Sumário

Já ficou em dúvida sobre como criar os anúncios para suas campanhas de mídia paga?

Nós também já buscamos inspirações para nossas próprias campanhas e, por este motivo, reunimos neste post 50 exemplos de anúncios para suas estratégias de publicidade e de geração de leads através da mídia paga em 2022.

Quais são os principais canais para anunciar?

Quais são os principais canais para anunciar?

A mídia paga, que envolve anúncios criados para promover uma marca, conta com diversos canais que permitem e estimulam o investimento em publicidade.

Além das mídias mais tradicionais como revistas, TV, rádio e outdoor, existem diversos canais e plataformas online que são hoje as principais opções de marcas de diversos portes.

Canais como Facebook, Instagram, Google, Youtube, Twitter, LinkedIn e tantas outras plataformas oferecem formas para que as marcas possam criar e patrocinar conteúdos e anúncios, para atingir os usuários que as utilizam. 

Facebook e Instagram Ads

No Facebook Ads você pode criar campanhas para Facebook, Instagram, Audience Network e Messenger, já que todas essas redes sociais pertencem ao mesmo grupo. 

Como comentamos, os anúncios para Instagram (hoje uma das principais redes sociais mundialmente) são criados no Facebook Ads.

Você também pode acessar a plataforma diretamente através do Instagram Ads.

Pode ser que você já tenha ouvido falar da plataforma Google Ads como Google Adwords, antigo nome da mesma.

Uma marca pode anunciar nesta plataforma através da rede de display e da rede de pesquisa.

A rede de display do Google Ads funciona através de banners que são distribuídos entre os milhares de sites parceiros.

Essa é uma forma de aproveitar o grande volume de usuários e pode ser aplicada a diversas opções na plataforma, como Google Display, Google Play e YouTube.

Já os anúncios através de redes de pesquisa são aqueles que aproveitam as buscas realizadas pelos usuários em plataformas de busca, como Google ou Youtube.

A rede de pesquisa do Google abrange Google Search, Google Shopping, Gmail e Google Play.

YouTube Ads

O YouTube Ads, por sua vez, por ser uma plataforma vinculada ao Google Ads, possibilita trabalhar com busca de palavras-chave e incluir anúncios de rede de pesquisa também na plataforma de vídeos.

Sim, também é possível aproveitar a rede de display do Youtube, com banners em diferentes formatos e localizações, dependendo das configurações da campanha, que são exibidos enquanto os usuários consomem conteúdo na plataforma de vídeo.

LinkedIn Ads

O LinkedIn também tem a sua própria plataforma de anúncios que são exibidos na rede.

O LinkedIn Ads é a escolha para quem quer fazer anúncios para atingir o público B2B, já que permite a segmentação do público através de critérios como: função, título, nível de experiência, indústria e tamanho de empresa, por exemplo.

  Saiba mais: 18 Melhores Canais de Mídia Paga para Anunciar na Internet

Quais são os principais objetivos de anúncios?

Quais são os principais objetivos de anúncios?

A jornada de compras ou jornada do consumidor é todo o caminho que o consumidor percorre entre o despertar de uma dúvida ou necessidade e a compra de um produto ou contratação de um serviço que irá solucionar essa questão. 

Os objetivos dos anúncios estão atrelados a cada uma dessas fases, já que precisa atingir o cliente em potencial com a mensagem certa, no momento certo. 

Reconhecimento

Nesta fase, relacionada ao aprendizado e início do reconhecimento do problema, o visitante ainda tem pouco contato com a marca ou com a solução oferecida.

O foco deve estar nas dores e dificuldades que o visitante enfrenta e não na venda.

Na fase de reconhecimento do problema, os anúncios funcionam como um estímulo para que o consumidor encontre na marca alguém que se coloca no lugar de quem irá ajudá-lo a descobrir qual é o problema que está gerando esses questionamentos. 

Aqui, o foco do marketing e da comunicação está em visibilidade, alcance e impressão.

Consideração

O meio do funil, está relacionado com a consideração da solução.

Já não estamos lidando com visitantes, mas sim com leads, que já tiveram contatos prévios com conteúdos da marca.

Aqui, o foco continua sendo o problema do lead, mas dessa vez já mais direcionado para o tipo de solução que irá resolvê-lo.

É na solução que devemos focar e não ainda na marca que ele escolherá para isso. 

Os anúncios devem focar em gerar essa necessidade da solução, além de começar a trabalhar os diferenciais dos produtos ou serviços oferecidos. 

Conversão

No fundo do funil está a etapa de decisão de compra.

Aqui, o consumidor já entendeu o problema que tem e já sabe como quer solucioná-lo, resta apenas decidir com qual marca ou empresa fará a compra. 

Os anúncios aqui devem ser mais comerciais, explorar argumentação de venda e ter CTAs já direcionados para essa ação.

Muitas vezes as estratégias também são voltadas para o remarketing e retargeting. 

  Leia também: Por que Você Deveria Criar uma Estratégia de Marketing unindo Mídia Paga e Marketing Conversacional

Quais são os principais formatos de anúncios?

Quais são os principais formatos de anúncios?

Além do anúncio estar adequado à fase do funil, ele também pode ser apresentado de diversas formas.

Separamos aqui os principais formatos utilizados nas plataformas online:

Vídeo

Os conteúdos em vídeo têm ganho destaque e relevância.

Esse tipo de tendência também acaba ditando o que acontece com a publicidade online nas redes sociais.

Se atende aos diferentes formatos e explore vídeos e anúncios animados para envolver e chamar a atenção do público

Imagem

Outra forma de explorar o apelo visual, além dos vídeos, é trabalhar com anúncios com fotos e imagens estáticas.

Esse tipo de anúncio funciona muito bem para mostrar o produto ou humanizar a comunicação.

Carrossel

Se seu anúncio é direcionado para venda, principalmente de produtos, os anúncios de coleção ou carrossel podem ser muito interessantes.

Eles emulam uma loja virtual e mostram ao usuário diferentes opções, tudo em um mesmo layout.

Além disso, são interessantes quando você quer incluir mais informações nas imagens, sem ultrapassar o limite de texto em imagens definido pelas plataformas.

Lead Ads

Leads Ads é uma funcionalidade disponibilizada por algumas plataformas, como Facebook Ads e Instagram Ads.

Como o próprio nome diz, o objetivo desse formato é a geração de leads.

Search Ads

Search Ad ou Dynamic Search Ad é um novo formato oferecido pela Google para anúncios focados em produtos e e-commerce.

Com ele títulos e URLs de destino são gerados dinamicamente pela plataforma, direto com os produtos em estoque em uma loja online.

  Acesse também: Métricas de Mídia Paga: Principais Métricas Para sua Campanha

50 Melhores Exemplos de Anúncios para Usar em 2022

50 Melhores Exemplos de Anúncios para Usar em 2022

Quer conferir as inspirações para seus anúncios?

Confira nossa seleção completa!

1. Ikea para Instagram

2. Inkkas carrossel para Facebook 

3. National Geographic para Messenger

4. ORGANICS® by Red Bull para Facebook, Instagram, Messenger

5. Pedigree para Instagram e Facebook

6. Mercado Livre filme “Novos Beijos Icônicos”

7. Nike filme “Novas Fadas”

8. Avon filme “#AvonTáOn”

9. Spotify, “Mano a Mano”, para Youtube

10. Coca-Cola, vídeo “Alfabeto”, para Youtube

11. Nike para Facebook

12. Mailchimp para Youtube

13. Oi + Netflix para Youtube

14. Club Social para Youtube 

15. Pendo para LinkedIn

16. Amazon Web Services para LinkedIn 

17. Western Union Business Solutions para LinkedIn

18. Drop para LinkedIn

19. Facebook for Business para LinkedIn

20. Mackenzie Investments para LinkedIn 

21. Avaya para LinkedIn

22. Pipefy para LinkedIn

23. Santander Brasil para LinkedIn 

24. Adobe Photoshop para Instagram

25. Moo para Instagram 

26. UP Express para Instagram Stories 

27. Pic Pay para Twitter 

28. Bis para Twitter 

29. Boticário para Youtube

30. McDonald’s para Facebook

31. HeadSpace para Facebook 

32. Amaro para Facebook 

33. Starbucks para Facebook

34. Mobly para Instagram

35. Colgate Brasil para Facebook 

Clique para saber mais

36. Oreo para Facebook 

37. Spotify para Facebook 

38. Airbnb para Facebook 

39. GetNinjas para Facebook

40. Snickers para Facebook

41. Klarna Facebook 

42. Nike para Facebook 

43. Méliuz para Facebook

44. Coca-Cola para Facebook Canvas 

45. Hotmart para Facebook

Clique para saber mais

46. NotCo Brasil Facebook 

Clique para saber mais

47. Enjoei para Facebook

48. Petz para Facebook 

49. Xiaomi Brasil para Facebook 

50. Ben & Jerry’s para Facebook 

Clique para saber mais

Quer mais exemplos?

Então continue a sua leitura com os posts abaixo:

E conta para a gente aqui nos comentários qual foi a sua referência favorita!

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Gustavo Luby

CMO da Leadster, há 6 anos empreendendo no setor de tecnologia, apaixonado por CRO, Growth Hacking e Mídia paga.