Uma das funcionalidades disponíveis na plataforma da Leadster é o redirecionamento de leads para o WhatsApp, esse aplicativo de mensagens tão presente nas nossas vidas. 

Seja para o atendimento ou para a abordagem comercial, ela faz parte da estratégia de vendas de muitas empresas.

Neste post, vamos explicar como explorá-la em combinação com a sua ferramenta de chatbot.

O que é e para que serve a função de redirecionamento para o WhatsApp da Leadster?

O que é e para que serve a função de redirecionamento para o WhatsApp da Leadster?

Após seu visitante concluir a conversa com o chatbot e disponibilizar os dados, caso ele tenha uma dúvida e queira interagir em tempo real com a sua equipe de atendimento, você pode disponibilizar um link de redirecionamento para seu WhatsApp.

Através da plataforma da Leadster é possível explorar essa funcionalidade de diferentes formas: 

  • Envio do lead através de um link disponibilizado no chat; 
  • Redirecionamento automático para WhatsApp ao final do fluxo.

Além disso, com a função “Horário de atendimento”, disponível nas configurações da Leadster, você pode escolher em quais horários o WhatsApp é oferecido como opção de contato.

Dessa forma, você consegue permitir que o lead interaja neste canal apenas em horários onde haja algum atendente para respondê-lo.

Vantagens

Ao utilizar a função e direcionar os leads para o WhatsApp, sua empresa ganha em três pontos:

Envia apenas os leads mais qualificados para o WhatsApp

Com uma ferramenta como um chatbot, os primeiros passos do atendimento ao consumidor acontecem de forma automatizada, personalizada de forma estratégica e no momento real em que a conversa é acionada.

Depois de entender o perfil e as características daquele lead, a plataforma pode identificar as oportunidades mais quentes e direcionar apenas os contatos qualificados para o atendimento humano, sem que os dados sejam perdidos.

Otimiza o trabalho do vendedor

Quando o vendedor recebe apenas os leads qualificados e já bem informados sobre a solução, lida apenas com aqueles que já estão mais interessados em de fato fechar uma compra ou contratação. 

Além disso, o representante comercial tem acesso a todo o histórico e aos dados de qualificação, facilitando o trabalho e a priorização dos atendimentos. 

Melhora a conversão em vendas

De acordo com uma pesquisa da Forrester, qualificar seus leads antes de enviar para a equipe comercial pode aumentar em 50% as vendas, a um custo de operação 33% menor.

Por que não usar apenas o botão do WhatsApp?

Por que não usar apenas o botão do WhatsApp?

A primeira diferença entre direcionar os visitantes direto para o WhatsApp e através do chatbot é que o botão é um elemento estático, que depende da ação de clique do visitante.

Abordar seu visitante de forma proativa, através de soluções de marketing conversacional, aumenta seu resultado em 105%, comparado com soluções passivas, como botão do WhatsApp.

O botão do WhatsApp também não permite filtrar e qualificar os leads antes de enviar para o vendedor.

Isso gera um volume muito grande de leads desqualificados, desperdiçando o tempo da equipe.

Além disso, também se perde no controle dos leads e análise de métricas essenciais, como taxa de conversão, análise dos leads que desistiram ao longo do fluxo, etc. 

Como direcionar leads qualificados da Leadster para o WhatsApp?

Como direcionar leads qualificados da Leadster para o WhatsApp?

Conheça todo o caminho que o lead percorre até ser qualificado e direcionado para o WhatsApp.

Todas essas etapas você configura diretamente na plataforma da Leadster.

1. Capture

Configure o seu fluxo e comece a transformar visitantes em leads com a ajuda da Leadster.

2. Qualifique

Faça perguntas de qualificação, utilize o Lead Scoring e crie condicionais no fluxo para separar leads qualificados de leads desqualificados.

3. Descarte

Descarte os leads desqualificados, para que eles não sejam enviados para seu e-mail, CRM ou WhatsApp.

4. Direcione

Direcione os leads qualificados para os demais canais de marketing, como WhatsApp.

Essa ação pode ser feita de acordo com o passo a passo abaixo:

Adicione um novo bloco e selecione a opção “Redirecionar para WhatsApp”

Comece editando o fluxo onde o WhatsApp será inserido.

Desça até a parte do fluxo onde gostaria de adicionar a opção de redirecionamento, clique em “Adicionar Bloco” e escolha a opção “Redirecionar para WhatsApp”.

Defina os dias e horários em que o WhatsApp deve aparecer no seu fluxo

Quando habilitado, o botão do WhatsApp será exibido apenas nos dias e horários selecionados.

Isso evita que o lead entre em contato nos momentos em que não há nenhum atendente disponível. 

Escolha entre o redirecionamento automático ou manual

Existem duas opções de redirecionamento automático para o WhatsApp na Leadster, e você deve escolher entre elas no momento de configuração desta funcionalidade:

  • Manual: o lead clica no link do WhatsApp, se quiser, ao longo da interação;
  • Automático: o lead pode ser direcionado ao WhatsApp assim que finalizar seu fluxo automaticamente. 

Insira o número de WhatsApp do vendedor que vai receber os leads

Aqui, novamente, existem duas opções de configuração:

  • Inserir apenas um número de WhatsApp, que receberá todos os leads;
  • Inserir diversos números, com a funcionalidade “Roleta de WhatsApp”.

Para mais de um número, ative a função “Roleta do WhatsApp”

Até 12 números podem ser configurados nessa opção, assim o sistema direciona cada lead que desejar falar através do WhatsApp para um desses números, aleatoriamente.

Essa função pode ser utilizada quando você precisa distribuir os seus leads entre vários vendedores.

 Confira também - Como utilizar as funcionalidades de horário de atendimento e roleta de WhatsApp

Inclua as informações do lead na mensagem padrão

Agora, basta definir uma mensagem de introdução que será exibida, o número (ou números) do WhatsApp e a primeira mensagem que será enviada para seu número após o clique do usuário. 

 Você também pode gostar - Como enviar dados do Lead para o WhatsApp

Dentro da plataforma você poderá conferir como seu fluxo vai ficar, antes de colocar essa edição no ar.

Botão do WhatsApp + Leadster

Botão do WhatsApp + Leadster

Para ilustrar como o redirecionamento para o WhatsApp tem os resultados potencializados quando combinado com a ferramenta de chatbot da Leadster, compartilhamos aqui um case de sucesso de um dos nossos clientes.

Logo de início, a parceria da Pós PUCPR Digital com a Leadster solucionou o problema de atendimento, já que o site contava com um alto volume de visitantes, mas, na época, a equipe comercial tinha somente quatro representantes, que não conseguiam atender com a agilidade necessária. 

Com a possibilidade de fazer uma abordagem proativa e automática através do chatbot e criar chamadas personalizadas de acordo com o curso de interesse do visitante, as taxas de conversão começaram a subir. 

Além disso, ao contrário dos contatos gerados diretamente a partir do WhatsApp, os leads capturados com a ferramenta da Leadster poderiam ser adicionados a uma régua de relacionamento.

Assim, mesmo aqueles alunos que ainda não estavam prontos para fazer a matrícula na hora da conversão poderiam continuar recebendo conteúdo da empresa até que atingissem um estágio de maturidade de compra.

Utilizando a função de levar os contatos da Leadster para o WhatsApp, também ficou muito mais fácil para o time de vendas identificar os leads qualificados e priorizar os contatos.

O resultado foi que a empresa dobrou sua taxa de conversão integrando Leadster e WhatsApp.

Você pode conferir o case completo aqui: “Como a Pós PUCPR Digital Dobrou sua Taxa de Conversão Integrando Leadster e WhatsApp”.

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Essa é a chance para qualificar seus leads antes de enviá-los para o WhatsApp, identificando as oportunidades mais quentes e otimizando o trabalho dos seus representantes comerciais!

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Fernanda Andreazzi

Estrategista de conteúdo na Leadster, atua há 5 anos com Marketing Digital, Inbound Marketing, SEO - e tudo o que há de bom