Os chatbots sempre foram um assunto quente. Agora, com a inteligência artificial, eles se tornaram manchetes de vários veículos de comunicação, causando ruído nas mais diversas áreas do cotidiano.

Bots com IA são ideais para o trabalho – além de serem aproveitados na educação e vida pessoal – e é exatamente por isso que preparamos esse conteúdo para você.

Separamos aqui os 7 melhores chatbots com inteligência artificial do mercado atual. Com eles você poderá aumentar a produtividade de sua equipe, já que estará otimizando algumas de suas funções.

Bora lá?👇

O que é um chatbot com inteligência artificial?

O que é um chatbot com inteligência artificial?

Entre os tipos de chatbot nós temos o com inteligência artificial, que nada mais é do que uma ferramenta que simula conversas com pessoas através do processamento de linguagem natural (PLN)

Os bots com IA operam por meio de aplicativos de mensagens e utilizam aprendizado de máquina para fornecer uma experiência cada vez mais próxima à humana.

Com a alta capacidade de aprendizado, essa tecnologia pode ajudar empresas nas áreas de venda, atendimento ao cliente, marketing e até mesmo experiência do usuário.

Mas, pode ficar tranquilo que vamos explorar essa questão mais para frente. 😉

Como funciona a inteligência artificial?

Como funciona a inteligência artificial?

De forma breve, precisamos ter em mente que a inteligência artificial é feita de diversos algoritmos e técnicas que usam o aprendizado de máquina – técnica que permite que as máquinas aprendam e melhorem com base em exemplos e dados. 

A maioria desses algoritmos utiliza redes neurais – modelos matemáticos que copiam o modo de funcionamento do cérebro –, compostas por camadas de neurônios artificiais que fazem operações matemáticas simples, sendo cada camada responsável por uma parte diferente do processo de aprendizado. 

Ou seja, a maioria das tecnologias de IA funcionam por meio do aprendizado com exemplos e experiências para melhorar com o tempo.

Para que servem os bots de IA?

Para que servem os bots de IA?

São inúmeras as possíveis aplicações de chatbots com IA, por isso, separamos logo abaixo as principais que você pode até mesmo estar procurando neste momento.
Veja:

  • Assistentes virtuais: temos como exemplo a Siri, Alexa e Google Assistant. Esse tipo de bot facilita a comunicação entre humanos e dispositivos eletrônicos. Eles podem agendar compromissos, enviar mensagens de texto e fazer pesquisas na internet.
  • Atendimento ao cliente: com a ajuda dessa tecnologia, é possível simular conversas com seres humanos. Podem ser usados para fornecer suporte ao cliente em empresas ou para automatizar processos de atendimento ao cliente. 
  • E-commerce: os chatbots podem ser utilizados para auxiliar os usuários na busca e compra de produtos, além de recomendar produtos baseado no histórico de compras, melhorando a experiência do usuário.
  • Personalização no marketing: bots de IA podem enviar mensagens personalizadas aos usuários, coletar informações sobre seus interesses e comportamentos de navegação, permitindo a criação de campanhas mais eficazes.
  • Educação: os chatbots podem ser usados para fornecer suporte e assistência aos alunos, auxiliando em tarefas e respondendo perguntas.
  • Saúde: por fim, os bots com IA também podem ajudar na triagem de pacientes ao coletar dados e informações de forma automatizada e personalizada.
🤿Se aprofunde: Inteligência Artificial no Marketing Digital – 21 Casos de Uso

Bots com IA: os melhores do mercado [2023]

Agora que você já sabe o que é um chatbot com inteligência artificial, como essa tecnologia funciona e alguma de suas possíveis aplicações, nada melhor do que ficar por dentro dos melhores bots do mercado!

Separamos aqui os 7 que estão dando o que falar agora em 2023, confira!

🔎Leia também: Conheça os Melhores Chatbots do Mercado para usar em 2023

ChatGPT

O fenômeno do momento, ChatGPT, é um modelo de linguagem que atua como um assistente virtual que pode conversar com você sobre diversos assuntos, além de responder suas perguntas.

Criado pela OpenIA, o ChatGPT pode ser utilizado para criar textos do zero, resolver problemas matemáticos e codificar, tudo isso de forma gratuita!

Algumas das possibilidades para utilizá-lo são:

  • Bancos no combate às fraudes;
  • Empreendedores para ideias de nomes de empresas;
  • Designers na criação de imagens;
  • Pesquisadores na criação de resumos e adequação à norma ABNT;
  • Redatores para criação de textos.

 O ChatGPT acaba sendo um faz tudo para o seu dia a dia de trabalho. Mas, não confie 100% em suas respostas, pois, como ele vai aprendendo conforme as conversas, muitas das coisas absorvidas podem estar incorretas, então fique atento e sempre cheque as informações, se possível.😉

🧐Saiba mais: Como Usar um Chatbot no Marketing Digital? Exemplos de Sucesso

Microsoft’s Bing ChatGPT

O Bing lançou, em sua última atualização, o Microsoft’s Bing ChatGPT que nada mais é do que uma tecnologia de geração de linguagem natural que aproveita o modelo de linguagem chamado GPT-4 (do ChatGPT). 

Esse bot foi treinado em uma enorme quantidade de dados da internet para ser capaz de conversar de forma humanizada.

Seu principal foco está nos mecanismos de busca, pois esse possibilita uma ótima busca sobre os eventos atuais.

Ah, e o melhor de tudo é que ele também é gratuito!

🔎Leia também: Landing page ou chatbot? Diferenças e onde usar

Google Bard

Assim como a Microsoft, o Google não ficou para trás quando o assunto é chatbot e inteligência artificial, lançando recentemente o Google Bard.

Também utilizando a tecnologia de geração de linguagem natural, o Google Bard é focado na criação de textos em todos os estilos e formatos.

Diferentemente do que vemos no ChatGPT, por exemplo, esse bot é voltado para textos mais longos, como artigos de notícias, poesias, histórias etc.

Lembrando que assim como as citadas acima, essa ferramenta também é gratuita.

🔎Leia também: Chatbot para Vendas e Marketing: Conheça o SDR Automático que Faz a Pré-Qualificação de Leads

Jasper

Utilizando o mesmo tipo de tecnologia que os bots citados acima, o Jasper é um bot de IA também focado principalmente na área de marketing.

Com ele você consegue criar textos únicos e personalizados, aplicá-lo em atendimento ao cliente, criar chatbots únicos para plataformas de mensagem, como Facebook Messenger, e ainda criar imagens do zero.

A ferramenta é o combo perfeito para você aplicar em sua equipe de marketing, mas diferente daqueles que falamos até agora, ele é pago. Confira os planos:

  • Starter – a partir de $24/mês;
  • Boss Mode – a partir de $49/mês;
  • Business – customizado.
🔎Leia também: Como Usar um Chatbot no Marketing Digital? Exemplos de Sucesso

Tidio

O Tidio é uma plataforma de chatbot online que também oferece o modelo com IA.

Essa junção pode oferecer uma melhora exponencial no atendimento ao cliente, já que a tecnologia vai aprendendo cada vez mais a melhor forma de responder os usuários.

Além do plano free, a Tidio oferece mais três opções:

  • Iniciante – $20/mês;
  • Comunicador – $19/por usuário;
  • Chatbots – a partir de $20/mês;
  • Tidio+ – a partir de $329/mês.

Drift

A Drift já oferecia chatbots para seus clientes, sempre focando na área de marketing e vendas, mas agora você também pode contar com a IA implementada nos bots.

O chatbot utiliza aprendizado de máquina para entender as perguntas e necessidades dos clientes e assim fornecer respostas relevantes e personalizadas em tempo real.

Além de atuar no atendimento ao cliente, ele é capaz de responder a perguntas comuns e realizar tarefas simples, como agendar uma reunião ou enviar um link para um recurso útil.

Seus planos são:

  • Premium – a partir de $2.500/mês;
  • Advanced – entrar em contato;
  • Enterprise – customizado.
🔎Leia também: Como Integrar o seu Chatbot com o Google Calendar?

Mobile Monkey

Por fim, nós temos o Mobile Monkey, o único chatbot com IA dessa lista voltado principalmente para as redes sociais, afinal, ele é do Facebook, o que permite integração com WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger.

Com essa funcionalidade você pode gerenciar todas as suas comunicações de entrada e saída com o cliente em um só local.

Vamos aos planos:

  • Marketing e Vendas:
    • Startup – a partir de $119/mês;
    • Team – a partir de $299/mês.
  • Criadores e Coaches: 
    • VIP Edition – grátis (promoção);
    • Platinum – $9,95/mês (promoção).

Leadster + ChatGPT

A Leadster é uma plataforma de Marketing Conversacional com um chatbot de marketing e vendas. Através da ferramenta você cria chamadas de conversão personalizadas para atrair os usuários, qualifica seus leads e ainda os distribui de forma inteligente.

Para acompanhar as tendências de mercado, melhorar a experiência do cliente – facilitando a vida de cada um – e ainda gerar mais resultados, a Leadster lançou a funcionalidade com o ChatGPT para criar chamadas de conversões ainda mais personalizadas.

Isso acontece porque a ferramenta de IA utiliza tecnologias que vão absorvendo o conteúdo conforme cada conversa acontece. Ou seja, a criação de chamadas personalizadas se torna mais fácil e direta, uma vez que o ChatGPT estará usando as próprias informações dadas pelos usuário para criá-las.

Ou seja, a Leadster aproveita o conteúdo das páginas mais acessadas do seu site e assim vai sugerir chamadas de conversão utilizando o ChatGPT 

O resultado dessa integração? Bom, você pode gerar até 327% mais leads em seu site!

Bora testar agora mesmo – e o melhor: por 14 dias grátis?!

Mas lembre-se: após a instalar a Leadster em seu site, a funcionalidade vai esperar mais sete dias para coletar os dados das páginas mais acessadas para depois gerar as chamadas com o ChatGPT.


E aí, já sabe quais desses chatbots vai implementar em sua estratégia?

Se ainda está em dúvida sobre esse tipo de ferramenta, fica tranquilo que eu tenho aqui o conteúdo mais completo que você vai encontrar sobre chatbot:

Estou falando do nosso Chatbot: Guia Completo! 🚀

Com ele você vai saber desde a história dos primeiros bots até toda a revolução que está ocorrendo com a IA, aproveite e já confere! Te espero lá.


Gustavo Luby

CMO da Leadster, há 6 anos empreendendo no setor de tecnologia, apaixonado por CRO, Growth Hacking e Mídia paga.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *