Sumário
Desde o tempo das cavernas, as histórias são a escolha favorita da humanidade para transmitir uma mensagem, despertar a atenção, informar e criar conexões.
É certo que já evoluímos bastante nossas linguagens e técnicas, mas jamais abandonamos o hábito de contar histórias.
Bons vendedores são bons contadores de histórias desde o início dos tempos.
O que estamos descobrindo mais recentemente, com uma relação cada vez mais próxima entre as áreas de marketing e vendas, é que marcas e empresas também contam histórias.
E, para trazer informações sobre essa dinâmica tão presente no nosso dia a dia, criamos este post.
Ele vai abordar o que é storytelling, quais são seus objetivos nas áreas de marketing e vendas e ainda trazer dicas de como explorar essa técnica milenar para gerar conexão com o público e — consequentemente — aumentar as vendas.
O que é storytelling?
O termo vem da junção de duas palavras em inglês: “story”, de história, e “telling” de contar.
Portanto, a tradução de storytelling é “contação de histórias”.
Ao longo do tempo, o termo foi utilizado para nomear a técnica que vemos ser utilizadas por escritores, roteiristas e marcas para criar narrativas cativantes e que geram identificação e conexão emocional com o público.
Essa dinâmica hoje está presente em muitas estratégias e posicionamento de marcas.
Essa aproximação e influência nos resultados de marketing e vendas fez com que a neurociência e o neuromarketing estudasse como o storytelling atua no nosso cérebro, ativando áreas específicas:
Quais são os objetivos do storytelling?
Seja qual for a história a ser contada através do storytelling, existem objetivos que fazem parte da dinâmica e que pretendem ser atingidos.
Esses objetivos podem ser conectados com o funil de marketing e vendas.
Utilize a técnica para:
Despertar atenção
Relacionado à fase da jornada de compras de atração, um dos objetivos ao narrar uma história é despertar o interesse da sua audiência — seja ela um leitor, espectador ou mesmo um usuário que pode virar um consumidor em potencial.
Para isso, você deve contar a sua história focando em compartilhar interesses, paixões e valores.
Que tipo de coisa atrairia a atenção do seu público?
Ele precisa se conectar com a sua mensagem aqui.
Educar e informar
O educar e informar se relaciona com a fase de consideração.
Depois da conquista da atenção para a sua história, você precisa fazer com que ela seja relevante para o seu público.
Aqui, você mostra um pouco mais da sua perspectiva, explica as vantagens da solução e porque sua empresa vai ajudar a solucionar as necessidades ou desejos do consumidor.
Influenciar uma decisão
Para a fase de conversão, o storytelling nos auxilia a influenciar uma decisão.
No caso, ao aplicá-lo para estratégias de marketing e vendas, você deve mostrar como, especificamente, o seu produto ou solução é a certa para o que o público deseja.
Podem ser explorados aqui provas sociais, cases, depoimentos…
Tudo para aumentar a credibilidade e dar bagagem para a tomada de decisão.
Afinal, 93% dos consumidores afirmam que esse tipo de argumento de venda tem um impacto na decisão de compra.
Criar conexão e engajamento
Depois que seu lead vira um cliente, a história acaba?
Pois tenha certeza que não!
O storytelling auxilia a sua marca a manter a conexão com o público, além de estimular o engajamento e a recompra.
Quanto maior a conexão do consumidor com a sua marca, maior as chances dele voltar a comprar e indicar seus produtos e soluções para outras pessoas.
E o storytelling é uma das formas de trabalhar a fase de retenção e encantamento, fase pós-venda.
Como usar o storytelling em marketing e vendas?
Seguindo os objetivos que descrevemos no tópico anterior, o storytelling pode ser aplicado ao marketing e vendas em diferentes fases na jornada de compras.
Ele pode ser utilizado para atrair a atenção, cativar e conectar emocionalmente o consumidor com a marca, aumentar a consciência de marca e alavancar as vendas através da influência na decisão de compras, na criação do desejo e na retenção pós-venda.
Além disso, essa técnica pode ajudar a contar a história e criar a identidade da própria marca e linhas de produtos, aplicadas a diferentes áreas, estratégias e canais de atuação da empresa, como:
- Conteúdo e estratégias de branding;
- Publicidade;
- Website;
- Onboarding;
- Experiência do cliente;
- Pitch de vendas;
- Atendimento;
- Apresentações;
- Redes sociais;
- E-mail marketing;
- Vídeos;
- Chatbots e assistentes virtuais;
- Cases de sucesso;
- Entre outros.
As possibilidades são muitas e um storytelling bem feito tem seus elementos presentes em todos os materiais e ações desenvolvidas.
Como fazer um bom storytelling?
Não existe receita ou fórmula pronta.
Existem diferentes tipos de metodologia e estrutura para a construção de narrativas cativantes para marcas, mas todas elas seguem as dicas a seguir:
Utilizando elementos narrativos
Lembre-se: estamos falando sobre contar histórias.
E, para contar essas histórias, é preciso utilizar elementos próprios de uma narrativa.
Uma mensagem precisa ser definida e ela é a que será transmitida ao público.
Além disso, é fundamental explorar elementos que prendem a atenção do público, despertam interesse e identificação com a história proposta, como: personagens, ambientação, emoções, conflitos e plot (sequência de eventos).
Você também pode se interessar por: O que é Copywriting e Como Converter Usando Copywriting?
Explorando diferentes formatos de conteúdo
Muitas marcas desenham a narrativa para a marca, ao trabalhar com a estratégia de branding, mas pecam ao transmitir essa história para o público.
Para que isso seja feito da maneira correta, seu storytelling precisa ser consistente e explorar diferentes possibilidades.
Você pode aplicar o storytelling em vídeos, posts em redes sociais e blogs, campanhas publicitárias, e-mails marketing, ações offline, etc.
Selecionando os melhores canais de divulgação
Em todos os momentos, o conhecimento profundo do público-alvo e do que funciona para ele é o que vai separar bons e maus trabalhos de storytelling.
Os canais de divulgação da sua marca e da narrativa criada para ela precisam ser escolhidos pensando nisso, também.
Onde seu público está e onde ele consome?
Entenda quais canais são esses e invista de acordo com o perfil identificado: site, redes sociais, influenciadores, canais offline, mídia paga etc.
Outro canal importante é o interno.
Os colaboradores também precisam conhecer e contar a história criada para seu marketing e vendas.
8 Tipos de narrativas utilizadas no marketing
Trouxemos 8 tipos de narrativas exploradas, de acordo com cada objetivo desejado:
1. Mostrando através do exemplo
Você com certeza já ouviu que ações valem mais do que palavras, certo?
Um tipo de narrativa que pode ser explorada é justamente esse.
Utilizando provas sociais, depoimentos e cases de sucesso sua marca mostra o sucesso e impacto do seu produto ou solução.
Nesse tipo de estrutura você também deve explorar elementos que façam o público se imaginar nessa situação, em como suas necessidades e dores seriam resolvidas com a mesma ação.
2. Contando a história da sua marca
Esse tipo de narrativa apresenta a história ou construção da marca, através do compartilhamento de forças ou desafios do passado, que criam engajamento e identificação.
Para essa técnica de storytelling você precisa se certificar que a audiência tem interesse e tempo para escutar a sua história — mais uma vez reforçamos a importância da escolha dos canais e formatos.
3. Transmitindo valores
Para transmitir o valor da marca é interessante explorar personagens e situações que ilustrem a história que você quer contar.
Criar uma narrativa com o que importa para a empresa tem um impacto muito mais do que simplesmente escrever a visão, missão e valores no seu site.
E não se esqueça de que a história precisa ser condizente com a cultura organizacional e as ações reais da empresa.
4. Comunicando a promessa de marca
O que sua empresa entrega ao público? E por que faz isso?
A estratégia de explorar o storytelling para falar sobre a promessa de marca está atrelada ao propósito por trás dela.
Existem diversas maneiras de trazer essa força para sua comunicação, marketing e vendas, mas aqui também é preciso tomar cuidado com a consistência.
Por exemplo, de nada vale explorar uma narrativa sobre preocupação com sustentabilidade se ela não reflete em todos os processos de uma marca.
5. Fomentando a colaboração
E se ao invés de usar a sua marca como protagonista, você chamasse o público para esse papel?
Uma narrativa que fomenta colaboração é aquela que estimula a participação do espectador, para que ele também compartilhe histórias e experiências que ele viveu dentro do contexto proposto.
6. Controlando rumores
Esse tipo de narrativa precisa ser criado de forma muito inteligente.
Ela se aproveita ou cria um rumor e depois revela como ele não é real.
Normalmente atrelada ao uso de humor para contar histórias.
7. Compartilhando conhecimento
Com foco em problemas e soluções que os resolvem, esse tipo de storytelling pode ser utilizado numa fase de meio de funil.
Ofereça alternativas para que o público não precise mais passar por uma dificuldade e explique como essa solução — que é a da sua marca — funciona.
8. Conduzindo as pessoas para o futuro
Esse tipo de narrativa não olha para o passado, mas sim para o futuro.
Com ela, você pode contar uma história de como sua marca quer causar impacto e como quer que o público faça parte dessa transformação.
Exemplos de storytelling na publicidade
Quer alguns exemplos de storytelling bem aplicados para se inspirar?
Confira a nossa seleção:
Mercedes-Benz
A gigante de automóveis Mercedes-Benz é a marca mais antiga do setor na Alemanha.
Para a construção da narrativa da marca, foi explorada a construção histórica da mesma: a atuação e motivação de Bertha Benz.
Em 5 de agosto de 1888 ela foi a primeira pessoa na história a dirigir um automóvel a uma longa distância, para provar para a sociedade da época que a invenção do marido, Karl Benz, seria o futuro da mobilidade, deixando para trás as carroças e cavalos utilizados na época.
Você pode conferir como a Mercedes-Benz trabalha essa narrativa no vídeo a seguir.
A multinacional de serviços online e softwares cresceu absurdamente nos últimos anos e hoje oferece centenas de ferramentas, mas começou com o serviço da plataforma de buscas que você conhece.
A marca retoma esse ponto na comunicação de branding utilizando storytelling na série de vídeos Google Search Stories, que mostra como uma simples busca online acompanha transformações de vida.
Destacamos a peça “Parisian Love”, que você pode assistir abaixo:
Young Director Award
Um vídeo rápido, genial e que passa a mensagem de forma clara através do storytelling é o comercial de divulgação do Young Director Award 2010, criado por TBWA Helsinki e dirigido por Rogier Hesp.
Você pode conferir o vídeo completo aqui:
Logitech
A empresa de tecnologia Logitech criou um comercial com a atuação de Kevin Bacon e que nos ensina muito sobre um storytelling bem feito.
O vídeo, de apenas 1 minuto, conta a história proposta com humor, autenticidade, inovação e inspiração.
Confira o vídeo agora:
Adobe Experience Cloud
A Adobe Experience Cloud, antiga Adobe Marketing Cloud, reúne a coleção de produtos integrados de marketing online e análise web da Adobe.
Explorando o storytelling a marca soube, através de uma simples comparação, criar uma história cativante e que gera identificação com o seu público-alvo.
O comercial pode ser visto na sequência. Vale a pena!
Aviation Gin
“Arlene Manko nasceu em 1936. Mas amanhã ela vai completar 21 anos de idade”.
Essa é chamada para um comercial da Aviation Gin, marca americana de destilados que, na época do comercial, pertencia ao ator Ryan Reynolds.
Quer saber como essa história e a marca se conectam? Assista o vídeo:
Head & Shoulders
Você se recorda do comentado inglês do técnico de futebol Joel Santana?
A Head & Shoulders, marca de produtos para cabelos, aproveitou essa história amplamente conhecida pelo público masculino para promover seus produtos.
Você pode conferir o resultado, com muito humor, no vídeo:
Dove
A Dove é conhecida por ser uma marca que se posiciona a favor da identidade individual de cada mulher e da aceitação do próprio corpo.
Seguindo esse forte storytelling, a marca criou o filme “Escolha Bonita”, que faz mulheres de São Francisco, Xangai, Deli, Londres e São Paulo refletirem sobre beleza ser uma escolha.
Confira o vídeo completo no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=8pcdnqLBRmQ
Conclusão
O storytelling é muito mais do que contar histórias.
É criar conexão e identificação, para solidificar marcas e entregar para o público algo que ele nem espera.
E sua marca, que história ela conta?
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