Sumário
Segundo o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2022, o uso de chatbots online vem crescendo cada vez mais no mercado. Só no Brasil, houve um aumento de 46,76% na criação de bots no período de 2021 para 2022.
Já o mercado global, que cresce 23,5% ao ano, tem previsão de um salto de US$ 2,6 bilhões de 2020, para US$ 10,5 bilhões em 2026, segundo pesquisa da empresa Markets and Markets que englobou a América do Norte, Europa, países da Ásia Pacífico, América Latina e países da Europa Central e África.
Essas são apenas algumas das diversas pesquisas sobre chatbots online existentes no mercado.
Pensando nisso, a Leadster traz aqui um panorama dessa ferramenta no mercado nacional e internacional, além de seus benefícios e previsões, para quem procura se aprofundar no assunto.
Vamos lá!
O que são os Chatbots Online?
Antes de falarmos dos dados que englobam os chatbots no mercado global, vamos entender o seu conceito.
Os chatbots online são softwares que simulam conversas humanas. Eles podem utilizar IA (Inteligência Artificial), marketing conversacional e até mesmo o processamento de linguagem natural (PLN).
Com este tipo de ferramenta, é possível engajar instantaneamente os visitantes do seu site, por meio de mensagens específicas e personalizadas para cada usuário, além do fornecimento de respostas instantâneas.
Panorama dos Chatbots Online no Mercado Global
Além dos dados trazidos pela Markets and Markets, a Mordor Intelligence – empresa de inteligência e consultoria de mercado – também lançou uma pesquisa que mostra a dimensão do mercado de chatbots online.Alguns dos dados que mais chamam atenção são:
- O maior mercado atual de chatbots online está na América do Norte;
- O mercado de chatbots que mais cresce no mundo está presente na região Ásia-Pacífico;
- As principais áreas de atuação são: Varejo, Bancos, Serviços Financeiros e Seguros (BFSI) e Saúde e
- Os principais players do mercado são: IBM Corporation, Dialogflow, Amazon Web Services e Live Chat.
Além das informações acima, a Mordor Intelligence também forneceu um mapa que ilustra o crescimento do mercado de chatbots online no mundo todo. Confira:
Um dos fatores que pode explicar o crescimento desse setor é o avanço da tecnologia, principalmente quando se fala de Inteligência Artificial. Ferramentas com essa tecnologia oferecem resolução mais rápida diante de reclamações e problemas de clientes em 90% dos casos, como trouxe o relatório MIT Technology Review: Humans + Bots: Tension and Opportunity.
Ao longo deste artigo vamos mostrar mais vantagens do uso de chatbots online em seu negócio. Continue acompanhando!
O Chatbot Online no Mercado Brasileiro
Nos últimos 5 anos, o mercado brasileiro de chatbots online viu um crescimento de criação exponencial, como mostra o gráfico abaixo:
Atualmente, o Brasil conta com 58 mil chatbots online ativos, tendo em média uma troca de 78 mil mensagens com 3,1 mil pessoas diferentes por mês.
Ou seja, imagine com quantos clientes o seu chatbot não conseguiria falar diariamente, auxiliando nas demandas crescentes do time de marketing e venda da sua empresa.
Lembrando que o chatbot não tem apenas a função de atendimento ao cliente – por mais que ela seja prevalente dentre as possibilidades de uso.Veja abaixo quais são os setores que mais o utilizam e quais as suas principais funcionalidades no mercado brasileiro:
Setores:
- Varejo – 21%
- Financeiro – 17%
- Indústria – 10%
- Saúde – 7%
- Utilidades – 5%
- Educação – 4%
- Startups – 4%
- Imobiliário – 3%
- Governo – 2%
- Outros – 11%
Funcionalidades:
- Atendimento ao Cliente – 66%
- Apoio ao back-office – 11%
- Cobrança – 7%
- Vendas – 6%
- Marketing – 3%
- Outros – 11%
Mercados que Mais se Beneficiam com Chatbots Online
Além dos setores já citados que mais utilizam chatbots, tanto no Brasil quanto no mundo, os segmentos que mais lucram com essa ferramenta são:
Imobiliário (28%) → Viagens (16%) → Educação (14%) → Saúde (10%) → Finanças (5%)
Lembrando que o Brasil está no top 5 países que mais usam chatbots. Confira:
- Estados Unidos – 36%;
- Índia – 11%;
- Alemanha – 4%;
- Reino Unido – 3%; e
- Brasil – 2%.
Os dados divulgados são do Collect.Chat.
Por que as Pessoas Utilizam Chatbots Online?
Bom, agora já sabemos como os chatbots online vêm se comportando no mercado, mas por qual motivo há esse crescimento tão acelerado?
Conforme dados do State of Chatbots Report 2018, publicado pela Drift, podemos perceber que os meios mais comuns de contato com as empresas são telefone (60%), e-mail (60%) e website (54%). O chatbot aparece ao final da lista com apenas 15%.
Porém, esses meios mais utilizados vêm trazendo frustrações aos clientes, como:
- Dificuldade de navegar nos sites;
- Problemas em conseguir respostas para perguntas simples;
- Os detalhes básicos da empresa são difíceis de encontrar.
Ou seja, conseguimos perceber que os usuários querem rapidez para questões simples de responder.
Quando questionados, os participantes responderam algumas das situações para as quais utilizariam os chatbots online, já que a ferramenta proporciona uma resposta rápida e eficaz. Vejamos:
A justificativa de velocidade de resposta de chatbots online também pode ser comprovada com essa pesquisa, já que os participantes responderam por qual canal que esperam ter uma resposta instantânea.
Confira o gráfico abaixo:
Mas, se as pessoas já esperam ter uma resposta rápida por meio dos chatbots, por que eles ainda não estão entre os principais canais de comunicação utilizados pelas empresas?
Alguns dos principais receios dos usuários finais são:
- Preferência em lidar com humanos – 43%;
- Preocupação com a possibilidade de dar erro no chatbot – 30%;
- Ficar preso aos chatbots apenas por meio de plataformas de mensagens como o Facebook Messenger – 27%.
Essas respostas mostram que ainda há um mito sobre os chatbots, que algumas pessoas pensam que a ferramenta não será tão eficaz ao responder seus visitantes ou que haverá “bugs” a todo momento. Por isso, é necessário deixar claro quais são suas vantagens.
Vamos lá!
Benefícios dos Chatbots Online
O próprio relatório publicado pela Drift elencou três principais vantagens de ser utilizar chatbots, respondidas pelos entrevistados: atendimento 24 horas, respostas instantâneas e respostas a perguntas simples.
Porém, podemos elencar muitos outros benefícios para essa ferramenta, como:
- Converter mais o tráfego do site – os chatbots, especialmente aqueles de marketing conversacional, ajudam a atrair os clientes, podendo utilizar apenas uma simples mensagem para chamar a atenção e acabar convertendo o visitante em lead;
- Gerar leads mais qualificados – todos os dados essenciais podem ser coletados pelo chatbot, com ele é possível fazer as perguntas certas para caracterizar o cliente em potencial e qualificá-lo.
- Automatizar seus processos – imagine quanto tempo sua equipe leva para responder a centenas de e-mails, responder às redes sociais e até mesmo atender ao telefone. Todo esse tempo pode ser poupado com um chatbot em seu site. Lá, os usuários conseguirão as informações principais, além de cessar a maioria das dúvidas.
- Melhorar o atendimento ao cliente – com o chatbot online seu cliente terá respostas instantâneas, além de um atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Os dados não mentem
A fim de deixar ainda mais claro as vantagens de se utilizar um chatbot na sua empresa, vamos a mais pesquisas que comprovam a eficiência do uso dos chatbots nas empresas.
- Segundo dados divulgados pela Forbes, líderes empresariais afirmam que os chatbots aumentaram as vendas em 67%;
- Conforme relatório, “Chatbots are here to stay – So what are you wating for?”, da Accenture, 57% das empresas dizem que os chatbots de conversação fornecem ROI substancial com o mínimo de esforço;
- Conforme divulgação da CNBC, chatbots são projetados para economizar US$ 0,70 por interação com o cliente, resultando em uma economia de US$ 8 bilhões até este ano (2022);
- Por fim, segundo pesquisa feita pela Hubspot, 47% dos clientes estão abertos a comprar itens por meio de um chatbot.
Previsão para o Mercado de Chatbots Online
Basta uma pesquisa no Google para adentrar em diversos estudos que falam sobre os chatbots, quais são suas previsões e como o mercado deve estar daqui a poucos anos.
Porém, esses estudos variam conforme a localidade, tempo de pesquisa, número de entrevistados e plataforma utilizada.
Pensando nisso, a previsão que citaremos aqui tem um teor mais abrangente, além de confiável, e citará apenas uma fonte para que não haja abertura para conflito de informações.
Vamos lá!
Segundo dados da Juniper Reasearch:
- Chatbots online vão economizar US$ 11 bilhões no setor de varejo, finanças e saúde até 2023;
- Tanto usuários quanto empresas economizarão mais de 2,5 bilhões de horas de atendimento ao cliente até 2023;
- A Juniper prevê o varejo como mais beneficiado – mais de 70% dos chatbots acessados serão baseados nesse setor –, impulsionando as transações de comércio eletrônico para atingir US$ 112 bilhões até 2023 e
- A previsão é que 50% dos chatbots serão acessados por meio de aplicativos discretos.
Melhores Chatbots Online do Mercado
Agora que você já sabe qual o panorama global dos chatbots, suas vantagens e previsão de crescimento, chegou o momento de conhecer alguns dos melhores chatbots do mercado para aplicar em sua empresa.
Vamos lá!
Leadster
O chatbot da Leadster tem foco em vendas e marketing.
A ferramenta, além de proporcionar o aumento da geração de leads e da taxa de conversão dos sites e landing pages, oferece uma abordagem ativa, personalização de conversas, testes A/B, dashboards e qualificação de leads.
Além do plano gratuito, a Leadster oferece sua versão ilimitada com o custo inicial de R$189 por mês, sendo possível testá-la gratuitamente por 14 dias.
Saiba mais: Como Criar Um Chatbot Grátis com a Leadster?
Drift
Já citamos muito a Drift aqui para trazer dados sobre os chatbots online, contudo a empresa também tem sua própria ferramenta.
O software da Drift é uma opção bem completa para quem quer investir em chatbots também direcionados a Marketing e Vendas.
Além de seu foco em conversão, a plataforma oferece experiências customizadas, pipeline de vendas, segmentação e análise de leads, relatórios e mais!
JivoChat
Para as empresas que pensam nos chatbots para atendimento e suporte ao cliente, o JivoChat é uma das melhores opções.
A ferramenta pode ser utilizada em sites, e-commerces, WhatsApp, Facebook, Instagram e e-mail.
O JivoChat oferece teste gratuito por 14 dias. Após esse período, o custo da versão paga começa em R$49 ao mês, aumentando o valor conforme o tempo de contratação e número de operadores necessários.
Chegamos ao fim de nosso conteúdo sobre o panorama global de chatbots online!
O que você acha de não ficar para trás desses resultados vindos da ferramenta e já dar uma olhada na demonstração gratuita que a Leadster preparou para você?
💡Ideia: Não fique para trás, esteja entre as empresas que crescerão juntos aos chatbots! 🙂
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