Você conhece a Biblioteca de Anúncios do Facebook? 

Muitos profissionais de marketing que trabalham com campanhas de mídia acabam encontrando algumas dificuldades na hora de desenvolver as estratégias e anúncios.

E entre tanta informação online, se destacar dos concorrentes é cada vez mais desafiador.

A Biblioteca é uma ferramenta muito útil, mas ao mesmo tempo muito pouco explorada, que te ajuda a lidar justamente com essa necessidade de se destacar. 

Através da plataforma é possível fazer benchmark da concorrência e de outras marcas que são exemplos e admiradas, mesmo de outros segmentos de atuação.

Vamos descobrir mais sobre ela juntos?

Não é espionagem… é benchmark

Lupa focando em avatares de pessoas

Ficar de olho no que seus concorrentes estão fazendo é importante para acompanhar o mercado, pensar de forma estratégica e fazer a sua marca se diferenciar perante ao público-alvo.

Essa estratégia é chamada de benchmarking: quando uma marca acompanha as práticas das demais empresas da área para utilizá-las como referência — tanto do que fazer, quanto do que não fazer.

Se você acompanha os eventos, soluções, parcerias e movimentações dos seus concorrentes em outros aspectos, porque não acompanhar também os anúncios de mídia paga implementados por eles? 

A Biblioteca de Anúncios do Facebook é uma ótima ferramenta para o benchmarking de anúncios. Com ela, você consegue descobrir informações valiosíssimas, como: 

  • Há quanto tempo um anúncio está em exibição; 
  • Quais são os formatos mais populares; 
  • Quais são os posicionamentos mais usados; 
  • O que diz a copy e a CTA; 
  • Para onde os anúncios levam (se para uma Landing Page, se para o próprio site);
  • Quanto foi gasto no anúncio; 
  • Para quem e onde ele foi mais exibido; 
  • Quais são as outras versões de um anúncio. 

Importante: alguns desses casos são apenas para anúncios relacionados à política e às eleições. Mais especificamente o quanto foi gasto e informações sobre o público-alvo. 

Então, a Biblioteca de Anúncios do Facebook te permite ter acesso a oito tipos de informações diferentes sobre todas as marcas que anunciam lá. 

A forma de fazer um benchmarking pode variar um pouco nesse caso. Vamos conversar um pouco mais sobre isso nos próximos itens, vem comigo: 

Como fazer um benchmark usando a Biblioteca de Anúncios?

Mulher com expressão pensativa ao lado de ícone de alvo

Mas com tantas informações disponíveis, por onde começar a fazer o benchmark de Mídias Pagas pela Biblioteca de Anúncios do Facebook? 

Bom, antes da gente entrar na parte prática, acho interessante conversar sobre como de fato fazer um benchmark completo. 

Isso porque, como você vai ver logo no primeiro item, a forma como você faz o benchmark — especialmente seu objetivo — fazem a diferença no processo como um todo. 

Então, antes da gente mergulhar de cabeça na parte prática, vamos entender melhor a disciplina por trás de um bom benchmark? 

Passo 1 — Sobre quem? 

Bom, o primeiro passo de todos é determinar um objetivo. Sobre quem você quer saber informações? 

Você pode ter um escopo bem grande, por exemplo, e analisar as maiores marcas do seu mercado para fazer seu bench. 

Porém, isso vai te trazer informações relacionadas a esse escopo. Você vai descobrir qual é o valor médio de gastos por anúncio que o top 1% do seu segmento gasta, por exemplo. 

Um outro meio é buscar empresas locais, concorrentes diretos seus na sua região. Essa estratégia também é bastante útil e acaba trazendo mais impacto — a análise deixa de ser abstrata e passa a ser mais concreta, com ações práticas. 

Você também pode buscar entender quais são as práticas de outras empresas similares às suas para ter informações sobre o mercado em geral. 

Seus fornecedores, por exemplo: quais são os produtos que eles mais estão anunciando? Esses são os produtos que vão estar estocando as prateleiras dos seus concorrentes. 

Os objetivos de um bom benchmark vão determinar o tipo de informações que você vai ter, e o que você vai fazer com elas. Leve esse passo muito a sério! 

Panorama de Geração de Leads no Brasil 2023 - Leadster

Passo 2 — Sobre o que? 

Agora você precisa fazer a segunda parte da sua determinação de objetivos: saber sobre o que vai ser seu bench. 

Pode ser que você não se importe com os valores gastos, já que você está analisando empresas líderes do seu segmento. 

Ou talvez você só esteja interessada justamente nessas informações: o quanto foi gasto e por quanto tempo? 

Tudo depende da análise que você está conduzindo. Geralmente, análises mais voltadas para a estratégia costumam focar em: 

  • Locais de veiculação (Instagram e Facebook, por exemplo, ou só Insta?); 
  • Tempo em que a campanha ficou ativa; 
  • Quantas campanhas simultâneas estão rodando; 
  • Quais são os produtos ou serviços oferecidos; 

Entre outras informações mais específicas. E também no geral, análises mais voltadas para o conteúdo incluem: 

  • Para onde os anúncios estão levando; 
  • O que é considerado conversão para esse anúncio; 
  • Quais foram as técnicas de copywriting utilizadas; 
  • Como estão os criativos; 
  • Em que formatos os criativos foram criados (em vídeo, carrossel, post estático etc.); 

E outras informações assim. Determinando uma checklist do que você quer analisar, o benchmarking fica mais efetivo e muito mais fácil de ser feito. 

E falando em checklist: 

Passo 3 — Anotando tudo

Agora você precisa encontrar uma forma simples e intuitiva de formalizar esse benchmark. 

Não precisa sofrer muito nessa etapa, ok? Existem softwares especializados em fazer benchmark, mas eles não são absolutamente necessários. 

Você pode fazer tudo no Excel, por exemplo, que não tem problema. Ou formalizar tudo no Notion de uma forma mais simples e intuitiva. 

Tem muita gente que faz benchmark usando o Google Docs mesmo e pronto. O que é importante é que você consiga determinar as seguintes informações no seu documento formal: 

  • Quantidade de contas analisadas; 
  • Quais foram as contas analisadas; 
  • Estatísticas encontradas; 
  • Explicação aprofundada dessas estatísticas; 
  • Exemplos; 
  • Conclusão final. 

Você pode fazer cada um desses pontos ser uma coluna na sua planilha? Pode! Ou se quiser, como capítulos em um documento, ou tudo separadinho em abas no Notion, pode fazer até no Notepad se você quiser. 

A questão é que cada uma dessas fmaneiras de formalizar seu benchmark precisa ter pelo menos esses pontos citados em evidência. E todos eles precisam estar legíveis e simples de entender. 

Principalmente porque, depois de formalizar, vem o penúltimo passo: 

Passo 4 — Apresentando o benchmark

O benchmark não nasceu pra ser sozinho nesse mundo. Ele precisa ser compartilhado com a sua equipe! 

Isso porque o volume de informações de um benchmark de qualquer tipo é bastante grande. E como vimos nos tipos de benchmark que é possível fazer com a Biblioteca de Anúncios do Facebook, esse também é o caso aqui. 

Com muitas informações, só formalizar não adianta. Você precisa de outras mentes trabalhando juntas para absorver a maior quantidade de dados possível. 

E claro: interpretar esses dados. O benchmark existe pela discussão. É importantíssimo que você consiga conversar sobre as suas conclusões para ver se elas fazem sentido e para garantir que você não esqueceu nada. 

Pessoas trabalhando sozinhas acabam tendo esse problema: sem ter com quem conversar sobre o benchmark, elas acabam tendo que interpretá-los sem nenhum apoio. 

Se você tem equipe, envolva a equipe. Se você é a equipe, envolva a gerência e a diretoria no benchmark. 

E depois é hora de agir sobre ele. Mas como? 

Passo 5 — Agindo sobre o benchmark

Tudo bem: você conduziu um benchmark e o apresentou para sua equipe ou a diretoria. E agora? 

Bom, agora chega a hora de agir sobre ele. Isso pode ser feito de algumas formas. 

Você pode, por exemplo, incluir um plano de ação na sua apresentação ou relatório, relacionando tudo o que você determinou com algo que pode ser feito agora. 

Ou você pode pedir sugestões ao final da apresentação. “Com base nesses dados, quais são os próximos passos?”. 

Bom, até agora conversamos bastante sobre os benchmarks, certo? Acho que já estamos bem para começar a analisar de fato a Biblioteca de Anúncios do Facebook. 

Primeiro, o básico do básico: 

O que é a Biblioteca de Anúncios do Facebook?

A Biblioteca de Anúncios do Facebook é um recurso grátis e aberto para todos, que te permite consultar os anúncios de qualquer marca a qualquer momento. 

Ah, e um adendo: você não precisa anunciar no Facebook para ter acesso à Biblioteca. Na verdade, você nem precisa ter uma conta no Facebook. 

Há uma distinção bem básica na Biblioteca, mas que é bom conhecer pra você não ter uma expectativa diferente do que ela entrega.

Essa distinção diz respeito aos anúncios sendo veiculados agora e os anúncios que estão inativos. 

A ferramenta só permite que você veja anúncios em veiculação nesse momento, em casos normais.

Anúncios inativos só podem ser consultados no caso de temas sociais, anúncios políticos ou relacionados às eleições. 

De resto, é isso: A Biblioteca de Anúncios é uma plataforma que permite a visualização e o acompanhamento de anúncios de qualquer marca em qualquer produto da Meta — nesse caso, Facebook, Facebook Messenger e Instagram. 

Mas vamos explorar um pouco a Biblioteca de Anúncios juntos? Ela vem com mais algumas funcionalidades interessantes: 

O que são os Relatórios da Biblioteca de Anúncios?

O Relatório da Biblioteca de Anúncios é uma plataforma que entrega resultados já pré-configurados sobre um tema ou sobre uma marca em específico, com configurações relacionadas ao gasto, quantidade de anúncios, anúncios em uma data etc. 

A parte de Relatórios trata principalmente do histórico de anúncios, no caso onde isso é permitido, e te entrega resultados mais abrangentes por palavras-chave nos casos onde o histórico não está disponível. 

Por exemplo — você pode pesquisar sobre “Marketing Digital” nos relatórios e ver todos os anúncios sobre o tema em veiculação hoje: 

Captura de tela da Biblioteca de Anúncios do Facebook mostrando a parte de relatórios

Você também tem acesso, através dos Relatórios, ao quanto as marcas que mais gastam no Meta Ads estão gastando hoje, gastaram nos últimos 7 dias ou até quando o relatório permitir: 

Captura de tela da Biblioteca de Anúncios do Facebook mostrando a parte de relatórios

Os Relatórios acabam sendo um ótimo ponto de partida para o seu benchmark. Sabe quando você sabe que precisa fazer algo mas não sabe bem por onde começar? Comece pelos Relatórios! 

Eles não entregam informações com o nível de precisão que você está precisando para fazer um benchmark avançado, mas ainda assim os Relatórios oferecem alguns dados interessantes e te ajudam até a identificar as marcas líderes em anúncios no seu segmento. 

O que é a API da Biblioteca de Anúncios?

A API da Biblioteca de Anúncios do Facebook é um código simples que permite a integração dos dados a um app que você esteja desenvolvendo. 

Para conseguir utilizar essa funcionalidade, você ia precisar dos dados da Biblioteca sendo referenciados. E a forma de fazer essa referência é através da API da Biblioteca de Anúncios da Meta. 

Essa parte da Biblioteca é exclusiva para desenvolvedores. 

E lembrando também que todas as regras ainda se aplicam para a Integração. Por conta dessas regras, a API vem com uma limitação bem complicada: ela não permite a exibição dos anúncios em tempo real. 

O que é o Conteúdo de Marca na Biblioteca de Anúncios?

Para trazer mais transparência nos anúncios, a Meta também disponibiliza informações sobre criadores de conteúdo fazendo posts patrocinados em nome de outras marcas. 

Isso se chama Branded Content, ou Conteúdo de Marca, e é bastante popular no Marketing de Influência. 

Então, se você trabalha nessa área, faz posts para influencers ou precisa saber quais são os influencers envolvidos em campanhas com os seus concorrentes, esse é o lugar certo. 

O maior problema é que essa seção não está muito bem finalizada na Biblioteca, apresentando alguns problemas de design e de funcionalidade. 

Por exemplo: não é possível pesquisar pelo nome da marca para ver quem são os influencers que ela contrata. Só é possível pesquisar pelo próprio influencer e ver quais marcas o contratam. 

Mas isso provavelmente vai mudar. Essa funcionalidade foi inaugurada em agosto de 2023, e o texto ao lado da pesquisa diz “pesquisa por criadores e empresas”. 

Essa segunda parte ainda não foi implementada, mas pode ser que no futuro ela seja. 

Bom, então estamos bem conversados sobre o que é a Biblioteca de Anúncios de fato, certo? 

Perfeito! Agora podemos passar para a prática. No próximo tópico, vamos explorar juntos a Biblioteca de Anúncios para entender como ela funciona. 

Os produtos Meta são conhecidos pelos seus bastidores difíceis de usar. A Experiência do Usuário já era ruim antes da Meta se chamar Meta — o Facebook Business era notório por ser difícil de mexer e com bastante bugs. 

A Biblioteca é um pouco melhor nesse aspecto, mas ela ainda apresenta suas dificuldades de funcionalidade aqui e ali.

Recomendo que você use a ferramenta com o apoio do texto. Logo abaixo trouxe um passo a passo bastante completo. 

E logo em seguida, pra fechar o texto, vamos fazer nós mesmos aqui um benchmarking dos últimos anúncios dos top spenders em anúncios para a Meta. 

Bora? 

Como ver anúncios na Biblioteca de Anúncios do Facebook?

A biblioteca de anúncios pode ser acessada rapidamente de três formas diferentes. Acompanhe:

1. Acessando diretamente pelo link

A forma mais simples de acessar a Biblioteca de Anúncios do Facebook é o acesso ao link direto, que você encontra aqui

Através dele você pode tirar dúvidas sobre como a plataforma funciona e buscar anúncios por filtros de localização, categoria, palavra-chave ou empresa anunciante.

Digamos que você queira conferir o que estamos fazendo em termos de anúncios aqui na Leadster.

Ao digitar nosso nome no campo de anunciantes, poderá selecionar a nossa página do Facebook (atrelada à nossa conta do Facebook Ads) e terá a visão geral sobre os dados da página e sobre os anúncios veiculados.  

Captura de tela da Biblioteca de Anúncios do Facebook mostrando os anúncios ativos da Leadster

Ainda dentro dessa opção você pode conferir os anúncios ativos da página e fazer novos filtros, pesquisando por palavras-chave ou selecionando a plataforma do anúncio, o tipo de mídia e o volume de impressões por data.

Você também terá a opção de conferir os detalhes de cada um dos anúncios mostrados na página de pesquisa.

2. Na seção “Transparência da Página” em um perfil do Facebook

Caso você esteja acessando diretamente a página de uma marca e queira, a partir dali, verificar os anúncios dela disponíveis na Biblioteca de Anúncios do Facebook, saiba que também existe essa possibilidade. 

Para isso, você deverá acessar a parte de “Transparência da Página”, na coluna esquerda. É só clicar na aba “Sobre” para encontrá-la: 

Captura de tela do Facebook mostrando a parte de Transparência da página

Ao clicar em “Ver tudo” uma nova janela aparecerá com o botão “Ir para a Biblioteca de Anúncios” e você poderá acessar diretamente o acervo deste anunciante em específico.

Captura de tela do Facebook mostrando a parte de Transparência da página

3. Na seção “Sobre esta conta” em um perfil do Instagram

A terceira forma de acessar a biblioteca é através do perfil de Instagram da marca que você deseja.

Basta clicar nos três pontos na parte superior direita e selecionar, no menu, a opção “Sobre esta Conta” e depois na opção “Anúncios Ativos”.

É importante ressaltar que essa opção não está disponível em todos os perfis, o que pode dificultar o acesso.

Se esse for o caso da marca que você está acompanhando, tente acessar pelos outros dois modos, que conseguirá sem problemas.

O que analisar na Biblioteca de Anúncios?

Ok, você já sabe como acessar e encontrar seus concorrentes e outras marcas que você admira na biblioteca de anúncios.

Mas que tipo de informação relevante você pode extrair de lá? Fizemos uma lista para você usar como referência:

Anúncios ativos há mais tempo

A biblioteca não mostra quais são os valores investidos e os resultados obtidos em cada campanha ou anúncio dos seus concorrentes, mas mostra há quanto tempo o anúncio está ativo, o que é um indicativo de que ele está indo bem.

Para verificar isto, nos filtros da biblioteca, selecione as datas para verificação em “Impressões por data”.

Formatos de conteúdo mais utilizados

Nos filtros você também pode selecionar apenas anúncios em formatos específicos, como imagens, memes, vídeos e carrossel.

Para isso, filtre os anúncios na opção “Tipo de mídia”.

Canais e posicionamentos

Outra opção nos filtros na Biblioteca de Anúncios do Facebook é a Plataforma.

Ali, você pode escolher ver anúncios veiculados especificamente no Facebook, Instagram, Messenger, Audience Network ou em mais de uma delas ao mesmo tempo.

Analisar esse tipo de estratégia pode ser interessante para verificar as adaptações para cada canal e pensar no mesmo tipo de mudança.

Copys, CTAs e argumentos de vendas

Com a aplicação de textos persuasivos, o público-alvo é estimulado à uma tomada de decisão, seja essa uma compra, o fornecimento de dados, uma ação.

Mais do que criar textos persuasivos, o copywriting se preocupa em criar uma comunicação focada na persona e na fase em que ela se encontra na jornada de compras.

Avaliar o copywriting dos anúncios, bem como os CTAs e argumentos de vendas escolhidos podem dar insights importantes, principalmente para os profissionais que trabalharão com essa parte dos anúncios.

  Leia também - 9 Gatilhos Mentais para Vendas que Ainda Funcionam em 2021

Criativos e identidade visual

Assim como a parte escrita, a comunicação visual pode ser observada na biblioteca de anúncios.

Neste ponto, é ainda mais interessante explorar a ferramenta para ter ideias com outras marcas de fora do seu segmento.

  Você também pode se interessar por - 11 Exemplos de anúncios para Facebook: como escolher o melhor

Landing pages e páginas de conversão

Observe, em cada um dos anúncios, para onde eles direcionam.

Veja quais Landings Pages ou páginas do site estão em destaque. 

Isso pode mostrar como está a distribuição dos recursos, quais são as páginas mais relevantes para o seu concorrente e até mostrar para qual etapa do funil de vendas ele direciona os investimentos em mídia paga.

Valores gastos

Também é possível analisar o quanto foi gasto por uma campanha desde o momento da veiculação até o momento da pesquisa. 

Isso é bastante importante no seu benchmark porque demonstra o cenário em que você está entrando na hora de configurar os seus próprios anúncios de Social Ads.

Importante: os valores gastos por anúncios só são válidos para as campanhas políticas e relacionadas às eleições. 

Acessando o Relatório e pesquisando por segmento ou marca, você vai encontrar os anúncios. E logo na primeira aba já aparece o quanto foi gasto: 

Captura de tela da Biblioteca de Anúncios mostrando valores gastos.

Para informações mais aprofundadas, você pode clicar em “Ver detalhes do anúncio”.

Seria ótimo se a gente conseguisse ver o valor gasto em todos os anúncios, mas isso também seria bastante desleal com quem anuncia, não é? 

Saber o dos outros seria ótimo, mas outras marcas sabendo exatamente quanto foi nosso investimento na última campanha não é algo tão justo assim. 

Impressões 

Esse caso também só está disponível para anúncios sobre política e as eleições. 

Você também pode acompanhar a quantidade de impressões que um anúncio nesses parâmetros teve. 

Isso é útil para entender se a mensagem conseguiu uma boa quantidade de espectadores, independente se eles clicaram no anúncio ou não. 

Início da veiculação

Esse ponto é importante e está disponível em todas as modalidades de anúncios, sem nenhuma exclusão. 

Na parte superior da análise de um anúncio, você consegue ver em que data ele começou a ser veiculado. Essa é a data exata e não é uma estimativa da Meta. Veja: 

Captura de tela da Biblioteca de Anúncios mostrando o início da veiculação.

Essa informação é importante para entender se uma estratégia é completamente nova ou se ela já está sendo aplicada há bastante tempo. 

Por exemplo: seu concorrente tem um anúncio rodando falando sobre uma condição de pagamento especial que você só viu hoje. 

É uma promoção: ele parcela produtos específicos em até 10 vezes, sendo que você e os outros concorrentes só parcelam em três. 

O profissional de marketing esperto pensa imediatamente em como aproveitar essa oferta da concorrência: talvez oferecendo parcelamento + desconto nos mesmos produtos, por exemplo. 

Você corre pra fazer a campanha, separa os produtos, pede o aval do financeiro, produz todas as peças e pronto: em menos de uma semana sua campanha está pronta para rodar. 

Um problema: você não checou a Biblioteca. Esse anúncio já estava em veiculação desde o mês passado e a promoção acaba amanhã. Agora você está parcelando em 10 vezes com desconto sozinho e, aparentemente, sem motivos. 

Verificar o início da veiculação de anúncios evita esse tipo de problema. E também traz ótimas oportunidades. Você poderia ver essa campanha no início, por exemplo, e contra-atacar o mais rápido possível. 

Local de veiculação

Esse caso também só está disponível para anúncios sobre política e as eleições. 

Você pode acompanhar, com a ajuda da Biblioteca, quais foram as regiões em que esses anúncios foram veiculados. 

É possível saber se ela foi apenas para um estado, se só para alguns municípios dentro desse estado, se foi para o Brasil inteiro, se foi para outro país etc. 

Essa função é bastante usada por jornalistas que cobrem a política, que junto com o Portal da Transparência, oferece informações valiosas sobre os gastos públicos de políticos eleitos e de campanhas eleitorais. 

Versões diferentes do anúncio

Esse é um dos pontos mais valiosos da Biblioteca de Anúncios: é possível não só saber que os anúncios usaram teste A/B, mas também analisar diretamente essas versões. 

Essa informação fica logo abaixo do próprio texto do anúncio. Veja: 

Você pode circular por todas as versões de qualquer anúncio exibido na Biblioteca.

Isso vai te ajudar a entender por que as marcas optaram por fazer uma segunda versão do anúncio, o que pode ser bastante útil em alguns casos. 

Segmentações para públicos diferentes, por exemplo, vão pedir anúncios diferentes. Então, mesmo que não seja possível identificar quais são os públicos, dá pra ter uma boa ideia através dos testes A/B que a marca fez. 

Mas nem sempre! Lembre-se que os testes A/B também estão relacionados com o copywriting e o design dos anúncios, nem sempre é sobre públicos! 

🤿 Se aprofunde: Público-Alvo — O que é, Exemplos e Como Criar Hoje

Analisando os anúncios das contas campeãs em investimento

Bom, já conversamos tudo o que precisávamos conversar sobre o funcionamento da Biblioteca de Anúncios do Facebook, certo?

Se ficou alguma dúvida, pode deixar nos comentários que respondo todos, ok? 

O resto do funcionamento você vai aprendendo na prática. Saber mexer é importante aqui, já que é unindo sua experiência com os seus objetivos que você vai realmente saber como usar a Biblioteca. 

Também conversamos bastante sobre as formas de fazer um benchmark, e queria deixar aqui uma forma bem simples de começar a fazê-lo — indo devagar, anúncio por anúncio. 

Para isso, separei alguns anúncios das contas que mais gastaram com publicidade na Meta ao longo de 2023 pra gente analisar.  

Todas elas são relacionadas com política ou eleições, mas é a única forma de fazer uma análise mais aprofundada de anúncios que sabemos com certeza que têm investimentos altos. 

Então, não vamos focar no  conteúdo, mas sim na forma de analisar. E repita para as suas próprias análises. Vamos ver? 

Comitê Internacional da Cruz Vermelha

Começando nosso benchmark básico, anúncio por anúncio, vamos analisar primeiro a última campanha em veiculação da Cruz Vermelha na data de redação desse post. 

O anúncio é esse logo abaixo, relacionado ao conflito entre Israel e Hamas em Gaza: 

Exemplo de anúncio da Cruz Vermelha

O primeiro passo para o seu benchmark é analisar as informações que o anúncio te dá. Aqui, nesse caso, sabemos que: 

  • Esse anúncio tem dois criativos; 
  • Apenas esse anúncio e mais outro usam esse criativo; 
  • Esse anúncio só foi veiculado no Instagram e no Facebook; 
  • O anúncio foi veiculado como um post único estático; 
  • O anúncio começou a ser veiculado em 19 de outubro e continua a ser. 

Nesse caso, o anúncio também tem algumas informações relacionadas a valores e público-alvo, mas não vamos entrar nesse mérito porque é só nesse caso: a maioria dos anúncios da Biblioteca não tem essas informações por conta das restrições da Meta. 

Essas informações parecem ser bem esparsas para chegar a constituir um bom benchmark, não é? E elas realmente são. 

A questão é que o benchmark está relacionado ao volume. O importante é fazer muitas análises de vários posts para entender como os anúncios são normalmente feitos. 

Vamos ver mais um exemplo pra gente continuar na conversa sobre o benchmark: 

Brasil Paralelo

O site Brasil Paralelo é figura carimbada nos relatórios de top spenders no Facebook por dois motivos. 

O primeiro é porque ele é um portal de notícias e conteúdo, e portanto requer uma enorme quantidade de visitantes para permanecer viável economicamente. 

O segundo é porque o Brasil Paralelo opera em uma linha bem tênue entre política e produtos digitais, inclusive vendendo alguns cursos. Isso qualifica seus anúncios como política e permite um escrutínio maior via Relatório da Biblioteca. 

Mas seguindo nosso benchmark fragmentado, vamos acompanhar um anúncio do Brasil Paralelo: 

Exemplo de anúncio do Brasil Paralelo

Aqui, queria levar nosso benchmark para outras possibilidades. Mais especificamente para a quantidade de anúncios usando o mesmo criativo. 

Isso é muito comum no trabalho de gestão de tráfego. Você não precisa de uma peça para cada anúncio: uma única mídia pode ser configurada em vários anúncios diferentes. 

E esses anúncios podem ser consultados na Biblioteca. É só você clicar em “Ver resumo”  e analisar todos. 

Isso é interessante para entender as variações dos diferentes anúncios. Se o conteúdo é o mesmo, por que tantos? Essa informação é bastante valiosa de incluir em qualquer relatório. 

Agora vamos um pouco além e entrar na copy dos anúncios. Vem comigo: 

BNDES

Usei esse exemplo do BNDES aqui porque, apesar do texto não ser muito inovador ou vendedor, podemos ver alguns elementos fundamentais que ele precisa ter. 

Inclusive temos um texto que fala bastante sobre os formatos de anúncios no Facebook, e te oferece uma ferramenta para calcular os tamanhos também. Ele está logo abaixo: 

➡️ Melhores contadores de caracteres online: lista e como usar

Exemplo de anúncio do BNDES

Nesse caso, vemos que o BNDES optou por fazer uma copy bastante simples, dentro do limite recomendável do Facebook para a exibição de anúncios. 

Inclusive, essa copy é tão objetiva que ela nem exibe o “Continue lendo” no final: ela é exibida na íntegra em todas as suas impressões. 

Esse é um ponto bastante interessante de analisar para os seus benchmarks. Veja se seus concorrentes usam muito ou pouco texto, e tente entender os motivos. Será que é porque o produto precisa? Será que é mania do concorrente? Será que é padrão do mercado?

Mas agora, pra fechar, vamos falar sobre o criativo: 

Vale

A Vale investe muito em anúncios. Isso, é claro, é por conta das várias polêmicas que a mineradora se encontra desde o estouro da barragem em Brumadinho. 

Por conta disso, todos os seus anúncios que lidam com responsabilidade ambiental são marcados como política e podem ser consultados por todos os brasileiros via Biblioteca de Anúncios do Facebook. 

Mas isso é só curiosidade. Vamos analisar seu criativo como o último passo nesse benchmark parte por parte: 

Exemplo de anúncio da Vale

Aqui não tem muita coisa pra ver, e na maioria dos casos você realmente não vai ter bastante coisa para analisar. 

O que fazer então? Analisar o óbvio, juntar dados e depois comparar com outras marcas e com o seu próprio posicionamento. Benchmark é isso: trabalho de formiguinha, mas uma formiguinha bem analítica e inteligente 🐜 

Aqui, podemos perceber alguns pontos na imagem: 

  • Importância da inclusão retratada com pessoas com deficiência, de diferentes etnias e classes sociais;
  • Estilo simples, com desenhos flat fáceis de achar no Freepik; 
  • Grande importância ao branding: todas as cores do anúncio são cores da Vale; 
  • Presença do engenheiro da Vale ao lado da população; 
  • Presença do trem, que indica progresso, pintado com as cores da Vale; 
  • Presença da serra ao fundo, indicando de onde a Vale é. 

Tudo isso de um único post bem analisado. No seu benchmark criativo você vai precisar analisar essas informações e catalogá-las para discussões futuras. 

Isso é importante porque, lembre-se, estamos falando de anúncios veiculados para milhares ou milhões de pessoas. O estilo do seu segmento acaba se tornando padrão, e você precisa entender onde sua marca se posiciona nesse cenário. 

Bom, nosso benchmark rápido e fragmentado chegou ao final. Mas ainda temos mais pra conversar aqui no texto. Acompanhe: 

Bônus: Como ver anúncios do Google e LinkedIn

Quer acompanhar não só os anúncios de Facebook e Instagram dos seus concorrentes?

Então vamos deixar uma dica bônus, para que você possa verificar também as campanhas utilizadas em rede de display do Google e no LinkedIn Ads.

Para o LinkedIn você pode explorar essa funcionalidade acessando a página da marca, clicando em “Publicações” e depois em “Anúncios”.

Ali são mostradas as atividades das páginas nos últimos seis meses.

Já para a rede de Display do Google, e também para a Rede de Pesquisa, você pode acessar a Central de Transparência que eles mesmos disponibilizaram no início de 2023. 

Diferente da Biblioteca de Anúncios do Facebook, a Central de Transparência do Google permite que você faça pesquisas em todos os anúncios de uma marca desde 2018.

Veja mais 100 exemplos de anúncios validados em 2023

Os anúncios são apenas a primeira parte da sua estratégia de geração de leads. 

E é comum de primeiras partes e primeiros passos que a gente dê uma travadinha na hora de começar. 

Que tipo de anúncio fazer? Que oferta oferecer? Quais são os melhores anúncios do meu segmento? 

Nós conseguimos te ajudar na sua estréia dos anúncios. Temos um material analisando profundamente os 100 melhores anúncios B2B, olhando copy, imagem, formatos etc. 

E o melhor: o material é completamente grátis. Você pode baixá-lo agora clicando no banner abaixo. Vou ficar te esperando, beleza? 

Obrigado pela leitura. A gente se vê no próximo texto! 


Gustavo Luby

CMO da Leadster, há 6 anos empreendendo no setor de tecnologia, apaixonado por CRO, Growth Hacking e Mídia paga.

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