Muitos profissionais de marketing que trabalham com campanhas de mídia acabam encontrando algumas dificuldades na hora de desenvolver as estratégias e anúncios.

E entre tanta informação online, se destacar dos concorrentes é cada vez mais desafiador.

Mas uma ferramenta pouco conhecida e explorada pode auxiliar e muito em todos esses pontos: a Biblioteca de Anúncios do Facebook. 

Através da plataforma é possível fazer benchmark da concorrência e de outras marcas que são exemplos e admiradas, mesmo de outros segmentos de atuação.

Vamos descobrir mais sobre ela juntos?

Não é espionagem… é benchmark

Ficar de olho no que seus concorrentes estão fazendo é importante para acompanhar o mercado, pensar de forma estratégica e fazer a sua marca se diferenciar perante ao público-alvo.

Essa estratégia é chamada de benchmarking: quando uma marca acompanha as práticas das demais empresas da área para utilizá-las como referência — tanto do que fazer, quanto do que não fazer.

Se você acompanha os eventos, soluções, parcerias e movimentações dos seus concorrentes em outros aspectos, porque não acompanhar também os anúncios de mídia paga implementados por eles? 

O que é a Biblioteca de Anúncios do Facebook?

A Biblioteca de Anúncios do Facebook (ou Ad Library) é um recurso criado pelo próprio Facebook e que reúne todos os anúncios vinculados à plataforma (que abrange o Instagram, o Messenger e o Audience Network) para consulta pública e gratuita. 

A biblioteca foi lançada há alguns anos com o objetivo de trazer mais confiança e transparência em relação aos anúncios veiculados por lá.

Como ver anúncios na Biblioteca de Anúncios do Facebook?

A biblioteca de anúncios pode ser acessada rapidamente de três formas diferentes. Acompanhe:

1. Acessando diretamente pelo link

A forma mais simples de acessar a Biblioteca de Anúncios do Facebook é o acesso ao link direto, que você encontra aqui

Através dele você pode tirar dúvidas sobre como a plataforma funciona e buscar anúncios por filtros de localização, categoria, palavra-chave ou empresa anunciante.

Digamos que você queira conferir o que estamos fazendo em termos de anúncios aqui na Leadster.

Ao digitar nosso nome no campo de anunciantes, poderá selecionar a nossa página do Facebook (atrelada à nossa conta do Facebook Ads) e terá a visão geral sobre os dados da página e sobre os anúncios veiculados.  

Ainda dentro dessa opção você pode conferir os anúncios ativos da página e fazer novos filtros, pesquisando por palavras-chave ou selecionando a plataforma do anúncio, o tipo de mídia e o volume de impressões por data.

Você também terá a opção de conferir os detalhes de cada um dos anúncios mostrados na página de pesquisa.

2. Na seção “Transparência da Página” em um perfil do Facebook

Caso você esteja acessando diretamente a página de uma marca e queira, a partir dali, verificar os anúncios dela disponíveis na Biblioteca de Anúncios do Facebook, saiba que também existe essa possibilidade. 

Para isso, você deverá acessar a parte de “Transparência da Página”, na coluna esquerda.

Ao clicar em “Ver Tudo” uma nova janela aparecerá com o botão “Ir para a Biblioteca de Anúncios” e você poderá acessar diretamente o acervo deste anunciante em específico. 

3. Na seção “Sobre esta conta” em um perfil do Instagram

A terceira forma de acessar a biblioteca é através do perfil de Instagram da marca que você deseja.

Basta clicar nos três pontos na parte superior direita e selecionar, no menu, a opção “Sobre esta Conta” e depois na opção “Anúncios Ativos”.

É importante ressaltar que essa opção não está disponível em todos os perfis, o que pode dificultar o acesso.

Se esse for o caso da marca que você está acompanhando, tente acessar pelos outros dois modos, que conseguirá sem problemas.

O que analisar na Biblioteca de Anúncios?

Ok, você já sabe como acessar e encontrar seus concorrentes e outras marcas que você admira na biblioteca de anúncios.

Mas que tipo de informação relevante você pode extrair de lá? Fizemos uma lista para você usar como referência:

Anúncios ativos há mais tempo

A biblioteca não mostra quais são os valores investidos e os resultados obtidos em cada campanha ou anúncio dos seus concorrentes, mas mostra há quanto tempo o anúncio está ativo, o que é um indicativo de que ele está indo bem.

Para verificar isto, nos filtros da biblioteca, selecione as datas para verificação em “Impressões por data”.

Formatos de conteúdo mais utilizados

Nos filtros você também pode selecionar apenas anúncios em formatos específicos, como imagens, memes, vídeos e carrossel.

Para isso, filtre os anúncios na opção “Tipo de mídia”.

Canais e posicionamentos

Outra opção nos filtros na Biblioteca de Anúncios do Facebook é a Plataforma.

Ali, você pode escolher ver anúncios veiculados especificamente no Facebook, Instagram, Messenger, Audience Network ou em mais de uma delas ao mesmo tempo.

Analisar esse tipo de estratégia pode ser interessante para verificar as adaptações para cada canal e pensar no mesmo tipo de mudança.

Copys, CTAs e argumentos de vendas

Com a aplicação de textos persuasivos, o público-alvo é estimulado à uma tomada de decisão, seja essa uma compra, o fornecimento de dados, uma ação.

Mais do que criar textos persuasivos, o copywriting se preocupa em criar uma comunicação focada na persona e na fase em que ela se encontra na jornada de compras.

Avaliar o copywriting dos anúncios, bem como os CTAs e argumentos de vendas escolhidos podem dar insights importantes, principalmente para os profissionais que trabalharão com essa parte dos anúncios.

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Criativos e identidade visual

Assim como a parte escrita, a comunicação visual pode ser observada na biblioteca de anúncios.

Neste ponto, é ainda mais interessante explorar a ferramenta para ter ideias com outras marcas de fora do seu segmento.

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Landing pages e páginas de conversão

Observe, em cada um dos anúncios, para onde eles direcionam.

Veja quais Landings Pages ou páginas do site estão em destaque. 

Isso pode mostrar como está a distribuição dos recursos, quais são as páginas mais relevantes para o seu concorrente e até mostrar para qual etapa do funil de vendas ele direciona os investimentos em mídia paga.

Bônus: Como ver anúncios do Google e LinkedIn

Quer acompanhar não só os anúncios de Facebook e Instagram dos seus concorrentes?

Então vamos deixar uma dica bônus, para que você possa verificar também as campanhas utilizadas em rede de display do Google e no LinkedIn Ads.

Para o LinkedIn você pode explorar essa funcionalidade acessando a página da marca, clicando em “Publicações” e depois em “Anúncios”.

Ali são mostradas as atividades das páginas nos últimos seis meses.

Já para a rede de Display você pode acessar o site Moat e fazer a busca pelo nome da marca.

O site disponibiliza as artes dos anúncios, as datas do arquivo e as dimensões.

Vale ressaltar que nem todas as marcas estão disponíveis, apenas as maiores.

Conclusão

Os anúncios são apenas a primeira parte da sua estratégia de geração de leads.

Com a Biblioteca de Anúncios você, pode melhorar a estratégia e os criativos das campanhas – mas também é preciso otimizar o seu site para transformar visitantes em leads e oportunidades de vendas.

Quer saber como melhorar esse ponto?

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Gustavo Luby

CMO da Leadster, há 6 anos empreendendo no setor de tecnologia, apaixonado por CRO, Growth Hacking e Mídia paga.