/ / O Bê-a-bá do Marketing Industrial: 5 Estratégias para Alavancar os seus Resultados

O marketing industrial, ou marketing para a indústria, ainda é um conceito pouco explorado e, muitas vezes, quando explorado, as pessoas se prendem apenas ao conceito de empresas B2B, porém, ele tem as suas particularidades.

Pensando nisso, a Leadster preparou esse artigo completo sobre o que é marketing industrial, suas especificidades e melhores práticas.

Vamos lá!

O que é Marketing Industrial?

O que é Marketing Industrial?

O marketing industrial surgiu já no final do século XX, em meados da década de 1980 e 1990, visando criar ações estratégicas voltadas para promover uma empresa, estabelecer posicionamento no mercado, comunicar sobre a marca e proporcionar soluções.

O marketing industrial está inserido no marketing B2B (business to business), já que os serviços e produtos oferecidos na indústria são voltados para outras empresas, por isso, a função dessas ações é atrair, nutrir e reter esses clientes.

 Leia também: O que é Lead Scoring e como Aplicá-lo para Otimizar as Vendas

Sua Importância

O setor industrial passou, e ainda passa, por diversas mudanças a todo tempo, inclusive dificuldades. Por exemplo: segundo a Pesquisa Industrial Anual (PIA), de 2014 a 2017, o Brasil passou por um período de recessão, o que causou uma queda de 7,7% na receita da indústria brasileira, resultando no corte de 1,1 milhão de vagas no setor.

Lembrando também que esse setor corresponde a 22% do PIB do país, então se ele é impactado, as consequências chegam a todo o território nacional.

Por isso, o marketing industrial é o principal aliado quando falamos de inovação do mercado, podendo fornecer uma experiência única ao cliente.

Para comprovar esse ponto, podemos usar a pesquisa feita pela empresa Thomasnet que mostrou um aumento de 12% nos fabricantes usando seu site para se conectar com mais clientes, após a pandemia causada pela Covid-19. 

Esses dados apenas mostram que não há mais como as empresas ignoraram o marketing digital e, neste caso, o marketing industrial.

 Leia também: É Melhor Contratar uma Agência ou Equipe de Marketing?

Como fazer Marketing Industrial? As melhores práticas

Como fazer Marketing Industrial? As melhores práticas

Agora que já explicamos o que é o marketing industrial e sua importância, chegou o momento de saber como fazê-lo, utilizando das melhores práticas para aumentar indicadores como geração de leads, aumento da taxa de conversão e número de vendas.

1. Conheça o Marketing de Conteúdo e o SEO

Pense que quanto mais o seu público conhece sobre os assuntos relacionados à sua indústria e o que ela oferece, mais qualificados eles estarão quando forem procurar pelos produtos oferecidos por seu negócio.

Por isso, invista em conteúdos de qualidade, que sejam informativos e completos, mas sem ser prolixos. Inclua também avaliações e casos de clientes satisfeitos com o seu serviço.

Os formatos são diversos para sua empresa apostar:

  • Artigos em um blog;
  • Vídeos;
  • E-mail marketing;
  • Podcasts;
  • Whitepapers e
  • Newsletters.

Além de produzir os materiais, é necessário se atentar às estratégias de SEO, ou seja, como fazer que esses conteúdos sejam encontrados pelos mecanismos de busca?

Sua estratégia de marketing industrial deve seguir todos os princípios do Search Engine Optimization, como utilizar as principais palavras-chave do setor, responder às perguntas frequentes dos usuários, ter um site rápido, incluir seu site no SEO local etc.

Para entender mais sobre o assunto, leia também: Tráfego para Site: Tipos e Como Atrair Tráfego Qualificado.

Utilize as Redes Sociais Certas

As redes sociais são os canais onde sua empresa conseguirá engajar ao máximo com o público, por isso, aproveite o contato direto com cada um dos seguidores.

Porém, lembre-se que não é preciso estar presente em todas as mídias, escolha aquelas que mais fazem sentido para o seu negócio, onde o seu público está em maior quantidade.

Plataformas como Instagram, Facebook, Twitter, WhatsApp e Telegram vão permitir que você converse com os seguidores, responda suas dúvidas, crie conteúdos, realize pesquisas e acompanhe resultados por meio de curtidas, comentários, compartilhamentos e cliques.

Mas, atenção! Mesmo não sendo necessário estar em todas as redes, o Google Meu Negócio pode ser indispensável, pois será com ele que sua empresa aparecerá nos primeiros resultados do Google quando alguém pesquisar sobre seus produtos ou serviços, principalmente localmente.

 Leia também: Inbound ou Outbound: Qual a Melhor Estratégia de Vendas B2B?

Tenha um Catálogo de Produtos Online

Os seus clientes em potencial querem obter as principais informações sobre o produto da forma mais rápida possível, então, crie um catálogo de produtos para a sua indústria e implemente-o no seu site.

Essa prática é considerada até mesmo avançada no marketing industrial, mas ela é essencial para o seu negócio, já que permite otimizar a experiência do usuário, além de melhorar sua experiência, auxiliando até mesmo na hora de fazer o acompanhamento da venda.

Alguns aplicativos e sites já facilitam o seu processo de criação de catálogo de produtos online, como:

Lembre-se de criar uma ferramenta de filtragem rápida, para tornar seu catálogo acessível e até mesmo interativo.

 Leia também: 10 Estratégias de Prospecção B2B das Melhores Empresas

Faça Campanhas de Mídia Paga

A mídia paga é uma ação que gera resultados em curto prazo, podendo estar presente em canais como Google Ads, Facebook Ads e LinkedIn Ads.

Essa alternativa é essencial para promover suas estratégias para um público mais amplo e direcionado, já que você pode personalizar e especificar as campanhas de acordo com seu planejamento.

Tenha um Chatbot para Geração de Leads

Um chatbot vai automatizar e otimizar todo o processo de geração e qualificação de seus clientes em potencial ou, como são conhecidos, os leads.

Com o chatbot, você terá um “atendente” 24 horas por dia disponível para o usuário, que, além de dar respostas instantâneas, fornecerá uma conversa personalizada e já filtrará o lead conforme a sua necessidade, o que facilita ao máximo o processo da equipe de vendas quando precisar contatar o interessado.

Chegamos ao fim do conteúdo sobre o Marketing Industrial, o que achou?

Agora que você já entendeu a importância do marketing industrial e como gerar leads, saiba como qualificá-los lendo o nosso passo a passo completo! 

Categorias: Marketing digital

Carolina Fernandes Cunha

Formada em Jornalismo, atua como Analista de Conteúdo há mais de 2 anos. Apaixonada por textos de todos os tipos - no momento, em especial aqueles otimizados para mecanismos de busca.

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