversar um pouco mais sobre o que são os Chatbots?

A definição de Chatbot é simples: é um assistente virtual com base em texto e prompts. Mas os seus usos são bastante variados. Existem Chatbots para o site, para o WhatsApp, para a qualificação do lead que vai para o WhatsApp, para suporte e atendimento etc. 

Essa página que você está lendo agora tem um Chatbot ativo, logo ali no canto inferior esquerdo da página. Como usamos o nosso próprio Chatbot no site da Leadster, ele é um exemplo de Chatbot para gerar leads.

Definir um Chatbot é como definir uma cadeira: todo mundo sabe o que ela é, mas elas vêm em vários modelos. Nenhuma deixa de ser cadeira por ser diferente. 

No caso dos Chatbots, cada empresa pode usar de um jeito. Mas no fim do dia, todas estão usando a mesma tecnologia e a mesma metodologia: o Marketing Conversacional.

Então, para explicar bem o que eles são, precisamos mergulhar de cabeça nos casos de uso de Chatbots. E é isso que vamos fazer agora. Tudo pronto? 🤿

Geração de Leads

O trabalho de geração de leads é um dos mais importantes na sua estratégia de marketing, e ao mesmo tempo um dos mais custosos. 

Esse custo é bastante diluído ao longo das várias estratégias, tanto em mídias orgânicas quanto em mídias pagas. 

A geração de leads é um trabalho que nunca acaba. Você vai estar sempre buscando novas formas de gerar leads onde e quando puder. 

Os Chatbots oferecem a possibilidade de criar CTAs personalizadas para qualquer página do seu site, individualmente ou em massa. 

Por exemplo: o Chatbot que está funcionando nessa página que você está lendo agora tem uma CTA específica. Outras páginas vão ter outras CTAs também específicas. 

Mas só a possibilidade de ter CTAs em qualquer página do seu site já aumenta e muito a geração de leads. Com esse posicionamento e com abordagens personalizadas, percebemos um aumento de até 3x na quantidade dos nossos leads e dos nossos clientes.

Os principais usos do Chatbot para converter leads são: 

  • Abordagens personalizadas para páginas diferentes; 
  • Ofertas diferentes para páginas diferentes; 
  • Captação simplificada dos dados; 
  • Segmentação dos leads; 
  • Criação de Landing Pages Conversacionais; 
🤓 Como a gente faz: Como Gerar Leads com Chatbots – 10 Ideias para Aumentar a Conversão

Apoio Comercial

Um dos casos de uso mais comuns dos Chatbots é o apoio comercial, ou oferecer as informações certas para o vendedor certo na hora certa. 

Muitos contatos comerciais infelizmente acabam não se desenvolvendo por contato tardio ou um agente que não está 100% seguro sobre o perfil do lead e suas expectativas em relação a empresa. 

O processo também pode se complicar em empresas que oferecem serviços ou produtos completamente distintos. Uma empresa que vende e dá manutenção em ar condicionado, por exemplo: normalmente, pessoas diferentes fazem a venda. 

O Chatbot no seu site consegue fazer uma pré-qualificação e, através de configurações simples de inteligência comercial, entregar o lead já semi-qualificado para o vendedor responsável pela área. 

E em casos em que o departamento comercial é misto — todo mundo vende um pouco de tudo — o Chatbot consegue colocar em prática a roleta do WhatsApp, enviando leads pré-qualificados para cada vendedor aleatoriamente. 

🤓 Como a gente faz: Funcionalidades Leadster — Direcione Leads Qualificados para o WhatsApp

Qualificação de Leads

Fazer a Qualificação de Leads é um trabalho muito importante mas que muita gente acaba deixando de lado. Infelizmente, vários departamentos comerciais brasileiros se importam principalmente com duas coisas: e-mail e telefone. 

Mas os gerentes comerciais que aplicam o marketing conversacional na qualificação logo encontram casos de uso de Chatbots muito relevantes para a área, e terminam não só aumentando o número de vendas, mas também reduzindo o esforço para realizá-las. 

A qualificação de leads é o processo pelo qual o Lead oferece cada vez mais informações sobre ele e suas necessidades. Com informações suficientes, você entende mais quais são suas dores e até se você consegue atendê-lo. 

Por exemplo: vejamos dois leads diferentes — Josué e Marília. Do Josué você sabe o telefone e o e-mail. Da Marília, você sabe onde ela trabalha, o tamanho da empresa e quais são os assuntos que ela mais se interessa. 

Pra quem é mais fácil vender? Pra quem a venda anda mais rápido? Claro que para a Marília.

Esse processo é feito em um Chatbot substituindo formulários de pesquisa ou em Landing Pages, com uma abordagem conversacional mais simples e dinâmica. 

🤓 Como a gente faz: Como Qualificar um Lead Gerado com a Leadster?

Abordagens personalizadas

Precisamos conversar um pouco mais sobre as abordagens personalizadas no marketing, um conceito que até abordamos ao longo do texto, mas que ainda não nos aprofundamos nele. 

As abordagens personalizadas aumentam a conversão de leads. Isso porque, através delas, é possível entregar a mensagem certa para a pessoa certa no momento certo. 

Chatbots convertem mais justamente por causa disso. Vamos supor que você tenha um site serviços de manutenção residencial — é o maridodealuguel.com.br. Nesse site, você tem alguns textos sobre manutenções elétricas, mais avançadas. 

Durante a leitura desse texto, você pode configurar um chatbot para dizer algo como “Precisando se aprofundar em eletrônica? Baixe o material grátis!”. 

Esse material tem mais chances de ser baixado pelo seu visitante por conta do momento em que ele está e a pesquisa que ele está fazendo. 

Com um chatbot, você pode criar uma abordagem personalizada assim para cada página do seu site, para cada texto no seu blog, para cada lead magnet disponibilizado, aumentando a quantidade de leads exponencialmente. 

🤓 Como a gente faz: Personalização no Marketing — 20 Exemplos de Como Fazer

Segmentação de leads

Ainda no assunto dos formulários, muita gente trabalha com eles porque ele vem junto com ferramentas de automação de marketing. 

Por exemplo: muita gente usa a RD Station para automação de marketing e segmentação dos leads, e ela já vem com um editor de Landing Pages com formulários. 

A maioria das ferramentas de automação de marketing é assim. Então, como já estamos acostumados a usá-las para outras funções, seguimos com o formulário. 

A questão é que os próprios Chatbots também podem fazer a segmentação e organização dos leads. Essa, inclusive, é uma das funcionalidades da Leadster. 

Na Leadster, todos os seus leads gerados via Chatbot ficam salvos e podem ser organizados de acordo com as suas próprias regras. Não é necessário exportá-los para outras plataformas, mas se você precisar, também é totalmente possível. 

A segmentação desses leads é feita de um jeito muito simples, também dentro do próprio sistema. Você determina qual é a pontuação de respostas que seu lead dá, com base no seu trabalho de lead scoring, e com alguns cliques já adiciona essa pontuação. 

Veja na prática: 

Gif mostrando o processo de qualificação de leads na Leadster.

O que está acontecendo no GIF é a determinação de que uma resposta específica do seu lead para o Chatbot vai qualificá-lo dentro de uma pontuação de 0-5. 

Depois, no futuro, você pode filtrar sua Dashboard para exibir somente os leads com a qualificação que você quer ver, ou enviar os leads já segmentados para o seu CRM ou ferramenta de automação 

🤓 Como a gente faz: Funcionalidade: Qualificação de leads — Lead Scoring

Integrações com softwares de marketing e CRMs

Um pouco mais sobre essas integrações porque elas são muito, mas muito importantes mesmo na hora de escolher um Chatbot. 

Hoje, agências de marketing e departamentos in-house raramente usam apenas uma ferramenta de marketing. É o exemplo da RD Station ali do tópico anterior: na nossa base de clientes, vários usam tanto o Chatbot quanto a plataforma. 

Por conta disso, existem vários casos de uso na integração entre Chatbots e plataformas de marketing, todas elas específicas e relacionadas às suas estratégias. 

O exemplo mais clássico é a integração dos dois para maior organização dos Leads, ou fluxos de nutrição relacionados especificamente para pessoas que converteram via Chatbot. 

As possibilidades são inúmeras e relacionadas com o tipo de aplicativo sendo integrado. A Leadster tem integração nativa com 18 plataformas. Algumas delas são: 

  • SIRENA – Envia e-mails no formato Molusco para um sistema Sirena;
  • ActiveCampaign – Envie seus leads para a ferramenta de Marketing;
  • PipeRun – Envie seus leads para o CRM;
  • Exact Sales – Envie seus leads para o Exact Spotter;
  • RDStation Marketing – Envie seus leads para a plataforma de marketing do RD;
  • Hubspot – Envie seus leads para o Hubspot Marketing;
  • LAHAR – Envie seus leads para a ferramenta LAHAR;
  • FLEEG – Envie seus leads para a ferramenta FLEEG;
  • PRAEDIUM -Envie seus leads para a ferramenta PRAEDIUM.
🤓 Como a gente faz: ​Com Quais Plataformas Consigo Integrar a Leadster?

Marcar reuniões automaticamente

Esse é um dos casos de uso de Chatbots mais interessantes, mas também um dos menos falados pela internet. 

Aqui na Leadster, nós integramos o Google Calendar da sua equipe e, em conversões fundo de funil ou quando o lead é qualificado, o próprio Chatbot já abre a agenda do vendedor para que o lead possa agendar uma reunião. 

Isso proporciona mais agilidade no atendimento dos Leads que representam mais chances de conversão, e também facilita o trabalho dos gestores comerciais. É possível distribuir os leads automaticamente para a sua equipe comercial direto pela plataforma. 

🤓 Como a gente faz: Seu site gerando Reuniões de Vendas

Gerar CTAs automaticamente com IA

Essa é uma funcionalidade nova aqui na Leadster e nos casos de uso de Chatbots em geral. Você já tem o apoio do ChatGPT para criar CTAs nos seus fluxos de conversação. 

Funciona assim: quando você ativa a funcionalidade, a Leadster lê as 10 principais páginas do seu site, com base no número de acessos. A ideia, explicada no nosso webinar sobre o tema, é que o Chatbot seja como um visitante no seu site. 

Assim que a funcionalidade é ativada, ela vai ler o seu site em um prazo de 5 dias úteis. Depois disso, ela te oferece a possibilidade de criar fluxos nessas páginas mais lidas usando o ChatGPT — ele sugere 5 chamadas diferentes, das quais você pode escolher uma. 

E essas CTAs são personalizadas de acordo com a página que elas vão estar, aumentando a conversão em leads. 

Essa funcionalidade funciona em vários casos de uso de Chatbots. Criar vários fluxos ao mesmo tempo, por exemplo, esgota a criatividade de qualquer pessoa bem rápido 🥲

Com o apoio do ChatGPT,  o processo fica mais fácil sem perder a criatividade e a relevância, já que através da Leadster ele vai ler as páginas e saber o que elas estão oferecendo.  

Veja o passo a passo para entender melhor: 

3 passos da funcionalidade ChatGPT na Leadster.
🤓 Como a gente faz: Gere mais Leads Qualificados com ChatGPT

Visualização geral pela Dashboard

Para finalizar, esse não é exatamente um dos casos de uso de Chatbots, mas a visualização de tudo através de uma Dashboard integrada faz toda a diferença nas utilidades que citamos até aqui. 

Na Leadster, a Dashboard apresenta informações como a taxa de conversão, a quantidade de leads, a quantidade de fluxos, quantos leads foram gerados, comparativos e muito mais. 

Nossa Dashboard permite até que você compare a sua taxa de conversão com a do seu segmento e outros 😯 

E com integrações com o Google Analytics e o Meta Ads, você também consegue acompanhar o desempenho das suas campanhas de anúncio e suas respectivas conversões. 

Mas não são todos os Chatbots que são assim. Nosso caso é um pouco diferente, porque nosso produto é um Chatbot voltado para a geração de leads.

🤓 Como a gente faz: Funcionalidades Leadster — Resultados em Tempo Real com o Dashboard de Performance

5 casos de uso de Chatbots específicos

Foguete ao lado de janela de chatbot.

Bom, agora você conhece praticamente todas as funcionalidades de um Chatbot. Mas quais são os tipos de problemas que eles conseguem resolver? 

Mencionamos alguns no tópico anterior, mas acho uma boa ideia a gente conversar sobre os usos mais específicos, aqueles que buscam realmente resolver algum problema bem determinado da sua empresa.

Por exemplo: Custo de Aquisição do Cliente muito alto. Como um Chatbot consegue resolver? 

Vamos falar sobre esse exemplo e mais alguns agora, nos casos de uso de Chatbots específicos. Liga a sirene e pula no caminhão: agora vamos apagar incêndios 🧯

Vamos lá? 

Muitos visitantes, poucos Leads

Esse é um dos principais problemas que profissionais de marketing enfrentam quando seu marketing de conteúdo começa a gerar um bom volume de pesquisas. 

A conversão dos leads dentro de uma estratégia inbound, por exemplo, precisa de Landing Pages, materiais ricos e outras ofertas. E tudo isso leva tempo para produzir. 

Chatbots aumentam a conversão não por eliminar a necessidade desses materiais, mas por oferecê-los em todas as suas páginas sem esforço. 

Por exemplo: você tem 50 textos no blog que estão bombando em visitas, e você decide lançar um novo e-book para tentar convertê-las em leads. Imagina ter que colocar CTAs em cada um desses textos? 

Dá trabalho o suficiente para que muita gente só coloque as CTAs nos próximos textos, e não nos anteriores. Com um Chatbot, você cria um fluxo e só precisa adicionar suas URLs nele. 

Isso aumenta a quantidade de Leads porque você não tem visitantes “desperdiçados”. Com um Chatbot, você garante que todo mundo que entre no seu site, não importa a página, veja uma CTA personalizada para a página sendo lida. 

Custo por Aquisição de Clientes Alto Demais

O mantra do marketing de performance é “se der pra fazer mais barato, faça”. 

O CAC é formado por uma série de variáveis, sendo que o custo do anúncio é apenas uma delas. Se o preço da palavra chave está baixo no Google Ads, você não vai ter um CAC baixo automaticamente. 

Por exemplo: a palavra chave custa pouco, mas para cada 200 cliques, você faz só uma venda. Se para cada 200 cliques você realizar 2 vendas, seu CAC caiu pela metade. 

Essas variações estão sob seu controle. Um dos casos de uso de Chatbots é atuar para a redução do CAC através de uma experiência melhor no site e uma organização mais aprofundada da sua equipe comercial através da qualificação prévia. 

Um Chatbot é a melhor ferramenta do mercado para gerar leads hoje justamente por isso. Sem recursos ultrapassados, como botões no WhatsApp ou formulários nas Landing Pages, você converte mais e vende mais, reduzindo seu CAC. 

Equipe comercial com Leads não-fit

Existem alguns tipos de clientes que não são desejáveis para uma empresa por uma série de motivos. 

Lá atrás conversamos sobre uma empresa de ar condicionado, lembra? Ela vendia, instalava e dava manutenção. Mas por falta de mão de obra e dificuldade no acesso de peças, essa empresa resolveu parar de atender uma marca específica.

Só tem um problema: as pessoas não sabem disso. E mesmo se você colocar essa informação no seu site, muitas não vão lê-la. 

Um dos casos de uso de Chatbots resolve esse problema fácil fácil. Toda vez que alguém pedir um orçamento no site, o dono da empresa pode configurar uma pergunta específica: qual é a marca do seu ar? 

Se a resposta for a marca que você não atende, esse lead não é enviado pela equipe comercial, e recebe uma mensagem diferente — “infelizmente não estamos atendendo essa marca no momento”, por exemplo. 

Essa é uma situação hipotética mas que com toda a certeza está acontecendo em algum lugar do Brasil nesse exato momento. E substitua a marca do ar condicionado por algum produto da sua empresa: a mesma situação pode estar acontecendo com você também. 

Não saber de onde os leads estão vindo

Pode acontecer de você não ter a menor ideia de onde os seus Leads estão vindo. Quem não tem uma boa parametrização de links, por exemplo, sofre com isso. 

Aliás, é muito comum que muitas empresas gerando leads hoje nem se importem com os canais de conversão. Se tem lead, tá valendo! 

Mas isso complica o seu orçamento. Você deve investir em quem gera mais leads qualificados pelo menor preço. Por exemplo: você faz Google Ads, LinkedIn Ads e Meta Ads. O LinkedIn gerou 10 leads no mês, enquanto Google e Meta geraram 100 cada um, pelo mesmo preço. 

Um dos casos de uso de Chatbots com Dashboard de controle é te mostrar de onde as principais conversões vieram, servindo como uma ótima âncora de dados no seu site, garantindo que essas informações não se percam. 

Captura de tela do módulo qualificação de leads da Leadster.

Não saber quais são as perguntas que espantam os leads

Em um formulário estático de Landing Pages, é simplesmente impossível saber quais são as informações que os visitantes não gostam de fornecer no seu segmento. 

Aliás, você não consegue saber nem se foram as perguntas que espantaram seus leads. Nesses formulários, você não tem muitos dados do comportamento dos usuários além de converteu, não converteu e tempo de leitura da página.

Um dos casos de uso de Chatbots é a possibilidade de fazer essa análise. Você consegue saber exatamente em qual pergunta seus visitantes pararam. E aí realizar testes A/B para determinar se essas perguntas são o problema. 

3 cases de sucesso reais com o Chatbot Leadster

Acho que estamos chegando ao fim do nosso texto 🥲

Não me leve a mal: eu poderia falar sobre os casos de uso de Chatbots o dia inteiro. Mas com os exemplos gerais e os problemas que os Chatbots resolvem, já conseguimos entender juntos bastante sobre o funcionamento da ferramenta. 

Para finalizar nossa conversa, porém, precisamos falar de resultados reais. Como esses casos de uso de Chatbots atuam para entregar mais leads e mais vendas? 

É o que vamos descobrir agora. Siga na leitura para conhecer alguns cases de sucesso da Leadster! 

Imobiliária Rafael Cassio

  • 113% de aumento na conversão; 
  • 20% de aumento em vendas; 
  • 5.647 leads qualificados com a Leadster. 

A Imobiliária Rafael Cassio foi fundada pelo próprio Rafael, corretor de profissão. Desde sua fundação, ter um site otimizado e trabalhar o marketing digital sempre foi sua maior prioridade. 

Sua atuação é no litoral norte de Santa Catarina, mais especificamente em Balneário Piçarras. Hoje, ele também tem uma sede em Gaspar. 

Ele já investia pesado nas mídias pagas e precisava aumentar sua taxa de conversão que estava abaixo da média do mercado — ele tinha 0,78%, enquanto o mercado alcançava o 1%. 

E com a Leadster, foi exatamente isso que ele conseguiu. Sua conversão em leads aumentou em 113% após o trabalho com o Chatbot, o que resultou em um aumento de 20% nas vendas. 

Esse aumento veio por todos os fatores que conversamos ao longo do texto. Conseguimos gerar juntos mais do que leads, mas leads qualificados. E isso fez toda a diferença no seu negócio. 

🔎 Veja o case completo: Como a Imobiliária Rafael Cassio superou em 66% a conversão do segmento

David Pinheiro e Recurso para Multas

  • 287% de aumento em Conversão;
  • 30% de aumento em vendas; 
  • 16.878 leads gerados com a Leadster; 
  • 35% de redução no Custo por Lead;

David Pinheiro é Consultor de Marketing na Agência SEO — Sua Empresa Online. 

Lá em 2020, ele foi aproximado pela Recurso para Multas, um site especializado em contestações jurídicas automotivas. 

Na época, o CPL (Custo por Lead) da Recurso estava em R$ 3,74. O valor não é tão alto assim, mas quando não sai venda, até menos de R$ 4,00 de CPL começa a acender os alertas em uma equipe comercial. 

E tinha outro problema: durante a pandemia, a Recurso não conseguia trabalhar direito. O site do Detran estava apresentando problemas e os serviços oferecidos estavam restritos. 

No ápice da pandemia, a Leadster foi fundamental no direcionamento dos leads que continuavam chegando mesmo com os serviços restritos no Detran. 

Para não perder conversões, David e a Recurso elaboraram fluxos que explicavam a situação e ofereciam os próximos passos. 

No pós pandemia, continuamos trabalhando com o David e a Recurso, gerando leads muito mais qualificados e com uma redução de 35% no CPL, que passou a ser de R$ 2,24. 

Isaac Educacional

  • 25% de aumento na conversão
  • 5.647 leads gerados

A Isaac Educacional é uma startup com foco em gestão escolar, mais especificamente para o departamento financeiro e o controle de mensalidades. 

E como toda boa startup com foco em growth, o Isaac Educacional precisava crescer, e crescer o mais rápido possível. 

A Leadster foi uma parceira fundamental nesse crescimento. Além do Chatbot, que já estava no horizonte da Isaac, a integração com o CRM HubSpot, Social Ads e Google Analytics foi um grande diferencial.

Tudo isso resultou em mais leads e um aumento de 25% na taxa de conversão. É um trabalho que nos orgulhamos bastante até hoje por ser uma startup educacional que muda a realidade de escolas em todo o Brasil. 


E aí, você se identificou com algum dos casos de uso de Chatbots? 

Olha só que interessante: nosso último exemplo, o Isaac Educacional, já apresentou crescimento ainda no período de teste grátis, que dura só 14 dias. 

Porque você não faz igual eles? Faça o teste e veja se os resultados vão vir. Você consegue criar seus primeiros fluxos ainda hoje, com alguns poucos cliques.

Vou ficar te esperando, ok? Clique no banner abaixo para fazer seu cadastro e iniciar sua nova vida na geração de leads 😉


Gustavo Luby

CMO na Leadster

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