A Leadster não é apenas uma plataforma de captação de leads.

Através de diversas funcionalidades presentes na ferramenta é possível também trabalhar na qualificação dos contatos gerados e, assim, melhorar os resultados de venda da sua empresa. 

Quer descobrir como?

Faça a leitura completa deste artigo.

A plataforma da Leadster

A plataforma da Leadster

A Leadster é uma plataforma de Marketing Conversacional, que disponibiliza funcionalidades para aumentar a geração de leads, qualificar os contatos para vendas e direcionar cada oportunidade para a abordagem comercial. 

Através dela você cria chatbots que conversam de forma personalizada com público de diferentes interesses que acessa o seu site.

As personalizações e roteiros de perguntas e respostas são criados diretamente na plataforma, com poucos cliques.

Depois de trazer o visitante para dentro da conversa e captar os dados do mesmo, o assistente virtual segue com as perguntas de qualificação, para separar os leads mais interessantes para o contato comercial.

O que é qualificação de leads?

O que é qualificação de leads?

Gerar leads qualificados significa concentrar os esforços do seu time de marketing e vendas em oportunidades mais propensas a se tornar um cliente da sua marca.

Com a qualificação de leads, além de focar em quem está pronto para receber um contato de um vendedor, você não desgasta os contatos que podem vir a ter interesse no futuro, mas que se afastariam caso se sentissem incomodados com um contato comercial na hora errada. 

Qualificar os seus leads significa abordá-los no melhor momento para fechar uma compra ou contratação.

Como definir um lead qualificado?

Um lead qualificado é aquele mais próximo do fechamento da compra, pois já escolheu o tipo de solução que quer para resolver o problema que tem e está mais aberto para a escolha da marca dessa solução.

Para definir quais leads são qualificados, é importante, primeiro, entender quais são os critérios de qualificação.

Ou seja, quais são as características do contato que fazem com que ele esteja mais propenso a fechar um negócio.

Esses critérios de qualificação são convertidos em regras, na plataforma utilizada para essa finalidade, para que, de forma automatizada, os leads qualificados sejam sinalizados para a equipe de vendas.

 Você também pode gostar: Qualificação de Leads: Dicas para Receber Leads mais Quentes

Qualificar leads com inteligência e personalização

Qualificar leads com inteligência e personalização

Empresas que qualificam seus leads aumentam em 50% as suas vendas, com um custo 33% menor de equipe comercial. 

Dentro da plataforma da Leadster, existem diversas opções pensadas com essa finalidade.

Selecionamos aqui as principais delas.  

Otimizando o fluxo do chatbot

A qualificação dos leads acontece conforme eles avançam nos fluxos de mensagens já desenhados na ferramenta.

Além disso, os critérios de qualificação também são atribuídos de acordo com cada resposta dada.

Lead converteu: e agora?

Depois da conversão do visitante em lead, existem diversas formas de seguir com a interação e de estimular a relação entre contato e empresa.

Com o fluxo de mensagens do chatbot da Leadster, essa continuidade é facilitada:

Mensagem de agradecimento

Através do próprio chat você pode configurar uma mensagem de agradecimento para o lead que percorrer todo o fluxo.

Nesta mensagem podem estar presentes os próximos passos, como um aviso de que em breve um consultor comercial entrará em contato. 

Após seu visitante concluir a conversa informando seus dados, caso ele tenha uma dúvida e queira interagir em tempo real com a sua equipe de atendimento, você pode disponibilizar um link de redirecionamento para seu Whatsapp.

Essa configuração também pode ser feita diretamente na plataforma da Leadster e você tem a opção de disponibilizar o botão ou link do WhatsApp na conversa apenas no período em que sua equipe de atendimento está trabalhando, para que o lead não se frustre ao esperar uma resposta.

Dicas para inserir o lead no funil de vendas

Dependendo do estágio do funil de vendas em que o lead se encontra, podem ser necessárias mais algumas ações e comunicações até que ele seja considerado um lead qualificado para vendas. 

Explore as ferramentas que podem contribuir com seu trabalho de qualificação de leads.

Softwares como CRM, plataforma de automação e de lead scoring, plataformas de marketing conversacional vão possibilitar que sua estratégia e seleção de leads seja feita de forma automatizada, centralizada e facilmente visível para toda a equipe envolvida. 

Use todo o potencial da plataforma

A plataforma apresenta diversas funcionalidades que auxiliam na identificação dos leads qualificados, bem como na qualificação daqueles que ainda não chegaram a este estágio do funil de vendas.

Segmentação e Lead Scoring

Na plataforma, você programa perguntas de qualificação para identificar se o lead está de acordo com o perfil desejado como cliente e pode ainda utilizar as funções de Segmentação de Leads e de Lead Scoring.

Com elas, você atribui pontuações diferentes para os perfis, além de separar os leads em listas, o que facilita a ativação, nutrição e comunicação mais específica.

No vídeo abaixo você pode conferir nosso CEO, Fabricio Toledo, explicando uma forma incrível de trabalhar o fluxo de qualificação dentro da plataforma, de forma automatizada: 

Integrações com ferramentas de marketing

Na plataforma oferecida pela Leadster você também tem a possibilidade de criar integrações com os principais softwares de automação de marketing e de disparo de e-mails para nutrir os leads que ainda não estão prontos para a abordagem comercial.

Atualmente a Leadster possui integração nativa com 16 plataformas, como RD Station e HubSpot, além de possibilitarmos a integração com inúmeras outras através do Zapier, Pluga e Webhook.

 Saiba mais: ​Com quais plataformas consigo integrar a Leadster?

Rastreie o canal de origem com UTMs

Você também pode potencializar suas ações e melhorar sua estratégia de qualificação ao oferecer fluxos personalizados de acordo com cada canal de origem do visitante.

Ainda mais específico, você pode configurar as mensagens da plataforma de acordo com cada origem, através da inserção de códigos UTM.

UTM (Urchin Traffic Monitor) é um tipo de código adicionado à URL para identificar a origem de acesso a uma determinada página.

Esses parâmetros podem ser criados através de um gerador UTM.

Recomendamos a versão disponibilizada pelo Google.

Assim, se um visitante clicar em um link em um e-mail ou anúncio e cair em uma página específica do seu site, você pode atendê-lo de forma ainda mais personalizada e buscando com ainda mais recursos a qualificação de leads. 

Exemplos de qualificação com a Leadster

Exemplos de sucesso com a Leadster

Quer entender como a qualificação de leads na Leadster funciona na prática?

Veja um exemplo:

1. Você cria perguntas para qualificar os seus leads
2. Utiliza o Lead Scoring para determinar quais leads são mais qualificados
3. E depois define quais contatos serão descartados ou enviados para o seu time comercial.

Conclusão

A qualificação de leads é uma parte essencial do funil de vendas, para identificar as melhores oportunidades, não sobrecarregar seu time comercial e não perder o timing de abordagem daqueles contatos que estão prontos para se tornar clientes. 

Aproveite nossas dicas e explore todas as funcionalidades da ferramenta disponibilizada pela Leadster.

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